A pediatra

A pediatra Andréa del Fuego

Resenhas - A pediatra

Natasha 22/07/2022

Uma loucura
O livro relata sobre a vida de Cecília, uma pediatra que fez medicina por pressão do pai e que detesta crianças.
É cômico, pois mostra sua vida totalmente uma bagunça devido a seu amante, que ela não gosta, mas também não consegue se desprender.
Jheinis.Duarte 22/07/2022minha estante
Meu deus kkj

Natasha 22/07/2022minha estante
Esse é aquele tipo de vida que se você acha que sua vida tá ruim, é porque não a desta mulher kkkkkkk

Jheinis.Duarte 22/07/2022minha estante
Kkkkkkk tenso

trizisreading 03/11/2023

Um livro de mulher doida
Cecília é uma pediatra que não gosta de crianças, mas é ótima em seguir os protocolos de sua profissão, além disso, também é neonatologista. Trabalha em um consultório, no mesmo prédio de seu pai. Mora com Deise, que trabalha para ela. Tudo isso vai se revelando com a escrita da autora, como um fluxo de consciência, o que torna o livro muito gostoso de ler.

É nesse fluxo de pensamentos da autora, em que ela critica, tenta se justificar, inventa uma narrativa para tudo que ela não sabe de fato, que acabamos nutrindo uma grande antipatia pela personagem. Notei que ela é uma pessoa extremamente narcisista, muitas vezes não leva em consideração os sentimentos alheios, fora os momentos em que age como uma perseguidora.

Esse é um daqueles livros de "mulher doida" que te deixa pensando muito nas coisas que acontecem no decorrer da história, eu mesma não entendia o porquê ela insistia tanto no Celso, que era um insuportável, mas depois ela vai além e fica obsecada pelo menino que ela, como neonatologista, ajudou sua mãe a pari-lo. Aparentamente, não existe uma razão para ela gostar dele e não gostar de todas as outras crianças no mundo, ela simplesmente sente um instinto maternal quando a criança em questão é ele.

Renata 18/02/2022

A Pediatra
Uma leitura que te prende do começo ao fim.Uma mulher sem pudor nenhum e uma médica que não gosta de crianças.O mais interessante é que existem pessoas assim e que através da leitura que enxergamos isso,na nossa cabeça as pediatras são gentis e gostam de crianças.Gostei bastante e recomendo muito está leitura.

Karine.Maco 20/01/2022

Rápido e envolvente
A história conta os dilemas de Cecília, uma pediatra que se formou por causa do pai que é médico. Os capítulos são curtos e os acontecimentos são objetivos e envolventes. A escrita é crua, escancarando de forma objetiva os desejos e frustrações da protagonista. Este livro quebra vários estereótipos porque tedemos a romantizar certas profissões e já incluir no profissional uma ética e amor que talvez ele nem tenha. O que entendi da Cecília é que ela passa a história inteira ansiando por ser amada, um amor com garantias que amenize a frustração da atual vida que leva. Fica claro que a Cecília tem problemas psicológicos que surgiram de sua infância com pai e mãe ausentes, que deveriam ser tratados com terapia. Geralmente não gosto de histórias com final aberto, mas pra esse livro, achei coerente, ficou bem claro o que a autora se propôs a discutir com a história. Senti a falta de mais detalhes de como a Cecília se sentia ou de como ela percebia os outros em volta dela como uma lacuna na história. Como ela é uma protagonista polêmica, ter mais sobre como ela é ao invés de como ela faz, me ajudaria a entender melhor as escolhas que ela faz ao longo da história.

Marcos774 25/05/2023

Maternidade delirante
A maternidade é uma experiência única e complexa, repleta de desafios, alegrias e momentos insanos. A autora nos conduz por essa jornada intensa, retratando a maternidade de forma delirante e oferecendo uma perspectiva interessante através dos olhos de uma pediatra.

O livro apresenta uma personagem principal cativante, cujo conhecimento profissional enriquece a narrativa ao abordar os aspectos médicos relacionados à criação de bebês. A autora demonstra um cuidado meticuloso ao descrever a rotina da personagem, seus desafios profissionais e a difícil tarefa de conciliar a vida pessoal e o apego com seus pacientes.

O ponto forte da obra está na habilidade da autora em criar uma atmosfera vívida e autêntica, transmitindo as emoções e as dúvidas que permeiam a mente da médica. A escrita é envolvente e sensível, levando o leitor a se identificar e refletir sobre algumas experiências.

No entanto, apesar das qualidades indiscutíveis do livro, nota-se que a história se perde em alguns momentos. Alguns trechos parecem desconexos e desorganizados, dificultando a fluidez da leitura. Isso pode afetar a imersão do leitor na trama e causar uma certa confusão em relação ao rumo da narrativa.

Outro aspecto que merece destaque é o final aberto da história. Embora seja válido deixar espaço para a imaginação do leitor e possibilitar uma interpretação pessoal, neste caso específico, a sensação de que a história precisa de uma continuação é evidente. A autora deixa questões em aberto e personagens secundários pouco desenvolvidos, criando uma expectativa de que haverá uma sequência para complementar e fechar adequadamente a história.

Apesar dessas ressalvas, é um livro que vale a pena ser lido. A abordagem da protagonista bem construída e a escrita cuidadosa da autora são pontos positivos que superam as falhas mencionadas.

Se a autora decidir continuar essa história em uma possível sequência, certamente seria uma oportunidade para aprofundar e esclarecer os elementos que ficaram em aberto. No entanto, mesmo sem uma continuação é uma leitura envolvente que proporciona reflexões sobre a vida, a maternidade e o equilíbrio entre as várias facetas da existência humana.

Maira 28/10/2022

Sem dúvidas, uma personagem questionável
Cecília é uma mulher sincera e autêntica com seus afetos (e desafetos) e trata as situações do dia-a-dia com certo distanciamento e cinismo. A leitura gera desconforto exatamente pela personalidade da personagem. Fiquei intrigada pelo enredo justamente por não conseguir imaginar o rumo que a história tomaria e ainda fui surpreendida pelo final.

Daniela742 25/01/2022

Divertido e bem humorado
Cecília se tornou pediatra por comodidade, mesmo não tendo o menor jeito o vontade de trabalhar/cuidar de crianças. Ela vai empurrando a vida com a barriga e é divertido como a personagem vai encarando os perrengues e descobertas da própria vida.

O livro é curtinho e da pra ler muito rápido, uma leitura prazerosa e descontraída.

Leticia 04/12/2021

Esse livro traz tudo que eu não defendo, mas me identifiquei enormemente.
Aqui somos apresentados a uma personagem intragável, arrogante, que não pensa ir na vida além da mediocridade, que se satisfaz com o ordinário. Uma vida insípida, mas rodeada pelas facilidades e comodidades da branquitude e do dinheiro.

Cecília, uma neonatologista que não gosta de crianças, é contra a humanização obstétrica, odeia doulas, para ela uma mundo de "frescuras", mas é uma mulher deveras cativante, pode parecer contraditório, e eu sei que é. Cecília é uma figura que tem algo de mordaz e ela carrega essa característica junto com a trivialidade, para ela tudo é banal, inclusive a vida, e as mães preocupadas com seus pequenos catarrentos. Ao ler esse livro Cecília me lembrava a Marquesa de Merteuil de Relações Perigosas - Chordelos de Laclos.

O livro possui dois momentos, duas Cecílias, a primeira Cecília, amei. A segunda ainda não sei. A personagem faz uma viragem muito grande, pelo menos ao meu ver.

Paloma 13/03/2022

Escrita ácida
Foi desconcertante, e em vários momentos até engraçado, acompanhar o nível de mal caratismo e egocentrismo da personagem, cujas atitudes são movidas unicamente pelo ego. Atitudes certamente condenáveis (risos de nervoso).

Apesar disso, há uma forte crítica à romantização da maternidade, assim como há também uma descontrução dos comportamentos e atitudes "esperados" das mulheres, em suas diversas relações (parental, amorosa, profissional, etc).

É muito fácil a gente gostar de uma personagem que faz tudo certinho e politicamente correto, mas quando nos deparamos com o contrário isso nos causa um certo desconforto, e é isso que tornou muito interesse a experiência dessa leitura.

luke - among the living. 17/07/2023

A escrita de Andréa (com fluxos de pensamento dinâmicos) me cativou, ao contrário da personagem.

Seus pontos de vista questionáveis (para dizer o mínimo), tornam Cecília até compreensível, mas não a tornam uma pessoa menos questionável – e até odiosa, eu diria.

Adorei o livro, e já quero ler mais trabalhos da autora.

M. S. Rossetti 13/11/2022

Extraordinário
Cecília é uma das protagonistas mais surpreendentes que já tive o prazer de conhecer. Cruelmente humana! Trama em primeira pessoa que realmente nos conduz conforme o ponto de vista da personagem-narradora. Como odiar e amar uma estória no intervalo de poucas páginas?
Este romance literário é um dos 5 finalistas do Prêmio Jabuti 2022 nessa categoria. Já estou na torcida para a autora levar o prêmio para casa. Merecidíssimo!

Lua 22/01/2022

Uma vilã carismática
?A Pediatra? é uma obra que cativa desde o início da leitura. Cecília é uma pediatra que, desde o início se percebe, segue sua profissão sem paixão e de forma completamente contrária ao que normalmente se espera de uma médica. É uma vilã que, no entanto, conquista e tem um humor singular que me fez rir em diversas passagens. Adorei!
comprido 05/11/2022minha estante
Ela não é vilã

Marcia 11/10/2023

Pediatra que não gosta de crianças e sem paciência com os pais das crianças...
Já imaginaram uma médica assim?
Foi com esse cenário que embarquei nesse livro.
Uau!! Foi uma viagem literária intensa e com temas importantes abordados.
Trata-se da história de Cecília,uma pediatra neonatologista e com sérios problemas psicológicos.
Seu consultório está sempre cheio mas ela só trata de problemas rápidos, não quer se envolver. Quando se complica ela encaminhe a outros especialistas. Nao se envolve nem com os pacientes e nem com ninguém. Ela criou uma proteção ao seu redor , nao tem empatia por ninguém.
A leitura é rápida, envolvente e me despertou sentimentos fortes de indignação. Cecília é meio louca e no final do livro chego a conclusão que é meio psicopata.
Nós leitores temos acesso aos seus pensamentos e tudo fica mais claro e mais tenso. Ja pensaram em ter acesso ao pensamento das pessoas!? Como nos enganamos pelas aparências.
Cecília tem repulsa a gestação, não quer ser mãe de jeito nenhum e seus pensamentos são de uma mulher perturbada.
Há outros personagens fortes como a empregada que me despertou sentimentos contraditórios. Em alguns momentos me irritou e em outros tive dó.
O livro também aborda temas como distinção de classe social pois em vários momentos Cecília se vangloria em ser médica e também se passou por juíza só pra estar acima de uma advogada. Fala do pai medico e da mãe que é enfermeira.
Outro ponto importante: vulnerabilidade do parto, a desmistificação do mundo "cor de rosa " que toda mulher tem que ser mãe e tudo é maravilhoso.
E os partos naturais? A vida de Cecília muda quando surge um medico naturalista e invade seu espaco no hospital. A questão é que ele, naturalista, trabalha com doulas e as gestantes estão migrando para seu atendimento e Cecília ficando de lado. Ela vai investigar e entender essa area, esses rituais e quais são os procedimentos. O livro vai tocar nesse ponto, falar sobre os partos naturais, dos cuidados, da falta de cuidados em alguns casos e seus riscos.
Gostei muito do livro e deixo minha sugestão para quem gosta dessa temática.
Valeu!!