Amigo Imaginário

Amigo Imaginário Stephen Chbosky

Resenhas - Amigo Imaginário

Giselly 23/03/2021

Admirada com a criatividade e incrível capacidade de imaginação do autor. Em diversos momentos, me lembrou Stephen King, Stanger Things e até o filme "Mãe'. Contudo, em alguns momentos enquanto algumas frases me emocionaram e plot surpreenderam, em outros, achei as metáforas fortes e até blasfemas.
Trata-se de um bom livro, mas não indicado para alguns leitores.

nara 10/07/2022

Amigo Imaginário tem personagens fortes e bem trabalhados, com histórias para contar.

O livro é surpreendente, com muitas reviravoltas! A escrita te leva para novos mundos e faz questionar certezas.

Contudo, lá pelo meio a história fica maçante, enrola muito para chegar a algum lugar, é um desenvolvimento lento e, mesmo no final, a quantidade de plots é um pouco cansativa, por isso tirei uma ⭐.

Amo a escrita do Stephen porque ele entrega personagens humanos, com características que despertam empatia. Em um livro de suspense isso faz toda diferença! Torci por alguns personagens e odiei muito outros, adorei a experiência.

Suh 30/09/2023

Divisor de Opiniões ????
Tenho muito o que falar da experiência de ler Amigo Imaginário. Comecei o livro com muitas expectativas, no início estava achando muito confuso, mas com o tempo fui entendendo a história e me familiarizando com os personagens! Durante todo o livro é nítido que prestar atenção em todos os detalhes é importante e chega um momento que você está lendo tanto que nem vê, pois a história começa a te prender! Pra mim, Kate Reese foi mais principal do que o Christopher, pois a história dela é intensa! A escrita é muito fluida, às vezes se arrasta, mas entendo que é necessário! Pra mim a única coisa que me tirou uma estrela foi o final, esperava tudo, menos o final com "lição de moral" e outro quesito que quem já leu, sabe... Eu mudaria completamente o final mantendo o enredo do restante da história! De qualquer forma, recomendo, pois o livro em si, é muito bem escrito!

Camila 02/01/2023

Perfeito! ?????
Fazia tempo que um livro não me prendia assim. Leitura instigante, emocionante, surpreendente, incrível!

Achei que algumas partes poderiam ser mais explicadas no final, ficaram algumas pontas soltas.

Acredito que o livro não se encaixe como terror, é mais um suspense + fantasia.

Mas a mensagem que o livro quer passar é linda, muito bom!!!!

Stephanie0 11/02/2023

Super indico ???
Amei cada página deste livro?
É um livro grande, por isso pode ser meio tedioso, mas a história nos prende de início ao fim. É uma história de suspense, um terror leve, fazendo lembrar os livros do king??
Me fez lembrar muito do "Instituto"
Quem é fã do king tem que ler este livro de Stephen Chbosky

Águida Maiara 25/06/2021

É bom, mas cansa...
O livro é muito bem escrito e em seu início, tem o dom de fisgar o leitor. Porém com todos os acontecimentos, acaba ficando muito cansativo. O autor cria tanta situação, tanto embate, tanto plot que você chega em 97% do livro e ele ainda ta criando plot e mais plot. Tanto que no final eu fiquei bem confusa.
Sem contar na necessidade de meter uma moral cristã no meio, que eu já fiquei meio ressabiada com isso.

otxjunior 17/06/2022

Amigo Imaginário, Stephen Chbosky
tãO sutil quanto uma Pancada na cabeça. coIsa que O autoR deve ter Levado maIs de uma Vez para escRever um troçO ruim desses. li a 2º metaDe na força da raiva entre repetições, cOmparações e moralismo de uma trama frAca e sem seNtidO.
Honnit 01/07/2022minha estante
também estou lendo a força, se soubesse que era fantasioso assim não teria comprado ? com certeza me arrependi

CaioEdu 10/07/2022minha estante
Realmente, chato esse livro.

Honnit 10/07/2022minha estante
eu terminei ele, dei uma estrela e taquei o pau na resenha que eu fiz kkkk

CaioEdu 10/07/2022minha estante
Eu vi kkkkk

Cyb 15/06/2021

ca-ra-lho
eu nunca li um livro tão bem construído com um plot tão incrível

eu nunca -nunca- iria adivinhar ou sequer chegaria perto de desvendar o plot na minha vida inteira

foram 770 páginas de puro êxtase, quando eu pensava que estava chegando em alguma solução *tudo* mudava e eu tinha de começar tudo de novo

todos os personagens são incríveis a sua forma e todos tem um espaço no livro
daqueles que de cara você vê que faz parte da rodinha do protagonista como aqueles que você nunca iria imaginar que iria receber um pov

tudo tu-do foi impecavelmente construído para aquele final surpreendente e quando você acha que tá chegando no final e todos vão ter um desfecho vem a porra duma reviravolta que vai te deixar de boca aberta

sem dúvidas 5 estrelas pq o livro de prende desde o prólogo até o epílogo

Silveira 14/12/2021

Precisava de quase 800 paginas?
Então, o começo do livro foi maravilhoso, eu estava adorando a escrita, até deixava passar os detalhes maçantes e as repetições, a vibe de 'Strange Things' e 'It', ficavam bem nítidos no decorrer da obra, o que era bem bacana de ver as referências, mas depois que o livro chegou em 65% e foi como se o autor tivesse perdido o roteiro e começado a improvisar.

Um pouco depois da metade do livro vieram as incontáveis repetições de eventos e detalhes, como se o autor já não tivesse explicado, parecendo que o leitor era alguém que não prestava atenção na narrativa, bem, esse ponto foi ok de engolir tendo em vista o plot... E que plot mais.... decepcionante.

O gênero de suspense/terror ficaram de lado e deu espaço para algum subgênero religioso, o exaustivo discurso do bem contra o mal, e como tudo dependia apenas do Chris. O final aberto nunca foi um ponto que me irritou em outras obras, mas aqui, foi intragável, principalmente que termina falando de uma personagem cujo o fim foi enigmático e sem base para teorias, já que o autor deu a direção que ele queria que seguisse.

No início eu acreditava que o autor iria se debruçar sobre as questões psíquicas, as crenças, a diferença de gerações, mas tudo que eu consegui ver foi um desfecho onde esses pontos foram apenas colocados para prender o leitor e depois dar uma justificativa que foge a curva do que foi construído até então.

É complicado falar disso, já que o livro foi bem recebido por muitos, mas em meu ponto de vista, quase 800 paginas para essa historia, foi um exagero, se tivesse metade do volume, creio que seria mais sucinto e fluiria melhor até mesmo para o plot.

Mas bem, livros com temáticas religiosas assim, no clichê, que o bem vence, não são uma preferência minha, eu acreditei, por mais da metade do livro, que eu estava lendo um suspense/terror, e receber esse final foi desanimador. Essa era uma obra que eu esperava colocar como favorita, só que infelizmente não aconteceu para mim.

Vitoria.Milliole 08/02/2022

Um pesadelo não é nada além de um sonho que ficou doente.
Esse é mais um caso de um livro que resenhei na empolgação do momento, pela expectativa que coloquei, mas, depois que passou, me senti na obrigação de reavaliar.

Ler Amigo Imaginário foi uma experiência única. Terror é um gênero que eu amo nas telas, mas, na literatura, as experiências que tive foram meio decepcionantes. Mas persisti, talvez eu só estivesse lendo os livros errados, né? Foram tão poucos! Pois bem, desde que vi pela primeira vez a capa, o título e a sinopse desse livro ele me despertou a atenção. Quando finalmente pude comprar, passou na frente dos meus 1927172288 livros não lidos.

Então, comecei. E que começo! Cristopher, um menininho de oito anos muito bonzinho, e sua mãe, Kate, se mudam para Mill Grove para fugir de Jerry, o ex marido abusivo de Kate. Lá, Cristopher entra num bosque e desaparece por seis dias. Depois, volta sem lembrar de nada do que aconteceu nesse tempo. Mas ele volta... diferente. Antes disléxico, agora devora livros. Antes com dificuldade em matemática, agora é o melhor aluno. Mas, é claro, essa é só a ponta do iceberg. Ele também começa a construir uma casa na árvore até o natal, porque alguém disse que, caso contrário, todos irão morrer no natal.

Bom, até aí eu não disse nada muito além da sinopse. Mas é que é difícil fugir disso sem dar spoilers. É um livro beeeeem denso.

O terror dele é bem original, mas, como eu disse, amo o gênero. Estou habituada. Não me assustou. Mas estaria mentindo se dissesse que não me surpreendeu. O suspense, o sobrenatural como foi inserido, essa forma de explorar o real e o "imaginário". E o que o imaginário significava... Cara, realmente não consigo passar um centésimo da essência do livro.

Tudo foi feito com maestria. Começa com um desaparecimento. Um menino virando um gênio. Então ele ouve e fala com alguém que só ele vê. O moço bonzinho. A sorte da sua mãe vira. Ele constrói uma casa na árvore. Seu desenho animado preferido começa a falar com ele. Ele começa a contaminar as pessoas ao seu redor. A cidade inteira enlouquece. Religião e atmosfera apocalíptica são inseridas, mas foge de todos os clichês.

Stephen Chbosky mescla o suspense psicológico com a fantasia de uma forma que o resultado é um terror psicológico incrível. A primeira parte é deliciosamente fluida, te mantém preso na leitura, mas é só a construção dos personagens. Lá pra página 100 o negócio começa a ficar frenético. E dá uma acalmada. E fica frenético de novo. E... bom, é aí que começa o problema. O livro tinha tudo pra ser perfeito. Ou melhor, quase tudo. Exceto pelas longas 770 páginas, das quais pelo menos umas 200 não haviam necessidade. Os fatos muitas vezes pareciam se repetir, se tornava monótono. Então, uma reviravolta e eu novamente não conseguia desgrudar. Mas então... monótono novamente. Parece que qualquer volta ou reviravolta terminava no mesmo lugar.

É um livro bom. É uma história complexa. O final surpreende e fica martelando na cabeça. É incrível a forma como o autor escreveu um terror que não é sobre assustar, mas sobre amar e perdoar. Se tivesse menos páginas e umas voltas a menos, seria perfeito.

Não deixo de recomendar a leitura, ainda vale muito a experiência. E lembre-se: "um pesadelo não é nada além de um sonho que ficou doente."

Luísa 31/10/2021

uma grande pregação religiosa
extremamente ruim esse livro, extremamente, to muito surpresa de tanta gente que eu acompanho ter gostado

achei completamente ridículo esse livro ser vendido como suspense, horror etc e não como suspense religioso e coisa assim pois sinceramente esse livro é uma grande pregação cristã, que ódio que eu to de não ter sido alertada disso antes

terminei apenas odiando ainda mais o cristianismo, tá feliz, stephen chbosky? ?
Tangerina 31/10/2021minha estante
Ai, não me diz isso. Eu paguei caro nisso? Kkkkkkkkkkkkk?

Luísa 31/10/2021minha estante
amiga, infelizmente sim ? começando pelo nome da criança protagonista ser "christian" ?

Tangerina 31/10/2021minha estante
O GOLPE?

Joao366 31/10/2021minha estante
nossa, eu também tava percebendo isso, parei na metade no livro, não aguentava mais

Luísa 31/10/2021minha estante
fez bem em abandonar, joão hahaha

Natália Tomazeli 02/11/2021minha estante
PELO AMOR SIM COMO QUE NINGUÉM NOTOU?

Danielle 10/11/2021minha estante
Nossa em to em choque, como ninguém falou sobre antes? ? Ja vou tirar da minha TBR kkk

03/12/2021minha estante
como assim o nome da criança protagonista é christian?

Junior 06/12/2021minha estante
Vi tanta gente falando bem desse livro que corri aqui no Skoob e marquei como "Quero ler".
Acabei de ler tua resenha. Desmarquei. Não quero ler mais.
Pregação religiosa??? "Deusmelivre".
Muito obrigado pelo aviso, Luísa.

Elaine.Matias 09/05/2023

Uma boa leitura
Confesso que comecei bem empolgada, esperei mais do que deveria. Foi uma boa leitura, bem excitante no início, não parava de ler. Depois ficou sendo bem cansativo, até que teve um plot twist que me animou novamente. Não achei nem um pouco assustador, foi um bom suspense. O final foi bem desesperador ( pra ver no que ia dar ).
Mas ao mesmo tempo que li esse livro, li mais outro ao mesmo tempo. Ficou cansativo pra mim. Não me prendeu tanto assim. E o final (final mesmo) esperava um pouco mais.

Rauellen0 28/04/2021

Meu primeiro calhamaço
Apesar de ter demorado bastante enfim acabei de ler... E gente que livro é esse??? O começo achei um pouco lento mas quando começa a fluir... Sai de baixo. Na minha opinião Aparti do cap 100 (ja na reta final praticamente) não dá pra parar de ler. Eu gostei bastante só não dei 5 estrelas por que pra mim algumas questões não ficou bem resolvido e fiquei confusa em algumas partes. Porém, em geral é um ótimo livro e recomendo bastante, mas contém alguns gatilhos, algumas coisas bizarras acontecem então se for ler prepare o estômago... E antes que eu esqueça, "você não está na rua!" ?
Cíntia 29/04/2021minha estante
Eu praticamente "empaquei" quase na metade. Mas quero muito terminar de ler antes de acabar o mês ?

Rauellen0 29/04/2021minha estante
Poxa kkk

Carolina 12/01/2022

QUE LIVRO CHAATO
Eu juro que tentei. Cheguei em 54% dele com muuuito esforço esperando que melhorasse, afinal, muita gente elogiou ele e o denominou "melhor livro do ano". Mas desculpem, eu odiei. Não consegui continuar a leitura. Arrastado de mais, enrolação, nada de terror. Confesso que teve momentos que a leitura fluiu okay, mas eram pouquissimos. Não gosto de desistir de livros, mas esse não deu pra continuar não
Apenas.pessoa 12/01/2022minha estante
Poxa, Carol, que estranho como as pessoas têm percepções tão diferentes das coisas '-'
Kksksk Adorei ler alguém dizendo que odiou algo que, eu, particularmente, gostei bastante! ?
Que doideira, né?

Francisco.Martins 23/01/2022minha estante
Nossa eu também odiei. Odiei mais pelo fato que ele tinha uma boa história nas mãos mas ele caiu em clichês e repetição e isso que acabou com a história.
Também não consegui chegar no final de tão chato que tava. ?

Lusiana 20/03/2022minha estante
Eu tô em 88% e sofrendo. Já a uns 3 meses pra tentar terminar esse livro. Sigo na luta

Carolina 21/03/2022minha estante
Aguentei nao kkk eu acabei pedindo pra me contarem tuudo do livro hahaha achei massa e genial, mas um saco ler ate o fim kkk nao me arrependo de nao ter terminado kkkk pelo menos me contaram detalhadamente kkk

Apenas.pessoa 23/03/2022minha estante
Genteeee!! KKKKKK Que doideira!! Eu li em dois dias ??_??
Eu gostei skksksks