A Viagem de Cilka

A Viagem de Cilka Heather Morris

Resenhas - A Viagem de Cilka

Rosangela Max 31/10/2021

Gostei mais do que o primeiro.
Embora a maior parte da história de Cilka contada aqui seja ficção, baseada em relatos de pessoas que a conheceram e de pessoas que viveram situações semelhantes a dela, a autora apresentou coerência no desenvolvimento da história, a ponto de não parecer tratar-se de uma ficção.
Escrita fluída e envolvente.
Recomendo a leitura.

Ana Paula Moreira 19/12/2023

Quanto sofrimento, luta e demonstração de amor ao próximo
O segundo livro da sequência de O Tatuador de Auschwitz, conta a História de Cilka. Uma moça que ele é sua esposa agita conviveram naquele inferno.
Heather Morris conta com muita empatia a infeliz maneira como Cilka foi condenada por algo que não cometeu. Após o horror que viveu ainda ser condenada por sobreviver, me trouxe revolta durante a leitura. A forma como muitas mulheres ao estarem na mesma situação conseguem ser desunidas e má. Foi emocionante a maneira como Cilka conseguiu trazer união as mulheres do barracão. Mostrar sua força ao lutar pelas pessoas, mesmo precisando que alguém lute por ela. Dei umas bufadas com alguns comportamentos de Cilka, mas logo depois esqueci e compreendi que apesar de todo o mal imensurável que ela sofreu, quando somos bons realmente o externo não muda nosso interior. Não dei cinco estrelas porque a forma como o romance dela foi desenvolvido aparenta que a autora fez correndo, só pra dar um final. Mas de resto, aprendi muito, sofri, me emocionei e me enchi de esperança com Cilka.

re.lendoo 13/09/2020

A história é muito forte e pesada, porém creio que não li no momento certo.
Acabou sendo uma leitura longa e devagar.
Pretendo ler novamente, e aproveitar melhor.
Elaine 04/06/2021minha estante
Achei meio arrastado no começo, mas depois ficou bem melhor

Mila.Maluka 12/06/2021

A viagem de Cilka
Uma história real, de muito sofrimento mas também muito exemplo de força e coragem para sobreviver naqueles locais. Me emocionou sua valentia.

Daiana 20/02/2024

A viagem de Cilka
O livro é continuação do tatuador de Auschwitz. Porém aqui conta a história de Cilka.
Após a liberação dos prisioneiros dos campos de concentração, alguns dos sobreviventes e que agora se achavam livres, foram novamente capturados e levados aos gulags russos por crimes de guerra, entre eles está Cilka.
Condenada, segundo eles, pois dormiu com o inimigo. Como se ela tivesse tido escolha, dentro de um campo de concentração, de não ser estuprada por um comandante da SS. Essa parte me deixou com muita raiva.
Novamente nossa Cilka está prisioneira e revive todo aquele inferno novamente: a fome, o trabalho pesado, o frio, os estupros etc.
O livro é muito bom. Mas toca no íntimo o sofrimento que esse povo passou.

Juliana 02/06/2021

Sensacional!
Li esse livro na sequência do "Tatuador de Auschwitz", e gostei bastante. Leitura necessária!
Elaine 04/06/2021minha estante
Estou lendo e gostando muito

Alessandra.Adams 13/06/2021

Leitura maravilhosa e comovente. Este livro possui uma história bem mais ficcional do que O tatuador de Auschwitz, da mesma autora, mas, de todo modo, é tão maravilhosa quanto o outro.

Marcia 17/01/2023

Minhas impressões sobre o livro
Até onde e quanto podemos suportar a dor, sofrimentos físicos e mentais para sobreviver?
Mais um livro incrível pra conta! Livro: "A viagem de Cilka" da escritora Heather Morris.
A história é baseada em fatos que se passaram durante o holocausto - Segunda Gerra Mundial. Vamos acompanhar a história de Cilka, apelido de Cecília Klein uma judia de 16 anos, nos campos de concentração.
" ... nos campos de concentração as mulheres lidavam não só com a violação da liberdade, mas também do próprio corpo"
Uma história difícil, me emocionei muito e me revoltei vendo tanta maldade, a crueldade que um ser humano é capaz de causar em outro. E o mais grave: em inocentes, em crianças, em mulheres, em idosos...
Há muita dor, tristeza, fome escravidão, estupros e muita maldade mas há também o cuidado e a empatia entre alguns prisioneiros. Apesar de tanta barbaridade, há esperança. É preciso ter esperança em sobreviver e se livrar desse lugar, desses animais.
Um livro importante, com muito aprendizado e que recomendo a todos.

Mariana 10/12/2022

Cilka
Ler este livro faz você pensar no quão injustas as coisas podem ser. Cilka passou pelos campos nazistas, e ao fim da guerra foi parar em um gulag por ser acusada de parceria com o inimigo nazista. A moça sofreu horrores inimagináveis. Esta ficção histórica é necessária tanto quanto outros livros que abordam o mesmo tema. Não há o que falar para estimular a leitura da obra, uma vez que a história abordada já é o suficiente. E a escrita é esplêndida.
Uma mulher abusada de todas as formas possíveis, mas que sobreviveu. Esta é Cilka Klein.

Patty 12/04/2021

Mulher guerreira!
A Viagem de Cilka conta a história da jovem que viveu os horrores do campo de concentração de Auschwitz e após ser libertada de lá, foi enviada ao campo de Vorkuta, na Rússia.
De início a autora já afirma que esta é uma obra de ficção baseada em fatos reais, mas não deixa de ser uma história de força e coragem, em que Cilka fez o que foi necessário para sobreviver em Auschwitz, porém, como consequência, acabou presa por mais 10 anos no campo de trabalho forçado no lugar mais frio do mundo, a Sibéria.
Aqui vemos como os campos de Stálin não eram muito diferentes que os de Hitler. E percebemos o quanto Lale (o Tatuador de Auschwitz) estava certo ao dizer que Cilka foi a pessoa mais corajosa que ele conheceu na vida, pois, pensar em tudo que a jovem passou com apenas 16 anos e ter a força que ela teve para suportar e sobreviver, não em um, mas em dois campos, realmente não é qualquer um.
Cilka foi uma guerreira e com certeza, sua história mereceu ter sido contada para todos saberem os horrores que Hitler e Stálin fizeram milhares de pessoas sofrerem.

Juliana 10/03/2021

Ótima leitura...
História incrível de Cilka Klein, recomendadíssimo. Tão bom quanto o primeiro livro da escritora.

Maju Carnero 23/04/2022

DE LONGE, um dos livros mais pesados que li sobre o Holocausto. Eu sempre soube que tbm tinha campos de trabalho forçado na URSS, mas agora um livro que conta uma história de uma menina que passa pelo os dois, juro fiquei chocada o livro inteiro. Enfim, extremamente forte e também super chocada pela força e coragem da Cilka, o que ela passou é algo inexplicável.

Bru | @serialivros 27/09/2020

Sem defeitos
Um dos primeiros livros de nazismo que realmente me arrancam lágrimas em mais de uma vez. O sofrimento desse livro é inenarrável!
Adrienne 27/09/2020minha estante
acabei de terminar o tatuador de Auschwitz e fiquei me perguntando o que aconteceu com a Cilka... valeu! Vou ler

Bru | @serialivros 27/09/2020minha estante
Cilka é maravilhosa!

Juliano.Ramos 22/12/2020

Bom livro, rico em história, mas assim como o "tatuador de Auschwitz", a autora procura drama onde não existe, e capítulos que poderiam ser muitos bons se tornam chatos por tanto dramalhão.