Guerra Civil

Guerra Civil Mark Millar

Resenhas - Guerra Civil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Starfire ð  13/12/2022

É uma leitura muito boa, ótima pra quem está começando no mundo das hqs. É um evento com uma carga emocional bastante grande, pois acaba que pessoas próximas e relacionamentos acabam sendo colocados à prova na hora que cada um tem que escolher o seu lado.

Aidan.Paim 28/11/2022

A quem interessa as máscaras?
Um dos quadrinhos mais influentes da Marvel, ao ponto de ser usado como base para o MCU, guerra civil traz uma discussão mais adulta para o universo de heróis. Talvez um outro trabalho que se assemelhe e valha a pena ler em conjunto seria Marvels já que os dois falam sobre a consequência de ter heróis no dia a dia. Embora costumeiramente fiquemos do lado dos heróis e entendemos a necessidade de identidade secreta, é muito bom a discussão feita nesse trabalho e talvez coloque em cheque toda essa situação, afinal de contas se este fosse o nosso universo, será que não nos sentiríamos mais seguros se fossem registrados? Conseguimos fazer inclusive relação com discussões políticas atuais sobre até onde pode se estender a liberdade e qual o resultado disso. Temos heróis dos mais diversos com experiências de vida diferente e isso marca o contraste de opinião, trazendo forte relação com o mundo real. Até porque, olhando para o nosso próprio mundo, será que a justiça alcança a todos da mesma forma?

filipe 01/10/2022

A clássica farofada
Marvel como sempre esmurrando tudo e todos obrigada mamãe das hqs por todos os bang e pows pows!!!!!

Vertinho0 27/05/2022

Saga incrível!
Mais um encadernado dessa belíssima saga! Sem palavras para essa história e versão publicada, só elogios! Irei ler os acontecimentos durante a trégua entre ambos! O casamento do Pantera Negra e a Tempestade!

Vertinho0 27/05/2022

2 lados da moeda!
Quando algo terrível acontece, o governo tenta impor uma lei em que TODOS os heróis TEM que revelar a sua identidade secreta. Isso não agrada nem um pouco o Capitão América, mas o Tony Stark apoia o governo. Esse é a pequena ponta do início da Guerra Civil!

Naiana 19/04/2022

Registro de heróis ou projeto de autoritarismo?
Em um mundo repleto de heróis e novos emergentes, onde a população em geral não vê com bons olhos os mutantes e após certos eventos que afastaram e extinguiram novos mutantes, um grupo de adolescentes com superpoderes faz parte de um reality show que mostra novos heróis em potencial combatendo o crime, em geral pequenos bandidos, até que encontram grandes vilões que fugiram da prisão e tentando mostrar que são capazes de fazer o serviço, e quem sabe galgar o status de verdadeiros heróis, tudo dá errado e uma grande explosão acaba matando-os e todo um quarteirão, onde ficava uma escola. Este é o cenário que abre a saga Guerra Civil, onde a população exige que os heróis sejam registrados e passem a trabalhar para o governo e não mais autônomos e com identidades secretas.

Sinceramente, a adaptação para o cinema não capturou metade da profundidade e complexidade dessa HQ, que divide todo o universo Marvel. O Capitão defende que os heróis protejam suas identidades e consequentemente seus entes queridos, enquanto o Homem de Ferro, Hank Pyn e Reed Richards defendem o registro dos heróis e subordinação ao governo e a S.H.I.E.L.D.

Não concordo com a posição do Homem de Ferro e sua trupe, e sinceramente, os cabeças me pareceram terem sérios problemas, que o cinema não mostra, tornando-os muito mais carismáticos e boa praça do que de fato são, mas voltando a trama, um registro forçado não leva em conta o risco que os familiares e entes queridos dos heróis tendem a sofrer, além de ignorar que o problema maior que levou ao desastre que explodiu a escola foi a exploração midiática do ser herói, tornar isso legal, divertido, na moda, questão de status explorando crianças que ainda não sabem controlar e a extensão de seus poderes, nem mesmo avaliar as consequências de seus atos. O trio terror (vou chamar assim o Homem de Ferro, Hank Pynn e Reed Richards) não tem limites de até onde devem ir para forçar todos os heróis a se registrarem, induzindo a criação de novos heróis para substituir os renegados que passam a agir na clandestinidade, androides e até mesmo "contratam" grupos de vilões para caçarem os heróis renegados. Àqueles que recusam o registro só resta duas opções, deixar de ser "heróis" ou serem presos.

O Capitão no desenvolvimento da narrativa acaba por perder sua razão em alguns momentos também, e em uma briga titânica, não é de admirar que a população acabe pagando o pato de alguma forma.

Esse foi meu primeiro contato com os quadrinhos da Marvel, creio que para quem acompanha a mais tempo as HQ's pode falar mais e/ou melhor sobre a trama, essa foi apenas a opinião e impressão que tive ao ler esta saga. Enfim, o final me deixou com medo do que se pode esperar desse registro e de termos Stark liderando a S.H.I.E.L.D. e os heróis registrados....

Gabriela3702 13/02/2022

Guerra Civil
Notei um tom mais sério na história, mas não senti que o filme fugiu muito disso.
A Hq expora o ponto de vista dos dois e suas equipes, e o filme mostra mais a discussão entre o Tony e o Steve. Cada um tem um ponto de foco.

Marcola_0023 04/02/2022

Hq muito empolgante, onde cada lado tem seu ponto de vista e não existe lado certo ou errado, que trará grandes consequências para o futuro.

cleb 03/02/2022

um clássico, e um dos melhores quadrinhos da Marvel.

acredito que a discussão entre o Capitão América e o Homem de Ferro seja melhor construída no filme (e até mesmo no livro) porém a discussão política derivada do embate de ambos heróis aqui ainda é muito pertinente e bem feita.

arte linda, também. não considero uma obra perfeita pois esse aqui é só a culminação de todo um arco dos quadrinhos, ainda assim, muito boa.

Thzoom 01/02/2022

Simples porém perfeito
Uma história muito bem descrita, que apesar de sua simplicidade acerta muito bem em não se aprofundar tanto no universo marvel, mesmo com tantos personagens cada um tem sua história e sentimentos passados, ideal pra quem está entrando agora no mundo nerd ?.

Lala 21/01/2022

Finalmente li uma HQ que eu dei mais de 4 ??! Senti aquele gosto de euforia que sinto quando assisto um filme da marvel. Amei o tom mais sério da história envolvendo questões políticas. Muito ansiosa pra ver o desenrolar da guerra civil nas próximas histórias

Rafa101 11/01/2022

Guerra civil
Gostei bastante do livro. Mais confesso que pela primeira vez o filme é muito melhor que o livro. ..

yvnvitx 26/12/2021

Guerra Civil, de Mark Millar e Steve McNiven
Guerra Civil é um dos eventos mais importantes da Marvel Comics, de todos os tempos, além de ter dado novo fôlego e inspirado muitas outras  histórias quadrinhos, trazendo um tom politico e mais sério às HQ's, a história foi inspiração para o filme de 2016, Capitão América: Guerra Civil.

A trama tem início quando um acidente envolvendo um grupo de Super-Heróis adolescentes e alguns vilões deixa centena de mortos, incluindo crianças, o que motiva o governo, aliado à Shield, a criar uma lei que obriga todos os super-humanos a revelarem suas identidades e atuarem sobre a jurisprudência do governo dos EUA. A medida é tida por alguns superseres com bons olhos e recebe o apoio de Tony Stark, o Capitão América, por sua vez, se rebela contra as medidas por achar que heróis não podem responder a governo ou político nenhum.

Confesso que apesar de ter achado a premissa da história incrível, as cenas de ação ótimas e o enredo muito bem articulado, achei a história meio apressada, o que é compreensível, já que os editores tiveram a difícil tarefa de comprimir uma das sagas que mais mexeu com o universo Marvel em pouco mais de 200 páginas, essa questão da pressa também acontece no romance de mesmo nome, baseado nos quadrinhos.

Apesar dessa questão, é uma obra espetacular, muito bem desenhada e com as doses certas de violência e política ilustrada através de super-heróis fantasiados, uma ótima leitura tanto pra quem deseja se inserir na nona arte ou pra quem já tem uma certa intimidade com a coisa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6