A Viagem de Cilka

A Viagem de Cilka Heather Morris

Resenhas - A Viagem de Cilka

Flora Maker 03/03/2022

PERFEITA!! JAMAIS ERROU!!!???
CILKA DONA DA MINHA ALMA!!! mano pensa numa mina que sofreu!!! Sofreu mais que Jesus akakakakaka mas o livro é ótimo gente que delícia. >AVISO< É PESADO!!!!!! MUUUITO!!! tem cenas que contem muitos gatilhos CUIDADO

mari 21/01/2022

não era o que eu estava esperando
a história de cilka é muito densa e emotiva. infelizmente a escrita da autora e a ordem não cronológica da narrativa te faz ficar muito deslocado e até desmotivado para continuar. tem poucas frases de efeito que te chacoalham para a vida, senti muita falta disso, tinham muitos diálogos e narrativas não agregadoras para o rumo sombrio que a sua vida ia tomando. talvez eu estivesse esperando algo mais reflexivo do tipo de "o sol é para todos". mas ainda assim é uma jornada fascinante.

Carla 20/11/2020

"Seria possível que a liberdade existisse? Seria possível aquele pesadelo terminar?"
Cecilia Klein, mais conhecida como Cilka, acaba de ser liberada de Auschwitz mas descobre que está sendo acusada de conspirar e colaborar com o inimigo e será sentenciada em mais um campo de concentração, agora na Sibéria.

Nesse livro vamos conhecer a história dela, que teve algumas passagens em "O tatuador de Auschwitz" e esperávamos conhecer o seu final feliz aqui, mas infelizmente, teremos que conhecer a sua história de luta e sobrevivência em dois campos de concentração

Essa é a história da luta feminina que sempre existiu. E aqui nós podemos conhecer pelos olhos de uma mulher os horrores e injustiças em que elas tinham que passar dentro dos campos de concentração.

Eu nunca tinha lido nada sobre a temática pelo ponto de vista de uma mulher, e, sendo uma pude sentir - quase que - na pele a sua dor, o seu sofrimento e o seu desespero. Mas posso lhe dizer com toda certeza que Cilka me ensinou muitas lições. Com muitas cenas fortes e bem reais, podemos ver a luta de uma mulher inteligente, amorosa, forte, positiva e muito, MUITO corajosa! Cilka mesmo que desesperançosa, mantinha a doçura e o amor pela existência humana! Ela sempre via o melhor das pessoas e é extremamente altruísta!

Nessa história ela conhece uma médica que trabalha na ala médica do campo e assim começa uma grande mudança na sua vida. Ela aprende e desenvolve e conhece muitos dons e talentos que sempre existiram nela. Eu como enfermeira (apena formação hahaha) fiquei muito orgulhosa de ver o desabrochar dela como profissional. Em meio ao TERROR, ela encontra um propósito e dá o MELHOR de si. Sabe o que é dar o melhor recebendo o PIOR?
⠀⠀⠀⠀⠀
Essa história foi contada mesclando fatos do passado e do presente, ficção e vida real. E esse combo foi INCRÍVEL! Gosta do tema? RECOMENDADÍSSIMO

site: @aminhaessencia_

JessPantoja 11/06/2023

Vale a pena ler
A Viagem de Cilka relata sobre o que ela passou nas mãos dos Nazistas, mas o livro foca mais o que ela passou no gulag. Quem não leu O tatuador de Auschwitz, vai pegar alguns Spoilers sobre a Cilka.
O livro é incrível, mesmo que alguns personagens e algumas estórias sejam fictícias, mas mostra o quanto Cilka se importava com os outros, mesmo depois de tudo que passou, mas a esperança e a empatia pelo próximo sempre esteve lá.
Era uma menina inteligente, que aprendia rápido, por isso se destacava, fora a beleza, que infelizmente naqueles lugares não era uma boa coisa chamar atenção...
Gostei muito do livro, tanto O tatuador de Auschwitz, como A Viagem de Cilka, vale muito a pena ler.

eloisa 08/08/2021

eu fiquei com um receio enorme de ler esse livro e acabar não gostando, eu tava errada? SIM, COMPLETAMENTE. esse livro me tocou e me encantou de uma maneira que eu nem sei descrever, ele é maravilhoso e necessário. acredito que foi uma das leituras sobre o holocausto que mais me tocou e me marcou, vou guardar esse livro com o maior cuidado e no meu coração.
quem tem interesse no tema, eu super indico. e sim, é uma leitura pesada e com certos gatilhos, e obviamente se trata de uma história real, o que acaba pegando bem mais, mas pra mim ela é super necessária pra gente entender o horror que rolou nesse período e nunca esquecer.
é isso, leiam o livro e conheçam a história da Cilka Klein, a menina que foi arrastada pro campo de concentração em Auschwitz e mais tarde ela enfrentou o terror dos Gulags, da União Soviética.
Lais 08/08/2021minha estante
Eu li o tatuador de Auschwitz e conta um pouco dela no campo de concentração. Esse será meu próximo, mas ainda tô esperando me recuperar. Eu demorei 2 meses pra ler coisa que leio no máximo 3 dias ou quando empaco são uma semana.

eloisa 08/08/2021minha estante
Eu também li o Tatuador de Auschwitz, e achei o da Cilka mais "pesado" (se é que se pode dizer isso), por se tratar de uma mulher, e outras várias mulheres que estão na história sofrendo abusos, etc, ele me pegou bem mais

Lais 08/08/2021minha estante
Eu comecei A mente de Adolf Hitler agora e não sei como será a experiência.

Lari 21/03/2021

Pequena grande mulher
A Viagem de Cilka traz a história de Cecília Klein. Uma mulher cuja Lale, o Tatuador de Auschwitz, descreve como uma pequenina é forte mulher.

Ela foi enviada ao campo de concentra de Auschwitz e forçada a fazer coisas em troca de sua sobrevivência. Era sobreviver ou morrer. Eram suas únicas escolhas. Quando achou que tinha se libertado daquele horror, inicia-se um novo pesadelo em sua vida quando novamente se viu presa em outro lugar.

Um lugar onde a lembrança do passado a deixou mais forte e a esperança de ter uma vida liberta, viver um amor e reencontrar os amigos que sobreviveram aqueles lugares a deixaram ainda mais forte.

Uma linda história!

CPF1964 06/07/2020

Opinião
Segundo livro que leio da autora.
Já havia lido o Tatuador de Auschwitz.
Gostei do livro apesar de relatar diversas situações incômodas.
Infelizmente o ser humano precisa evoluir... e com urgência.

Elane.Nascimento 29/07/2020

Emocionante
Era apenas uma menina quando vivenciou as piores atrocidades que um ser humano pode suportar. Cilka foi uma mulher corajosa que lutou para se manter viva em um local que cheirava a morte. A viagem de Cilka é dolorosa e emocionante, super recomendo essa leitura!
Joazinho 30/07/2020minha estante
Legal !!

Joazinho 30/07/2020minha estante
Vc poderia me indicar um livro ?

Elane.Nascimento 30/07/2020minha estante
Diário de um banana, é um bom livro!

Mirella.Augusta 03/09/2023

Extremismo, um pior que o outro.
As barbaridades de Auschwitz e Gulag Vorkuta nos mostram o pior lado do ser humano. Se em 2023 é difícil ser mulher, ser prisioneira na década de 40 era uma insanidade. Escrever sobre esse livro é difícil porque lê-lo foi uma experiência terrível e ao mesmo tempo necessária, deveria ser leitura obrigatória!

Rafaela.Einsfeld 22/06/2022

Melhor que a história do Tätowierer
Cilka tem apenas 16 anos quando chega em Auschwitz-Birkenau. Lá ela sofre abusos sexuais e fica responsável pelo Barracão 25, conhecido como o Barracão da Morte.

Três anos após sua chegada, o campo é liberto. Mas Cilka - a menina que foi abusada e obrigada a ver mulheres todos os dias subirem em um caminhão com destino a morte - não foi.

Por seu cargo no campo de extermínio, ela foi vista como "colaboradora" dos nazistas e, assim, saiu de um campo de concentração nazista, para um gulagui russo. Continuando prisioneira?

Gostei bem mais deste livro do que "O Tatuador de Auschwitz". Acredito que por não ter nem ideia da existência destes tais gulaguis da URSS.

A história é impactante, comovente. Me apeguei a quase todos os personagens. Apenas aviso que é uma história de ficção baseada em fatos reais. É dito isso no início do livro.

A escrita é super fluida. Apenas algumas palavras de origem estrangeira precisei pesquisar.

Aconselho a leitura desta história para quem, assim como eu, não tinha conhecimento dos campos de trabalho forçado russos.

Boa leitura a quem se arriscar!(?????)?

Raquel 26/11/2021

Livro triste!
Na minha opinião, a história de Cilka foi muito triste, mais triste até que a de lale, ela sofreu o inferno, eu no lugar dela não duraria 1 dia. Foi muito guerreira, era uma mulher corajosa e admirável. Muito bom o livro, porém só leiam quando estiverem com a saúde mental em dia, ele deixa a gente mal.

Geovanna.Carla 05/02/2021

Significado de força e resistência.
Uma história de uma pessoa que fez tudo para sobreviver. Admiro Cilka desde o primeiro livro que li da autora, o ?Tatuador de Auschwitz?, nunca consegui ver ela com maus olhos, pelo contrário, admirei muito a força dela e capacidade de sobreviver e se adaptar às situações que é submetida.
Não é um livro fácil de digerir, é um livro altamente pesado, justamente por isso se tornou uma leitura bem mais longa que eu esperava. Livros sobre a Segunda Guerra Mundial e todas as atrocidades passadas nos campos de concentração nunca são fáceis, mas esse em especial, retrata além. Cilka foi abusada de todas as formas possíveis em Bikernau, abusada sexualmente por soldados alemães, em virtude disso gozava de uma posição ?privilegiada?, o que resultou em abuso psicológico por parte dos outros prisioneiros que a viam como inimiga. Inimiga por ser estuprada e infelizmente ser obrigada a aceitar calada.
Como se não bastasse todos os anos que ela passou lá e sua juventude perdida (ela chegou aos 16 anos), foi punida por isso. Enquanto suas colegas como Gita foram enviadas para casa, ela foi vista como inimiga e enviada para um campo de trabalhos forçados na Rússia. Mais 10 anos presa. Mais 10 anos submetida a condições precárias. Mas ela não se permite perder, mesmo a tudo que foi submetida, ela consegue formar laços e encontrar o amor de todas as formas. Mais um grande exemplo de força e sobrevivência. Cilka não deixa a morte nem a dificuldade vencerem ela. Cilka sempre vai ser para mim o significado de coragem e resistência. Resistência vai além de confrontar a situação, sobreviver a ela é o maior gesto de resistência.
Adorei que não só no livro mas na vida real ela conseguiu reencontrar Lale e Gita. ?