Amigo Imaginário

Amigo Imaginário Stephen Chbosky

Resenhas - Amigo Imaginário

Felipe927 26/11/2020

Um livro sem igual
Não tenho o que falar da escrita desse livro, em algumas partes notamos nitidamente a semelhança com Stephen o que torna o livro incrível, mas ao mesmo tempo tão único. O livro não tem nada a ver com as vantagens de ser invisível. O autor parece muito mais desenvolvido e o livro é muito bem estruturado, todas as páginas e acontecimentos estão ali por um motivo, nada é por acaso.

Os personagens são incríveis e os pontos alternados nos da mais tridimensionalidade para eles. A cada ponto de vista o livro se teronam mais interessante. Alguns personagens acabam se destacando mais do que outros, mas todos são únicos e relevantes para a construção da história. Pra mim isso foi um grande ponto alto para o livro, a forma como o autor desenvolve e apresenta cada personagens e suas questões fazem com que você se envolva cada vez mais na narrativa.

Um grande ponto negativo do livro, na minha opinião, é o tamanho. Tanto que durante a leitura comecei a pensar: Meio arrastado ou falta de interesse??

A partir da página 350 comecei a achar a leitura um pouco densa demais, em alguns momentos era difícil pegar e ler mais do que 50,60 páginas de uma vez. O livro tem vários ganchos incríveis que te prende na história, querendo ler um capítulo atrás do outro. Porém, quando chegamos nos últimos 20% do livro e nos deparamos com as grandes revelações e desenvolvimentes finais da história, senti que a narrativa perdeu um pouco de agilidade, mas entende que grande parte disso é por causa da forma que o autor resolveu trazer como resolução da história.

Com certeza o final não é daqueles que vai agradar todos os leitores e comigo foi isso que ocorreu. Em algumas partes acabei não achando tão crível assim, mas não tenho muito o que reclamar, já que o livro apresenta diversos elementos fantásticos, porem não funcionou tanto comigo.

Apesar dos apesares, o livro foi uma aventura incrível e me marcou bastante, o fato de não ter dado 5 estrelas não tira a qualidade do livro. E aconselho todo mundo a dar uma chance, pois é um livro espetacular!
Jaqueline @icontextualize 26/11/2020minha estante
amei a resenha sincera, migo

Felipe927 26/11/2020minha estante
Obrigado ?

Antunes 22/10/2022

A luta entre o bem e o mal
AMIGO IMAGINÁRIO, foi uma grata surpresa!
Confesso que iniciei ele receoso pelo tamanho, não que tenha problema com isso, mas por ficar imaginando onde essa história de "terror" pretendia me levar com tantas páginas!

Porém a história é muito mais que isso!

Ambientada nos anos 90, AMIGO IMAGINÁRIO, tem como personagens principais o menino Christopher e sua mãe! Ambos fugitivos de abuso e de uma passado traumático.
Ao chegarem em uma cidade pequena, Chris some por 6 dias e é encontrado vagando sem memória do que ocorreu... Todavia algo mudou!!

Por diversas vezes a história me lembrou CONTA COMIGO.... Mas só no clima do núcleo das crianças...
Também tem diversos momentos Stranger Things. Mas nunca de forma piegas.... Sempre muito agradável!!

De crítica talvez, é realmente o tamanho!! Apesar de ler rápido... O livro poderia ter umas 150 paginas a menos....
Mas nada que prejudique a experiência!!!

Cley 30/10/2020

Quando percebemos o perigo se aproximando, temos o extinto de correr, mudar o percurso antes que seja tarde demais, isso que Kate Reese faz com seu filho Christopher. Ambos estão fugindo, os abusos estão sendo deixados para trás e Mill Grove, uma cidadezinha na Pensilvânia parece ser um bom refúgio. Porém, o pequeno Chris some por seis dias sem deixar rastros e volta mudado, com uma voz sussurrando em sua mente, pedindo para que ele construa uma casa na árvore, e se Chris não fizer o que a voz manda, o mundo que ele conhece pode ruir.

"A gente pode engolir o medo ou deixar que o medo engula a gente."

O que mais admiro em alguns autores são os riscos que correm ao escrever um gênero que foge da sua zona de conforto, e não terem a certeza se isso será ou não uma boa ideia. Chbosky, autor de "As vantagens de ser invisível", arriscou e para mim, teve êxito.
Narrado em terceira pessoa e intercalado por vários personagens, "Amigo imaginário" explora os medos que temos e o quanto eles perturbam nossa mente, nos fazendo cair sem nunca alcançar o chão, apenas caindo.

Não demorou muito para que eu criasse conexão com a Kate e Chris, tudo que passaram, me fez ter empatia e torcer para que tivessem paz, mas a nova cidade trará outros perigos e o passado deles não tem pretensão alguma de deixá-los em paz.
Os personagens secundários são bem explorados, e todos desempenham papéis importantes na trama, nada é desperdiçado e esse aspecto é o que mais valorizo em obras em que há vários personagens; sem ignorar também a escrita fluida do autor, característica positiva, pois, o livro é um calhamaço.

A obra é mais que um terror, o jogo psicológico presente nela é muito forte e as reflexões que tirei foram inúmeras. Chbosky não se preocupou em dar sustos aleatórios ao leitor, apesar de conter cenas bem aterrorizantes e tensas, a obra é mais que isso, há história, há profundidade, e um bom terror, pelo menos para mim, precisa ter esses elementos.
Os plots inseridos desconstruíram tudo que eu havia formulado, e o final, apesar de ter sido insano, considerei justo.

LetAcia1 24/01/2022

amei
esse livro é perfeito, gostei muito
a construção dos personagens e o encerramento, tudo lindo, amei muito
Jeh2021 24/01/2022minha estante
Sim, esse livro é MT bom

Gisele (@enquantoissoleio) 30/10/2021

Ótima premissa, péssimo desenvolvimento
Ao longos das intermináveis 770 páginas, conhecemos esse mundo imaginário a partir da visão de uma criança de 8 anos, que mais parece ter 13.

A relação da mãe com o filho e a premissa do mundo imaginário são os únicos pontos positivos pra mim.

O final começa nos 50% do livro e vai se arrastando até enfim terminar. Há inúmeras repetições de apelidos bobos e termos como "indiazinha gostosa" sendo usados pelo narrador.

É um livro que não dá para recomendar para leitores de terror, nem de suspense, nem de fantasia, nem de drama...

Rafa 31/03/2021

Atendeu todas minhas expectativas
Li Amigo imaginário por conta de As vantagens de ser invisível ser meu livro favorito, mas não pensei que seria tão bom.

O livro é muito fluído, óbvio que não deixar de ter 770 páginas, mas não é um livro cansativo, e sim instigante, que dá vontade de ler cada palvrinha, cada letra.

O terror é muito bem feito, não é aquele q te deixa sem dormir, mas que te assombra em momentos de descuido.

Os personagens são bem construídos, tanto quanto em As vantagens de ser invisível, me vi em vários personagens, são adequados para a idade, são únicos.

A trama é excelente, em nenhum momento previ o que aconteceria, há pequenos sinais, mas eles são dados no momento certo.

E por fim, o desfecho é excepcional, caso leiam vão descobrir em que o livro foi baseado, mas mesmo para quem conhece a história o livro é maravilhoso.

05/04/2021

Merece muito mais que 5 estrelas
[Promovido a melhor livro lido em 2021 até então]

Fantástico, incrível, memorável, sensacional.

?"Você pode engolir o seu medo, ou deixar o seu medo engolir você."

? Kate Resse é uma mulher que já sofreu muito na vida, mas solteira de um menino chamado Christopher. Atualmente ela se encontra em um relacionamento abusivo onde sofre agressões constantemente. Determinada a mudar sua vida e oferecer algo melhor para seu filho, eles fogem no meio da noite, e acabam indo para a pequena cidadezinha de Mill Grove, na Pensilvânia, isolada de tudo e de todos. Parecia um lugar perfeito para recomeçar, entretanto Christopher desaparece por seis longos dias sem deixar nenhum rastro. O desespero toma conta , e a polícia da cidade faz buscas incansáveis para descobrir o paradeiro do menino. Até que ele surge no meio da noite saindo de um bosque nos limites da cidade. Ileso, mas mudado. Christopher volta com uma voz na cabeça que apenas ele pode ouvir e com uma missão que apenas ele pode cumprir: construir uma casa na árvore no bosque da Mission Street antes do Natal; caso contrário, sua mãe e todos na cidade sofrerão as consequências.

? Um livro simplesmente fantástico. Uma história envolvente que faz com que você queria saber mais e mais. A cada novo capítulo surge novas teorias na cabeça para resolver tudo o que está acontecendo, o que está por trás de cada personagem e como eles estão relacionados.
Os personagens foram construídos de uma forma magnífica.

? O Stephen Chbosky foi incrível no desenvolvimento do livro. Apesar de ter quase 800 páginas, não é um livro cansativo, ele te faz querer mais e mais.

? E O FINAL? QUE FINAAAAAAL. IMPACTADA.
Foi surpreendente. Não desconfiei que os personagens são quem realmente são, e que o lugar era esse.
Mariana 05/04/2021minha estante
Coloquei aqui agora no quero ler rsrs

05/04/2021minha estante
???? você vai gostar dele

Cíntia 12/06/2021

"A morte é só um sono do qual a gente não acorda."
Amigo Imaginário conta a história de Christopher, um menino de 7 anos, que junto de sua mãe, fogem para Mill Grove. Christopher acaba desaparecendo por 6 dias e quando volta, está diferente e tem uma missão para cumprir antes do Natal.

Segundo livro que leio de Stephen Chbosky. Amigo Imaginário foi fácil de ler, a leitura é fluída, os capítulos são pequenos, são muitos acontecimentos já nas primeiras páginas e isso te prende a leitura. Realmente, eu caí no ritmo da leitura da metade do livro para o final, mas acho que foi mais por motivos meus do que do desenvolvimento da história.

Não é bem um livro de terror, eu diria que é mais suspense e muita fantasia. Mas gostei bastante. O final acabou comigo ?
Indico a leitura.

"Todos têm um final. Se vai ser feliz ou não, depende só deles mesmos."

nara 10/07/2022

Amigo Imaginário tem personagens fortes e bem trabalhados, com histórias para contar.

O livro é surpreendente, com muitas reviravoltas! A escrita te leva para novos mundos e faz questionar certezas.

Contudo, lá pelo meio a história fica maçante, enrola muito para chegar a algum lugar, é um desenvolvimento lento e, mesmo no final, a quantidade de plots é um pouco cansativa, por isso tirei uma ⭐.

Amo a escrita do Stephen porque ele entrega personagens humanos, com características que despertam empatia. Em um livro de suspense isso faz toda diferença! Torci por alguns personagens e odiei muito outros, adorei a experiência.

A.Jares 28/12/2021

Até a metade do livro eu tava tão curiosa que não conseguia parar de ler, da metade pro final eu só queria que o livro acabasse logo. Escrita arrastada e cansativa, para que quase 800 páginas?

Yasmim 23/11/2022

Incrivelmente bom
So consigo dizer que é um livro incrível, a forma como é contada a historia de Christopher é maravilhosa. Inicialmente eu não estava me cativando muito, porém no meio eu ja queria ler tudo duma vez so pra saber com iria acabar e no final eu amei como todo o universo foi sendo explicado e se encaixando. Me apaixonei não so pelo livro, mas pelo escritor, quero ler mais livros dele.

Mona 20/03/2021

Melhor do que eu esperava!
Se você, leitor, assim como eu, ficou com medo de iniciar essa leitura por conta de algumas resenhas falando mal, aqui vai um conselho: ignore todas e vá ler esse livro!
Kate Reese está fugindo.
Determinada a buscar uma vida melhor para ela e para o filho Christopher, ela abandona um relacionamento abusivo e escapa no meio da noite junto com seu garotinho. Eles acabam se sentindo atraídos pela agradável comunidade de Mill Grove, na Pensilvânia, uma cidadezinha distante de tudo e de todos, com apenas uma estrada de acesso.
A princípio, Mill Grove parece o lugar perfeito para eles se estabelecerem. Porém, Christopher desaparece por seis longos dias sem deixar nenhum rastro. O desespero toma conta de Kate, e a polícia da cidade faz buscas incansáveis para descobrir o paradeiro do menino. Até que ele surge no meio da noite saindo de um bosque nos limites da cidade. Ileso, mas mudado. Christopher volta com uma voz na cabeça que apenas ele pode ouvir e com uma missão que apenas ele pode cumprir: construir uma casa na árvore no bosque da Mission Street antes do Natal; caso contrário, sua mãe e todos na cidade sofrerão as consequências.
Como descrever o que foi a leitura de Amigo Imaginário? Logo nos primeiros capítulos do livro me vi em casa: a escrita do autor me lembrou MUITO a do King, o que já me fez gostar do livro, levando em conta que sou cadelinha do Mestre. Mais além na história (lá pela página 100) o livro ja tinha me ganhado e eu sabia que a história ia ser 5 estrelas. Se teve algum defeito nesse livro foi que ele acaba. Me apeguei aos personagens, senti raiva, senti medo (sim, tem muitas partes que dão aquele arrepio na nuca), me senti presa e também me senti aliviada em diversas passagens da história. E pra terminar com chave de ouro: O AUTOR ME FEZ DE TROUXA, e tem coisa melhor do que você ser 100% enrolada por um autor? akskakskakskakska eu acho que não!
Faz dias que terminei de ler e continuo pensando nessa história e isso me fez pensar que sim, Amigo Imaginário, é um favorito do ano pra mim, sem sombra de dúvidas. Só o que posso dizer além disso é: LEIAM!
Deixo aqui já alertas de GATILHO para: violência física, psicológica, bulliyng, pedofilia e maus tratos infantil.

site: www.instagram.com/leiturasinfinitas

Giselly 23/03/2021

Admirada com a criatividade e incrível capacidade de imaginação do autor. Em diversos momentos, me lembrou Stephen King, Stanger Things e até o filme "Mãe'. Contudo, em alguns momentos enquanto algumas frases me emocionaram e plot surpreenderam, em outros, achei as metáforas fortes e até blasfemas.
Trata-se de um bom livro, mas não indicado para alguns leitores.

DarcioGeo 31/01/2021

Interessante até os 50%
O livro começa bem e cresce de forma instigante. Você não consegue parar de ler até que... na metade pro final o autor se perde na escrita, o enredo fica muito confuso e o final simplesmente não se sustenta, uma pena.

joaopferrari 26/02/2023

Bizarramente incrível!!!!
Ler esse livro foi uma experiência em MUITOS sentidos!

Tantas coisas me conquistaram: a construção dos personagens (um livro de terror me fez chorar por ver a relação de mãe e filho ?? e várias situações cotidianas da infância), o enredo principal (mano que loucura foi essa do início ao fim), as reviravoltas inesperadas, as resoluções, o modo como o autor trata os sonhos, pesadelos, céu, inferno, TUDO.

O livro é longo mas extremamente cativante, instigante e tenebroso. Ao decorrer da leitura eu só conseguia dizer: ?meu Deus o que tá acontecendo??, e foi assim até o final.

Confesso que algumas partes são BEM VIAJADAS mas que fazem total sentido pra narrativa e pro desenrolar da trama. Esse livro não é pra todos, mas se você é fã de mistério/terror tenho certeza que vai ser uma experiência inesquecível!

Que livro bizarro!!!!! Cristopher e Kate eu amo vcs ???