O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O jardim secreto

Nathan.Bessa 27/02/2023

O nosso jardim interior
Esse livro é uma viagem de autoconhecimento e desconstrução não só da Mary e do Collin, mas de todos nós. Espero que eu sempre tenha sementes novas para plantar no meu jardim secreto.

Duda Vi 10/03/2023

Um dos melhores livros de romance que eu li na minha vida!!! Super leve além de ser um clássico da literatura inglesa por ser o primeiro romance com um garoto e uma garota como personagens principais.

Eliza.Beth 05/03/2023

Estar vivo é magia. Ser forte é magia.
A magia está em mim.
Ahhh, eu gostei demais da mensagem que esse livro quer passar.
Uma criança emburrada que aprendeu a internalizar as opiniões de terceiros, que ouviu durante sua vida toda; Uma criança triste, que nunca foi amada e por isso nunca amou; E uma criança solar, hipnotizador de animais e pessoas.
Esses 3 juntos formou a coisa mais fofa do mundo.
As descrições sobre a natureza, a sensação de ver um jardim reviver e florescer diante de nossos olhos.... achei muito bonito.
Os personagens secundários (empregados da mansão e o pai), extremamente cativantes, não precisou de muito para gostar deles.
O livro passa um mensagem de esperança, autoconhecimento, a importância de rever nossos conceitos (se é que são nossos mesmo), saber olhar para trás e reconhecer erros; estar abertos à transformações.
Alan kleber 07/03/2023minha estante
tem um filme baseado nesse livro.

Alan kleber 07/03/2023minha estante
não conhecia o livro, mas o filme achei legal.

Eliza.Beth 19/03/2023minha estante
Ahhhh quero ver esse filme. Já vou procurar
Valeuuuu Alan

dcarolis 27/02/2022

"Ela estava dentro do jardim secreto"
gente, que livro lindo!!
antes de ler, eu estava com expectativas muito altas, aí comecei a ler e percebi umas frases racistas da protagonista, e com isso fui desanimando... mas entendo que é um livro de 1911, e a autora reflete o pensamento limitado de muitas pessoas da época. e o Dickon foi a salvação em meio a personagens destruídos, e a "magia dele", como disse Colin, transbordou tanto que encheu todos a sua volta.

mas o desenvolvimento e a evolução dos personagens foi tanta, que eu me apeguei demais a história e aos personagens: dickon (maior e melhor), Mary, Colin, Martha, Ben...

a magia do jardim pode transformar pessoas!

"Onde se planta uma rosa, meu menino, um espinheiro não pode crescer." - (pag. 260)

@thaisfotografiaa 16/04/2023

Eu amei tanto ?
O Jardim Secreto fala de uma mágica que paira no ar. Uma mágica transformadora que cada um de nós leva consigo e é capaz reproduzir. Essa magia, que anda perdida no mundo de hoje, pode ser percebida de várias formas? No sorriso, no cumprimento, na empatia, na solidariedade, na simplicidade, no amor, em ser, de fato, humano.

Isaag 26/12/2023

Que livro mágico
Eu amei esse livro,e amei ainda mais a relação da Mary e do Colin, GENTE que primos perfeitos,a Mary tava ali sempre ajudando o primo pra ele não ficar pensando na morte,e o Colin também sempre querendo ela por perto.Sem comentários pra esses dois?
E o Dickon, então?Ainda tenho inveja dele porque ele conseguiu realizar o meu sonho, conseguir fazer todo animal amar ele?(quem nunca)
Mas oque realmente valoriza o livro são as crianças e a magia que elas trazem para a leitura.Pq que bando de adulto chato, assim a grande maioria,tem alguns que são uns amores (indireta pra mãe da Martha e pra mesma também,carregaram o livro nas costas mostrando a realidade do brasileiro com baixa renda,amo vcs??)
É um livro incrível na minha opinião,se você for parar pra pensar 3 crianças conseguiram transformar um jardim secreto morto,algo que poderia passar despercebido,em algo mágico e fastástico.
Um dos maiores prazeres que esse livro traz é a sensação de ver o Colin descobrindo a vida e oque é ser criança.Se eu fosse resumir esse livro em uma palavra seria infância.Quando terminei o livro fiquei sem reação, não sei explicar o sentimento, mas só quem já terminou um livro que gostou muito vai saber.

Olivier 09/01/2024

A narrativa do livro é incrível e extremamente detalhada, dá para se imaginar todo o cenário e os personagens detalhadamente.
Os personagens tem uma evolução incrível e um progresso enorme em si o livro mostra exatamente como eles passam de crianças insensíveis e frias pra crianças fortes e cheias de magia. Eu particularmente gostei muito do livro só não o avaliei com 5 estrelas por achar que faltou um desfecho, a autora poderia ter esclarecido o futuro das crianças, se o Colin conseguiu realizar seu sonho, se a Mary consegui viajar e ver as belezas do mundo. Mas mesmo assim o livro continua sendo esplêndido e cheio de magia.

Nicolly392 15/11/2022

Magia
A magia é tudo que nós não sabemos nomear. Esse livro foi uma experiência incrível de leitura, me fez voltar a infância diversas vezes. Estou encantada.

desses... 06/06/2022

??
Eu já ouvi muita menção a esse livro. Sabia que as pessoas amavam e que era um clássico, mas não conhecia a história.
Sempre fico curiosa pra conhecer livros, filmes ou músicas, que são citados nas histórias que leio, e esse livro já foi mencionado em pelo menos uns 3 que li. Até que finalmente, eu decidi lê-lo.
Agora, depois de terminar a leitura, só consigo pensar: ?POR QUÊ EU NÃO LI ISSO ANTES??
É uma história linda, fascinante, doce, e apesar de ter sido escrito direcionado ao público infantil, é uma história que ultrapassa as barreiras de idade, é uma obra atemporal... com certeza é um livro que vou querer reler futuramente!! ??
Luhh 06/06/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso!

Rosana Miyata 24/10/2021

Esta edição da Darkside está lindíssima, tem umas ilustrações belíssimas.

Eu já tinha visto o filme quando criança, mas o livro é ainda mais encantador.

Acompanhar o amadurecimento da Mary e do Colin e "ver" o jardim ganhando vida dá um quentinho no coração. O Dickon é um personagem tão fofo e tão mágico que a magia dele ultrapassou as páginas do livro e chegou até mim.

É um livro muito gostoso de ler e cheio de aprendizados!

sweetasnectar 28/01/2023

"vou viver para sempre, e sempre, e sempre!"
eu AMEI esse livro. Infelizmente demorei meses pra terminar mas foi culpa minha mesmo e não do livro. Ele é muito fofo, fala de amizade e sobre como encarar as coisas de um outro ponto de vista faz toda a diferença. Me indentifiquei com vários trechos e com a essência dele no geral... combina muito com coisas que eu acredito. É incrível ter o sentimento de identificação na literatura. ?

A escrita dele é bem levinha e as descrições de cenário me transportavam pra dentro do jardim e eu adorei essa sensação. Me lembrou o estilo de Anne de Green Gables.

Eu recomendaria muito se você for uma pessoa sensível, que gosta de plantas, de fantasia, detalhes e coisas bonitas.

O final dele é a coisa mais fofa do planeta e aqueceu muito meu coração ?
Bellu Baxtur 28/01/2023minha estante
Amo esse livro mds

sweetasnectar 28/01/2023minha estante
ele é incrível! ?

Marco.Antônio 03/10/2021

O Jardim Secreto é um daqueles livros que nos traz boas reflexões. A leitura é fluída, mas esse livro não me cativou muito. O início foi bem interessante, mas ao longo do caminho eu quis que acabasse logo. Eu particularmente não gostei da narrativa, achei parada e sem graça poderia ser mais curto já que tem muitas partes que a história fica arrastado, mas acredito que o problema também seja que não é meu estilo literário favorito, sem contar que achei os personagens chatos e irritantes na maior parte. Acho que a única coisa que não me deixou abandonar o livro foi as ilustrações da edição da darkside que estavam perfeitas.

argni 24/01/2023

Maravilhoso
Não tenho nem palavras para expressar como é linda a mensagem desse livro.
Nossos pensamentos são ditadores da nossa existência, e permitir que eles sejam negativos e nos coloquem em um lugar ruim é muito mais fácil do que buscar os pensamentos bons e as ideias alegres.
Recentemente passamos por um evento global avassalador e que com certeza nos impactou como nenhuma outra coisa já havia feito antes, nos cercando todos os dias de notícias ruins, medo e pouca esperança para nosso futuro.
Pensando nisso, esse livro deveria ser uma leitura obrigatória para aqueles que insistem em se prender aos fatos negativos e fecham os olhos para o que os faz feliz.
Cheio de magia, fé, esperança ou seja lá como quiserem chamar, o Jardim Secreto é um lugar para plantar só as melhores coisas e colher outras ainda mais fantásticas.
Vou fazer de tudo para ficar lá.

Recomendo muito!!

Brena.Renata 11/02/2022

Quero meu jardim
É tão encantador que da até vontade de ter um jardim. O detalhamento dos elementos contribuem para a imersão na história sem deixar a narrativa monótona.