Os Elefantes Não Esquecem

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Elefantes Não Esquecem

Lili 15/02/2022

Por se tratar de um livro curto a história se passa muito rápido e sem muita ação (até por que o livro conta uma história do passado, como a sinopse diz). Vale a pena ler para sair da ressaca literária.

Ique 20/03/2020

Agatha escreveu livros melhores, mas é uma boa história. Venha que eu te explico...
Os Elefantes não esquecem foi o último livro que Agatha Christie escreveu com a aparição de Hercule Poirot em meados da década de 70. Vale ressaltar que não está sendo considerado os contos e o aclamado “Cai o Pano”, que foi desenvolvido anos antes e guardado para ser a última história do personagem. O primeiro livro “O misterioso caso de Styles” foi lançado em 1920, ou seja, o personagem já está mais velho e debilitado, mas com a capacidade de raciocínio lógico bastante apurada, assim como sua curiosidade de atenção aos mínimos detalhes para resolução do caso.

Nesta história temos uma sinopse bastante simples e objetiva que é possível citar no presente parágrafo: “Ariadne Oliver, uma escritora de romances policiais, é aleatoriamente questionada sobre o antigo caso do assassinato do casal Ravenscroft, mortos há 15 anos. Intrigada com o mistério que envolve o caso, ela pede ajuda ao seu grande amigo Hercule Poirot, com a esperança de solucioná-lo. Mas, para isso, eles contarão com a ajuda de pessoas que viveram naquela época, partindo da premissa de que elas são como os elefantes, e não esqueceram de nada.”

Como ocorre no livro “Os Cinco Porquinhos”, que inclusive é citado várias vezes na narrativa, o detetive belga precisa desvendar um mistério que ocorreu há anos atrás através da investigação e entrevista com as pessoas envolvidas diretamente e indiretamente no caso. O título do livro é inclusive ligado a tais personagens: “Os elefantes não esquecem (…) as pessoas, como os elefantes, são capazes de se lembrar de coisas ocorridas há muitos anos. (…) Algumas (pessoas) se lembram mais que outras. Com essas informações, Piorot fez uma espécie de diagnóstico.”

A narrativa que ocorre em terceira pessoa é fluida e tem sua construção em poucas páginas, sendo bastante direto ao ponto. A autora divide os capítulos em três livros: o primeiro é a motivação e apresentação do núcleo principal; O segundo conta com a entrevista com cada “elefante”, onde pudemos conhecer um pouco mais sobre passado e as motivações, intrigas e segredos dos personagens. Por fim, o terceiro e último abre caminho para o clássico capítulo final onde Poirot reúne todos com sua descoberta.

Vale destacar a construção de alguns personagens como a escritora Oliver que cativa o leitor desde o início. A ambientação, embora triste e um pouco pesada, é bem feita, mas sem muitas surpresas, semelhante a trama e resolução do caso que é consideravelmente previsível. Vale ressaltar a mesma fórmula usada em outros romances da autora, o que pode se tornar um pouco cansativo para o leitor ao mesmo tempo que não possui muita ação, somente histórias.

Vale a pena ler Os Elefantes Não Esquecem? Agatha escreveu mais de 70 livros e este não se destaca, podendo ser bem sem sal. Além disso, apesar de poucas páginas a leitura pode ser demorada que não vai se diferenciar por ser uma leitura inesquecível. No entanto, se você não tiver muitas opções e quiser ler algo mais curto, o romance policial pode ser uma boa opção, mas tente comprá-lo juntamente com o box de capa dura da Harper Collins para poder viajar entre as páginas de outros livros.
Ricardo.Bruno 20/03/2020minha estante
Excelente texto

Carol.Scagliusi 24/09/2021

Os elefantes não esquecem
"Os elefantes não esquecem" conta sobre o mistério de um suicídio do casal Ravenscroft que ocorreu 15 anos atrás.

Num almoço literário, a escritora de romances policiais Sra. Ariadne Oliver é abordada por uma mulher, até então desconhecida, chamada Sra. Burton-Cox, especulando sobre o suicídio há muito ocorrido.

Sra. Oliver, começa a investigar junto com seu grande amigo e detetive Hercule Poirot. E juntos, vão remexer no passado até solucionar o caso.

Adoro os livros em que Poirot aparece! Nesse, apesar dele ser um dos protagonistas, achei interessante a Sra. Oliver ficar em primeiro plano.

Como sempre, Agatha Christie nos surpreende com suas tramas e acontecimentos inesperados. Esse não foi um dos meus preferidos da autora, mas mesmo assim, me envolveu, confundiu e surpreendeu!

Esse livro é de 1972 e foi o penúltimo escrito pela autora.

Max 04/08/2021

Meu primeiro livro da autora , eu gostei bastante.
O desfecho da história é bem peculiar e o personagem Pierrot é bem carismático.
Eu achei que tinha decifrado o mistério perto do final do livro , mas me surpreendeu. Recomendo, é uma leitura rápida e "leve".

Natalia917 05/04/2023

Elefantes são óbvios
Resumindo bastante: lento, previsível e sem graça.
Resolvi o crime no meio do livro, o final só deu algumas características a mais pra finalização dessa ideia. É bem devagar e chatinho, pq falam o que realmente aconteceu só nas últimas 15 páginas e não acontece nenhum choque no meio que te instigue a continuar.
É legal, é bom pq é Agatha, mas não se compara aos outros, assim, 4/5 estrelas ?.

Tha 31/05/2021

Umas das histórias mais simples da Agatha Christie. Sem muita ação, mas nos deixa a curiosidade para chegar no fim.

Giuliano.Behring 13/01/2021

Um passatempo
Esse livro é legal, ele não chega nem a ser muito bom, achei um romance simples e até meio chato na maioria do tempo, so recomendo se você AMAR Agatha Christie

Bárbara Jantsch 13/06/2021

É sempre muito complicado saber por onde começar a ler os livros dessa espetacular autora mas posso dizer que comecei bem.

Poirot é tudo aquilo que ouvimos falar e que alguns filmes mostram, um detetive capaz de solucionar até o mais impossível dos casos.

Livro curto, fácil de ler, engraçado na medida certa e com uma trama simples e bem formada.

Lucas990 25/04/2021

Livros e autores clássicos geralmente representam um problema para mim, provavelmente pq eu sempre deposito uma expectativa muito grande e acabo frustrado. Minha experiência não foi diferente.
Nem a narrativa e nem os personagens me envolveram muito com a história, de forma que mesmo sendo um livro curto, eu demorei um certo tempo para terminar.
Os pontos positivos ficam por conta de como a história toda é bem amarrada sem ser muito óbvia, o final me surpreendeu.
Oreki Houtarou 26/04/2021minha estante
Eu li um único Agatha Christie e também não me envolvi :/

Fran RW 30/05/2012

"Os Elefantes não Esquecem" - Agatha Christie
Não sei por que, mas eu fizera expectativas demais para este livro; expectativas cujo resultado me desapontou e por isso dos Agatha Christie que li até agora esse foi o que menos gostei. A história é linda e triste ao mesmo tempo. Linda pelo significado dos fatos ocorridos no passado e triste pelos fatos em si, sem explicação.

Acho que ao escrever "Os Elefantes não Esquecem", que seria romance policial como todos os outros, Agatha valorizou mais o substantivo e esqueceu-se um pouco do adjetivo, já que a história não nos leva a suspeitar de personagens de forma considerável e apenas nos dá a curiosidade de saber como deu-se realmente o caso. Além disso o suspense dura muito pouco.

O livro é bem curtinho e a impressão que fica é de que a autora escreveu-o rapidamente, dando um fim imediato à trama que ela talvez nem soubesse por que começara.

Realmente não é um dos melhores mas para passar o tempo é ótimo e Ariadne Oliver já é uma de minhas personagens favoritas.

Três estrelas para ele.

(13/01/2011)

Tiago 17/01/2011minha estante
Adorei a resenha. Também achei a história triste.

JulianoBonfim 04/07/2012minha estante
Cheguei a mesma conclusão que vc ao final do livro, no meio dele eu ja sabia quem foi responsável por aquele suicídio, ou assassinato, só queria saber como se deu.

Adriana 15/08/2012minha estante
Também não gostei muito dele, foi bem previsível, na metade do livro eu já tinha elaborado uma teoria sobre o caso e estava certa. Por se tratar de Agatha Christie eu esperava mais.

Fran RW 17/08/2012minha estante
Pois é, gente. Eu quero acreditar que esse livro só ficou assim porque a Agatha tava bem velhinha quando o escreveu.

Marina 18/03/2013minha estante
eu diria que é um livro (assim como O Caso do Hotel Bertram) para fãs que já conhecem ela e tudo. Eu não recomendaria como primeiro livro a ler dela. Boa resenha :) Tbm gostei da Ariadne Oliver, senti certas caracteristicas de Agatha nela. Uma personagem auto-biografica talvez.

Lize 13/06/2015minha estante
Pra quem leu "Convite para um homicídio" esse livro foi bem fácil de se solucionar...

andriellecouto 09/07/2021

Gostei bastante desse livro, ainda que do meio para o fim eu já tivesse entendido o caminho que a história estava tomando e qual era o possível desfecho.
Geo 09/07/2021minha estante
Amo Agatha Christie estou lendo o Morte nas nuvens

nicpizzo 26/01/2022

Não é tudo isso
Esse foi o primeiro livro que eu li da Agatha, muita gente fala que não é um dos melhores dela e eu consigo entender porque kkkkkk
Esse livro é bom, você lê bem rapidinho e consegue entreter, mas, por ter advinhado o final muito fácil, me deixou um pouco desanimada. Ele é bem mediano (por isso até que dei a média de estrelas, 2,5), é uma ótima leitura pra quem quer ler alguma coisa fácil. Não me entendam mal, eu gostei do livrokkkkk só não se tornou um dos melhores que já li, mas é bom sim.

Carol 16/06/2021

Eu não sei direito o que pensar sobre esse livro ainda, como todos os outros livros da Agatha o livro me prendeu muito, eu gostei bastante da Ariadne Oliver, umas das personagens principais e toda a alusão de pessoas e elefantes.
Ao decorrer do livro vai ficando meio clara a solução do mistério mas mesmo assim eu gostei bastante do final e do envolvimento das personagens na história.
Foi um livro gostosinho de ler porém eu esperava um algo a mais.

sofia :) 21/01/2022

esperava mais, mas foi uma leitura legal
dos livros da agatha que eu li até agora, esse foi o pior. a história é muito lenta, e demora muito a se desenvolver. eles demoram muito a descobrir uma pista sequer, e a história não chega a lugar nenhum. as últimas 20 paginas do livro foram as melhores, por que finalmente eram descobertas mais pistas e era fácil de entender como o crime foi cometido. consegui desvendar grande parte do mistério antes do poirot revelar, talvez por que já li dois livros da agatha. não estava com muitas expectativas pra esse livro, mas esperava mais