A Segunda Vida de Missy

A Segunda Vida de Missy Beth Morrey

Resenhas - A Segunda Vida de Missy

Gilda 27/06/2023

Uma leitura quentinha
A vida de Missy Carmichael tornou-se pequena.
Sofrendo por uma família que perdeu ou com a qual perdeu contato, ela é assombrada pelos ecos de seus passos em sua casa vazia. Mas um encontro casual no parque com duas mulheres muito diferentes abre as portas para algo novo.
Outra vida acena para Missy, se ela for corajosa o suficiente para aproveitar a oportunidade. Mas setenta e nove é tarde demais para uma segunda chance. Não é?

Escrito em primeira pessoa conhecemos Missy, uma senhora de 79 anos que mora sozinha em um casarão e vive lendo obtuarios em meio a solidão das recordações de seus familiares distantes.
Alternando o presente e o passado em uma narrativa envolvente temos a oportunidade de ver como ela conheceu seu marido Leo, de quem ela sente muita falta e entender a complexidade e possível unilateralidade de seu relacionamento. Incluindo o fato de que Missy sacrificou muito não apenas para 'pegar' o homem dos seus sonhos, mas também para mantê-lo.
Um dia ela conhece Sylvie, Angela e seu filho Otis e a partir daí sua vida vira de cabeça para baixo.
Ah! E ainda tem a Bobby - uma cachorra que ela acolhe a contragosto e que acaba sendo uma das maiores responsáveis por Missy se aventurar em curtir a vida.
A medida que a história se desenvolve conhecemos outros personagens que farão parte da nova vida de Missy e que serão de importância crucial em um momento decisivo para ela.

Uma escrita envolvente e evocativa, permite que o leitor se envolva emocionalmente com sua jornada e assim desvende as camadas de complexidade a medida em que os eventos que moldaram sua vida se revelam gradualmente.
Uma história sobre a solidão, mas também sobre esperança, gentileza, generosidade e destino... pessoas chegando em nossas vidas quando mais precisamos de esperança e do que o mundo tem a oferecer, se formos corajosos o suficiente para abraçá-lo.

A autora aborda temas como envelhecimento, solidão, família e perdão de maneira sensível e genuína. Ela retrata os desafios enfrentados pelos idosos em uma sociedade cada vez mais acelerada e individualista, ao mesmo tempo em que ressalta a importância das relações interpessoais e do cuidado mútuo.

Apesar de ser um pouco arrastado em alguns momentos, é um livro encantador e comovente que mergulha nas profundezas da alma humana com uma narrativa habilidosa que nos leva a refletir sobre a importância do amor, da família e da conexão humana. É uma leitura que toca o coração e nos lembra que sempre há esperança, não importa a fase da vida em que estamos.

Uma leitura para aquecer o coração!

Luis Fernando 24/06/2023

Nunca é tarde para viver!
Uma leitura leve, como uma brisa ao amanhecer.
A delicadeza de Beth Morrey ao narrar este livro é fantástica!
Me trouxe vários pensamentos, mas o que se destaca é o seguinte: o somos? Isso é importante?
Espero respondê-las ao longo do vida!

Dri 18/06/2023

Uma leitura comovente e que me fez ver com outros olhos as pessoas idosas. Quantas vezes, quando jovens, temos a prepotência de achar que somos diferentes de quem viveu mais que a gente. Quanta ingenuidade. Nesse livro inesquecível, Missy, uma mulher de quase 80 anos, luta para sair da solidão, após a perda do marido e o afastamento dos dois filhos adultos. Sem poder exercer os papéis de esposa, mãe e avó, Missy precisará encontrar uma nova forma de viver. Entre flashbacks de sua infância e juventude, vamos aos poucos entendendo os arrependimentos, frustrações, tristezas e alegrias que fizeram parte da longa vida de Missy e que a trouxeram à sua vida atual. Lindo, aborda temas profundos mas com uma escrita leve. Qualquer pessoa irá se identificar, independentemente da idade.

Naiara146 13/06/2023

Uma singela leitura sobre o poder da amizade!
Me encantou toda a narrativa do livro sobre a história da protagonista, suas descostruções ao longo da vida e sua nova reconstrução de mundo. A transformação que a personagem pode viver através das suas relações de novos vínculos afetivos é linda

Gostei muito.

Natalia989 09/06/2023

A sombra passa, a luz permanece.
"[...] o amor era apenas amor, só isso.
Falho, desigual, complicado, desencontrado, mas ainda essencial."

muita sensibilidade e sutilezas em suas páginas, o meu estilo preferido de escrita. aqui estamos em frente ao espelho da vida, onde vemos refletido não a velhice, mas todas as nuances dos erros, acertos, escolhas e vivências da querida Missy. foi emocionante caminhar ao seu lado e contemplar sua mudança e libertação para enfim, vê-la se sentir amada como deveria ter sido desde o início. os personagens secundários (se é que podemos colocá-los nessa caixinha, tendo em vista o papel especial que fizeram na vida de Missy e em nós, leitores) foram um acerto e tanto da autora. os amei!

mas pra deixar registrado, quem roubou mesmo meu coração foi a bonitinha de quatro patas. bobby, volta pra gente.

Leti 06/06/2023

O livro é muito tocante, um pouco lento mas aborda assuntos muito interessantes. Com a leitura, conseguimos perceber a montanha russa que é a vida, sempre com altos e baixos mas tudo por um motivo maior.

Grazi 05/06/2023

Querida Missy!
Ah Missy! Quantas palavras não ditas que poderiam te-la livrado de um grande peso emocional. Quantas questões não resolvidas e quão bom ver o poder de verdadeiras amizades.
Me apaixonei pela história, por mais que as vezes tenha me dado certa raiva da Missy, ooo véinha teimosa, gente.
A história é comovente, fluída e muito boa. Recomendo muito a leitura. ??

Leia.o.livro! 05/06/2023

Emocionante
Hoje comentava sobre quão bem feito o livro é. Comparando com um bolo, bem acabado, cheio de detalhes, surpresas e delicioso. Não pude deixar de ter inveja da escritora pois esse é também meu sonho.
A estória de Missy pode ser a minha ou a sua, a de muitas pessoas: cheia de frustrações e coisas não resolvidas. Um marido muito elegante e famoso que não parecia enxerga-la, embora não a tratasse mal, filhos que aos poucos seguem suas vidas até deixá-la... Todos a deixaram. O marido e sua doença fatal, os filhos e suas opções... E Missy não conseguia seguir, afundando-se em tudo: nas dívidas, no álcool e na depressão. Ninguém poderia salva-la. Mas o destino a faz cuidar de um cachorro, ou melhor , uma cadela.
Aí você já viu: de alguém que não suportava cachorros, ela passa a ter obrigações com o animal e sendo retribuída com a atenção e afeição que somente eles sabem dar. Tornam-se inseparáveis, e a vida de Missy muda para muito melhor, até o dia da grande perda (que não vou contar de jeito nenhum).
Eu gostaria muito de ter a clareza da minha vida como a protagonista conseguiu, em todo o trajeto de suas agruras, reviver, resignificar meus dias.
O livro é emocionante porque ela sofreu tanto, tanto... Mas teve a oportunidade de se reconciliar com a história e ser finalmente feliz, ainda que aos 80 anos de idade.
Leia o livro! Vale muito a pena!

may.reader 31/05/2023

Gostei bastante, a história me prendeu, foi uma leitura fluida, os personagens me cativou, me emocionei e me surpreendi com o enredo.
Recomendo super!! Uma leitura fluida que me mostrou que nunca é tarde pra fazer novos amigos e dar mais sentido e significado às nossas vidas.

Beatriz 31/05/2023

A segunda vida de Missy
O começo do livro foi bem devagar pra desenrolar, mas do meio em diante me interessei mais. Interessante ver a construção da personagem.

Beatriz3364 31/05/2023

Fofo demais
?Homens e mulheres, mulheres e mulheres, mães e filhos, até idosas e cães: o amor era apenas amor, só isso. Falho, desigual, complicado, desencontrado, mas ainda essencial?.

? Esse é um livro diferente de tudo que já li. Como protagonista temos Missy, uma senhora de 79 anos, que perdeu o sentido da vida, então passa os dias solitária andando pela praça e tomando chá, até que um dia se encontra com Sylvie, Angela e seu filho Otis, duas mulheres que moram na região e sua vida começa a mudar.

? Missy passou por muita coisa durante a vida: teve que abandonar a carreira acadêmica para cuidar dos filhos e do marido escritor, teve que lidar e aceitar a sexualidade de sua filha Mel, viu seu filho Ali e seu neto Arthur irem para a Austrália, bem longe dela, e ainda lidar com a doença do marido.

? A narrativa é alternada entre passado e presente e de um modo bem costurado e autora conseguiu trazer um ar de mistério sobre a vida de Missy, nos fazendo imaginar o porquê de ela ser tão solitária e fechada.

? Minha personagem favorita foi a Bobby, a cachorrinha que Missy adota e que vai conquistando o coração dela a cada dia. 90% da recuperação da Missy é devido ao amor de Bobby por ela. Quem tem um animalzinho de estimação sabe como eles nos salvam e tornam nossos dias melhores, né?

? É uma história densa e real, sobre segundas chances e entender que nunca é tarde para sonhar e se apaixonar pela vida novamente. Afinal, nunca é tarde para amar.

? O livro me fez repensar muita coisa e me deu muito a sensação de coração quentinho.

? Tirei uma estrela porque não gostei de um fato do final, fiquei indignada, achei totalmente desnecessário para a transformação da Missy.