Amigo Imaginário

Amigo Imaginário Stephen Chbosky

Resenhas - Amigo Imaginário

Uelinton.Caique 08/09/2023

Foi uma luta e tanto para concluir esse livro. Confesso que me surpreendeu os acontecimentos finais, mas até chegar nesses momentos foi difícil e arrastado... O livro simplesmente parecia não ter fim.
Os primeiros 30/40% foi muito bom, leitura fluída e suspense intrigante, deixando em aberto as possibilidades do que poderia estar acontecendo com o protagonista. A leitura rendeu bem nesse período.
O problema foi após isso. Apesar de vários acontecimentos, o livro simplesmente não andava e por pouco não desisti da leitura.
O final foi muito interessante e foi algo que não imaginei, mas o decorrer do livro acabou tornando a leitura forçada. Infelizmente não causou um boa impressão. Talvez se fosse um pouco mais compacto, o livro poderia ser muito melhor.
Maria Clara Nunes 17/09/2023minha estante
Senti exatamente isso! No início tava super fluindo e depois eu só via a porcentagem no kindle quase não mexendo kkkk

Uelinton.Caique 17/09/2023minha estante
Um bom resumo dessa leitura kkkkk

Kimberly F. 11/10/2022

O que aconteceu aqui?
Esse livro foi uma das experiências mais imersivas que eu já tive. Me senti completamente envolvida com cada acontecimento, ficava pensando na história, querendo voltar a ler, saber o que ia acontecer. Algumas cenas me causaram medo, o plot eu não desconfiava, realmente me chocou. Também trouxe algumas reflexões e tocou em algumas feridas. Eu gosto disso, quando a história consegue mexer comigo e me incentiva a reconhecer meus defeitos e provocar alguma mudança positiva. Não é um livro de autoajuda, mas eu senti essa pegada, falou comigo em vários momentos.

Não dei 5 estrelas por conta do final, das pontas soltas, perguntas não totalmente respondidas. E também porque eu ODEIO, do fundo do coração, qualquer mínima possibilidade do lado ruim ter alguma chance. Se tivesse o segundo livro beleza, mas sendo um livro único, pra mim isso é imperdoável. Mas aconselho a leitura. É um livro grande, cansativo em algumas partes, riquíssimo em detalhes, diferente de tudo que já li. Apesar dos pontos negativos, valeu a pena.

Isabelle.Cagega 25/04/2022

Incrível
Foi um calhamaço que eu devorei super rápido, ele é cheio de viradas de mesa e nada é Oq você imagina, os personagens fizeram eu me apegar muito neles e não conseguia fechar o livro, ele me fez perder muitas noites de sono kkk

belly 21/08/2023

A leitura desse livro se torna fácil devido aos capítulos curtos, dando a impressão de que o livro passa mais leve. Senti medo em poucos capítulos, então não é nada uau, entretanto a história lhe prende até o final.
Eu indico, mesmo achando que algumas partes não tinham a necessidade de existir. O ponto mais alto são os plots, um atrás do outro e nada óbvios. Eu quase posso dizer que adorei.

Suh 01/02/2021

Amigo Imaginário - Decepcionante
Amigo Imaginário é a história de Christopher, um menino de 7 anos que acaba fugindo com sua mãe por causa do ex-namorado dela. Kate, assim como todas as mães, só quer manter seu filho seguro e recomeçar a vida da melhor forma possível.
Christopher sente que naquela cidade, Mill Grove, não está sozinho, começa a caminhar seguindo as nuvens que o observa e vai até o bosque Mission Street, em que fica desaparecido por 6 dias.
Após ter sido encontrado por Mary Katherine, ele volta completamente diferente, sempre se sentiu burro e agora estava muito inteligente (é muito bom ver ele conseguindo evoluir e dá um quentinho no coração), mas sempre que está dando tudo certo, é de se duvidar.
Ele afirma que um moço bonzinho ajudou ele, o mesmo que dá uma missão de construir uma casa na árvore, mas sozinho ele não conseguiria, pediu ajuda de seus amigos (Ed, Matt e Mike) e assim foi feito.
Essa é a parte inicial da história, o depois se repete milhões de vezes e é extremamente cansativo, teria tudo para ser um livro espetacular, mas parece que tudo acontece da mesma forma para chegar no mesmo lugar.
Poderia ter 400 páginas sem enrolação que seria um livro ótimo, tive ótimas recomendações e li com muita expectativa, a decepção veio.
Gabriel 01/02/2021minha estante
100% DECEPCIONADO

Suh 01/02/2021minha estante
Estou tão decepcionada que a única solução é esquecer.

Madeira 02/02/2021minha estante
Nem vou ler. Vi um belo cartaz numa banca nos arredores onde moro. Tava até cogitando mas...

Suh 02/02/2021minha estante
Ouvi falarem muito bem e estava com muita expectativa, a ideia do livro é muito boa e o relacionamento entre mãe-filho é uma parte muito positiva até certo ponto, depois começa a se repetir e não fluí.

Madeira 02/02/2021minha estante
Valeu ?? Suh. Não recomendações tb são muito válidas!

Suh 03/02/2021minha estante
É muito bom alertar as pessoas, afinal são livros que consumimos quando às vezes é desnecessário pesquisando várias resenhas. ??

Camila 11/02/2021minha estante
aquele negócio envolvendo a mãe do menino..... gente, o autor tirou o trem nos 45 minutos do segundo tempo, foi muito gratuito aquilo. Eu estava lendo, pensava que seria uma coisa, ai tudo bem, mas 3/4 do livro começa a mistureba danada que perdeu a graça

Luana.Rayalla 21/01/2021

Eu tô chocada que um monte de pessoa amou tanto assim o livro
O desenvolvimento e a escrita do autor é ótima porém me parece que a narrativa ,com uma ânsia de criar expectativa no leitor, se perdeu em si mesmo. Não gostei de algumas explicações para alguns personagens. Foi um livro que criei muitas teorias na minha cabeça, cai entre nós? Preferia minhas teorias invés do que aconteceu no livro. Enfim foi um livro que quase entrou no meu top 10 do ano, porém não merece entrar pelas duas partes finais do livro que foi muito confuso. É um livro que deixa mais perguntas do que respostas.
Junior 25/01/2021minha estante
a partir da página 500 parece que o autor enrola demais pra não chegar em lugar algum no fim das contas

Camila 11/02/2021minha estante
parece um sopão esse livro, ele quer ser muita coisa e acaba se enrolando

Isadora823 27/12/2022

Já deu a hora
Nossa, o que dizer sobre O Amigo Imaginário?! Uma história de ?terror? envolvente do começo ao fim. Apesar das 700 e poucas páginas, só não acabei antes por conta da correria da vida kk Personagens cativantes e escrita fluida. O autor só peca um pouco na repetição de algumas descrições, mas nada que implique na leitura. Quando as coisas foram se resolvendo e chegamos no ponto de entender o porquê de tudo, o tema de cunho religioso foi inesperado, mas pensando bem, foi bom o autor escolher este lado para justificar, pois poderia ficar algo sem pé nem cabeça. Recomendo muito a leitura! Um dos melhores livros que li, sem sombra de dúvida!

Ket 09/03/2021

Até a metade fluiu muito bem e me manteve curiosa. Depois foi ladeira abaixo. Achei o texto extremamente repetitivo (parecia que estava lendo a mesma cena em looping), e a mitologia mal explicada. Tive a impressão de que o autor só foi inserindo elementos tirados de vários outros livros e filmes e jogando dentro da própria história sem se preocupar em como fechar tudo depois. Terminei o livro com várias perguntas sem respostas. E sinceramente, 700 páginas? Se condensasse tudo em 300 e daria na mesma.
Infelizmente, não funcionou para mim.
Ricardo Tavares 11/09/2021minha estante
Senti a mesma coisa. Uma colcha de retalhos mal costurada. Repetitivo e extenso demais. O final é bem piegas e previsível.

Ricardo Tavares 11/09/2021minha estante

Joao 13/08/2021

Amigo Imaginário
Declarado fã do mestre do terror Stephen King, Stephen Chbosky é autor, diretor e roteirista. Chbosky é coautor do roteiro da adaptação de ?A Bela e a Fera?, assim como da adaptação de ?Extraordinário?, de R. J. Palacio, onde também atuou como diretor.
Seu livro de estreia foi ?As Vantagens de Ser Invisível?, e ?Amigo Imaginário? é seu segundo livro.

?Amigo Imaginário? trazido ao Brasil pela editora Record, em 2020, é definitivamente o livro de terror que você precisa ler. A obra nos conta sobre a vida de um garoto de 8 anos de idade que leva uma vida um pouco conturbada com a mãe, que acabou de fugir de um relacionamento abusivo. Quando chegam na pequena e isolada cidade de Mill Grove, na Pensilvânia, a vida de Christopher está destinada a mudar; o garoto passa a ouvir vozes. Vozes que o pedem para que ele construa uma casa na árvore antes do natal. Não há nada de preocupante nisso, certo? Ou há?

Carregado de suspense, uma pitada de fantasia e narrativas simples, mas surpreendentes, ?Amigo Imaginário? nos dá a clara ideia de como o mal se beneficia do bem para firmar suas raízes. E ainda nos faz refletir sobre o amor ? principalmente entre família e amigos.

Essa leitura rápida (apesar das mais de 700 páginas, é rápida, acredite), envolvente, cheia de mistérios, teorias e surpresas, é indicada para o público adulto, já que carrega gatilhos e algumas experiências fortes. O final, além de religioso também é inacreditável.

?Os adultos têm dificuldade de se lembrar que podem ser poderosos, porque, em algum momento da vida, foram criticados por terem usado a imaginação.? ? Stephen Chbosky.
Júlia 13/08/2021minha estante
Tô louca pra ler esse

Rayssa 17/06/2021

Decepção
Sem dúvidas, a minha maior decepção do ano. Tinha certeza que ia amar e favoritar o livro e aconteceu o oposto, eu detestei a leitura. Esperava um suspense psicológico com tom sobrenatural e recebi um drama com fantasia bobo. Cheio de moralismos, o livro é enrolado, excessivamente longo, daqueles que anda em círculos e não sai do lugar. Nada desceu bem pra mim, nem a história em si, nem os personagens, nem a ambientação, etc.

Para não ser injusta, eu até fiquei empolgada e gostei das primeiras páginas, as ideias iniciais são promissoras. E alguns capítulos trazem temas bem interessantes pra narrativa. Porém, o autor escolheu levar a história por um caminho lamentável. O livro, que era pra ser um terror sombrio, virou uma história inocente de fantasia infantil. Fora que tudo é jogado na sua cara, então não resta espaço para a nossa imaginação especular, o que tira toda a graça da narrativa.

Além disso, lá pelo meio do livro, a história descamba pra uma pregação religiosa que não tem absolutamente nada a ver com a proposta da leitura. Parece que no final o autor até tenta catequizar o leitor. Não tenho religião e tampouco me interesso pelo assunto, só queria ler um bom livro de terror sobrenatural e não foi isso que aconteceu. Acho que pra quem gosta dessa pauta e quem curte fantasia, pode ser que o livro seja uma boa pedida, mas definitivamente não foi um livro pra mim e não pretendo ler outros do autor.

site: https://www.instagram.com/abibliotecaoculta/

kelly 03/02/2022

MEU LIVRO FAV!!!
incrível, só consigo descrever assim, a história te deixa conectada como se estivesse vivendo aquilo tudo, juro, é perfeito ?

Kawan.Felipp 10/05/2021

Não sei ao certo a forma correta de avaliar este livro. Decidi usar alguns critérios baseados na minha única e exclusiva opinião.
?Escrita
?Fluidez
?Personagens
?O Plot
?O desfecho

A escrita do autor é sensacional, nunca li nada parecido, muito envolvente e cativante.
Nota 5

O início do livro é MUITO fluído, eu simplesmente não consegui parar de ler, mas achei que o ritmo diminuiu no final. Nota 4

Os personagens são muito bem construídos e fáceis de se apegar, o livro alterna perspectivas de algumas pessoas de cidade e todas são bem interessantes.
Nota 5

O Plot desse livro eu achei bem previsível, em alguns pontos você consegue sacar oque vem pela frente, principalmente se a pessoa já costuma ler suspenses, mas de qualquer forma, não desgostei por um todo.
Nota 3

O desfecho foi bem lento em alguns momentos mas achei que a história concluiu de uma forma boa, tudo se encaixou no seu devido lugar.
Nota 4

Concluindo, o Stephen Chbosky soube construir uma ambientação muito interessante durante todo o livro, é uma experiência única, provável que entre nos melhores do ano.
Ani 10/05/2021minha estante

valha servistes

Bia 11/05/2021minha estante
Veio muito aí

samara698 11/05/2021minha estante
serviste o prato da crítica

Fernanda 08/12/2020

Amigo imaginário é um livro que tinha tudo para ser incrível mas infelizmente deixou muito a desejar, a história até certo ponto é interessante, e o fato de os capítulos serem curtos aumentava a curiosidade de saber o que iria acontecer até chegar ao fim, porém chegou em um ponto entre as páginas 400 à 500 que ficou tudo muito massante, a história parece que parou de ser desenvolvida e só ficou dando voltas, o plot twist e todas as explicações foram muito contraditórias, realmente foi uma grande decepção.

Lia Trajano 01/04/2021

1/04/2021
Não é um livro de terror, é um livro de fantasia com muito suspense, quase infanto juvenil. Pretendia dar 5 estrelas, mas na reta final achei repetitivo e meio confuso, faltou uma explicação mais criativa para a situação. O plot twist não me convenceu muito, achei mal construído, não fez sentido diante do que aconteceu antes. O que aconteceu com a garota católica na ultima cena deixou meio óbvio que a história irá continuar, que tudo aquilo se repetiria novamente com outras pessoas e provavelmente teremos outro livro. Mas gostei muito da leitura.

*Nem sempre aquela voz na sua cabeça é sua intuição e nem toda porta que abre é Deus ( ou a sorte) que abre.

LucAlio.CAmara 24/07/2022

Você está livre agora
O personagem Christopher é um menino que a princípio ouve vozes. Essas vozes que ele ouve fica manipulando ele. Ele acaba chamando essa voz de homem bonzinho. Essa voz pede Christopher para construir uma casa na árvore no bosque da Mission Street. E, escondido junto com seus amigos Christopher constrói a casa.

No entanto, algo inesperado acontece em certo dia. A voz do homem bonzinho faz Christopher encontrar uma ossada de uma criança no meio do bosque.

E, algo inusitado surgir. O delegado que investiga o caso descobre que essa criança foi enterrada viva e sabe também que essa criança estava desaparecida há 50 anos e que se chamava Divid Olson. E isso se torna um mistério a se descoberto. Quem enterrou o menino?... Leia e ficará de queijo no cão.

Mas, várias coisas ocorrer nesse período de tempo. Ambrose irmão de Devid Olson, acha um diário do irmão e descobre que ele ouvia as mesma vozes que Christopher ouvi, porém, Divid Olson chamava a voz que Christopher chama de homem bonzinho de soldado. David Olson deixa tudo escrito no diário que seu irmão Ambrose encontra.

Christopher chega a ser levado para o hospital e é examinado por um psiquiatra infantil achando que Christopher fosse esquizofrênico, ao ponto de o médico passar um antipsicótico para aliviar o chamado das vozes que Christopher obedecia. Mas Christopher nem chega a tomar os remédios, porque a mãe ao ter lido o diário de Devid Olson, joga os remédios fora já desconfiada que o que Christopher estava ouvindo era coisa bastante reais, para ele e para ela.

Portanto, chega um momento que tudo se confundi para Christopher, pois ele entra em uma linha tênue entre a imaginação e a realidade afetando bastante o mudo real dele e das pessoas do seu convívio e dos moradores da cidade de Mill Grove. E outra voz que persegue Christopher, como a mulher sibilante, nos surpreende.

Por fim, a cidade de Mill Grove se transforma em um caos, onde os moradores ouvem sussuros de vozes manipulando-os à atacarem Christopher e matá-lo. O curioso que o leitor acaba se confundido um pouco no meio dessa linha tênue de Christopher.

***
- Você está livre agora

O livro é um calhamaço, mas a leitura é empolgante com capítulos curtos, fluída, com ação, muito mistério e terror envolvido.