O fim e o começo de todas as coisas

O fim e o começo de todas as coisas Karen Alvares

Resenhas - O fim e o começo de todas as coisas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ivan 29/11/2021

O fim e o começo de todas as coisas
Conto da escritora brasileira Karen Alvares, que toca em questões como família, afeto, memória e esquecimento. A história apresenta um drama familiar, em que há uma relação de amor e ódio entre os membros da família. A relação de Cecília com seu avô é muito bem apresentada em poucas páginas. São personagens que parecem muito reais, especialmente em virtude dos seus defeitos. O avô da Cecília é o tipo de pessoa capaz de ser amada e odiada na mesma medida, e é excelente a forma como a personalidade dele dialoga com a personalidade da protagonista.

A escrita da autora é muito boa e envolvente. Apesar de ser uma história curta, o leitor consegue ter uma visão muito clara de quem é a protagonista, além de poder acompanhar a evolução dela no desenrolar da narrativa.

Por outro lado, a história em si não me surpreendeu muito. Achei o final repentino e sem muito sentido, não me pareceu muito conectado com o drama da protagonista. Ou talvez eu não tenha entendido mesmo.

Marina Mendes 19/08/2021

A canção continuava soando na minha cabeça, a minha canção. Falava de destruição, de sangue, de sonhos, de espera e de horror."

Por anos, Cecília viveu em pé de guerra com o avô, um homem rude e desagradável, que sempre fez de tudo para alimentar a discórdia e humilhar os outros. Mas agora que ele está definhando, frágil e abandonado pela família, ela não consegue deixar de lembrar com nostalgia do homem inteligente que a ensinou a amar e temer o oceano e que trazia o melhor e o pior dela sempre que a desafiava para uma discussão. O que Cecília não sabia era que, por trás da fachada impenetrável, o avô escondia um segredo profundo como o mar, e que confiaria justo a ela a chave para desvendá-lo e confrontar um mal antigo e inimaginável.

Y a s 07/12/2020

O fim e o começo de todas as coisas
Já no começo do conto eu me peguei com o coração doendo/feliz/bobo porque eu me vi muito na Cecília. Meu avô é o típico chileno ( no conto espanhol kkkk ) mau humorado, mas pra mim ele é o mundo todo. Gostei da escrita fluida, gostei de como os elementos sobrenaturais foram implementados, nada foi forçado, não ficou avulso na história.
Quero ler mais coisas da autora!! E fiquei com muita dó do Vô Zeca, vou contar essa história pro meu Tata??

Gabriel.Oliveira 27/03/2021

E o fim ?
Eu acho que fui com muita expectativa pelos comentários de quem já leu. A história estava legal mas o final simplesmente tem um fim súbito, esperava mais do final. Ainda não sei se entendi bem.

Augusto 20/05/2021

Bem escrito, mas...
Em alguns momentos o conto consegue de fato produzir alguma tensão.
Impossível não fazer um paralelo com Lovecraft e a semelhança entre El Uno e Cthulhu é inegável. Se foi uma inspiração, uma homenagem ou outra coisa que o valha, eu não sei.
Mas... a protagonista literalmente abre o livro falando sobre como sempre se considerou acima da média, mais inteligente que as pessoas e como achava todos os outros "burros, idiotas e estúpidos". Fica ainda pior pelo fato de que, em nenhum momento da obra, essa inteligência prodigiosa dela se evidencia, o que a faz soar apenas arrogante, pretensiosa e problemática. Ótima combinação para despertar uma franca antipatia que só vai ser suavizada (um pouquinho) nas últimas páginas quando, obviamente, já era "tarde demais".
Apesar disso, há talento aqui. Gostaria de ler outras obras da autora.

Salemme 15/05/2021

Cativante e Delicioso
Talvez a palavra "cativante" para um conto de terror soe estranha, mas foi assim que me senti com a descrição da relação avô / neta relatada no livro.
A história prende a a leitura fluida faz com que a gente leia numa sentada só, pra saber o que vai acontecer.
As descrições de cena, o desenrolar, tudo deixou meu olho grudado na tela do Kindle o tempo todo!
Vale a leitura!

Jacqueline.Amadio 04/02/2024

Queria mais
Um conto muito interessante. Começa com relações familiares e termina com terror sobrenatural vibe Lovecraft. Eu gostei, mas fiquei com vontade de ler mais, poderia ser uma leitura maior, pra além de um conto. Acho que tem potencial pra um história mais aprofundada e desenvolvida.
Sua amiga 04/02/2024minha estante
Uau, é ótimo qnd só a capa e título já parecem lindo e vc sente a vibe?

Els 03/08/2022

Aliens do fundo do mar
Adorei demais, comecei e terminei dentro do ônibus e simplesmente extremamente bom!
Amei o vôzinho e juro que não esperava, estava indo num caminho que me pegou de surpresa depois de umas páginas.
Li sem ler a sinopse e aconselho muito!

Camila(Aetria) 04/12/2020

Terror. Espelhos. Tentáculos.
Um conto rapidinho que me deixou bem plena com aquela sensação de sinistro desconhecido.

malunapsico 15/01/2021

inesperado
o conto te prende e faz com que você fique curiosa em relação ao ?mistério?, mas muitas coisas ficam soltas e fiquei com um gostinho de quero mais

10/07/2021

Só mais 2 páginas
Achei o começo da leitura muito envolvente e a história toda muito misteriosa, acho que o intuito da autora era realmente deixar o final aberto para nossa imaginação, mas infelizmente acho que deixou aberto demais, faltou desenvolver um pouco mais.

Belleð 09/08/2021

Leitura rápida e reflexiva, mas um pouco sem sal
Um terror bem bobinho e até um pouco confuso. Não entendi muito bem qual era o propósito da autora e qual era o tal monstro o qual o avô de Cecília se referia.
Esse é um conto bem curtinho que traz algumas frases reflexivas as quais voltaram a minha cabeça quando fui deitar. Não achei nada demais no livro, mas também não achei ele horrível!
Leitura nacional e bem rápida!!!

Nota: ????
Gênero: Horror e fiação
Idade de leitura: 12+

Aline Araujo 20/09/2022

Se perdeu no final
Achei o começo e o desenvolvimento ótimos, a tensão sobre o avô e a neta, o mistério, o medo, mas o final foi rápido demais, numa mistura de final aberto com ?solução? do mistério.

julisianthus 21/01/2021

O final deixou a desejar :(
Eu gostei muito da construção da Cecilia e de seu avô, achei que os personagens foram muito bem descritos e que era bem nítida as semelhanças dos dois.

Eu adorei a maneira com que o suspense foi implementado juntamente com o terror que vai surgindo de maneira natural na história. Porém eu achei que o final não foi digno, eu realmente esperava mais.

Eu estava totalmente imersa na história e ai eu virei a página e simplesmente acabou, eu senti um grande buraco. Eu realmente não sei se a ideia era deixar com que o leitor imaginasse o seu final ou se eu que não entendi. Fiquei um pouco desapontada por conta disso, mas achei a construção da história muito boa!

Beatriz 08/11/2021

tentei entender e não rolou
não sei se tem um significado profundo, pensei muito sobre depois de ter lido, mas por não concluir nada, pra mim não foi grande coisa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6