Cotoco

Cotoco John van de Ruit

Resenhas - Cotoco

Junior Rodrigues 09/04/2023

Engraçado, sensacional e criativo diário!
Ler as aventuras e desventuras de um grupo de garotos pelo olhar de um deles é engraçado, sensacional e criativo.
O melhor de tudo é que a trama em sua maioria se passa dentro de um internato em que vários tipos de pessoas de diferentes personalidades interagem entre si e cada situação que acontece é ainda mais surreal que a anterior. A maneira que a história é contada também faz diferença, pois o formato ajuda na aproximação do leitor com o que está sendo descrito pelo protagonista.
O contexto histórico também faz parte da trama e dá mais informações sobre o período em que se passa a história mostrando a importância desses momentos na vida dos personagens fazendo assim com que a profundidade apareça na jornada de cada um deles, mesmo que a história seja contada pelo protagonista.
O livro em grande parte é engraçado, mas tem seus momentos de reflexão e drama devido a algumas situações e acontecimentos narrados pelo protagonista e que mostra o impacto que teve em sua vivência, dentro ou fora do internato.
A adolescência é um período de descobertas de vários tipos e Cotoco mostra que não é diferente de ninguém e que passa por alguns perrengues, assim como seus amigos, seus familiares também participam dessa jornada tornando cada situação ainda mais embaraçosa.
Engraçado, leve em sua maior parte e com uma história que consegue trafegar bem dentro de sua proposta, esse livro é uma boa opção para quem busca algo diferente.
Recomendo!

Matheus.Lamec 31/01/2023

Que livro perfeito!!
Super engraçado e triste. É o que mais combina com a descrição dele. Cotoco é um livro sobre amadurecimento e descoberta da puberdade. Nesse livro a gente se prende a todos os personagens e chora e rir com eles.

Uma trama simples mas muito bem desenvolvida pelo autor que escreve se forma simples, mas muito rica.

Angelica75 05/09/2022

?Cotoco.
Cotoco entregou o que eu esperava do livro. Curiosidades da vida (em forma de diário) do John ?Cotoco? Milton principalmente no ambiente de sua nova escola.
Oito amigos loucos, algumas confusões, uma família disfuncional, piadas inerentes à época -1990 (nem sempre engraçadas), a voz do livro é a de Cotoco, com escrita típica da idade dele no livro: 13 anos.
Recomendo para uma diversão
Passageira, leia pensando que tudo se passou em 1990.

Vivian24 28/07/2022

Não é bom, mas não é péssimo?
Passei anos querendo ler o livro por pensar que seria engraçado. Sim, há alguns momentos engraçados aqui e ali e o estilo de narrativa me lembrou um pouco Gatos, fios dentais e amassos. Contudo, a maior parte do livro é chata e repetitiva. E aquela parte do Pike com o cotoco foi desnecessária.

Deisy 06/05/2021

Razoável
Cotoco é um menino de 13 anos, sul africano, branco e que vai para um colégio interno no ano de 1990. Ano em que a África do Sul começa a caminhar para o final do absurdo regime de segregação racial, aparthaid.
A primeira coisa que me chamou a atenção ao ler é que o autor realmente consegue narrar como um menino de 13 anos. Parece simples, mas não é. É muito difícil para um adulto raciocinar como uma criança, frequentemente, os escritores caem em estereótipos e acabam soando ou excessivamente maduros ou demasiadamente infantis para a idade do personagem. O autor conseguiu a medida certa.
Esse livro esteve por anos na minha lista de livros para ler e a promessa é que seria um livro engraçadíssimo. Realmente, é engraçado, ri alto em vários momentos, mas, obviamente não o tempo todo.
Duas coisas me interessaram na história, a primeira é a crítica social, é ter a visão do fim do aparthaid de uma criança (branca) sul africana e a visão dos adultos que estão ao em torno dela. A segunda coisa é o humor. As tiradas são muito legais e a união das tiradas com a crítica social é ótima.
Entretanto, a minha experiência de leitura ficou aquém da minha expectativa, apesar das risadas esporádicas achei o livro arrastado, as peraltices dele e dos amigos na escola não me interessaram nenhum pouco. A vida de um menino de 13 anos em um colégio interno não é tão interessante assim e ler o diário com essa rotina chata dele foi um tanto maçante, apesar do alívio cômico de alguns trechos.

Leo 07/12/2020

Esse foi um livro que eu li há muito tempo e era 5 estrelas no meu coração, essa semana decidi dar uma releitura e não que eu tenha me decepcionado, mas o livro acabou caindo para 4 estrelas.
Continua sendo um livro MUITO engraçado, chorei de rir em vários momentos, mas tem muitas "brincadeiras/ trotes" bem pesados que o autor usa como escape para comédia que não funciona muito bem.
Fora vários comentários homofóbicos, misóginos, racistas que incomodam muito durante a leitura, certo que o livro se passa em uma época onde as pessoas exasperavam esses tipo de pensamentos, mas o autor podia ter colocado de uma forma conscientizada, com uma lição no meio e não apenas pra incomodar.
(ex: por que não colocou o cotoco ou a mãe dele para confrontar os pensamentos racistas do pai do cotoco e da vó wombat, por que não desenvolver o personagem do Julian que supostamente é homossexual com o cotoco escrevendo em seu diário que não via nada de mais nisso e que os outros eram idiotas por falarem qualquer besteira sobre, mas não, vamos taxar o Julian como o louco com parafuso a menos e pervertido)
E o que foi aquela cena DESNECESSÁRIA do Pike com o cotoco??? foi apenas pra causar horror porque não tem uma importância pro desenvolvimento da história, saber que o Pike era um doente psicopata a gente já sabia, e o pior foi acontecer o que aconteceu pra depois deixar isso de lado????
Pra finalizar os 8 loucos podia muito bem ser resumido a 7 porque o Simon é um inútil que na história toda só serviu pra ser bom nos jogos escolares (oh coisona)
No geral é um livro bom, engraçado, e que te faz refletir em alguns pontos, tenho muito carinho por cotoco

Garcia 27/08/2020

"Fiquei horas sentado na janela acima da minha cama, olhando para as estrelas e ouvindo os barulhinhos da noite. Não estou nervoso, apenas com medo de nunca mais ser tão feliz assim."

O ano é 1990 e o país é a África do Sul. Um acontecimento importante está prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela após 27 anos na prisão. Para John Milton, um garoto de 13 anos, algo mais importante está acontecendo: o início do ano letivo em um internato. John, que na escola é conhecido como Cotoco, tenta se adaptar ao novo lar e narra em seu diário as aventuras que o ambiente lhe proporciona.
Cotoco escreve sobre os acontecimentos do dia-a-dia e mostra a sua rotina na escola. Passando por um momento muito crítico na história de seu país, tenta entender quem é Nelson Mandela e o que significa o fim do apartheid. Na escola faz grandes amigos e os integrantes de seu dormitório são conhecidos como “Os oito loucos”, onde cada um tem um apelido como Lagartixa, Rambo, Cachorro Doido, Rain Man, entre outros. Constrói uma relação mais próxima com o professor de Inglês, Sr. Edly (conhecido como Guv), já que o autor favorito do docente é xará de John. No decorrer da narrativa, Guv empresta diversos livros considerados grandes obras da literatura mundial a Cotoco e toda semana os dois almoçam juntos e discutem as leituras. Nos feriados, o garoto volta para a casa e diz estar “cercado por loucos”, pois seus pais estão sempre muito agitados, acreditando que os comunistas implodirão o país a qualquer momento.
O livro traz temas importantes como bullying, racismo (Cotoco e sua família são brancos, ele é o único que não faz comentários racistas), o poder da leitura e debate, porém, alguns desses assuntos não são trabalhados com atenção e logo ficam esquecidos. A narrativa é em grande parte engraçada, os momentos de aventuras no colégio são cheios de ação e o final é emocionante. Uma boa leitura para passar o tempo, apesar de que o livro poderia ser mais curto. 3/5.

site: https://www.instagram.com/p/CEaECf0DyTI/

Karine 01/07/2020

Nada de mais...
Não lembro como este livro foi parar na minha estante, mas já estava lá há algum tempo. Depois de ler uma sequência de livros com histórias muito tristes ou pesadas, precisava de uma leiturinha leve, e resolvi seguir pra este. Provavelmente eu teria gostado dele aos meus 13 anos, porque é bem o tipo de livro que eu gostava de ler. Tudo bem que já passou bastante tempo (estou com 37), mas ainda gosto de assistir desenhos de vez em quando, kkk. A verdade é que pra mim este não é um daqueles livros para crianças e adolescentes de todas as idades... Ele é pra crianças e adolescentes mesmo. E mesmo assim, acho que tem coisas que estão datadas para os nossos dias... Há episódios de bullying até bem pesados, mas cuja intenção é ser "engraçados" apenas. Tem um momento em que um dos garotos oferece recompensas em dinheiro para aqueles que trouxessem certos "troféus" depois de uma festa, tipo um sutiã ou uma calcinha de alguma das meninas. O Cotoco, mais de uma vez, relata alguma viagem na qual o pai dele dirigiu completamente bêbado. Ou seja, não sei nem se é uma boa pro público jovem de hoje em dia. Só sei que, tirando um ou outro momento, não me cativou.

jackfowl 31/12/2018

Livro divertidíssimo
Aprendi que bullying é igual em tudo que é lugar.
O livro é divertidíssimo pois o garoto consegue levar tudo na esportiva e achar um lado positivo em tudo que sofre e na amizade com os colegas.
Tem todo o ciclo da vida em um ano e meio de um internato.

kiki.marino 01/10/2018

Pensei que ia rolar de rir mas...
Esse livro e muito frustrante, primeiro que o boca a boca sugeria que o livro era a vida diaria de um menino de 13 anos com bastante "humor_ e a sinopse também prometia ",mas não ten nada de divertido,so é apenas bobo e superficial,ainda mais quando surge temas cono sexo, depressão,bullyin b,aparthaid,a situação poikitpo da AfriÁf do Sul na época,a kibertacal do Mandela,mas nada foi ben desenvolvida.Assim como nenhum personagem mesmo o
protagonista conseguiu me provocar uma forte empatia ou quarquer outra emoção.Algo que eu tenho que concordar é que todas as pessoas com os que o Spud se relaciona sofrem de algum disturbio,os pais sai uns desequilibrados,sim esse internato definitivamente era um inferno/hospicio.

Gabi 25/01/2018

A incrível narrativa de um garoto "qualquer"
Nesse livro fui apresentada a Cotoco, em primeira pessoa.
Através do formato de diário a história se torna muito dinâmica e de fácil leitura.
O contexto é a Africa do Sul na década de 90, época em que Nelson Mandela deixava a prisão.

A narrativa percorre o ano durante o qual Cotoco ganha uma bolsa de estudos em uma escola internato para o ensino médio e divide dormitório com mais 7 figuras que, com o desenvolver do livro, cria laços de amizade.
Além dos 7 alunos o livro também aborda de forma continua a presença de professores que acabam por interferir na visão de mundo do personagem principal e seus pais, que levam o menino a várias emboscadas vergonhosas.

Contudo o que mais me encantou no livro foi sua sinceridade. o Relato, muitas vezes inocente e engraçado dá um tom de veracidade ao que se passa na cabeça de um menino de 13 anos. Suas frustrações, descobertas e confusões pré-adolescentes são apresentadas ao leitor de forma muito crua e divertida.
É bonito ver Cotoco em seu processo de amadurecimento, que muitas vezes admite sua ignorância e busca saber mais sobre assuntos que o interessam, como a literatura através dos encontros semanais com seu professor de inglês, Guv e também sobre política, em encontros de Assuntos Africanos.

Nessa parte gostaria que o autor se estendesse mais a respeito do contexto político da época, que muitas vezes é mencionado, mas sempre apenas pincelando o assunto. Compreendo, porém, que se tratando de um livro infanto-juvenil, essa abordagem política já foi suficiente. E incrivelmente interessante de se conhecer aos olhos de cotoco!

Vai para minha lista de favoritos, com certeza!
Também marquei no livro todos os livros indicados de Guv para Cotoco e com certeza serão leituras a se fazer!

Fátima Lopes 17/07/2017

Delícia
O livro é divertido e me fez rir em vários trechos. Há também relatos tocantes sobre amizade, preconceito e dor. Não conhecer as regras dos esportes praticados pelos alunos dificultou um pouco, mas não tirou a graça das peripécias ocorridas durante os jogos.

Milena 25/02/2017

John "Cotoco" Milton
Um livro gostoso de ler! Já estou com saudades do Cotoco, foi muito bom reviver as maluquices da adolescência. Um menino que é cercado de pessoas divertidas e malucas, tanto família como amigos, e tem uma vida "amorosa" que também não foge à regra. Peguei-me rindo às gargalhadas sozinha na madrugada muitas vezes...

Ali 17/12/2016

Esse livro me fez sentir várias emoções diferentes. Dei risada e chorei, pois Cotoco é um personagem incrivelmente fácil de gostar, de se apaixonar. John Milton ou melhor Cotoco ganha uma bolsa de estudos para estudar num Colégio de garotos, que conhece outros setes companheiros de ala, que se titularam como os oitos loucos. Ele e seus amigos passam por aventuras, discussões e surras.
Ótimo livro pra rir, se divertir.

Isabela 08/12/2016

Eu esperava mais do livro, pois muitos falaram que deram mtas risadas com o mesmo, eu achei graça em algumas partes, mas sinceramente demorei para terminar ele...
Escrita fácil sim, mas não achei o suficiente para prender eu na leitura, muitas coisas prevessiveis, exceto o final q me surpreendeu.