A pediatra

A pediatra Andréa del Fuego

Resenhas - A pediatra

Paola.Fico 10/02/2022

Resenha
O livro apresenta a história da personagem Cecilia, uma pediatra que não possui afinidade com crianças.
CoelhaBabyGirl 10/02/2022minha estante
Oloko. Ah mas também não sei porque fiquei surpresa, o que mais tem por aí é professor que odeia criança ksksksk. Porque não pediatra?

Julinhafox 20/04/2023

o livro não é ruim, mas gostei mais da capa.
Li com certa expectativa por causa de um bafafá em torno desse livro. Muito elogios por causa da protagonista, do humor ácido, dos pontos de vista polêmicos.
Tem isso tudo? Meio sim, meio não.
Achei o livro meio bobo, nada de chocante. A protagonista é chatinha.

Além disso, achei que o livro peca um pouco na evolução, pois a história se desenvolve repetitiva e só melhora mais pro final, quando ousa mais.
O bom é que o texto flui super bem e é curto. Fácil de ler em uma sentada.

Mas vá sem sede ao pote. Talvez você goste mais.

skuser02844 24/05/2023

É um livro envolvente, com personagens bem construídos e uma narrativa que prende o leitor do início ao fim. A relação que se desenvolve entre a médica e o filho do seu amante é um dos pontos altos do livro, uma prova da sensibilidade e da capacidade de Andréa Del Fuego de escrever sobre assuntos delicados de forma poética e encantadora. Recomendo muito a leitura deste livro!
Flávia Menezes 24/05/2023minha estante
Concordo, xará! Que livro excelente esse.

mairesse 27/01/2022

a pediatra
A Célia me lembra a Ratched. As duas não estão nem aí pros pacientes, não amam o que fazem e são irritantes.
Gostei bastante do livro, 3.5 pra mim é uma nota boa. A história é bem diferente do normal e a escrita da autora te deixa envolvido na leitura.

Paula 14/07/2022

Desconfortável!
Uma anti heroína. Uma mulher fria e desconectada de tudo. Vai levando a vida até que algo faz com que ela se acenda e, a partir daí, você senta na ponta da cadeira com medo do que essa louca vai fazer! Curto e desconcertante!

Dani Pontes 27/01/2022

Pragmática e surtando
Resumindo bem: o livro pra mim pareceu o retrato do surto de uma médica, pediatra. Mulher irônica, pragmática, fora dos padrões esperados pra uma mulher e, mais ainda, pediatra!! Seca, rascante, de humor ácido e se lixando pra opinião alheia. Me vi mto nela e, ao mesmo tempo, nem um pouco!!
Até agora tentando digerir e entender de onde saiu todo o surto... rs
Isabella 31/01/2022minha estante
Meu próximo!!!!!

Pequod.3 12/09/2022

Uma pediatra muito louca
Tenho gostado da nossa literatura contemporânea, embora cada vez mais eu estou achando os livros muito semelhantes, acho que é questão de mercado.

Neste livro temos uma protagonista que sem dúvida se destaca de vários outros que estão sendo criados nos últimos tempos no Brasil, o famoso personagem "singular".

Com isso temos situações interessantes apartir de seus pensamentos malucos, e também, críticas feitas em relação à área da saúde e uma desmistificação da profissão do médico, não sendo exatamente esse cara que simplesmente é feliz por ajudar os outros.

Acredito que o problema do livro está em sua monotonia,em determinados momentos o livro se torna desinteressante e só ganha fôlego a partir de uma decisão ou pensamento maluco da protagonista.

É um bom livro, mas concorrer ao Jibuti é um baita exagero.

Pamela.Castro 11/09/2022

A pediatra
Como você imagina uma pediatra?
Provavelmente uma pessoa paciente, que gosta de crianças, que quer ajudar o próximo.
De cara, Cecília vai contra esse esteriotipo. Mas mais do que isso, a narrativa em primeira pessoa permite mergulhar na cabeça dessa protagonista complexa, egoísta e um tanto perturbada. Achei uma história surpreendente.

Dudu Menezes 02/02/2023

Para um determinado público
A Pediatra, de Andréa Del Fuego, foi a minha última leitura do mês de janeiro. A história nos apresenta a vida de Cecília, uma pediatra sem nenhuma empatia, que não gosta do que faz e detesta tanto as crianças, que atende, quanto as suas mães.

Infelizmente, o livro não me pegou, mas não deixo de reconhecer alguns méritos.

De início, fiquei incomodado com a forma como foram utilizados alguns termos técnicos da área da medicina, que, ao meu ver, poderiam ter pelo menos notas explicativas para quem é leigo no assunto.

Embora isso não atrapalhe o entendimento - e desenvolvimento - da história, torna algumas passagens meio direcionadas a um determinado público, que tende a se envolver mais com a narrativa, porque retrata a rotina e o dia a dia da profissão.

Outra coisa que me incomodou é o fato de que achei o final previsível e o "grande salto" da história não me empolgou o suficiente, justamente porque, ali, já indicava uma possibilidade muito grande do que se mostrou o final da história.

No entanto, entendo que a obra traz boas reflexões sobre o cuidado médico, que, infelizmente, acaba sendo demasiadamente focado na doença e pouco nas pessoas.

Além disso, o livro apresenta reflexões importantes sobre a escolha pelo parto humanizado e a "romantização" da maternidade.

Por tudo isso, entendo que não é um livro que vai agradar a todos. Mas já indiquei para algumas pessoas, em específico, principalmente da área da saúde.
Flávia Menezes 26/04/2023minha estante
Excelente seus pontos sobre a resenha. Gostei bastante do livro, até porque ele também traz outras questões psicológicas importantes, mas entendo perfeitamente o que não te agradou nessa história.

Paula 02/05/2022

Depois de idas e vindas no desenrolar das minhas leituras, finalmente finalizei 1 livro esse ano. E sinceramente, não poderia ter sido melhor?
Ainda estatelada com a capacidade de envolvência dessa história, vejo como precisamos cada vez mais discutir desde violência obstétrica em geral até suas raizes.

Carol 13/12/2022

A pediatra ?
Comecei a ler esse livro pois ele estava cotado para ganhar o prêmio jabuti, infelizmente ele não ganhou o prêmio mas com certeza ganhou minha admiração e a autora ganhou uma nova fã.

Acompanhamos no livro a vida nua e crua de Cecília, uma pediatra que odeia crianças, não tem amigos, tem um amante, é doida de pedra, a vilã perfeita hahahaha e eu amei cada segundo acompanhando a vida e as loucuras dela.

Um leitura instigante, interessante e doida que faz você querer que o livro não acabe e o final é excelente, de longe uma das melhores leituras que eu fiz esse ano.

Peleteiro 28/08/2022

Delicioso de se ler
A leitura deste livro me tirou de uma ressaca literária. Ao menos por enquanto, rs. O ritmo é bem gostoso, o vocabulário sofisticado, rico, porém, fluido, e a narrativa muito boa. Pela premissa e pelos comentários, esperava um pouco mais de perversidade por parte da pediatra, mas isso diz mais sobre minha expectativa do que sobre o livro. Fiquei apenas levemente desapontado com a finalização. Não esperava nenhuma ocorrência em especial, mas o livro parecia ganhar fôlego para um acontecimento mais elaborado. De toda maneira, uma ótima leitura. Certamente buscarei mais obras de Andréa del Fuego!

Luly @projetocabeceira 11/11/2021

A melhor pior protagonista
Uma personagem detestável, egoísta, anti ética, antagônica e mesmo assim me seduziu. Cecília é a pediatra que não suporta criança, desdenha das mães vigilantes, tem zero empatia pelas pessoas (até mesmo pelo marido com depressão, o qual ela despreza). O que a protagonista mostra aqui vai completamente na contramão do que a sociedade espera de uma mulher: instinto maternal, delicadeza, feminilidade, compassividade. Cecília é o oposto de tudo. Aliás, Cecília é a melhor pior protagonista dos últimos tempos (pelo menos dos livros que li).
Eu amei esse livro pelo cinismo da personagem e pelo o humor ácido e debochado da autora alternando com os pensamentos chocantes.

Douglas 15/03/2022

Delírios de uma pediatra.
Encontrei esse livro com um ótimo desconto e que achado, a Cecília parece uma personagem que Elena Ferrante escreveria pois tem caráter duvidoso, é egocêntrica, maldosa e amei cada página.

Gostei desde o começo, parei um pouco para entender a escrita depois acostumei e li de uma vez. Esse livro é muito doido que não sei se ria de nervoso ou ficava envergonhado com cada situação que não vou esquecer tão cedo.

Matheus656 08/01/2022

‘a pedriatra’ é um daqueles livros que nos presenteia com muitas ambiguidades existentes na leitura, além de ser divertidíssimo.

li essa obra de um dia para o outro e foi uma experiência surpreendente. que livro irreverente e fluido. cecília é uma personagem extremamente cínica e ‘sem rodeios’, e a construção dela no decorrer da narrativa, a torna uma personagem incrível.

com um humor ácido e vil, cecília é incontestavelmente singular e perspicaz, nos apresentando uma autêntica e genuína vilã, daquelas por quem criamos compreensão emocional e identificação, e que tornam praticamente impossível a pausa na leitura até que se revele o desfecho final (incrível como os vilões são sempre mais divertidos, mas só na ficção…).

a história me conquistou desde a primeira sentença. amei esse livro e me diverti muito com a leitura. bravo para a autora andréa del fuego, inteligentíssima!

site: https://www.instagram.com/desleitor/