A pediatra

A pediatra Andréa del Fuego

Resenhas - A pediatra

Peleteiro 28/08/2022

Delicioso de se ler
A leitura deste livro me tirou de uma ressaca literária. Ao menos por enquanto, rs. O ritmo é bem gostoso, o vocabulário sofisticado, rico, porém, fluido, e a narrativa muito boa. Pela premissa e pelos comentários, esperava um pouco mais de perversidade por parte da pediatra, mas isso diz mais sobre minha expectativa do que sobre o livro. Fiquei apenas levemente desapontado com a finalização. Não esperava nenhuma ocorrência em especial, mas o livro parecia ganhar fôlego para um acontecimento mais elaborado. De toda maneira, uma ótima leitura. Certamente buscarei mais obras de Andréa del Fuego!

baglly 01/01/2023

idai que ela é maluca e sequestrou uma criança? ela fez isso por amor? vá lá cecília cuidar do seu menino???

Matheus656 08/01/2022

‘a pedriatra’ é um daqueles livros que nos presenteia com muitas ambiguidades existentes na leitura, além de ser divertidíssimo.

li essa obra de um dia para o outro e foi uma experiência surpreendente. que livro irreverente e fluido. cecília é uma personagem extremamente cínica e ‘sem rodeios’, e a construção dela no decorrer da narrativa, a torna uma personagem incrível.

com um humor ácido e vil, cecília é incontestavelmente singular e perspicaz, nos apresentando uma autêntica e genuína vilã, daquelas por quem criamos compreensão emocional e identificação, e que tornam praticamente impossível a pausa na leitura até que se revele o desfecho final (incrível como os vilões são sempre mais divertidos, mas só na ficção…).

a história me conquistou desde a primeira sentença. amei esse livro e me diverti muito com a leitura. bravo para a autora andréa del fuego, inteligentíssima!

site: https://www.instagram.com/desleitor/

Carol 13/12/2022

A pediatra ?
Comecei a ler esse livro pois ele estava cotado para ganhar o prêmio jabuti, infelizmente ele não ganhou o prêmio mas com certeza ganhou minha admiração e a autora ganhou uma nova fã.

Acompanhamos no livro a vida nua e crua de Cecília, uma pediatra que odeia crianças, não tem amigos, tem um amante, é doida de pedra, a vilã perfeita hahahaha e eu amei cada segundo acompanhando a vida e as loucuras dela.

Um leitura instigante, interessante e doida que faz você querer que o livro não acabe e o final é excelente, de longe uma das melhores leituras que eu fiz esse ano.

Dudu Menezes 02/02/2023

Para um determinado público
A Pediatra, de Andréa Del Fuego, foi a minha última leitura do mês de janeiro. A história nos apresenta a vida de Cecília, uma pediatra sem nenhuma empatia, que não gosta do que faz e detesta tanto as crianças, que atende, quanto as suas mães.

Infelizmente, o livro não me pegou, mas não deixo de reconhecer alguns méritos.

De início, fiquei incomodado com a forma como foram utilizados alguns termos técnicos da área da medicina, que, ao meu ver, poderiam ter pelo menos notas explicativas para quem é leigo no assunto.

Embora isso não atrapalhe o entendimento - e desenvolvimento - da história, torna algumas passagens meio direcionadas a um determinado público, que tende a se envolver mais com a narrativa, porque retrata a rotina e o dia a dia da profissão.

Outra coisa que me incomodou é o fato de que achei o final previsível e o "grande salto" da história não me empolgou o suficiente, justamente porque, ali, já indicava uma possibilidade muito grande do que se mostrou o final da história.

No entanto, entendo que a obra traz boas reflexões sobre o cuidado médico, que, infelizmente, acaba sendo demasiadamente focado na doença e pouco nas pessoas.

Além disso, o livro apresenta reflexões importantes sobre a escolha pelo parto humanizado e a "romantização" da maternidade.

Por tudo isso, entendo que não é um livro que vai agradar a todos. Mas já indiquei para algumas pessoas, em específico, principalmente da área da saúde.
Flávia Menezes 26/04/2023minha estante
Excelente seus pontos sobre a resenha. Gostei bastante do livro, até porque ele também traz outras questões psicológicas importantes, mas entendo perfeitamente o que não te agradou nessa história.

vi lupielo 09/02/2022

SENTIMENTOS CONFUSOS
Cecília, é indiferente e insensível, não tem apreço ou interesse real por ninguém, ela sente uma constante necessidade de se distanciar das pessoas. Apesar de ser pediatra ela vê a maternidade como algo desprezível, e não tem interesse nenhum em ter filhos.
Mesmo com todas essa ?limitações? ela passa a nutrir sentimentos ?maternos? pelo filho de seu amante, e se vê em vários momentos como mãe dele, nutrindo então sentimentos confusos.
Para mim, Cecília é uma mulher perdida e confusa, com sentimentos que nem ela e tão pouco eu como leitora sou capaz de entender, muitas vezes senti que algo na infância dela fez ela reprimir sentimentos, mas em nenhum momento a autora nós revela de forma direta algum conflito que gerou algum tipo de trauma em sua personagem principal, mas por algum motivo que ainda não entendo, e talvez não consiga entender esse sentimento me acompanhou durante toda a leitura.
O final é aberto e nos deixa um leque de possibilidades, mas nenhuma delas me parece feliz para Cecília.

Jéssica Berton 06/02/2023

Não vale o hype
Não funcionou para mim, pela hype fui com muita expectativa e me decepcionei. Tem muitas partes maçantes com muito termos médicos que deveria ter uma nota de rodapé, afinal sou leiga no assunto, ou seja, não gostei da escrita. Não tem nenhum personagem interessante, inclusive tem muitos personagens que são até inúteis não agregaram em nada para estória, só para encher um pouco de linguiça, e a pediatra é detestável e ela passa o livro todo com tal comportamento e do nada chegando pro final ela muda sem nenhuma explicação, sem lógica, eu acho que essa mudança deveria ser mais trabalhada pela autora, pois não convence. O final é previsível demais já esperava, seria muito interessante se a pediatra fosse mais cruel, eu acho que tinha potencial para ser uma grande vilã e também percebi que a narrativa em forma de fluxo de consciência não faz meu estilo.
Martony.Demes 14/02/2023minha estante
Talvez esse tenha sido o objetivo da escritora e também alcançou tendo você como leitora: se decepcionar ou se aborrecer com a protagonista, contudo entendê-la! Você compreendeu tudo pelo que ela passou. Não gostou do comportamento dela, mas entendeu e ficou perplexa! Talvez seja assim com pessoas na vida que a gente tem certo asco: a gente quer se afastar e talvez não procura entendê-la!

Em meu prisma são essas percepções que tornam o livro bem interessante: a construção do personagem!

Sendo um pouco exagerado, fazendo um cotejo um grande classico, o livro crime e castigo, de Dostoievski, talvez seria um simples livro policial de assassinato, investigação e revelação do mesmo. Contudo, são os personagens que se firmam como os alicerces da obra e chamamos até de personagem ideia. É genial!

E o fim das contas, adorei sua resenha, pois provocou outra análise acerca do livro que é sucesso, mas precisa a gente também reavaliar!

Del Matos 05/11/2023

Completamente surtada
Só de pensar na possibilidade de existirem profissionais da saúde com tamanho descaso pela vida humana me faz questionar em qual mundo estamos escolhendo viver. Mas a nossa protagonista leva as suas obsessões a outro nível, perseguido e stalkeando suas vítimas. Não é de se espantar a completa falta de afeto pelos pacientes e pessoas ao seu redor, suspeito de um quadro psicológico gravíssimo, mas como não tenho expertise fico na conjectura. Uma loucura total que até hoje fico pensando.

Beatriz 15/05/2023

A escrita, o enredo simples mas bem executado, a personagem principal... Uau!

Impactante e Imprevisível pois não sabemos oq esperar de Cecilia, do que ela é capaz. É um personagem interessante dms, gostaria que tivesse mais capítulos para se aprofundar ainda mais em sua personalidade questionável.
Recomendo q nem leiam a sinopse para ter um entretenimento melhor. Nao diria q tem reviravoltas ou ações chocantes mas a forma q é contada é viciante, tanto q li em um dia.
4/5 pq queria mais capítulos depois daquele final kkkk

??Spoilers??
Ao msm tmp q ela era desconexa com a realidade de Bruninho ser seu filho, segundos dps ela sabia que ele nao era dela de fato e q poderia ser fria ao ponto de fazer cirurgia, coisa q a mãe biológica não seria apta, como ela msm diz. Ela parece sim ter traços de uma pessoa com personalidade antissocial mas ela me lembrou o Joe da série You, ela se importa tanto q fica doente na possibilidade de talvez ficar longe de Bruno então ela tem sentimentos mas da maneira doentia dela.
Não curti mt como acabou, qria mt mais. A proporção q causaria qnd os pais percebessem q o filho foi raptado por uma médica seria comoção nacional, crtzaaaaa, ent seria interessante ler essa parte ou ent poderia tomar outro rumo q nem tá passando pela mha cabeça agr...

Juliany.Meneghel 09/03/2023

Forma > conteúdo
O livro é muito intrigante e eu me adaptei bem fácil a essa escrita da autora de um fluxo só de ações, conversas e pensamentos. A história em si é interessante, mas é maneira de narrar que acaba fazendo a gente se envolver e ler muito rápido.

Pri 17/12/2021

Li esse livro em um dia. A escrita e muito fluida e o humor da personagem e bem acido. Se trata de uma pediatra "canalha" como diz na própria contracapa, uma profissional que não gosta de crianças, não estabelece vínculos com as mães, insensível mas relações mas mesmo assim vc não consegue parar de ler e até se identifica com ela em vários aspectos.

Emily977 08/08/2022

?A medicina é milagrosa para quem não a pratica.?
A protagonista Cecília é uma pediatra que não gosta da sua profissão e, assim como tantos, cursou medicina apenas para agradar seus pais. Ela é todo o oposto do que esperamos de uma pediatra; é insensível, fria, manipuladora, azeda e, durante toda sua narrativa demonstrou odiar a sua vida e todos ao seu redor. Contudo, externamente ela aparenta ser uma mulher bem sucedida que ama o que faz, contradizendo tudo o que ela é de verdade.

Embarcamos na cabeça da protagonista e acompanhamos a sua rotina que é tão estimulante quanto assistir a um filme ruim. Sua rotina é basicamente ir para as consultas que tanto detesta, ir para casa e trocar duas frases com a empregada e por fim, se encontrar com o amante. Ela não tem amigos e aparenta não se incomodar com tal fato, não conhece pessoas novas e os poucos personagens que aparecem ao longo da história são tão desinteressantes e rasos quanto ela. E não me entenda mal, eu costumo gostar - ou ao menos me interessar - por personagens com moral duvidosa, mas Cecília não me cativou em momento algum. A achei extremamente desinteressante, enfadonha e todos os sinônimos de superficial que você conseguir encontrar no dicionário.

Estive por diversas vezes a ponto de abandonar a leitura, mas devido ao pouco número de páginas resolvi concluir a história e ver o que iria acontecer, e infelizmente li tudo com tamanha monotonia. Um livro em que eu normalmente leria em uma única tarde, se arrastou por dois dias e acredito fielmente que os principais motivos que me fizeram desgostar da obra foram a protagonista, a falta de fluidez em uma história tão curta e a escrita, que achei extremamente confusa.

Rayssa 26/01/2023

Ágil e ácido
Me encantei com a prosa afiadíssima da autora. Ela sabe manter o ritmo lá em cima.
É uma narrativa direta, seca, por vezes bastante venenosa.

Porém, acho que o livro deixa uma impressão muito ruim sobre o parto humanizado, sobretudo para as leitoras que podem não ter tanta informação sobre o assunto. É uma questão que deveria ter sido tratada com mais cuidado.

Além disso, a obsessão que surge com a fatídica criança não me convenceu.
Rodrigo 26/01/2023minha estante
Gostei da definição: ágil e ácido... e gostei da resenha como um todo, mas eu me convenci com os argumentos dela sobre o parto humanizado, e tbm gostei da obsessão pela criança... em tempo de deliveries, foi a forma mais prática de atender ao chamado materno. Isso na cabeça doente dela, claro...

Rayssa 27/01/2023minha estante
Acho que ela destacou um tipo de parto irresponsável, que não se confuse com o verdadeiro parto humanizado. Não acho que todas as mulheres têm um chamado materno e ela deixou muito claro que não tinha. Não faz sentido ela mudar tudo por uma criança específica.

Clara 18/02/2023

Percepções
É interessante mergulharmos nos pensamentos de alguém.

Somos isso mesmo... Imperfeitos. Pensamos absurdos às vezes.

Agora, para agir, precisamos de certa coragem.

Para a maioria de nós, sempre vem a temperança e nos deixa pensar e agir de forma mais comedida.

Cecília, sob minha visão, retrata o psicológico de alguém que não teve relações de carinho familiar muito significativas na infância.

Seu vínculo de valores se retém ao poder aquisitivo ou titularidade acadêmica/profissional.

Mesmo valorizando estes aspectos e se sentindo superior, faz parte do que ela define como sendo a maioria em seu rol profissional: medíocre.

Atrelada a pensamentos preconceituosos, ela estabelece suas interações de uma forma fria, sem laços.

Até o surgimento de Bruninho...

Que doideira. Ela realmente não consegue analisar as consequências de suas ações. Seus pensamentos voam de um modo alucinógeno.

O final aberto.... Surpreendente.

Gustavo 01/02/2022

A história não apresentou um caso bombástico, ápice narrativo que a gente fica chocado ou impressionado, mas eu gostei muito!

Já estava na minha lista e antecipei.
Soube me prender, capítulos bem desenvolvidos, me apeguei a personagem Cecília logo do início. Como é fácil ter problemas dos mais variados quando se tem uma vida com dinheiro, né?
Cecília tem alguns dilemas adultos, mas é médica, tem dinheiro então tudo fica mais tranquilo. hahah

Os livros da literatura contemporânea brasileira estão socialmente engajados. Eu gosto, mas às vezes você quer um livro para ler sem ter tanto teor social. Este é um.
Levantou para mim alguns conceitos polêmicos: parto, papel da doula, tratamento de crianças em creches.

Gostei.