Guerra Civil

Guerra Civil Mark Millar




Resenhas - Guerra Civil


87 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vinny Britto 01/05/2017

Até que enfim li a HQ
A cada versão que vejo ( filme, romance/livro, HQ ), acabo sempre gostando ainda mais.

Meu primeiro contato com GUERRA CIVIL foi no filme do CAPITÃO AMÉRICA, mas após ler algumas críticas, vi que a adaptação foi muito modificada, então acabei lendo o livro lançado pela Novo Século e que recomendo demais. Fiquei com muita vontade de ver aquilo que li, em imagens,logo comprei esse encadernado.

Os desenhos do McNiven são fodas e realmente dão um Up na história, e no final do livro, tem as capas da primeira publicação e capas variantes também.

Sem dúvidas, vale a aquisição tanto para primeira leitura, como para colecionadores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Milla Cinemaniac 16/09/2023

Guerra Civil é muito interessante e nos faz pensar no lado de quais super-herois queremos ficar.

Ambos os lados tem suas justificativas, acertos e erros.
comentários(0)comente



Luciano Luíz 03/05/2016

Os Estados Unidos tem heróis em tudo quanto é canto. Alguns deles são veteranos, como Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Mulher-Hulk e outros mais. Também há aqueles novatos que mal podem esperar pra sair por aí combatendo o crime e de que quebra encontrar também super-vilões. Só que o governo não aceita mais isso. Geralmente quando existem embates entre os mocinhos e bandidos, morrem pessoas inocentes. Crianças na rua ou em escolas, velhotes em praças, mulheres indo ao mercado, homens atravessando o bairro. Não importa o que a população esteja fazendo, é comum sobrar algumas explosões e os levarem ao túmulo...
Sendo assim, o governo decide registrar os heróis, pagar salário, torná-los controláveis, ou seja, virarem funcionários públicos. Obviamente não é todo herói que vai aceitar se sujeitar a um bando de políticos, ainda que aos olhos do povo essa seja a escolha certa. Então o Homem de Ferro lidera um montante de personagens que vão caçar os demais que veem o Capitão América como o líder revolucionário. O Capitão não aceita essa imposição e prefere lutar para ver seus amigos em liberdade. Mas, aí a guerra estoura, há mortes, alguns mudam de lado, outros simplesmente preferem ficar neutros.
Guerra Civil é uma daquelas (poucas) boas estórias da Marvel na primeira década do ano 2 mil. A saga ocupou dezenas de revistas, mas o foco principal, são apenas 7 capítulos. O desenho é bonito, as cores vibrantes e com grandes diálogos. Acho que foi a última grande saga da editora que realmente mexeu com os alicerces de um de seus universos.
Aí fica a dúvida pra os leitores e leitoras: ficar ao lado do Capitão, querendo proteger a identidade dos heróis?! Ou se aliar ao Homem de Ferro e todo o planeta saber quem é você por detrás de uma máscara?! Além dos heróis lutarem entre si, muitos vilões são convocados para dar apoio de forma forçada pelo lado do governo. No entanto, também têm aqueles que se revelam como aliados do time do Capitão.
Só é uma pena que os sete capítulos principais sejam curtos. Já o final te faz querer saber o que ocorre depois...

Nota: 10

PS - eu fiquei ao lado do Capitão. :v

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/L-L-Santos-254579094626804/?fref=ts
Alanna. 03/05/2016minha estante
Não sei se você já leu, mas depois pesquisa a versão em livro. Está na minha meta de leitura, e eu ainda não li, mas meus amigos que leram disseram que é uma versão muito boa.


Luciano Luíz 03/05/2016minha estante
A versão do livro em prosa vou deixar passar. Sabe, to numa situação econômica meio complicada. :D Mas, quem sabe um dia. :v


Alanna. 04/05/2016minha estante
Tô pra te falar que não é muito caro não.... tem desse livro em banca de jornal, custando 9,90. Mas eu te entendo, eu também to sem comprar livro a um tempão... enfim, foi só uma sugestão.


Luciano Luíz 04/05/2016minha estante
^_^




Fabio 02/05/2016

Guerra de ideias
Uma das sagas de maior sucesso do Universo Marvel, lançada em 2006 / 2007 o evento vem repercutindo 10 anos depois, agora com o lançamento do filme do Capitão America 3. Acompanhei HQs até a época que a Abril parou de publicar, daí em diante, me afastei comprando esporadicamente. A ultima saga que me lembro de ter lido, foi a Saga do Clone, do Homem Aranha. Quando saiu Civil War, fiquei na expectativa de um dia ler, e esperei até a oportunidade para ver o filme.

Cai meio de paraquedas, sendo reapresentado a uma miríade de super herói, a começar pelo grupo dos Novos Guerreiros. Grupo formado por jovens com super poderes, que tem representado no integrante Speedball a marca da adolescência. Mas essa turma já era assim em 1997, quando lia as historias do esqueitista Radical, a jovem prima do príncipe da Atlântida Namorita, e o já citado Speedball. E ler sobre eles quase 20 anos depois na mesma pegada, deu aquele primeiro baque: Essa turma não envelhece não? Não! Nos quadrinhos ninguém envelhece. Provavelmente estou em um universo diferente daquele dos adolescentes super poderosos de 1997. O que mudou aqui foi a atualização para o nosso tempo, ou melhor, para o tempo de 2006. Os Reality Shows e a audiência.

Um assunto também abordado no atual Batman Vs Superman, as consequências dos super seres em meio a população. Diferente dos seriados japonês da década de 80, onde os combates aconteciam sempre numa mesma pedreira, ou dos quadrinhos da mesma época que uma cidade era destruída inúmeras vezes e continuava intacta na edição seguinte, agora a população começou a reclamar, e trouxe os heróis para mais próximo dos humanos. Sim, eles causam problemas nas cidades. Destoem prédios, causam engarrafamentos, matam pessoas e espalham doenças. Este é o estopim para a Guerra Civil. Em meio a inúmeros questionamentos que a HQ apresenta, um deles e talvez o principal é: De quem é o planeta, e quem deve se subjugar ao outro. Isso fica bem claro que a Terra é dos humanos, mas é porque os heróis querem, pois eles poderiam exterminar os humanos e viver em sociedade eles mesmos como uma nova raça, uma população bem menor, porem bem superior. Mas isso é enredo para outra historia. Voltando novamente para o titulo em questão, os heróis estão aqui para servir, e como bom servidor, devem se identificar e parar de causar tanto problema. Aí que começa a briga. A diferença de opiniões.

Um dos méritos desta revista é colocar em combate não os músculos e poderes dos heróis, mas seus ideais, suas opiniões e seus pensamentos. Levar o leitor médio de HQ a outro nível de leitura, não apenas observar belos desenhos e cenas épicas de batalha, mas refletir questões insolúveis, questões nas quais os dois lados estão certos, ou errados. Questões que extrapola a HQ e viram discussão. Talvez este tenha sido o grande sucesso de Guerra Civil.

Muito mais que o Grupo do Capitão America contra o grupo do Homem de Ferro, muito mais que o combate entre dois amigos, a revista propõe um combate de ideias, e essas ideias sim, pode interagir com o leitor, o fazendo tomar parte de um dos lados, sem deixar de refletir o outro. É uma HQ que trata de política.

Assim que a terminei, questionei o roteiro de acordo com que conhecia dos heróis, ( lembrando que meus conhecimentos vão até o ano de 2000) mas para mim, o Capitão sempre foi o Soldado, o Super Soldado. Ele representa a America ao vestir sua própria bandeira, enfim, ele é a personificação do Estado. Já o Homem de Ferro representa a iniciativa privada, o empresário bem sucedido, que tem sua grande corporação. Ele vende equipamentos para o Estado, e não se limita a vender apenas para os EUA. O mais lógico seria o Capitão recrutando os heróis, e o Homem de Ferro brigando pelo contrario. Mas é aí que entra a esperteza do roteirista Mark Millar. Ao colocar o Capitão America contra a ideia de alistamento ( coisa que ele já é) ele trás a disputa para o campo das ideias, pois o Capitão refuta não a favor de seu país, mas sim a favor de um ideal, o ideal de liberdade. Mesmo sendo um soldado, suas convicções vão alem da instituição que jurou defender, e acaba por amotinar contra o que jurou lutar.

Por outro lado, para levar o Homem de ferro para o ao lado contrario o roteirista utiliza da ferramenta do sofrimento civil, da perda, da morte de inocentes. Não foi tão genial como a justificativa do bandeiroso, mas é plausível, apesar de clichê, alem de ficar um pouco chato, meio que politicamente correto.

Aí a revista sobe mais um patamar. A liberdade VS o politicamente correto. Será que um garoto poderia vestir uma roupa verde e sair na rua dando porrada nos mau feitores? E se ele tivesse que se alistar, como justificar que seu poder é a indignação aliados a vontade de ajudar o outro? Mas isso não é politicamente correto, provavelmente seria preso. O que acredito que aconteça na nossa realidade.

Talvez por isso, Guerra Civil seja muito mais uma HQ do Capitão America, até porque, quem recruta super vilões é o Estado. Quem quer punir é o Estado. Já o Capitão é o que toma porrada, é o que esconde e é reprimido. Imaginava um embate mais justo, mas o roteirista escolheu seu lado, mas nem por isso a HQ deixou de ser ótima. Apesar de que, eu tinha mais expectativas, talvez por ler tudo de uma vez, não vivenciei os impactos de cada edição para quem leu em seu lançamento. Assim como não li nada de suas repercussões posteriores.

Quanto à arte, acho que as cores que trouxe o grande mérito neste quesito, conseguiu passar bem os climas de tensão. Já os desenhos, alguns enquadramentos são lindos, outros desenhos eu achei um pouco chapados, mas no geral acima da média.

Enfim, agora posso assistir ao filme já sabendo que pouca coisa vai ser aproveitada da HQ alem do nome e da disputa entre dois heróis. Acho difícil colocar toda essa discussão de ideias em pouco mais de duas horas de filme, ainda mais tendo que priorizar as cenas de ação, já que é o que todo mundo quer ver.
Maria 10/05/2016minha estante
SENSACIONAL sua resenha!
Você exprimiu em palavras o que estava em meu campo de pensamento após ler essa HQ!
Obrigada!


Fabio 07/04/2017minha estante
Obrigado Maria!




Starfire ð  13/12/2022

É uma leitura muito boa, ótima pra quem está começando no mundo das hqs. É um evento com uma carga emocional bastante grande, pois acaba que pessoas próximas e relacionamentos acabam sendo colocados à prova na hora que cada um tem que escolher o seu lado.
comentários(0)comente



cleb 03/02/2022

um clássico, e um dos melhores quadrinhos da Marvel.

acredito que a discussão entre o Capitão América e o Homem de Ferro seja melhor construída no filme (e até mesmo no livro) porém a discussão política derivada do embate de ambos heróis aqui ainda é muito pertinente e bem feita.

arte linda, também. não considero uma obra perfeita pois esse aqui é só a culminação de todo um arco dos quadrinhos, ainda assim, muito boa.
comentários(0)comente



Seiichi 23/01/2016

Guerra Civil no universo HQ e provavelmente no cinema
Neste belo encadernado com caprichosas páginas em papel de fotografia, a famosa história que envolve os dois principais personagens da equipe original dos Vingadores, Capitão América e Homem de Ferro, se desenrola seguindo a trama que se desenvolveu nas HQs na década de 80.
A história conta como uma ação desastrosa de uma jovem equipe de heróis se torna o ponto de partida para um registro imposto pelo governo e apoiado pela SHIELD, para que todos os super heróis sejam devidamente fichados e conhecidos, acabando assim com a identidade secreta.
De um lado está Tony Stark, atual dirigente da SHIELD e do lado do governo, e do lado rebelde e contra o registro está Steve Rogers e os heróis que se negam a revelar a sua identidade.
Com um tema político forte, o ponto alto da trama se dá quando o Homem Aranha vêm a público e retira a sua máscara, em apoio ao Homem de Ferro.
Nos cinemas, o filme sobre esta história será lançado em 2016, mas muito será modificado. O filme marca a aparição do novo Homem Aranha do universo Marvel, assim como a estréia de novos personagens na franquia e solo.
comentários(0)comente



William.Ramos 17/05/2021

A saga da Marvel mais importante nos últimos anos.
As tão frequentes grandes sagas, tem como objetivo aumentar vendas, zerar cronologias e cativar os leitores, no entanto, muitas vezes, vemos poucas mudanças nos heróis, tudo já acaba esquecido no próximo volume e o peso é diminuído em Guerra Civil, felizmente vemos a Marvel fugir a regra.
Com impactos até a reformulação do Universo, vemos que a Guerra Civil continuou ecoando no Universo Marvel por anos, nessa edição vemos somente o run principal da saga, que se estendeu em diversas outras edições (algumas altamente recomendável), no entanto, o "filé" está nesse encadernado.
A dupla Miller/McNiven é muito feliz em criar momentos marcantes na historia da editora e conseguir de forma tão simples chocar dois grupos de Vingadores, sem nada muito intricado e cheio de voltas.
Guerra Civil é um clássico da Marvel e um exemplo de como deveriam ser as "Mega Sagas"!
comentários(0)comente



VandrA.Raia 25/11/2015

Overrated
História meia boca, parece heróis debiloides se degladiando
comentários(0)comente



Lolo.Barci 30/12/2022

Muito bom! Ótima história! Bem diferente das telas, mas sempre incrível. HQ não decepciona nunca. Queria que alguns personagens também fossem para os filmes.
comentários(0)comente



DiegoShadow 15/02/2015

Uma dos melhores arcos da MARVEL
A história é envolvente e ao mesmo tempo dramática , pois o conflito de ideais dos heróis muitas vezes conflitam com os nossos !
Meus heróis preferidos ficaram em lados contrários dos que achei que eles estariam .

Indico para todos !
comentários(0)comente



HARRY BOSCH 12/10/2014

Guerra Civil
É uma das melhores sagas da Marvel,principalmente por levantar questões ideologicas e filosoficas,como a liberdade e até que ponto o Estado pode intervir na vida das pessoa.ótimo roteiro,digno de uma adaptação para o cinema.
comentários(0)comente



maria 12/06/2023

Gostei? gostei. mas esperava mais
Dei uma nota 3 pq não achei que é aquela coisa tão empolgante como nos filmes

nunca fui fã do homem de ferro e esse livro me fez odiar mais ainda, confesso que é diferente do filme porém a proposta é a mesma.
é uma hq tranquila de ler e é ótima pra quem tá começando a ler hqs

não costumo ler hq mas como era da marvel me interessei hahahahah

outra coisa é que tem uns personagens diferentes dos que aparecem no filme mas que não atrapalham diretamente no desenrolar das coisas...
comentários(0)comente



87 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR