Amigo Imaginário

Amigo Imaginário Stephen Chbosky

Resenhas - Amigo Imaginário

Ellen 07/04/2022

Vamos lá...
Eu assumo que eu tenho um problema sério, problema pq nesses momentos eu gostaria muito de deixar livros como esse de lado...
Então, já no início eu percebi que não iria gostar da leitura, o enredo é muito cansativo, não me prendia de jeito nenhum. Eu insisti e achei de verdade que valeria a pena pq no meio do livro não conseguia parar de ler, a história foi ficando muito boa, aterrorizante e emocionante kkk mas cara, o final foi se arrastando por duzentas páginas e minha nossa senhora, que sufoco pra acabar esse livro.
Na minha opinião se reduzisse pela metade a história não faria diferença alguma, é muita enrolação, tive a sensação que tava girando, girando e não chegava em lugar nenhum. O final foi meio decepcionante, parecia que eu tinha acabado de ler um conto religioso ruim e não é isso que eu espero quando pego um livro de terror para ler.
Eu de forma alguma indicarei a leitura desse livro mesmo sabendo que é uma questão de gostos, eu real acho que não vale a pena o cansaço de ler quase 800 páginas.

Luhran 16/06/2021

LEIAM ESTE LIVRO!
"Queria que o filho fosse inteligente o suficiente para sair daquele pesadelo, mas não inteligente o bastante para saber que estava vivendo um"

As coisas nunca foram fáceis para Christopher após começar a frequentar a escola. Com apenas sete anos e meio de idade, o filho de Kate Reese sofria de atrasos evolutivos em relação ao aprendizado.

Procurando uma nova vida em Mill Grove, na Pensilvânia, após fugir de um relacionamento tóxico e abusivo, a mãe de Christopher não imaginaria que na pacata cidadezinha seu filho desaparecia e tornaria seus próximos seis dias após o ocorrido um inferno repleto de desespero. Até que Mary Catherine, uma garota religiosa e sem precedentes ao pecado encontra Christopher, ileso e saudável na rua Mission Street, ao lado do bosque de Mill Groove quase uma semana depois de seu desaparecimento.

O garoto não sabe explicar por onde andou durante os dias de sua ausência, mas o que é notório a Christopher, é que sua mente está muito além do que sua idade deveria permitir. Com uma inteligência espontânea e uma voz lhe guiando para sua missão no bosque, o destino dos moradores de Mill Groove está nas mãos de uma renovada criança que precisa construir uma casa da árvore antes que o natal chegue.

Cinquenta anos antes, o mal que assombra o outro lado obteve êxito ao deter David de uma missão semelhante à de Christopher, mas é com a ajuda do moço bonzinho, que o garoto poderá reescrever o seu final.

Amigo Imaginário é um livro repleto de descrições e cenas angustiantes que fazem o leitor temer o outro lado assim como Christopher, até que em dado momento ambos os lados se tornam um colapso e não temos mais para onde fugir a não ser terminar o livro. Eu pensei no início que a introdução de muitos personagens a narrativa acabaria tornando as setecentas páginas desnecessárias para a construção do enredo de Amigo Imaginário, mas o que realmente aconteceu é que todos os personagens são explicitamente importantes e fazem referência para a construção crítica de Stephen Chbosky.

De uma inteligência absurda, uma história com acontecimentos eletrizantes, personagens marcantes e uma construção evolutiva de plot twits que jamais imaginaríamos, Amigo Imaginário é uma obra sem igual e com todos os elogios merecidos.

site: https://www.instagram.com/p/CQMuUpng7G-/?utm_medium=copy_link

Gleiciane 04/07/2021

Muito legal
Eu comecei o livro super presa na história, bem envolvida mesmo. Depois de umas 350 páginas o livro PRA MIM ficou meio perdido, as coisas se enrolavam demais. Nas últimas 200 páginas as coisas voltaram a fazer mais sentido e foi aí que percebi o quanto a história era boa, bem elaborado, incrível! Eu tiraria umas 200 páginas fácil mas ainda assim foi uma leitura incrível.

Ray 09/05/2021

Desde quando ouvi a sinopse desse livro, me interessei bastante, mas o que me assustava era o tanto de páginas. O autor conseguiria manter um mistério bem desenvolvido por 770 páginas? A resposta é sim, ele conseguiu. Meu primeiro elogio vai para a atenção que ele dá para os personagens, até mesmo os secundários. Ele escolheu tratar de uma cidade e a retratou muito bem, conhecemos as crianças, os pais das crianças, os avós e seus medos, e tudo isso sem deixar cansativo ou numa enrolação infinita. Havia, claro, partes em que o ponto de vista de outros personagens estavam mais interessantes que de outros, mas em momento algum isso foi um empecilho pra narrativa fluir bem. Quanto aos plots twists, achei todos bem construídos, sem ponta solta, todas as histórias bem amarradas, conectadas, nenhuma cena era sem sentido ou sem necessidade, até os pensamentos mais aleatórios de alguns personagens fariam sentido depois. Consegui acertar até o principal plot twist (culpa exclusivamente da minha paranóia de não confiar em ninguém em livros assim). A única coisa que não fez sentido pra mim, foi a gravidez de uma personagem, o livro acaba e eu ainda me pergunto, o que rolou ali? Em geral, foi um livro bom de ler, acertou na mão no terror psicológico e na construção do mundo. Gostei muito!
Thais645 09/05/2021minha estante
Eu já estava de olho nesse livro, e fiquei ainda mais interessada depois dessa sua resenha, mas, céus, 770 páginas! Não sei se encaro, não, rs.

Ioneide 28/01/2023

Ufa até que enfim terminei
Nem sei bem o que falar sobre esse livro. História doida e longa demais. Você chega aos últimos capítulos pensando o que mais falta acontecer? Só tenho uma coisa pra dizer o autor tem muita imaginação. Respeito quem gostou desse livro mas não recomendo. Terminei por mera curiosidade e porque realmente não gosto de abandonar livros.

sordeps 09/02/2021

Um livro que começa com muitas coisas instigantes e depois da metade, com o passar das páginas, se torna cansativo. O autor possui bastante controle de criatividade e fluxo de narrativa, porém facilmente daria 3 estrelas. Senti que estava lendo a mesma coisa em inúmeras páginas em determinados momentos: o personagem principal sofre algo, corre pra se salvar, é pego novamente, sofre algo, corre pra se salvar, é pego novamente... e assim vai. Ou seja, dava para ter umas 150 páginas a menos ou ter sido melhor elaborado. Enfim, achei eletrizante até determinado momento e por isso valeu as 4 estrelas.
Ani 09/02/2021minha estante
SENSATO, concordo com tudo

Ani 09/02/2021minha estante
ficou ótima a resenha amigo

sordeps 09/02/2021minha estante
Somos sensatos né amiga ?

Manrique 09/02/2021minha estante
análise

Erika 22/02/2021minha estante
Gostei do livro. Mas o autor se prolongou muito no final. Muito repetitivo. Cansativo. Dava a impressão de que se pudesse umas 5 páginas ainda estaríamos no mesmo lugar. Se tornou maçante e o final não foi o que eu esperava

Maíra Marques 04/04/2021

Foi uma experiência incrível. É bem escrito, com capítulos que foram me fisgando e me deixando sem fôlego, curiosa e com medo. Único livro que me levou a ter pesadelos. O final, achei que o autor acelerou e perdeu o ritmo em relação aos demais, por isso não sei 5 estrelas (Talvez se não tivesse acelerado, ficaria com mais de 1000 páginas, mas...). A relação e o amor entre mãe e filho é um dos pontos fortes do livro. São quase 800 páginas e valeu cada vírgula. Recomendo.

Lucas.Costa 04/06/2021

Potencial desperdiçado pela audácia
Escrever sobre crianças é difícil. Stephen King o faz como ninguém. Aqui temos uma clara inspiração nas obras do mestre, mas muito mal emuladas. Ritmo, inverossimilhança e a necessidade de escrever um livro grande só por ser grande são os grandes pecados aqui.

ENREDO

A premissa é muito interessante. Grupos de amigos crianças, todos meio perdedores, associou a algo? Pois as semelhanças com It, e outras obras de King param por aí. O autor pouco desenvolve seus personagens (falaremos mais a respeito na sessão sobre eles) e corre pra uma ação desenfreada e sem propósito.
Grandes obras tem de saber dosar ritmo. Nem lento e prolixo demais, nem o tempo todo com o pé no acelerador. O problema desse livro é justamente o segundo. Quando o desenrolar da história principal começa, ele não para mais. São umas 500 páginas sem qualquer respiro, sem qualquer desenvolvimento de personagem, só jornadas de pessoas com quem o leitor pouco se importa. Pense em It, por exemplo, ou Harry Potter, qualquer desses livros que apresenta um grupo de amigos, a história principal sempre dá uma pausa para o cotidiano. Pennywise não para de aterrorizar Derry, mas temos capítulos sobre amizade, sobre relações dos meninos, rivalidades na escola e etc. Aqui não. Tudo envolve o mundo imaginário, a mulher sibilante etc. Quando começa, prepare pra mergulhar por longas páginas nesse mundo e não sair de lá tão cedo.

PERSONAGENS

Uma das partes mais fracas desse livro ao lado do ritmo. Christopher tem 7 anos, isso está escrito na contracapa do livro, e é só por isso que você acredita nisso, pq a todo tempo ele e seus amigos não agem como crianças de 7 anos. Tem pensamentos evoluídos demais pra crianças, vocabulários muito complexos. Eles são mais como mini adultos do que como crianças de fato.
O autor pouco desenvolve essa relação de amizade e se sai bem quando o faz, difícil entender pq ele preferiu ficar tanto na ação do mundo imaginário que nessa construção. Os melhores capítulos do livro são os que envolvem cotidiano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Livro hypado no booktube, mas pra mim não se justificou. A história é bem viajada, os personagens rasos e o ritmo horroroso. Dei 2 estrelas pq os capítulos que não focam a história principal são bons, quem diria que o filler que está salvando né?

autorithy 06/04/2023

É perfeito até o plot principal, depois? só ladeira abaixo.
Começo essa resenha dizendo que esse livro tinha tudo para ser um dos favoritos do ano, nas primeiras 700 páginas eu literalmente devorei e tava amando muito tudo que estava acontecendo (visto que minha edição tem 959 páginas por ser formato digital).
A narrativa e o fato dos personagens serem cativantes só fez com que a trama fluísse perfeitamente, ATÉ QUE depois do plot principal, nas últimas 200 e poucas páginas o autor simplesmente c4g0u com tudo, ficou tudo muito repetitivo, senti que o autor estava dando voltas e voltas sem chegar a lugar nenhum e eu só queria acabar o livro logo. Foi tão torturante que tô com medo de entrar em ressaca.

??????
Silvia.Cristina 16/04/2023minha estante
Mds, eu tive a mesma sensação

autorithy 16/04/2023minha estante
@Silvia.Cristina uma pena, pra mim tinha tudo para ser quem sabe um favorito da vida. ele se perdeu muito.

Gleison Marques 01/05/2024minha estante
Pois eu gostei só até mais ou menos a página 350, agora é lendo tudo na força do ódio...

Jaque @blogmalucadoslivros 10/01/2021

"Engole o medo ou o medo vai te engolir"
Eu estava com saudades de ler um bom terror e estava com expectativas altíssimas por "Amigo Imaginário", afinal, desde que eu vi o lançamento deste livro lá fora, eu fiquei doida por ele e fico feliz em dizer que valeu a pena cada página!

A PREMISSA:
Depois de perder o marido e sofrer em um relacionamento abusivo com o novo companheiro, Kate resolve fugir com seu filho Christopher. Quando ela encontra a pacata e amigável cidade de Mill Groove na Pensilvânia, ela vê a chance de recomeçar a vida.

Mas Christopher desaparece misteriosamente por seis longos dias e é encontrado saíndo do bosque da cidade sozinho no meio da noite. Ele aparentemente está bem e Kate fica aliviada por ter seu filho em seus braços a salvo novamente.

Tudo estaria bem se não fosse pelo fato de que Christopher voltou diferente e agora acredita que precisa construir uma casa na árvore no bosque da cidade antes do Natal, pois se ele não conseguir sua mãe e toda cidade pagará o preço.

O QUE EU ACHEI:
"Amigo imaginário" foi um calhamaço viciante. O autor envolve tanto a gente nesta trama que é impossível largar e apesar de ser um livro longo, eu li em apenas cinco dias de tão vidrada que fiquei. Eu acho muito difícil conseguir alguém conseguir escrever uma história tão longa e ainda assim conseguir manter o mistério e um bom desenvolvimento, mas o autor conseguiu fazer isso com maestria.

E o plot que este livro traz me deixou no chão! Sinceramente eu não esperava por aquilo e tive que parar a leitura para pensar em como o autor conseguiu me enganar direitinho.

❝Engole o medo ou o medo vai te engolir!❞

"Amigo imaginário" não foi um livro de terror que me deu medo, mas me deixou simplesmente sem palavras.

Só posso dizer que leiam, Stephen Chbosky não decepciona. Garanto que cada página vale a pena, mas leia com tempo, por que você também não vai querer parar de ler!

site: https://www.instagram.com/p/CJzRhv5jO2l/

Jenn 21/05/2021

A maior decepção do ano
Esse livro começou bom e coerente, personagens bem construidos e uma história interessante que ate me lembrou um pouco mestre King. Chegou em 50% e para mim, parece que o autor enlouqueceu, na minha concepção virou uma grande parábola bíblica. Poderia ter dado certo, mas ficou enrolado, sem sentido e extremamente prolixo, dificilmente alguem vai superar esse livro em termos de confusão e loucura. Esqueçam tudo que leram na sinopse, ela existe em até metade do livro, depois é substituída por uma coisa totalmente absurda e sem nexo;.
Natalie.Coppola 26/05/2021minha estante
Nossa descreveu perfeitamente rsrs...senti o mesmo.

Francisco.Martins 23/01/2022

Decepcionado
O livro começa bem vai desenvolvendo os personagens e a história só começa mesmo lá pra página 100. Até aí beleza ele vai atiçando sua curiosidade mas aí parece que o autor vai pegando uma referência de um livro aqui de outro ali e a história já começa a ficar massante e um pouco óbvia. Depois além de óbvia fica repetitiva. Depois de obvia e repetitiva fica: óbvia, repetitiva e enrolada (e tosco). Foi aí que comecei a só passar o olho pelas páginas kkkk e mesmo assim a história fica só naquela de: ( ah o moço bonzinho, ah a mulher sibilante não sei o que... AFF)
O enredo do livro é bom mas ele poderia ser bem melhor trabalhado se tivesse 459 páginas a menos.
Pra mim as vantagens de ser invisível continua sendo o melhor livro dele que é um livro com poucas páginas mas que diz muito mais que esse de 700 e poucas e não diz nada.
E ainda bem que ele agradece o king por que o que ele pega dos livros dele aqui não é brincadeira.

Duda @pagesofduda 10/05/2021

Eu imaginei algo diferente.
Sendo bem sincera, o livro dá muuuuuuuitas voltas, poderia ter facilmente 300 páginas a menos. Além disso não era como eu imaginava, a escrita do Stephen é incrível isso é fato, mas a história em sí não me cativou tanto. Se tivesse seguido a linha dos primeiros capítulos seria genial.
livrosdaeri 21/05/2021minha estante
Descreveu perfeitamente! Eu abandonei ele por esses motivos?

Carolinefe 11/06/2021minha estante
Exatamente

Daiana 30/05/2024

Amigo imaginário
Consegui chegar ao fim.
No meu ver o livro deveria ter finalizado bem antes da metade.
Comecei a ler ele, pois acreditava ser parecido, ou até baseado, em um filme que assisti e gostei muito, a muito tempo atrás.
Mas não, não tem nada haver.
O livro se tornou muito extenso, muitas vezes sem nexo.
Quando eu achava que "agora vai", ele dava outra volta gigantesca e não ia para lugar nenhum.
Li até o final na expectativa que fosse melhorar. Porém não foi o que aconteceu.
Não gostei.
Mas leiam, pois cada um tem um gosto diferente.
Laryssa.Rabelo 31/05/2024minha estante
abandonei por isso, o livro nunca engatava, achava os mistérios muito bestas

Guilherme1592 31/05/2024minha estante
Esse livro foi responsável por uma ressaca minha literária de 8 meses, até que finalmente retornei eterminei ele esses dias. Eu não diria que ele enche linguiça mas o autor estende incansavelmente a narrativa de forma repetitiva. Fora que pra mim muitos dos conceitos do livro não funcionaram pra mim. Simplesmente não conseguia visualizar algumas coisas

Isabelle.Cagega 25/04/2022

Incrível
Foi um calhamaço que eu devorei super rápido, ele é cheio de viradas de mesa e nada é Oq você imagina, os personagens fizeram eu me apegar muito neles e não conseguia fechar o livro, ele me fez perder muitas noites de sono kkk