A pediatra

A pediatra Andréa del Fuego

Resenhas - A pediatra

Carol 28/05/2024

Achei ruim!

Não gostei da história, hora mais, a mulher deixa evidente durante toda a história que não quer ser mãe, aí do nada quer roubar os filhos alheio, aliás o filho do amante, mulher sendo assim nera melhor ter teu próprio filho do que viver nessa ilusão maternal? Que loucura né. Fora outras coisas problemáticas, envolvendo traição, umas coisas assim nada haver. Ponto positivo: os capítulos são curtos, acaba que você lê bem rápido, mas tinha hora que não rolava não, você terminava de ler um capítulo e ficava era com raiva.

Marcia 11/10/2023

Pediatra que não gosta de crianças e sem paciência com os pais das crianças...
Já imaginaram uma médica assim?
Foi com esse cenário que embarquei nesse livro.
Uau!! Foi uma viagem literária intensa e com temas importantes abordados.
Trata-se da história de Cecília,uma pediatra neonatologista e com sérios problemas psicológicos.
Seu consultório está sempre cheio mas ela só trata de problemas rápidos, não quer se envolver. Quando se complica ela encaminhe a outros especialistas. Nao se envolve nem com os pacientes e nem com ninguém. Ela criou uma proteção ao seu redor , nao tem empatia por ninguém.
A leitura é rápida, envolvente e me despertou sentimentos fortes de indignação. Cecília é meio louca e no final do livro chego a conclusão que é meio psicopata.
Nós leitores temos acesso aos seus pensamentos e tudo fica mais claro e mais tenso. Ja pensaram em ter acesso ao pensamento das pessoas!? Como nos enganamos pelas aparências.
Cecília tem repulsa a gestação, não quer ser mãe de jeito nenhum e seus pensamentos são de uma mulher perturbada.
Há outros personagens fortes como a empregada que me despertou sentimentos contraditórios. Em alguns momentos me irritou e em outros tive dó.
O livro também aborda temas como distinção de classe social pois em vários momentos Cecília se vangloria em ser médica e também se passou por juíza só pra estar acima de uma advogada. Fala do pai medico e da mãe que é enfermeira.
Outro ponto importante: vulnerabilidade do parto, a desmistificação do mundo "cor de rosa " que toda mulher tem que ser mãe e tudo é maravilhoso.
E os partos naturais? A vida de Cecília muda quando surge um medico naturalista e invade seu espaco no hospital. A questão é que ele, naturalista, trabalha com doulas e as gestantes estão migrando para seu atendimento e Cecília ficando de lado. Ela vai investigar e entender essa area, esses rituais e quais são os procedimentos. O livro vai tocar nesse ponto, falar sobre os partos naturais, dos cuidados, da falta de cuidados em alguns casos e seus riscos.
Gostei muito do livro e deixo minha sugestão para quem gosta dessa temática.
Valeu!!

AmadoThriller 17/10/2023

Esse livro é uma leitura bem diferente. A personagem de Cecília é uma pediatra que odeia crianças e exerce sua profissão mais por obrigação do que por amor. Tudo em sua vida é pensado de forma prática e pouco sentimental, apesar dos momentos de carência que a personagem demonstra quando fica sozinha. A única pessoa que lhe desperta um amor verdadeiro e puro é o filhinho de 2 anos de seu amante casado, e é com ele que ela tem alguns delírios bem loucos de maternidade, até chegar a situações totalmente bizarras e extremas. Gostei bastante da leitura, retrata muitos medos, dificuldades e dores que as mulheres passam e como cada uma reage de modo diferente às circunstâncias. É uma leitura rápida e tem trechos que são até engraçados, recomendo!

Clarice 22/02/2024

Ninguém tá bem
Del Fuego mostrando a qualidade dos profissionais formados hoje em dia...
Uma crítica são as falas no meio do texto sem aspas ou travessão. Porém, neste caso em específico, este fato não me incomodou. Para mim foi um livro bem fluído. Adoro livros nessa pegada!

Yvan 21/05/2022

Fluido
Leitura fácil e personagens interessantes, caos na vida particular dessa pediatra "diferente", boa novelinha.
Cleane 22/05/2022minha estante
???

Bela 01/11/2023

História que demora a se revelar
Esse é o segundo que leio de Andrea Del Fuego, sendo o primeiro Os Malaquias (que amei). Tinha a mesma expectativa de amar A Pediatra, pelo histórico com a autora e por indicações de amigos. Porém, tive a impressão de que a história demorou muito a tomar um rumo. Achei que alguns desdobramentos da história não contribuíram em nada para a linha principal, só serviram para construir uma ilusão de que havia mais coisas acontecendo na vida da protagonista.
Na contramão dos desdobramentos desnecessários, a história da protagonista é bem bacana e intrigante. Cecília, a pediatra, é uma pessoa que encaixa perfeitamente no clichê fria e calculista, mas sua vida vira de cabeça para baixo de forma surpreendente, com um final um tanto enigmático). A construção de personagens é muito boa, a forma de narrar também. Os capítulos são curtos e é uma leitura rápida.

Tiago 21/12/2021

Triste, Louca ou Má?
Quis escrever esta resenha por dois motivos. O primeiro é que o livro foi uma leitura que me causou sentimentos conflituosos. E segundo para tentar contemporizar a personagem Cecília, que na maioria das resenhas aqui está sendo tratada como asquerosa e monstruosa. Será?

Em se tratando de forma "A Pediatra" é uma leitura fluída, mas existe uma característica constrita na escrita. Nitidamente há uma preocupação com vocabulário que soa levemente artificial por ser milimetricamente pensado. E a opção por não utilizar travessão nos diálogos é desses estilismos narrativos que não tem razão de existir. Se você tem uma história com ótimos diálogos como é o caso aqui, por que não destacá-los? Por muitas vezes tive que voltar um pouco a leitura para perceber os diálogos que estavam diluídos nas frases.

Voltando o foco para Cecília em si, o caminho mais fácil para o leitor talvez seja detestá-la e chamá-la de vilã. Mas seria o caso? A começar pela questão chave que é sua profissão. Ela é uma pediatra não muito afeita a crianças. É um paradoxo interessante que o livro vai desenvolvendo com bastante desenvoltura ao longo da trama, especialmente quando questiona partos humanizados e demais questões tão complexas que envolvem uma gestação na atualidade.

Enfim, Cecília é um pouco cínica, um pouco burguesa, um pouco desequilibrada e muito mordaz e prática (seus pensamentos a respeito das pessoas ao redor com riqueza de detalhes são um dos pontos altos da leitura). Mas ao contrário das vilãs de novela é uma personagem humana. Talvez muitos não tenham coragem de chegar a extremos que Cecília chega em determinadas situações moralmente questionáveis, porém dificilmente alguém pode dizer que não tenha pensado ou idealizado transgredir regras morais da sociedade em determinados pontos de sua vida.

Entre triste, louca ou má, considero Cecília apenas humana.
Ricarda Caiafa 22/02/2022minha estante
Uauu! Lendo sua sinopse fiquei com muita vontade de ler esse livro!! Está indo pra minha lista!!

Nat 27/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Comecei o livro achando que não ia gostar nada da história, mas me enganei. O livro, narrado em 1ª pessoa por uma pediatra que não gosta de crianças, começa um tanto previsível, mas toma um caminho um pouco diferente. Não sei dizer se as partes médicas foram corretas ou não, porém ajudaram a compor a história. Recomendo!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Isa 14/01/2022

Leitura curta. Efeito prolongado.
Em apenas 160 páginas, Andréa Del Fuego apresenta uma obra eletrizante e perdidamente intensa sobre a pediatra que odeia crianças. Que livro! Pequeno porém com um dos maiores efeitos prolongados que já experimentei.

Nicole Dantas 26/06/2023

Eu li: ?A pediatra?.
Ácido.

Eu contei a sinopse de ?A Pediatra? para uma colega e ela deu risada, imaginando ser uma história leve e divertia. Ilusão.

Por muitas vezes me senti como um diário sem censura da vida de Cecilia, tentei e acho que consegui compreender seus sentimentos, no fundo toda mulher deseja o que ela conseguiu, mesmo que de uma maneira não convencional.

Compacto, os capítulos que me deixaram presa e com gostinho de ?quero mais?.

Acredito que seja até cruel dizer isso, mas, eu amei.

João Paulo 26/02/2022

Uma história nada clichê, com reviravoltas, personagens reais e bem construídos, uma escrita fluida e sensível. E além de tudo traz temas importantes de serem discutidos. Só fiquei um pouco insatisfeito com o final apesar de achar apropriado para toda história.

Nikki 29/12/2021

Esse foi o livro mais aleatório que já li. Digo isso comparando com as leituras que geralmente faço, que eu poderia dizer que são exatamente o extremo oposto dessa. Por isso, foi meio estranho ler e demorei mais do que acho que demoraria normalmente, porque algumas vezes precisava parar para pensar no que estava lendo e ficava??
A Cecília é bem descompensada (apesar de ela mesma ter tido que não é descompensada, é pediatra) e é movida por um conjunto de princípios peculiares. Acho que se eu fosse mãe (ou pediatra k) conseguiria formar uma opinião mais sólida sobre alguns conceitos, tudo que sei sobre maternidade é o que ouvi falar (apesar de ser mais do que a média de meninas de 17 anos, sou o oposto de Cecília porque sou obcedada por bebês) e quase tudo que ouvi falar contraria o que Cecilia pensava. Gostei bastante do final, mas não quero dar spoilers então deixarei só esse comentário mesmo.

Thammy 14/10/2021

A mais repulsiva e adorada de todas!
O que dizer deste livro, minha gente? Que sensacional! A autora conseguiu criar uma personagem tão asquerosa e, ao mesmo tempo, tão realista que não existe a menor possibilidade de conseguir largar essa leitura sem chegar até o final. As aventuras dessa médica sem qualquer ética são muito atraentes. É uma personagem bem construída, cheia de falhas e que, sim, você pode cruzar na rua e não fazer a menor ideia do tipo de ser humano que é. Definitivamente, não conhecemos o âmago das pessoas e Cecília, essa mulher enlouquecedora, egoísta e nojenta, pode estar aí, sendo a médica da sua família, a sua psicóloga, ou simplesmente convivendo ao seu lado, como um familiar ou uma amiga de longa data. Eis uma leitura muito legal, ambígua e surpreendente. Recomendo muito!

Cris 24/02/2022

Caricatura de uma médica que odeia pessoas
Cecília é fria, calculista, sociopata. Pediatra, não se envolve com seus pacientes, quer distância das mães. Médica protocolar. Até que Bruninho aparece?
Todos os personagens são muito errados, difícil dizer qual o pior. Celso? Deise? Robson?

Iara Mendes 13/02/2024

Um tanto prática, um tanto canalha
Adorei a leitura, mas sou suspeita porque gosto de personagens canalhas, descarados, que são filhos da puta e não escondem.

Cecília é o que é e não nega, nem dissimula. Ela calcula seus passos de forma a não perder o controle das situações até o momento no qual não consegue mais e daí é só ladeira abaixo.

Importante ressaltar como a escrita do livro, a linguagem direta e sem rodeios, é fundamental pra construção da protagonista. Incrível.