O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O jardim secreto

let (: 18/06/2023

"É claro que deve haver muita magia no mundo."
Essa livro é quase que uma cura mental de todos os teus problemas. Eu lia e me via sorrindo em meio a leitura. É lindo e cheio de lições pra levar pra vida toda.

A autora explora temas profundos, como a importância da natureza, da imaginação, da curiosidade, da amizade, e da redescoberta do poder da vida. O livro nos lembra que todos nós temos um jardim secreto dentro de nós, um espaço onde podemos nos curar e crescer.

Além da presença de Dickon, uma criança encantadora e com um amor surreal pelos animais e pelas plantas, que traz uma sensibilidade única e mostra a importância de cuidar da natureza e de encontrar alegria em todos os pequenos detalhes da vida.

Obrigada dickon, amei muito te conhecer ?

?Ele está sempre falando sobre coisas vivas. Nunca fala sobre coisas que estão mortas ou doentes. Está sempre olhando para o céu para ver os pássaros voando, ou para a terra para ver algo crescendo.?

luanssantos 17/03/2022

The Garden?s Magic Key! ??
Título: O Jardim Secreto ??????
Autora: Frances Hodgson Burnett

ATENÇÃO, CONTÉM SPOILERS! ?? ?? ??

Birrenta, mandona, ousada e mimada. Essas são as primeiras impressões que Mary Lenox ou simplesmente D. Mary nos mostra no começo desse livro. Repleto de momentos inesquecíveis, ?O Jardim Secreto? contará a história dessa garotinha, que com menos de 8 anos perdeu seus pais para a cólera.

Ambientada inicialmente na Índia colonial, repleta de britânicos, a família Lenox vivia feliz em uma casa repleta de criados e com tudo na mão até o dia que tudo mudou com a chegada da cólera no país. Nesse contexto, a pequena Mary, salva por sua rebeldia e malcriação, é polpuda desse mal. No entanto, se vê órfã e sozinha no mundo. Até sua Aia se foi para a doença.

Sendo assim, a pequena Mary é enviada para casa do seu tio, o Sr. Craven, e lá descobre que sua vida será completamente diferente do que ela esperava. Sem crianças com quem brincar e em uma mansão enorme como Measelphwhite, a garota curiosa descobre a existência de um jardim proibido dentro da propriedade. Lá ela encontra um ambiente feio e sem vida, mas também encontra um garoto, seu primeiro amigo de verdade, Dickon.

Dickon a conta como o jardim era no passado e porque ele está assim agora. A curiosa e antipatica D. Mary se fascina com a habilidade de seu amigo de falar com animais e decide restaurar, secretamente, o jardim secreto. Ao longo dessa aventura, uma misteriosa voz, repleta de gritos e gemidos, chama a atenção dela e ela encontra o enfermo e ?inválido? Colin, que mais tarde ela descobrirá ser seu primo.

Após a morte da esposa, o Sr. Craven se decepcionou ao ver que seu filho havia uma particularidade motora e por isso o considerava ?inválido?. No entanto, ao encontrar Colin, D. Mary encontra uma versão pior de si mesma, pois o garoto também é mandão, ranzinza e frio e logo a menina enxerga o quão errado ela agia com os amigos, Martha a empregada, e com os próprios pais.

Juntos, as três crianças, aos poucos, se aproximam e constroem uma forte amizade, juntamente com Ben Waltersteff, o zelador da mansão. Eles restauram o jardim secreto e encontram a verdadeira magia dele dentro deles mesmos.

Na verdade, tal magia está na bondade, serenidade e sinceridade dentro de nós é claro na humildade de reconhecer nossos erros e nos melhorar como pessoas. Isso que mais me fascinou nessa estória que já tem 1 século de existência. Vale salientar o aparecimento de certos termos, atualmente repudiáveis, que transmitam o pensamento da época (1907-1911) em que ser gordofobico e racista era considerado ?normal?.

Mesmo assim caro leitor, não olhe com maus olhos para essa obra. Ela tem muito a agregar e tem forte poder de reflexão! Espero que tenha gostado da resenha!

Elisa 11/02/2022

Bonitinho
O livro é fofo, mas chega no final ele da enrolada de uma forma que fica cansativo de ler.
Ensina que devemos superar as ?dificuldades? e que muitas vezes somos responsáveis por nossos problemas por assim dizer. Basta força de vontade e um pouco de fé em si.

Evy 19/09/2021

Mágico e encantador!
Impossível não favoritar essa obra maravilhosa que me fez recordar minha infância. Eu era muito pequena quando assisti a adaptação com a minha mãe, e apesar de não lembrar da história, eu ainda tenho clara a sensação de encantamento que o filme tinha me trouxe. E como sempre, o livro é ainda melhor!

Somos apresentados já nas primeiras páginas a Mary Lennox, uma garotinha super antipática que nasceu e viveu seus primeiros anos de vida na Índia. Era servida por muitos criados locais como uma princesa, mas apesar de ter tudo que queria, era totalmente ignorada pelos próprios pais o que moldou seu comportamento mimado e amargo. Tudo muda quando seus pais falecem com um surto de cólera e os criados que sobrevivem abondam a casa, deixando a garota indesejada sozinha e a mercê de sua própria sorte.

Quando descoberta, Mary é enviada para viver com um tio distante na mansão Nisselthwaite, em Yorkshire na Inglaterra. Esse tio, que sequer sabia de sua existência, é também extremamente distante e uma alma atormentada por uma perda terrível. Mary se vê mais uma vez sozinha, em um casarão sombrio e cheio de mistérios e com empregados que mal entende o sotaque. A solidão e o sentimento de ser mais uma vez indesejada toma conta da garotinha que sente-se cada dia mais amarga.

Mal sabe ela que tem muito a aprender nesse casarão e que sua vida está prestes a lhe mostrar horizontes totalmente diferentes. Aos poucos vai criando um relacionamento com Martha, a criada que cuida de seu quarto todas as manhãs, e que apesar de ser muito gentil, se recusa a vestir e pentear Mary como os criados da Índia, já que a menina tem braços e pernas saudáveis, ensinando lições preciosas e fazendo a garotinha refletir muito sobre seus conceitos e a forma como foi criada.

"Ele não gostaria de mim", Mary falou com seu tom duro e frio. "Ninguém gosta".
Martha a encarou novamente com aquele ar pensativo.
"E você? Gosta de si mesma?", perguntou, como se realmente estivesse curiosa para saber.
Mary hesitou por um momento e pensou na pergunta.
"Nem um pouco, na verdade", respondeu. "Mas nunca tinha pensado nisso antes".

Esses momentos são os meus favoritos dessa leitura, e Martha é uma das personagens com as quais mais me liguei na leitura. Mary também faz uma certa amizade com o jardineiro, com quem se identifica muito, pois é também um pouco amargo e solitário. Mas é quando Mary ouve um choro terrível na Mansão e descobre um primo adoentado na cama que consegue ser ainda mais rabugento e do contra que ela mesma, é que as coisas começam a tomar novos rumos e a relação dos dois acaba ensinando a ambos caminhos para uma forma diferente de viver.

Isso e o fato da menina também ter descoberto um jardim que foi trancado pelo tio e a chave enterrada para que ninguém nunca mais pudesse pisar nele, transforma tudo de uma forma até mesmo mágica. Impelida pela curiosidade e com a ajuda de um sabiá, Mary acaba encontrando a chave e adentra o jardim secreto e misterioso que irá propor mudanças extraordinárias em si e em todos os seres que de alguma forma tem ligação com ele.

Conforme Mary vai cuidando do jardim e fazendo-o renascer, os sentimentos mais bonitos também vão desabrochando e tocando a todos ao redor, curando feridas e fazendo renascer a vida. O Jardim Secreto, é uma história linda que trata de auto conhecimento, amizade, medos, mudança de comportamento e nos faz rever conceitos e refletir sobre muitas coisas importantes.

Vale ressaltar que Marry e Martha trazem uma visão bastante estreita e limitada do mundo no início do livro, quando falam sobre os nativos da Índia e dos negros na Inglaterra e tecem alguns comentários bastante racistas e que incomodam muito, mas também é importante lembrar o período em que o livro foi escrito e publicado, em 1911, numa Inglaterra fortemente colonial cujos princípios eram totalmente excludentes. Infelizmente ainda hoje, tais princípios continuam a dizimar vidas e cabe a nós leitores nos atentarmos a essas situações para aprendizado, crescimento e reflexão.

Para finalizar, a edição da Darkside Books é uma obra prima que vem complementar essa experiência literária de forma espetacular, com ilustrações de Maria Sibylla Merian que nos fazem mergulhar na magia e encantamento dessa obra e nos sentir como se estivéssemos nós mesmos dentro de O Jardim Secreto.

"Estava dentro do maravilhoso jardim e podia passar pela porta escondida por baixo da hera a qualquer momento, e era como se tivesse encontrado um mundo todinho dela"

Super recomendo a leitura!

a.mandis 06/07/2023

O jardim secretos
Resumindo: Não entendi o Hype.

Tanto Mary, quanto Colin são crianças com tanto dinheiro e tão pouco afeto. Acho que o livro é sobre isso: o que colhemos quando temos paciência, dedicamos tempo e afeto a tudo que fazemos no dia a dia.
Durante minha leitura, desejava que a autora trouxesse um pouco mais sobre Dickon, mas não ocorreu. Fiquei intrigada pelo personagem que não tem tanto destaque.
Achei o final bem blé, e só conseguia pensar em como pais são perdoados facilmente e como eles podem abrir mão da criação de seus filhos. Além que, caso essa pessoa tenha dinheiro, não será enquadrada como um péssimo pai, o dinheiro substitui a presença.

Scalcon777 07/04/2023

Nem um pouco infantil, vale a pena
No começo achei que seria um livro numa pegada infantil, com animais fantásticos e crianças que voam, mas a partir da sinopse inicial, a editora deixa claro o contexto do livro e como em parte a história vai ocorrer, são 287 páginas de muita emoção e aprendizado. Você aprende de onde vem o medo, de onde vem a alegria, aprende que sentimentos tristes vão existir, mas eles não podem te dominar, porque em muitos momentos você terá que ter a magia do bem. E é isso que eu vejo da história, sem spoilers.

Blancksms 03/10/2022

Encantador
Um clássico, sem duvidas é um livro que merece ter muito mais notoriedade, ele não foge muito do que se espera dele, não vou dizer que se trata de um livro previsível, mas ele é bem padrãozinho, merece a fama (que talvez ganhou pelos filmes), mas recomendo muito a leitura por um crescimento pessoal.

Manu 16/10/2022

É sempre bom testar leituras novas, o livro é interessante, mas para mim o livro é um pouco entediante, não achei a leitura muito prazerosa, mas não me arrependo de ter lido?

Sandra.Pogalski 13/07/2022

Uma criança negligenciada pelos pais, mimada, sai obrigatoriamente da sua pequena bolha. Em sua nova realidade desvenda um novo mundo, cores e aromas? mas vê em seu primo um reflexo, infeliz, de si mesma. Juntos melhoram a si mesmos e ao concluir a leitura desse livro apenas nos reforça que o simples, o básico é tudo que uma pessoa precisa: independência, natureza, coragem, amigos e amor! Não deixem que pensamentos negativos enraizem-se em você e lembrem-se que um bom pensamento é magia ?
Bah 13/07/2022minha estante
eu aaaamo ?

Nickss 13/07/2022minha estante
Amo esse livro ??

Sandra.Pogalski 13/07/2022minha estante
????????

Ceci 06/02/2024

Que livro confortavel!! Eu amei a sensibilidade e o jeito puro e inocente desse livro, que faz você voltar a pensar nas coisas de um jeito mais leve e não levar a vida de um jeito tão sério. Tem uma reflexão mt linda e é mt bom de ler se você tiver em um momento meio difícil da vida. Simplismente adorei ??
skuser02844 06/02/2024minha estante
Esse livro é delicioso!

aelenzi@ 03/11/2022

AAAAA AMO ESSE LIVRO ????
Me lembro de assistir o filme bem pequena SIMPLESMENTE AMAVA !!! Amei esse livro. A imaginação deles me surpreendeu! O desenvolvimento da pequena Mary foi fantástico AMO DE CORAÇÃO ESSE LIVRO??
?Isso é magia. Estar vivo é magia? Ser forte é magia. A magia está em mim??????

Djenifer14 26/02/2023

Adorei esse livro super bom, mostra a importância que tem a natureza, brincar com a terra, aproveitar quando samos criança que é importante para nossa saúde ter contato com a natureza.

Gustavo 12/01/2023

Um livro bom para ser lido após outro mais traumático.

A história é leve, bonita, lembra nossos contos infantis e tem um final e ensinamentos bem pontuais.
Logo de início fiquei muito incomodado com apostura da autora em procurar passagens para ser racista, isso era descarado a todo momento (a edição da Darkside fez uma nota pedindo para considerar o contexto histórico e tudo mais, porém há outros livros da mesma época que não são tão apelativos nesse sentido).

A ficção existe justamente para a idealização dos acontecimentos reais. É bom quando a gente se depara com uma história que nos tira de um mundo realista e pesado e nos transporta para uma realidade mais leve e sonhadora. Senti isso com o livro.

O enredo não vai ser aquele impecável e cheio de reviravoltas e acontecimentos que te deixa sem fôlego. Não mesmo, não é a proposta. É aquela leitura suave que te envolve por outras situações.

leiturasdaursula 06/12/2021

Um clássico fofo
Esse é um clássico amado por muitos e não me decepcionou! Gostei da evolução dos personagens, principalmente da Maria. A ambientação e a forma como a história é narrada me cativou bastante. Tem algumas falas um tanto problemáticas, mas deve-se levar em conta a época em que foi lançado. O final é muito corrido e aberto, por isso eu dei 4 estrelas, mas recomendo bastante!

Duda Vi 10/03/2023

Um dos melhores livros de romance que eu li na minha vida!!! Super leve além de ser um clássico da literatura inglesa por ser o primeiro romance com um garoto e uma garota como personagens principais.