A filha de Auschwitz

Resenhas - A filha de Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabi 16/05/2021

Poderia ter sido melhor
Para inicio de conversa eu não entendi o título desse livro. A filha de Auschwitz mal aparece...

É um livro que conta mais a história e amizade de Eva e Sopie. Ambas prisioneiras do campo de concentração Terezin que decidem ir juntas à Auschwitz atrás de seus amores. Eva do marido e Sopie da prima, que é a única quem sabe a localização de seu filho.

Poderia ter sido maravilhoso, mas achei tudo muito "jogado". Capítulos que iniciam depois de um passar de tempo, com várias situações tendo acontecido... Eu não gostei.

É um exemplo de livro curto, com temática que adoro, que levei dias para ler...

Com tantos livros com esse tema, esse é um que não recomendaria.

Claudinha 20/04/2021

Resiliência
Para quem gosta de romances da II guerra mundial, não pode perder esse. Baseado na vontade de viver e reencontrar seu grande amor, a presença de uma nova vida se desenvolvendo no interior da protagonista faz a vontade de viver ainda maior. Uma história de muito amor em meio a uma das maiores desgraças da humanidade.
Marcia 04/05/2021minha estante
N consigo cmç a ler onde que vai

Marcia 04/05/2021minha estante
????

Cris 05/05/2021minha estante
qual a classificação indicativa?

Michela Wakami 08/05/2021minha estante
Márcia, aqui é só para publicar sobre a suas leituras.( Organiza-las )

Vanessa 03/04/2022

As mulheres de Auschwitz.
A Filha de Auschwitz conta histórias cruzadas de mulheres judias que foram separadas de suas famílias e levadas para campos de trabalhos forçados durante a 2° guerra mundial.

Durante toda a narrativa, nos deparamos com a força e a esperança dessas mulheres em reencontrar seus parentes e um dia retomar suas antigas vidas longe de todo aquele horror trazido pelo exército nazista.

Dentre tantas mulheres, duas ganham maior destaque: Eva e Sophie. Uma procura incansavelmente informações sobre seu marido, também levado pelos nazistas, a outra procura sua prima traidora que entregou-a aos policiais em troca de liberdade e ainda sumiu com seu filho. Juntas, Eva e Sophie, constroem uma amizade sólida capaz de mantê-las forte na busca por sobrevivência.

Essa obra tem mais a ver com a coragem e perseverança dessas mulheres do que com a história dos bebês nascidos em campos de concentração. Embora os bebês sejam citados, isso ocorre somente do meio para o fim. Portanto, o título não corresponde bem a história narrada, com exceção disso, o livro é emocionante e inspirado em histórias reais, merece ser lido com calma. Super recomendo.

Heloisa.Opalinski 15/12/2021

Em choque
Essa história é incrível! Uma história belíssima que mostra a garra e a determinação das mulheres dos campos de concentração!
Eu indico muito esse livro, tenho que dizer que chorei bastante com a história. O livro tem uma realidade forte!
Não dei 5? pelo simples motivo de a história "demorar" para se desenvolver! Até chegar a parte que é o "contexto" da historia demora um pouco. Mas enfim, dei 4,5?

Ana Claudia 29/09/2021

A história se passa em 1942, quando Eva embarca em uma trem a procura de seu marido Michal, capturado pelos nazistas. Na tentativa de sobreviver e encontrar o seu amor, ela se une a outras mulheres no bloco em que mora no campo de concentração. Lá ela conhece Sofie, por quem tem uma amizade muito forte e especial. Sofie está no campo em busca de sua prima, Lottie, a quem confiou seu filho Tomaz para cuidar enquanto estivesse capturada pelos nazistas. Ela promete voltar para o filho.

Quando Eva descobre que está grávida, ela descobre que está ainda mais em perigo e as mulheres de seu bloco, juntas, se unirão para garantir que seus filhos sobrevivam.

A história é muito gostosa de ler, mesmo sendo triste, é muito fluida e envolvente. O leitor não vê as páginas passando. Retrata a importância da amizade em tempos difíceis e da necessidade em manter as esperanças por tempos melhores. Uma história sobre amor, amizade, força, coragem, fé e esperança.

iamdudis 09/09/2021

Livro sobre amizade e esperança!
Seguindo minha booklist de livros para serem lidos em 2021. A Filha de Auschwitz era um deles. Foi uma leitura fluída e sem muitos problemas.

A história em si é sobre duas amigas que antes de se conhecerem foram para o campo de concentração em busca de seus familiares. E o objetivo delas acabou as unindo.

Eva Adami como muitas mulheres foram para os campos atrás de sua família ou maridos, a lealdade delas é algo muito tocante. Eva buscava por Michal, seu marido.
Sofie Weis buscava em Auschwitz sua prima para localizar seu filho, Tomás.

O livro é muito sensível e mostra um pouco dos horrores que acontecia com as pessoas no campo de concentração. A dinâmica do livro não gostei, pois achei que ficou um tanto perdida a narrativa.

Marcianeysa 08/03/2022

Triste
O livro trata de um dos mais tristes momentos da história. Fiquei arrasada em diversos momentos, por perceber que é baseado em histórias reais.

bibi 16/10/2021

Interessante mas? faltou?
O livro é interessante e tem sim lições valiosas, mas senti falta de um propósito de verdade e um enredo pra história.
Achei muito legal o fato de a autora ter se baseado em histórias reais de mulheres que foram submetidas as opressões de Auschwitz.
Porém eu acabei me sentindo meio perdida na história, não entendi o objetivo e o centro da narrativa.
Gostei dos flashbacks e as histórias das personagens são muito emocionantes.
Achei meio cansativo e algumas partes meio repetitivas, no geral, o tema é bem interessante mas deveria ter sido construído melhor

annaaraujotriz 09/07/2021

Uma história confusamente emocionante
De fato, há momentos que nos deparamos com histórias reais e difíceis e não levamos a sério tal brutalidade, pois não acreditamos que o ser humano é capaz de tanto. Acredito que a segunda guerra serviu para demonstrar a maldade, o poder, a ganância e principalmente o que um homem pode causar.
Nesta história, você se encontra muito envolvida com Sofie, pois ela realmente é uma personagem muito cativante, mas sinto que foi perdida no meio pro fim. Já Eva, é desgastante às vezes ter algo revelado em um capítulo e no outro ser um flashback, tirando isso, o paralelo de usar Eva e Otto como uma homenagem a sobrevivente meia irmã de Anne, para mim, foi um argumento fraco. Alguns momentos eu só consegui ligar ela a Eva da história pois o nome de seu pai era citado, gostaria que alguns personagens tivessem sido mais desenvolvidos.

Chacon 30/08/2021

Por maior que seja o mal, o amor/amizade hão de vencer
Um romance de um compilado de histórias reais.
Eva Adami, a protagonista, é por vezes "ofuscada" pela história de Sofie. Ambas vieram a se tornar grandes amigas já desde os tempos de suas estadias em Terezín, gueto judeu. Foram ambas por conta própria a Auschwitz, se voluntariando a embarcar nos vagões que se destinavam aos campos de concentração, em busca de poderem encontrar notícias sobre seus marido/filho.
No inferno de Birkenau, elas estreitam cada vez mais seus vínculos de amizade passando por situações terríveis.
No meio de todo o caos, de todas as dificuldades para sobreviver por sí só, Eva ainda consegue gerar uma criança que vem ao mundo com a ajuda da Blockalteste, Geneva.
Não é porque os personagens do romance são baseados em várias histórias de personagens reais compilados em uma mesma pessoa que a história deixa a desejar.
Revoltante, emocionante e uma lição de vida.

Rê Silva 18/05/2021

Extremamente emocionante ?
Mais de 700 bebês nasceram em Auschwitz, mas poucos sobreviveram,este livro é inspirado na história de um deles.

"Nasci em um mundo que proibiu minha existência.
Caso alguma das autoridades tivesse tido conhecimento de que eu existia, esse simples fato teria sido o suficiente para acabar com minha vida antes mesmo de ela ter começado.
Ainda assim , cheguei aqui.
Pequena ,quase à míngua, mas determinada a ficar viva, em uma das noites mais frias em um dos lugares mais tenebrosos da história da humanidade. Sem saber, nem entender, que minha luta estava apenas começando.
As mulheres que me ajudaram inclinaram suas cabeças raspadas e choraram as lágrimas que eu não consegui, amontoadas com seus corpos fracos para me oferecer proteção.
Mal soltei um som, meus pulmões pouco desenvolvidos não permitiram chorar. Isso dificultou minha vida , foi um preço que paguei ao longo dos anos ,mas foi o motivo de eu ter sobrevivido."
O livro nos relata todos os sofrimentos no Campo de Concentração de Auschwitz II - Birkenau a luta para vencer a fome , frio , medo ,o sofrimento e as doenças e ainda gerar e proteger uma nova vida e sobre a amizade e companheirismo que foram uma luz em meio a toda essa escuridão .
A sobrevivência em meio ao inferno !
Sobre resiliência das mulheres diante da crueldade dos campos de concentração.
A esperança ,a luta por dias melhores ,a LUTA PELA VIDA ???
É extremamente emocionante ?

Jóice D. 13/10/2022

Livro maravilhoso, digno sim de ter uma resenha!
"Não era para eu ter sobrevivido, mas sobrevivi graças a ela. Por causa deles, e apesar de todo horror deste mundo, de toda a escuridão que tentou tão desesperadamente nos destruir, minha vida foi cheia de alegria, luz e amor porque, por mais que alguém tente acabar com o dia, o que aprendi em todos esses meus anos de vida é que o amanhecer irrompe até na mais longa das noites."

Livro maravilhoso, infelizmente baseado em fatos reais. Sobre luta, dor, mas também, sobre amizade sincera, e o amor maior de todos que há nesse mundo...

O amor de uma mãe!

Tecio Ricardo 20/06/2021

Minha opinião
Livros baseados no Holocausto Nazista são sempre leituras fortes que mexem com nosso emocional.

A Filha de Auschwitz apesar de terminar com um final feliz para a protagonista, mostra pra todos nós que essa terrível experiência precisa ficar sempre em evidência, para que a maldade e a loucura não voltem mais a acontecer com a humanidade.

Diana68 10/05/2023

Emocionante
A princípio imaginei ser mais um livro com relatos da vida nos campos de concentração. Mas, do meio para o fim, uma reviravolta de emoções e me vi inteiramente ligada as emoções da personagem e ao enredo que parecia premeditado porém inesperado em sua narrativa.

Aline @contandoleituras 25/05/2021

Que história forte!
Só de pensar que tiveram histórias verdadeiras parecidas com essa, já nos faz repensar nossas motivações de vida.
Mais que um romance, uma lição de resistência e resiliência!

1 | 2 | 3 | 4 | 5