Deus, um delírio

Deus, um delírio Richard Dawkins

Resenhas - Deus, um Delírio

25/04/2024

Livro bastante esclarecedor, já chegando com os dois pés na porta! O autor conseguiu sintetizar ou expressar em palavras muito daquilo que eu já pensava a respeito das religiões, muita coisa que às vezes me incomodava e eu não sabia muito bem expressar. Excelente!

Hedlund 14/04/2024

Ouvi de alguns leitores que o livro estaria desatualizado para os dias de hoje, mas eu honestamente não achei, visto o ataque ontem do Irã em Israel por meio de drones (13/04/2024) e todos os conflitos que duram anos e anos no Oriente Médio por questões territoriais e religiosas.

O autor fala sobre como a religião atrasa a humanidade em termos de avanço científico e até em termos sociais e o quão cruel esta pode ser, principalmente com mulheres e crianças.

A leitura é cansativa e densa, principalmente pelas constantes citações de outros autores, obras e personagens históricos que, pelo menos para mim, deixou a leitura menos fluída.

O livro não irá converter religiosos em ateus, mas torna explícitas muitas inconsistências bíblicas. Contesta a ?necessidade? espiritual humana e além disso, traz noções interessantíssimas de probabilidade e astronomia.

?Que ela nunca acontecerá novamente, é o que torna a vida tão bela? (N.T)

Kdiaax 18/03/2024

Definitivamente esse livro me fez pensar!

O autor expõe sua opinião de forma explícita e didática, colocando a prova se suas convicções são tão consistentes assim.
Foi incrível redescobrir conceitos que já estavam presos em meus pensamentos a anos.
Não estamos sozinhos, somos muitos e não há nada de errado com isso.

Com certeza o Kell de 15 anos se chocaria com minhas atuais opiniões. Isso deve ser crescer.

Guilherme551 30/01/2024

Um livro fantástico como "O Gene egoísta", Dawkins um dos grandes da nossa história científica! Obrigado pelo conhecimento.

Isabela Rosa 12/01/2024

Incrível
Dawkins refuta muitos pontos que somos levados a acreditar sobre a religião usando a ciência como perspectiva. É muito esclarecedor.

Lucas 22/12/2023

Luz nas trevas
Um livro fascinante, profundo, lógico, claro e que não mede palavras para expor os absurdos da religião. Polêmico, consegue derrubar todos argumentos a favor da crença. Mostra-se sóbrio, sensato e, ainda hoje, completamente necessário.

Anderson 21/12/2023

Deus, um delírio
Um livro polêmico para os religiosos, um livro libertador para quem questiona as religiões, Richard Dawkins tem a coragem e nos expor o lado ruim das crenças cegas , as limitações das religiões impõem ao conhecimento humano , muitos falam dos benefícios de se ter uma crença , fé , consolo que trás, poucos tem coragem de falar o lado ruim das religiões, principalmente os monoteísmo , Judaismo , cristianismo , islamismo, suas varias contradições em seus textos , suas propagações de preconceito , ignorâncias, e no fim nenhuma religião prova nada, livros como esse e o de Carl Sagan " O mundo assombrado pelo demônios" , são como velas em um quarto escura , das ignorâncias das religiões.

rafaelgoncalves 15/12/2023

O livro tem diversas passagens óbvias para quem já cultiva um certo senso crítico e pensamento científico mas mesmo assim sua leitura enriquece o repertório intelectual de qualquer indivíduo, seja nos trechos onde Dawkins elucida teorias científicas ou mesmo em passagens mais retóricas e filosóficas.

Para pessoas que creem em algum Deus ou professam algum tipo de fé, as verdades e pontos de vista do autor podem soar muito incomodas. E essa é a razão pela qual o livro deve ser lido.

Acredito ser um livro indispensável principalmente para leitores que estão começando a questionar o papel da religião em suas vidas, assim como para pessoas que foram cooptadas pela falácia do "design inteligente".

Salim 01/12/2023

Resuminho meia-boca
Resumo preguiçoso: começou bem, deu uma caída, depois voltou a ficar interessante e finalizou menos apoteótico do que eu esperava. No frigir dos ovos, um livro estimulante, porém polêmico (óbvio, desde o título!), que eu indico para alguém de "mente aberta", mas não recomendo para alguém "terrivelmente" religioso.

Fabio.Nunes 17/11/2023

Cansativo mas muito válido
Primeiramente Dawkins deveria criar uma versão só para ateus desse livro. Já dava uma diminuída em 50% da sua verborragia, focando no que interessa. Mas claramente é um livro para enfrentar a argumentação de religiosos sobre a questão da existência de deus.

Passadas as mais de 500 páginas posso dizer que é um baita livro, que me ajudou muito a entender lacunas de conhecimento e a construir repertório filosófico.
Entendo que vivemos uma era de ditadura do pensamento mágico, em que se assumir ateu pode provocar violência psicológica de terceiros (se não física a depender do país). Livros assim e autores com esse perfil combativo são importantes para ampliação do espaço de discussão social, retirando a ignorância sobre o ateísmo e ajudando àqueles que se denominam agnósticos a sair de cima do muro e se assumirem de uma vez, perdendo o medo do julgamento social.

Para mim foi uma leitura necessária, o livro só poderia ter sido menor rsrs.

manumoura18 15/11/2023

Destaques preferidos
"Há algo de infantil na ideia de que outra pessoa tem a responsabilidade da dar sentido e objetivo a sua vida (...) Alguém tem de ser o responsável por meu bem-estar, e alguém tem de ser culpado se eu me machuco."

"Falsas crenças podem ser tão reconfortantes quanto as verdadeiras, até o momento da desilusão."

Gabi1568 25/10/2023

É um livro ótimo, principalmente no início. Ele fala sobre teísmo, ateísmo e agnosticismo, e todas as vertentes dentro de cada um.

Ele é recheado de exemplos e muito sarcasmo, o que não deixa a leitura ficar cansativa.

Mais pro final do livro, ele começa a ser bem teórico, com uma linguagem mais técnica e talvez seja de difícil compreensão se você já não tem um conhecimento prévio sobre o assunto em específico.

Mesmo assim, a leitura se manteve interessante até o fim, e metade disso se vale ao assunto, e a outra metade à escrita do autor.

Recomendo se você tem dúvidas quanto à existência de deidades, se você já é ateu e quer reafirmar suas ideias, se você é agnóstico e deseja mais conhecimento sobre o assunto, ou até se você é teísta mas não segue nenhuma religião específica e tem a mente aberta para novas ideias.

veiraque 18/10/2023

Informativo e Esclarecedor
O livro é exatamente o que se propõe. Mas, ainda tenho minhas ressalvas quanto à acessibilidade e didática do livro. Para um livro que se propõe a te converter ao ateísmo ao finalizar a leitura do livro, acho que falta um didatismo acessível, não digo nem pelo vocabulário. Achei o conteúdo maçante. Bem explicado algumas vezes, mas, ainda assim, inacessível a todos os públicos. Pode ser só uma percepção chata minha mesmo. Mas, por ser extremamente conteudista, é uma leitura densa. Não sei se me falta experiência com livros do gênero, mas, sei que terei de revisitar está obra para absorver mais coisas. O que não acho ruim de forma alguma.
Foi um ótimo primeiro contato com o autor.
No final: Recomendo, mas leia com calma e paciência para degustar das informações e fatos que são inúmeras.

Cristina.Amaral 14/09/2023

Esperava mais
O livro até tem bons argumentos, mas acaba sendo meio chato e presunçoso. Tem um certo fanatismo também. No geral, acredito que há livros melhores que tratam do tema.