A cachorra

A cachorra Pilar Quintana

Resenhas - A Cachorra

Cecysb 23/04/2024

Interessante
Livro interessante, que demonstra como o amor pode se transformar em raiva quando expectativas são quebradas e existem traumas não tratados. Demonstra também a importância de não substituir um desejo por outro.

JAlia 21/04/2024

Não curti muito o livro pelo fato de me considerar uma pessoa muito sensível com livros que retratam abuso e agressão à animais, sendo difícil pra mim ler algumas cenas. Além disso, o final pra mim foi muito raso, acredito que a autora não aprofundou o suficiente e deixou algumas pontas soltas, como o paradeiro dos outros cachorros. O livro poderia ter mais páginas para dar um final adequado a história, que foi muito interessante na verdade, abordou temas sensíveis e trouxe uma personagem que nos faz ter uma ligação muito forte com a mesma. É um livro que eu indico, claro, para quem não tem sensibilidade com a temática, por ser curto, um livro que lemos em poucas horas e ajuda muito quem está de ressaca literária (como eu estava), mas eu acredito que o fato de não ter gostado foi devido a minha alta expectativa nesta leitura.
bubuletta 21/04/2024minha estante
Eu tava pensando em ler, quero mais não. Não aguento filme, vou aguentar livro com agressão à animais

JAlia 21/04/2024minha estante
Confesso que algumas partes dão um aperto ?. Já no início eu tava pensando em largar com uma das cenas ?, mas consegui chegar até o final

Alan.Felipe 18/04/2024

A Cachorra
É um livro curto, que consegui ler estando com ressaca literária e que é diferente do que achei que seria. Tive um misto de emoções e é até bem pesado quando se olha em um contexto geral (não só uma 'certa' cena específica). No final fiquei tipo "cadê o resto??", mas gostei do livro.

Sabrina - @linhaposlinha 18/04/2024

"Assustada, a cachorra deu um pulo e depois lançou a Damaris seu olhar de cachorro perdido, ou talvez horrorizada, e começou a se afastar dela, da que antes tinha sido sua aliada e agora cometia contra ela a maior das traições."
Foi uma leitura bem rápida e interessante, principalmente pela contextualização sociocultural da América Latina da época em que se passa a história.

Damaris é uma mulher de meia-idade que, além de se encontrar em um casamento infeliz, também sofre por sua não realização como mãe. A trama então se dá quando ela acaba adotando uma cachorrinha. E a partir desse momento, ela passa a viver a "maternidade" como nunca conseguiu. A princípio tudo é lindo e repleto de amor, até que um dia a cachorrinha foge e volta prenha, e aí, tudo começa a desandar.

Me emocionei em algumas partes e definitivamente não esperava o rumo que a história tomou lá para a metade do livro. Esperava um livro fofo com cachorro e não foi isso que recebi. De modo geral, é um livro que traz abordagens sobre maternidade, solidão, relacionamentos e expectativas frustradas de uma forma bem crua e com um viés cruel muitas das vezes. Apesar de não ter me contentado tanto com o final da trama, recomendo por ser uma leitura interessante.

site: https://instagram.com/linhaposlinha

Lucas Minto 15/04/2024

Interessante mas curto demais
Acredito que o números e páginas afetou diretamente no desenvolvimento dessa história. O final não em agradou em nada ??

stezinha04 14/04/2024

Tenso
Quando comprei, eu não sabia do que se tratava o livro (comprei pela capa kkkk) e confesso que me prendeu bastante, fiquei tensa durante o livro todo e senti muita raiva dos personagens!! parece mais um suspense do que um romance

Luana.Iannone 11/04/2024

Não comove em nada
Primeiro, esse livro podia muito bem ser um conto e não um romance de 160 páginas. de início, achei a premissa interessante e continuei lendo apesar de vários incômodos como: 1) a escolha do verbo ?emprenhar? ao invés de ?engravidar? pra falar da damaris (sim, entendo a tentativa de causar algum efeito de simbiose entre ela e a cachorra, mas achei muito bobo); 2) um excesso de explicações desnecessárias. eu, particularmente, gosto quando o autor não entrega os pontos de cara e deixa o leitor interpretar as coisas; 3) descrições excessivas de algumas coisas que não servem pra nada na história (tipo o short de lycra e a blusa de alcinha que a damaris usa no final do romance (?)). descrever bem as cenas e objetos pode trazer verossimilhança pra história, o que é incrível, mas quando você não sabe quais aspectos do enredo devem ser bem descritos, o resultado é esse aí. não me envolveu e achei muito mal escrito.

Nayara364 11/04/2024

Seus filhos são sua propriedade?
A história é em torno de uma mulher que perdeu mãe na adolescência e quando adulta não consegue realizar o sonho de se tornar mãe. Acompanhamos fatos da infância da personagem principal e de sua vida atual, o casamento, as relações familiares, o trabalho, o cotidiano e o desejo pela maternidade, que quando não suprido, foi transferido para uma cachorra que ela adotou. Vi algumas críticas ao livro devido a violência contra os animais em certas cenas, eu acredito que a maneira que foi escrito não era uma violência gratuita como algumas obras mostram. O que mais me encantou no livro foi: a narrativa que é extremamente fluida e rápida, sem deixar de ser envolvente; os temas apresentados e o contexto sociocultural da América Latina na época na qual a história se passa. E o que ficou para mim foi o questionamento, os filhos são propriedade dos pais? uma mãe pode controlar a vida do filho? egoísmo ou necessidade de controle?

Willy 11/04/2024

Que livro bom!! iniciei achando que seguiria um rumo e seguiu outro. Curto mas profundo. Me lembrou um pouco véspera da carla madeira

Laís 10/04/2024

O que haviam me passado sobre esse livro é totalmente o oposto do que encontrei. Fui com sede de ler e pensei em desistir em diversos momentos.
Adendo que, além de falas problemáticas, a história tem diversas cenas de maus-tratos aos animais, e isso me deixou extremamente incomodada.
Finalizei a história na esperança de encontrar um novo rumo nesse horror e infelizmente não achei. Uma pena.
Entendo a temática e entendo, inclusive, a proposta do livro, em trazer esse desconforto diante da situação principal, mas não tenho estômago para compactuar com a desumanidade com o ser mais puro que habita no universo.

Lilian 10/04/2024

Sobre sentimentos
A protagonista da história vai demonstrando os seus sentimentos na relação com a sua cachorra. Livro rápido de ler

Jhoni 09/04/2024

Nós animais latinos americanos
Que livro emocionante!
A autora nos coloca em um cenário super importante para a construção das ações e emoções da personagem, a vegetação de um povoado no litoral da Colômbia, a organização social desse espaço, as pessoas desse povoado, tudo isso afeta a personagem central desse livro e consequentemente são elementos importantes para a narrativa.
Dito isso, se a natureza faz parte da história é importante nós seres humanos também entendermos que somos parte desse todo, também somos animais nessa terra, e qual o nosso poder, a nossa projeção sobre o outro? Somos seres superiores? Somos de fato os que mandam e desmandam? Estamos no controle?
A personagem desse livro passa a história toda sendo marcada por fortes tragédias, situações que ela mesma não possui controle algum e que afetam as suas decisões, sua personalidade, sua forma de enxergar o mundo e quando ela possivelmente possui um pequeno poder sobre algo "inferior", o que ela faz com isso?
Acredito que esse livro fala sobre como o ser humano precisa entender que ele faz parte do todo, e como jogar suas expectativas em algo que ele pensa possuir poder, pode acabar sendo prejudicial.
É uma história com muitas camadas, você sai da leitura e fica refletindo e refletindo várias vezes sobre o que acabou de ler. Lido com um olhar mais apurado, é uma grande obra. Outros vão ler só a história e podem acabar achando o livro monótono. Mas é uma leitura curtinha, que exige reflexão da parte do leitor. Super válido.

Nathália 08/04/2024

Sem palavras
Não tenho nem o que dizer. De verdade. É uma história de sofrimento do início o fim. Incrível como a autora conseguiu trazer tanta humanidade em suas personagens.