Amigo imaginário

Amigo imaginário Stephen Chbosky

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

king9 09/01/2024

Esse livro é meio difícil de resumir, primeiro achei meio desnecessário tantas páginas. os primeiros 30% fluíram perfeitamente bem, os personagens bem escritos a cenas descritas através dos olhos de uma criança costumam ser meio chatinhas mas foi se desenrolando muito bem depois de 70% simplesmente não foi pra frente, a necessidade de dar muita ênfase em certos detalhes tornou a leitura fatigante. entendi a ideia do autor de querer fazer tudo cair como um dominó, de colocar cada personagem no lugar certo de mostrar como eles se encaminhavam pra um cenário apocalíptico mas tudo só ficou repetitivo e faltou certo traquejo nessa parte talvez se não tivesse tanta tapeação certas coisas ficariam mais claras (as referências bíblicas por exemplo). a história no geral faz alusão a tantas coisas, trata de muitos assuntos delicados envolvendo questões familiares e achei muito interessante. no final algumas pontinhas ainda ficaram soltas mas acredito que é um daqueles livros em que nem tudo tem explicação e simplesmente fica por isso mesmo devido a natureza sobrenatural de alguns acontecimentos.

Micaelly.Santos 07/02/2024

QUE SURTO!!!!!
essa história tem muitas camadas, muita loucura, mas me emocionou bastante. gostei de como o autor explica tudo e do final. se a história tem algum furo eu não percebi pq fiquei completamente imersa nesse universo. só me incomodou uma coisa: a quantidade de cervo. kkkkkk não é possível ter tanto cervo

Isadora 29/12/2023

É o que?
As primeiras 600 páginas foram mt legais, estava com medo até da sombra, me sentindo doente junto com os personagens, mas o resto? Precisava? Dava pra resumir 300 páginas em mais 3 capítulos. Numa linha eles encontram uma solução, na de baixo eles caem em uma noova armadilha, por dios fica maçante demais. O "plot" do final teve essa mesma vibe pra mim, mais uma armadilha e tentativa de reviravolta pra chocar ???

Madu 24/11/2023

Não é um livro ruim, até a metade fui lendo e a história foi me cativando. Depois da metade não tive o mesmo ânimo, teve sim alguns pontos da história que me surpreenderam e envolve religião (algo que eu não esperava). O final é bem religioso. É uma leitura mediana eu diria

Carol.Rais 19/12/2023

Esse livro tinha TUDO pra ser meu favorito do ANO, mais o final acabou comigo :/

Eu tava tão entusiasmada, minha paixão tinha voltado eu tava nas nuvens, mais a queda foi feia demais ????

Anna226 03/12/2023

Mágico e real
?O poder de Deus não era a onisciência. O poder de Deus não era a onipotência. O poder de Deus era o amor.?

Arrisco dizer que tenha sido a melhor leitura do ano! Meu Deus que livro forte. É uma fantasia que aborda questões tão reais e humanas. O passado, os segredos, a inocência perdida, o sofrimento, identificação, decepção, raiva, confusão. A culpa, a perda.. e como tudo isso aprisiona, tortura, nos afasta de nós mesmos. Tudo isso abordado de uma forma mágica, muito envolvente!! Eu amei, recomendo pra todo mundo.

heloisa.nas 22/10/2023

O que foi que eu li???
O começo e até a metade do livro é fantástico. Eu amei a apresentação de personagens, e suas relações, estava amando o livro até então ao mesmo tempo sem entender o que estava acontecendo.

Acho que foi uma boa tentativa do autor de escrever suspense, a escrita dele permanece a mesma escrita cativante de ?as vantagens de ser invisível?, e a trama prende muito desde o início. Christopher e sua mãe são personagens muito queridos, e é lindo ver a relação de proteção entre ambos. Também gosto muito da relação do início do livro entre Christopher e a escola.

Acho que o livro começou com um potencial bem grande de suspense, mas até o final do livro isso se perdeu. O vilão não fez nem cócegas depois de um tempo. Era pra ele ser O VILÃO, mas acontece que Pennywise do King faz dele uma mosquinha.

Não gostei muito do final, os últimos 20% do livro foi extremamente confuso e corrido. Virou um Harlem Shake, mil coisas acontecendo ao mesmo tempo e nenhuma sem fazer o menor sentido. Não que o livro tenha que explicar tudo, pq assim tbm não ia ter graça nenhuma, mas tem muita coisa que acontece ignorando as que foram passadas no começo da história.

O final do livro é bem bíblico e isso foi DO NADA, acho que estragou um pouco a história pra mim. Foi totalmente inesperado. Acho que se o livro tivesse mais referências bíblicas ao longo da história seria mais interessante e a adaptaria melhor o leitor. Como apenas jogaram os maiores personagens da Bíblia do nada na história, o tabuleiro virou e a trama virou outra.

Enfim, é um livro bem interessante, gostei muito dos personagens, fiquei muito curiosa ao longo da história, mas o final foi louco demais pra mim. Teve coisas que eu lia e nem conseguia visualizar.

Obs: tem muito parágrafo que dava pra cortar, pq se repete. Muitas falas no livro se repetem. Eu não aguenta mais ler ?Christopher? umas 10 vezes por página.

Mjuu__ 28/09/2023

Acabou ?
O livro é bem cansativo de ler pq é muito enrolado. Ainda mais pelo kindle.
Mas a história é boa o suficiente pra fazer nao querer parar de ler.
Valeu a pena, mas se fosse cortado muitas partes nao mudaria nada e continuaria a mesma coisa.
Não me deu medo, achei que ia dar pelo que vi nas redes. Mas é bem intrigante. Tem horas que achei que tava todo mundo doido alí kk

Roberta 22/09/2023

Juro que até hoje não entendi como consegui terminar esse livro, afinal ele não é pequeno. Leitura bagunçada, o sobrenatural pra mim não fez nenhum sentido, era tudo confuso, depois começa toda uma questão religiosa. Definitivamente não é meu estilo literário.

ana júlia 18/09/2023

"Naquele momento, Christopher fechou os olhos e devolveu à
Mãe todo amor que ela já havia lhe dado na vida.?

Amo obras que me prendem e me deixam completamente imersa na leitura, porém infelizmente nem sempre é isso que acontece. Em muitos casos, eu apenas gosto do livro e só. É inegável que as primeira coisas que me chamou a atenção no livro foi o seu tamanho, o fato de ser do mesmo autor de ?As Vantagens de ser Invisível? e o seu gênero. É um baita de um calhamaço, no kindle passa de novecentas páginas e por isso logo pensei que a leitura iria se arrastar por séculos. Mas não! O livro passou muito rápido.

Não fazia ideia do que esperar dela além de que envolvia um garotinho desaparecido e um amigo imaginário (que provavelmente era dele), porém não procurei saber mais, foi um inicio de leitura bem às cegas mesmo. Mas tenho que dizer, que surpresa maravilhosa. Talvez se eu tivesse procurado saber mais sobre o enredo, não teria me surpreendido tanto.

Não, esse não é um livro leve. Várias situações grotescas acontecem com o protagonista, sem contar que ele passou por alguns momentos bem perturbadores mas tudo é narrado de uma forma delicada por ser visto através de seus olhos, apesar de ser um livro em terceira pessoa.

O relacionamento entre Christopher e sua mãe Kate (a maior personagem do mundo) é a coisa mais lindinha do mundo. Eles se amam incondicionalmente e é fácil ver ali que fariam qualquer coisa um pelo outro. O garoto apesar da idade, tem uma ideia das dificuldades que sua mãe passa e de como faz o melhor para poder lhe dar uma vida mais tranquila e por isso ele se esforça, o problema é que ele sente um certo receio ao entrar em uma nova escola já que nunca teve muitos amigos, apenas um, por conta de suas dificuldades de aprendizado. Fica implícito que ele é disléxico, já que ao tentar ler, tudo fica se embaralhando.

Apesar do bullying que começa a sofrer, Christopher faz boas amizades na escola e também uma de um tal amigo imaginário que ele conhece apenas como "moço bonzinho" que o salva após ficar seis dias perdido em um bosque da pequena cidade. Ninguém sabe quem é o homem e porque ele salvou Christopher, a única coisa que se sabe é que apenas o garoto é capaz de ver e se comunicar com ele (inclusive por esse motivo, começam a considerar a saúde mental do menino instável). Conforme essa estranha amizade entre a criança e esse "moço bonzinho" aumenta, tudo vai mudando. Ele precisa ajudar o homem a construir uma casa em uma árvore no meio do bosque onde estava desaparecido para assim salvar ele e todos os outros da "mulher sibilante", uma criatura terrível que mantém o moço preso no mundo imaginário que é uma versão assustadora do mundo real e que quer também dominar agora o lado de cá.

Outra criança com papel muito importante na obra também é um garotinho chamado David Olson que começou a apresentar o mesmo comportamento estranho que Christopher, antes de desaparecer cinquenta anos atrás naquele mesmo bosque.

Algumas das minhas citações favoritas, são:

?As pessoas acham que estão sozinhas, mas não estão. Pessoas imaginárias estão com elas o tempo todo. Algumas são muito boazinhas. Algumas são muito malvadas.?

?A lua cheia e reluzente e azul. O céu acima todo estrelado. O espaço se estendendo tão vasto e profundo quanto a infinitude do tempo. O espaço sideral era o oceano, e a terra, um bote salva-vidas. Nenhuma estrela cadente. Os astros imóveis. As estrelas morrendo.?

?Há um momento em que a infância acaba, pensou. E ela queria que o momento dele demorasse muito a acontecer. Queria que o filho fosse inteligente o bastante para sair daquele pesadelo mas não inteligente o bastante para saber que estava vivendo um.?

?Mas o delegado sabia, por experiência, que nem todas as feridas deixam marcas.?

?Os adultos têm dificuldade de se lembrar que podem ser poderosos, porque, em algum momento da vida, foram criticados por terem usado a imaginação?

?A gente pode engolir o medo ou deixar que o medo engula a gente?

?Um pesadelo não é nada além de um sonho doente.?

?Ela sentiu cada momento que tinha passado com o filho, tudo de novo.
Mas não do jeito como ela via.
Do jeito como ele via.
De início, ela não reconheceu o sentimento, mas, quando percebeu do que se tratava, seus olhos começaram a verter lágrimas. Ela sentiu o que era ser colocada em primeiro lugar. O que era ser amada incondicionalmente por alguém maior que pudesse protegê-la e fazer as coisas direito. Ela era sua própria mãe. Estava em segurança. Nunca havia se sentido tão feliz em toda sua vida. No entanto, era mais que felicidade. Era mais que segurança. Não era o que ela sentia. Era o que ela não sentia mais.
Já não havia mais dor.
A dor tinha ido embora. Toda a culpa. O medo. A forma como se culpava pela dislexia do filho. Pela pobreza dos dois. Pela situação dos dois. Tudo havia desaparecido. Nenhum fracasso havia acontecido. Ela se viu como ele a via. Uma heroína. Todo-poderosa. Onisciente. A pessoa mais incrível que já havia pisado na face da terra.?

elohafloria 23/06/2023

VICIANTE
O que dizer desse livro

Vou começar pelo óbvio. É um calhamaço. Mas não se deixe assustar por isso.

Foi o maior livro que já li, tem cerca de 900 páginas. Porém, passou voando.

Os capítulos são curtos e dinâmicos, a escrita é envolvente, a narrativa é instigante e você SIMPLESMENTE PRECISA SABER O QUE VAI ACONTECER.

A primeira metade do livro temos aquele climinha gostoso de VAI DAR MERDA. É de tirar o fôlego. E os plot twists ao longo da história, nossa senhora.

Agora, para você entender a vibe: bird box + tudo em todo lugar ao mesmo tempo + stranger things + stephen king + umas pitadas de religião/história cristã. É isso.

E os personagens? São maravilhosos. Amei todos, muito bem construídos. Meus preferidos foram a Kate e o Ambrose.

Só não dei 5 estrelas pelos seguintes motivos: até 50% o livro é alucinante. De 50 a 75, dá uma decaída, mas continua incrível. Mas, de 75% para frente, eu fui empurrando para saber o final logo. Outro problema foi o caminho percorrido no enredo. Tudo era resolvido de duas formas: ou era uma cilada que ia dar tudo errado ou então acontecia uma milagre que logo arruma algo que parecia impossível. Isso me incomodou um pouco, pois essa fórmula se repetiu bastante. Por fim, particularmente não me agradou muito a explicação geral e o desfecho final, não é o tipo de temática que me atrai.

Recomendo muito a leitura para quem gosta de suspense e thriller.
De quebra, você ainda pode se gabar para as pessoas que leu um livro com mais de 900 páginas kkkk

jojolvr 25/06/2023

Eu fiquei muito presa na leitura desde o começo. me apaguei aos personagens e só queria saber oq ia acontecer. depois de um pouco mais da metade começou a ficar lento e enrolou pra terminar, mas ainda foi uma boa leitura.

Fofinhams 26/06/2023

Nervoso
Um livro de suspense cheio de reviravoltas, um livro com uma analogia muito boa. Um livro que vai te deixar nervosa até o último fio de cabelo, sempre querendo mais. Estou triste que não tem uma continuação

pieguimaraes 09/07/2023

O terror nada infantil
Posso ousar dizer que é uma das obras do mundo de terror ?infantil? majs bem elaboradas que já li. Para leitores que amam Coraline, Os Portões e outros títulos semelhantes, é a carta na manga que faltava. Personagens bem desenvolvidos, história que te prende e faz sentir toda a angustia vivida.

1 | 2 | 3 | 4