Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

Rafad 12/05/2011

Livro excelente
Livraço, deveria ser obrigatório nas escolas de segundo grau.
Jessé 25/09/2011minha estante
Todo mundo deveria aprender a ser ateu na escola?

Rafad 25/09/2011minha estante
Caro Jessé, Se vc ler o livro poderá perceber que em nenhum momento o autor afirma que as crianças deveriam aprender a ser atéias, pelo contrário, "se depois de ter sido expostas de forma justa e adequada a todas as evidências científicas elas crescerem e decidirem que a bíblia diz a verdade literal ou que por exemplo, o movimento dos planetas governa suas vidas, é direito delas. O essencial é que é direito delas decidir o que pensarão, e não dos pais de impô-lo por force majeure." Pense nisso, pois do contrário os seus filhos serão iguais a vc, os meus filhos serão iguais a mim, e convenhamos, nenhum de nós dois somos os donos da verdade. Abraço.

Ceduardo 04/03/2011

Uma teoria fascinante, é um livro que deve ser lido, independente de você acreditar ou não naquilo que Dawkins tenta provar. No mínimo, o conceito de encarar religiões de uma forma científica, tira o homem da ignorância de uma fé cega, e de medos improcedentes.

Não concordo 100% com Dawkins, talvez 90%. Os 10% que faltam, nem ele, nem eu, e acho que ninguém na humanidade tem atualmente argumentos sólidos o suficiente para provar que o que ele diz plenamente verdade.

Mas fica a mensagem útil: acreditar em alguma coisa só porque outros acreditam, é de fato, ilusão. Nessa linha, tem outro livro excelente, de Carl Sagam: O mundo assombrado pelos demônios.

Vinícius 11/02/2011

bom livro pra quem se sente "tentado" a pensar na inexistência de deus e não tem coragem. é quase um manual de conversão mesmo mas só funciona para quem entende e admira a ciência.
mais ou menos na metade ele apresenta umas teorias que explicam o surgimento da religião utilizando a seleção natural. eu viajei, assimilei pouca coisa.
livro bom é livro que perturba e esse cumpriu seu propósito.

Alice 05/02/2011

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!
Uma amiga me perguntou o que achei desse livro e a respondi: É um livro maravilhoso,que abre as portas para novos pensamentos,idéias,um novo jeito de ver a vida e nossa existência. Ele nos mostra como a existencia das religiões prejudicou o mundo bem mais do que ajudou,e demonstra com base em vários estudos que o bem não advem da religião,mas da nossa evolução e essencia.
Como disse o fantástico John Lennon: "Imagine um mundo sem religiões".
Antes de ler o livro eu não era ateia,mas também não seguia nenhuma religião,por considera-las repressoras e hipócritas,depois de ler me tornei ateia e isso abriu em mim a porta da verdadeira liberdade,olhando os seres vivos e nossos semelhantes por uma lente de beleza incrivel. Amo ainda mais as pessoas que me cercam,pois sei que são elas que me guiam ao caminho da felidade e que só tenho o "hoje" para faze-las felizes.

Realmente não sinto falta de um "homem" que está no céu me VIGIANDO e me ameaçando,dizendo-me que se eu não seguir suas regras ocorrerá que no juízo final,onde Deus julgará e condenará alguns de seus amados filhos a "morte,e o inferno lhe seguirá,e a ela(morte)foi dado poder para matar a quarta parte da terra com espada,fome,pestes e feras"(Apocalipse 6;8)

Parafraseando o livro: Os homens não precisam de Deus,eles precisam de policia.
Gininha 25/02/2012minha estante
Um comentário simples, direto, honesto. Parabéns. Vê-se que a sinceridade e a transparência de seu pensamento são o seu forte.

Luiz Ricardo 04/01/2011

Destruidor de crenças
O livro é forte e bastante coerente em sua lógica científica. Utiliza argumentos consistentes para a defesa do ateísmo com base em explicações científicas. Ataca a bíblia e seus dogmas de forma bastante afiada, sem concessões.
Gostei muito mas acho que não vá tirar nenhum religiosos de sua posição. Por uma simples razão: todo mundo tem medo de morrer.
Alice 05/02/2011minha estante
É como ele diz no livro: Se vc vai morrer e encontrar com Deus,porque nos vários hospitais pessoas que "acreditam" em Deus se desesperam tanto ante a morte?Não deveriam essas ficarem felizes por terem "cumprido" sua missão na terra e encontrar-se com Deus finalmente?Bom,e se tudo que acontece é porque DEUS quis,porque as pessoas não são mais tranquilas em relação a morte e quando ela chegará?
Muitas pessoas não acreditam realmente em Deus,senão elas seriam como os muitos que se matam por Deus e sua religião,na verdade as pessoas tem medo é de ficar só,sem o "papai do céu" pra reger sua vida e sem ninguém pra responsabilizar pelos seus fracassos e frustrações. Bom,você perdeu o emprego,foi estuprada,sofreu um aborto?? Calma...foi Deus que quis assim.....

felipe 01/01/2011

"Um religioso que ler esse livro e continuar a ser religioso, não deveria voltar a procurar a sua igreja, mas sim, um bom psicólogo".

Essas são as minhas palavras após ler esse livro, que me encheu de sincera esperança por haver me esclarecido que há pessoas de tamanha inteligência e compreensão dispostas a retirar o véu da ignorância que cobre a nossa mente.

Parabéns a Richard Dawkins, e também, ao homem à qual esse livro foi dedicado, Douglas Adams, da qual sou fiel admirador.

Viva o conhecimento! Viva à ciência!

Cris Lasaitis 28/12/2010

Richard Dawkins é uma espécie de Carl Sagan destemperado, com uma língua afiada, radicalismo e muito ranço. Desde que publicou O Relojoeiro Cego ele tem dado continuidade a um debate racional interessante, contanto que recrudeceu o discurso com o passar dos anos, provavelmente por ter percebido que: 1- os ateístas como ele não se congregam, e 2- que debate em cima de religião vende muito livro (e dá dinheiro, fama, popularidade, et coetera).

A premissa de Deus – Um Delírio é basicamente “Imagine a world without religion”. E durante o livro todo ele argumenta como a religião é má e o ateísmo é bom, como os religiosos são desequilibrados, como os agnósticos são indecisos, como os argumentos em favor da religião são pobres enquanto os argumentos científicos são fortes, e como o mundo seria muito melhor sem a religião.

Como fã e amigo de Douglas Adams (autor do Guia do Mochileiro das Galáxias), Dawkins tem tiradas óóótimas! Dei boas risadas com o sarro que ele tira da mitologia católica. A sua discussão é muito pertinente e ele sabe expor pensamentos interessantes.

O que enche o saco é a insistência de que só o ateísmo é coerente e todas as pessoas que não acreditam em um Deus pessoal (ou uma entidade deífica) devem sair do armário e se afirmar como ateístas. É interessante que sobra bronca até para os agnósticos (aquelas pessoas que não acreditam nem desacreditam de nada, não afirmam nem negam, se esquivam de discussões metafísicas), que segundo ele são indecisos, ficam em cima do muro.

Olha, seu Dawkins, eu vou lhe dar meus argumentos (e sei que você não vai ouvir, tudo bem). Digo pra você que “em cima do muro” é um lugar fantástico para se estar, pois é calmo, tem uma vista fabulosa, um campo de visão amplo, de onde pode-se assistir de camarote ao fogo cruzado, e isso me diverte, perturba, fascina, sem que eu precise ganhar um arranhão. Sou racionalista e tenho na ciência a régua mais confiável para medir esse pé direito imenso que guarda mais mistérios do que sonha a nossa vã filosofia. Não quero todas as certezas, sou feliz na dúvida. Se há algo belo em termos sido colocados aqui sem resposta para nossos grandes dilemas existenciais – de onde vim? por que estou aqui? para onde vou? – é que a dúvida nos deixa pouco espaço para o comodismo, ela nos obriga a viver!
Carlos Patricio 07/06/2013minha estante
Desfecho da resenha sensacional!

Ricardo Rocha 19/08/2014minha estante
Bonito... Tem hora que vc não parece ter dúvida e eu até já me precoupava com isso, afinal, banquei aquela maravilhosa leitura de Cassandra. Que bom. O resto, oi Carlos disse aí embaixo

Maurício Gomyde 18/12/2010

Delirante.
Todos deveriam ler. Religiosos ou não. Sem preconceitos, nem pré-conceitos.

Morfindel 01/12/2010

Perfeito
Todos devem ler, aqueles que ainda creem e os que já tiveram essa venda retirada de seus olhos.

Um livro que vai tornar todos mais felizes por saberem que não há necessidade de consolo para uma vida vindoura. Não haverá mal por Deus deixar de existir, ele (o mal) já existe desde que Ele (Deus) foi criado.

bruna 29/11/2010

Para quem não acredita, para quem acredita, para quem tem dúvidas. Esse livro é esclarecedor da teoria dos ateus, e de diversas outras. Tenta desbancar cada mito da existência de Deus. Porém não transforma ninguém em ateu, apenas explica o que é ser um e o porque de ser um. Adorei como forma de conhecimento, mas continuo em dúvida.

Marct 30/10/2010

Um manual de ateísmo
Obra de divulgação escrita por um dos cientistas mais respeitados da atualidade. Richard Dawkins revela com maestria - e até um certo british humor - porque se dedica com tanto afinco a combater a religião. Livro pra ser lido e relido.

Rafael Félix 26/09/2010

Evolução
Richard Dawkins mostra através deste livro fantástico que não precisamos de deuses para explicarmos a origem da vida. Entretanto, não se deixe enganar. Dawkins possui um discurso forte e cativante, típico de formadores de opinião. Portanto, mantenha-se crítico no decorrer da leitura, uma vez que o autor é extremamente radical em relação aos religiosos.
Apesar disso, eu recomento o livro pelo conteúdo científico.

Neto 12/08/2009minha estante
Sua resenha não é a maior, mas certamente, na minha opinião, é a mais acertada! Nada de se deixar levar pelo "fundamentalismo" ateu (fundamentalismo do qual dawkins se acha pai) que parece impregnar grande parte dos mais renomados centros acadêmicos do mundo, e nem pela oratória padronizada e parca de criticidade utilizada pelos pastores das igrejas evangélicas mais radicais, pastores estes que pastoreiam lucrativos rebanhos de gado humano e os seus respectivos salários. Na dúvida, persigamos a justa medida de Aristóteles!

Felip 25/09/2010

Magnifico
Infelizmente essa foi a unica obra que li de Richard Dawkins, mas não a ultima. E, de imediato, percebi que não está fazendo a leitura de um livro qualquer. Com argumentos interessantes e um cietificismo fácil de entender, a obra de Dawkins te cativa de tal forma que passa a refletir durante todo o dia sobre um sub-capitulo lido e, a cada pagina lida, sua sede por mais conhecimento aumenta a tal ponto que, ao final do livro, você fica triste por ele conter apenas 520 pgs.
Enfim, quem tem qualquer duvida se deve ou não ler compre esse livro o mais rapido possivel pois será a melhor coisa que você fará.

Paulinha 21/06/2010

Muito bom!
Deus, um delírio é um ótimo livro para as pessoas que tem dúvidas reais da existência de deus e da necessidade de uma religião ou crença. Ajuda a clarear a mente e tira dúvidas a respeito do assunto.

No meio do livro, você dá uma estancada (eu dei!). Fica maçante e mostra tantas teorias que é necessário ler várias vezes ou ter um grande conhecimento a respeito. Depois o livro volta a ser tão interessante quanto foi nos primeiros capítulos. Achei que ele se perdeu no capítulo sobre religião para crianças.

Tirando isso, a leitura foi agradabilíssima e eu recomendo o livro para todos, crentes ou não. Ter a visão do outro lado é sempre interessante e esclarecedora no que diz respeito a duvidas.