A cachorra

A cachorra Pilar Quintana

Resenhas - A Cachorra

Tamires Durães 20/06/2022

Quantos traumas podem estar enraizados no ser humano?
Na tentativa de desviar a atenção dos seus traumas passados e do insucesso de engravidar, Damaris adota uma cachorra. Mesmo na companhia do marido, a protagonista se sente sozinha e inconsolável. O drama latino-americano se passa na costa da Colômbia e é construído de forma única, singela e ao mesmo tempo atroz.

A leitura é muito fluída e envolvente. Desde o lançamento o título estava na minha lista, não sei por que não o li antes. Esta é daquelas histórias que eu gostaria de esquecer só para ler tudo pela primeira vez novamente (sou leitora de desgraceira mesmo, risos). Não me lembro de ter lido nada semelhante quando se trata do terror psicológico exposto nessa narrativa. Muitas vezes julgamos os atos de terceiros, sem conhecer ao certo o que o levou a cometê-lo. Quantos traumas podem estar enraizados no ser humano? O que uma dor em seu âmago é capaz de causar?
São tantas camadas possíveis para serem depreendidas, dentre elas, a maternidade, casamento, criação dos filhos, expectativas dos pais, traumas de infância, etc.

Amei a escrita da autora, muitas vezes a leitura me provocou as sensações de umidade, frio/calor, mofo, bem condizentes com o cenário descrito, dificilmente uma obra me provoca tais percepções e me empolguei com a leitura do início ao fim.
Emerson Meira 20/06/2022minha estante
Adorei a resenha. Me instigou a ler! Obrigado :)

Joao 20/06/2022minha estante
Resenha maravilhosa, Tamires! Que bom que gostasse. Eu tive uma sensação parecida com a sua e realmente, tem horas que passa emoções semelhantes a do mais puro horror.

Tamires Durães 20/06/2022minha estante
Emerson, que bom que gostou! Leia pra gente trocar impressões hahaha

Tamires Durães 20/06/2022minha estante
João, sim! Quando você disse que eu fosse gostar, não tive dúvidas hahahaha agora estou doida pra ler Os Abismos.

Joao 20/06/2022minha estante
É outro livro da autora, Tamires?? Se for, já quero também kkkkk

Emerson Meira 20/06/2022minha estante
Vou ler sim Tamires! Já baixei aqui! Agradeço a dica. ?

Sim, João! Lançamento recente Hahahaha
Emerson, boa leitura! ?

Elaine - @narealidadedasletras 01/07/2022minha estante
Como sempre arrasou demais nas suas impressões. ??

Ana 15/02/2022

Não sei quem mais precisa de terapia depois desse livro, a personagem Damaris ou eu... A história, e principalmente o desfecho, não foram NADA do que eu esperava, o que é muito bom e péssimo ao mesmo tempo. A escrita é fluida, mas o entalo na garganta é constante. A forma como a narrativa me atingiu me fez lembrar quando assisto um filme de terror psicológico: fiquei o tempo todo apreensiva, angustiada e aterrorizada, mesmo sem ter nada sobrenatural, como se o horror fosse justamente pelos fatos serem tão humanamente possíveis.
Iva Ulisses 15/02/2022minha estante
Q livro! Do jeito que descreve.

Ana 16/02/2022minha estante
Como você disse, um soco mesmo. Vou até mudar minha rota de leitura esse mês, quem sabe um romance policial, algo mais tranquilo kkkkkk

Iva Ulisses 16/02/2022minha estante
Eu faço isso tb. Adoro os livros policiais mais crus. Depois sugiro os T"udo é rio" e "Maria Altamira", não juntos! kkkkkkkkkkkkkkk

Ana 17/02/2022minha estante
Kkkkkkkkk pois vou logo colocar o Maria Altamira na minha meta pra não esquecer

Rita Caroline 02/07/2021

A cachorra
Eu estou impactada com essa narrativa. É um livro curto, a escrita da autora te faz não querer largar o livro, mas confesso que deixei de lado algumas vezes por me gerar alguns incômodos. A história é triste, complexa e mexe com nossas emoções de uma forma intensa. A narrativa passa por vários traumas passados da personagem, Damaris, e também na questão dessa mulher de 40 anos não conseguir engravidar. Onde surge um outro ponto abordado, os traumas e desejos da personagem relacionados a maternidade. Gostei muito da escrita, vale a pena a leitura, e acho que vou ficar refletindo sobre tudo durante um bom tempo. Que final foi esse?!
Tami 04/07/2021minha estante
Como assim você já começou e já terminou?

Rita Caroline 05/07/2021minha estante
Amiga tenho até que mandar pra vocês lá no clube do livro hahah eu esqueci de comentar

fev 08/07/2021minha estante
A narrativa dela não me conquistou, amiga. Estava esperando até algo mais impactante. Não rolou.

Mari Pereira 25/04/2022

Um livro repleto de estranhezas.
O enredo parece simples e a prosa é descomplicada. Uma mulher comum, uma mulher como qualquer outra, uma mulher pobre latina. E uma cachorra.
E nessa relação de carinho e cuidado, também se equilibram dores, traumas e ressentimentos.
E o que era só uma história sobre uma mulher qualquer e uma cachorra, se torna outra coisa. Se torna um desconforto. Um incômodo. Fica pesado, denso, estranho.
Não é um livro fácil de gostar. Mas vale a pena a leitura.
Pri 25/04/2022minha estante
Eu li e chorei na parte mais pesada, achei umlivre triste, muita dor e ressentimento envolvidos.

Pri 25/04/2022minha estante

Mari Pereira 25/04/2022minha estante
Sim! Muita coisa guardada né, não dita, enterrada.

vicqs 10/02/2022

Sensível ao extremo
Essa leitura foi indicação de um colega aqui do Skoob, e não me arrependo de ter apostado minhas fixas aqui. Uma história triste sobre falta, sobre angústia e o quanto podemos nós fazer enganar pela nossa psique. Eu amei, e tenho um carinho especial por esse livro.
Beatriz 10/02/2022minha estante
Quero muito ler esse livro

vicqs 10/02/2022minha estante
Eu amei, tenho certeza que você também vai amar

Monroe 10/02/2022minha estante
Só de lembrar meu coração fica do pequeno ?

Leila de Carvalho e Gonçalves 08/12/2020

Shirli
A Cachorra é um romance de apenas 80 páginas que me fez companhia durante uma madrugada insone. Uma leitura que não consegui abandonar até o desfecho, fato que comprova o talento da autora, a colombiana Pilar Quintana, que em 2007, foi selecionada pelo Hay Festival, no País de Gales, como um dos 39 escritores com até 39 anos de maior relevância da América Latina.

Outra escritora selecionada no mesmo evento, a equatoriana Gabriela Alemán, define com precisão o livro: ?De verdadeira violência, A Cachorra encontra feridas que não sabíamos que tínhamos, mostra-nos sua beleza e depois joga nelas um punhado de sal."

A narrativa gira em torno de Damaris, uma mulher de meia-idade que carrega um trauma de infância e um casamento sensabor com Rogelio, marcado pela ausência de filhos. Entretanto, as benesses da maternidade chegam de forma inesperada, quando ela adota uma cachorrinha, de aproximadamente um mês, a quem dá o nome de Chirli, o mesmo nome que daria para a filha que nunca veio. Resumidamente, a protagonista é uma mulher tentando reconstruir de maneira torta aquilo que considera seu destino.

Tendo como cenário a inóspita região litorânea de Buenaventura, o romance debruça-se sobre a maternidade. Sem diagnóstico médico e a mercê de feiticeiros, a culpa da infertilidade do casal é atribuída exclusivamente a Damaris, que passa ser tratada pela comunidade como uma ?mulher seca?, imprestável para sua principal função: parir. Ideia que, como produto do meio, ela própria corrobora, estreitando conflitos íntimos e esgarçando um sentimento de culpa que remonta a morte acidental de um vizinho, Nicolasito, quando ambos tinham apenas oito anos de idade.

Finalmente, por conta de seu duplo sentido, o título do livro foi muito bem escolhido. La Perra, em espanhol, ou A Cachorra, em português, não é apenas o feminino de cachorro. Também é um xingamento reservado para uma mulher desavergonhada ou de mau gênio. Se ficou curioso, aceite minha recomendação e em pouco mais de duas horas, descobrirá o porquê. ?
Iva Ulisses 07/02/2021minha estante
Gostei da sua resenha, obrigada. De modo igual, li de um fôlego. Um soco.

Leila de Carvalho e Gonçalves 25/03/2021minha estante
Fico feliz, de fato, o livro é muito bom.

Anna 29/04/2022minha estante
adorei sua resenha, Leila. Achei o livro muito sensível e também me prendeu do início ao fim. A leitura é leve e a história repleta de sutilezas e alguns socos no estômago.

Simone Bruxelas 23/03/2022minha estante
Queria ler este livro mas acho que não tenho coragem depois que vi algumas resenhas.

Ster 23/03/2022minha estante
Existe uma carga emocional, mas é uma leitura que vale a pena.

DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Monroe 21/01/2022

A dor da frustração
Damaris nunca conseguiu ter um filho. Vive uma vida sendo torturada psicologicamente, tanto por não ser mãe, como por outras perdas que teve em sua vida. Apesar de terminar o livro com um mix de sentimentos, que passam da dor, ao acolhimento, termino me sentido decepcionado com a protagonista.

Mas não será eu a julgar uma mulher que vive uma vida a pedir perdão, que se tortura por nunca ter errado e ser tão maltratada pela vida.

Para um livro tão curto, fico impressionado com o dom da autora de escrever de forma tão direta e fluída.

Recomendadíssimo!
(Tive que tirar uma estrela pela crueldade animal).
vicqs 22/01/2022minha estante
Eu to louca pra ler esse livro, só vi opniões boas

Monroe 22/01/2022minha estante
Acho que vai gostar. É cheio de camadas, apesar de ser tão curto. Gostei do final? Não, mas pronto, quem sou eu na fila do pão?

Daniele 09/01/2022minha estante
Tive a mesma sensação. Os últimos dois capítulos foram difícies de ler e digerir. Aquela cena da cachorra feita pela Damaris foi muito visual e isso me deixou mal demais.

Lais.Lagreca 09/01/2022minha estante
????

Valeska 17/04/2022minha estante
Achei bem pesado esse livro, acabei de ler e vim ver as opiniões dos outros. Estou tentando assimilar tudo ainda. O livro só tem tristeza do começo ao fim ?

Danilo546 17/04/2022minha estante
Exatamente isso ?? também fiquei precisando assimilar por um tempo

Kau 04/03/2021

Esse livro me deixou inquieta, sem saber que tipos de sentimentos eu estava sentindo. É uma mistura de sensações de difícil compreensão.
O final correu conforme o esperado, porém é o tipo de horror que você sabe que provavelmente vai acontecer, mas não consegue deixar de se surpreender, é chocante.
É um livro incrível e intenso como imaginei que seria, que envolve diversas questões como solidão, violência, depressão.

"Aquele tinha sido sua cachorra: Damaris a tinha resgatado, carregado em seu sutiã, ensinou-a a comer, a fazer as necessidades nos lugares adequados e a se comportar como devia até que ficou adulta e não precisou mais dela" p. 127
Felipe 05/03/2021minha estante
Ótima resenha. Tinha visto esse livro um tempo atrás e me interessei mas nunca coloquei na meta. Me convenci agora haha

Kau 05/03/2021minha estante
Super indico

Nathália 08/06/2022

Ter ouvido um podcast a respeito mudou minha percepção...
Acho muito importante buscar por fontes que expandam o conhecimento acerca de determinados títulos, principalmente quando abordam questões tão complexas.
No caso de "a cachorra" em particular confesso que daria uma nota inferior se não tivesse compreendido todo o contexto por detrás da trama. Mas após ter ouvido uma conversa sobre onde se passa a história, a ambiguidade do título, questões raciais, sociais, inferiorização da mulher diante do não-maternar e outros pontos de extrema relevância, vi o quanto foi bem escrito principalmente se considerarmos em que momento a Pilar Quintana o escreveu (durante o puerpério).
Recomendo muito a leitura e mais ainda a imersão. Fica aqui também a dica do canal do podcast que ouvi:
"Põe Na Estante, por Gabriela Mayer"

DANILÃO1505 08/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Zelinha.Rossi 22/06/2022minha estante
Obrigada pela indicação do podcast! Muito bom mesmo!

helenacruz 04/01/2021minha estante
Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro. Mas nao lido bem com gatilhos sobre maus tratos com animais. Nessa história, a cachorrinha passará por situações assim?

Julyane Polycarpo 04/01/2021minha estante
Sim, o final é um pouco chocante.