A Viagem de Cilka

A Viagem de Cilka Heather Morris

Resenhas - A Viagem de Cilka

Janie 29/01/2021

A prova de que, quando uma mulher precisa sobreviver, ela é capaz de lutar contra todas as probabilidades.
Com seus cabelos compridos e vitalidade de adolescente, Cilka desperta a atenção dos nazistas por sua beleza, e por esse motivo é separada das demais mulheres pelo oficial nazista Schwarzhuber, comandante do campo. Mais tarde, ela descobre que o que lhe parecia uma vantagem era na verdade a porta de entrada para uma série de castigos físicos, trabalhos forçados, violências psicológicas e abuso sexual.
O sofrimento oculto das mulheres prisioneiras ? Anos depois, Cilka é libertada de Auschwitz, mas é acusada pelo exército russo de colaborar com os nazistas. Então, tem início mais uma etapa de horror na vida da protagonista, pois ela é levada para outro campo de concentração tão ou mais brutal, conhecido como Vorkuta, no frio inóspito da Sibéria. Porém, se as circunstâncias colocam novamente a resistência de Cilka à prova, ela descobre mais uma vez como contorná-las. Ao fazer amizade com uma médica, ela passa a cuidar dos presos enfermos e é surpreendida com a oportunidade de conhecer o amor de sua vida.
Isso é só um pequeno resume do quão grande é a história deste livro, que vida miserável e horrível essa mulher passou, pra conseguir um final feliz. Fico me perguntando como foi o depois, da prisão, como foi a vida dela? Espero que boa, feliz, e com tudo de bom que existe neste mundo. Não dá pra desejar menos. Realmente, não tem como não se abalar, é um livro que ti deixa sem palavras, e com lágrimas transbordando. Esse foi meu final.

brendkarla 29/01/2021

Necessário
É isso que este livro é, necessário. É preciso sempre lembrar e repassar a história para que ela não se repita.
Quem já leu o primeiro livro da autora, O tatuador de Auschwitz, tenho certeza que veio correndo ansiosa para a história da Cilka. De fato, é tão impactante, triste e provoca muitas emoções assim como o outro. Cilka foi símbolo de resistência e coragem, impossível ler este livro e não sentir empatia para com a personagem.
Entretanto, acho que alimentei muitas expectativas. Sei que se trata de um livro baseado uma história real e muito impactante, e por causa disso, não tem como definir o que é bom e o que não é, afinal aconteceu. Mas em comparação com o primeiro livro da autora, senti diferença na narrativa dos fatos. Eu amei a história, mas algo faltou na narrativa, que no meio ficou bem repetitiva.

No mais, ressalto aqui a dedicatória feita pela Morris para seus netos "Nunca se esqueçam da coragem, do amor, da esperança que recebemos daqueles que sobreviveram e daqueles que não sobreviveram".

Regiane 27/03/2022

Incrível
Neste livro a autora conta a história de Cilka, que aparece em seu primeiro livro, o Tatuador de Auschwitz.
Depois de ter vivido os horrores do campo de concentração, Cilka é acusada de apoio ao nazismo e enviada a uma prisão na Sibéria.
Morris reúne informações que lhe apoiam na escrita, mas adiciona personagens e fatos fictícios para conseguir concluir o que foi a vida dessa jovem sobrevivente de 16 anos e como ela se manteve vive

marsilva 15/02/2022

mesmo que seja apenas baseado na história de cilka e muitas pessoas que passaram pelo mesmo, é uma leitura fluida e que nos faz esquecer que é ficção. a escrita dela é maravilhosa! recomendo, junto com o tatuador de auschwitz.

Paloma Oscar 15/10/2022

Bravura.
Cilka vive uma vida característica dos prisioneiros de guerra durante o período pós segunda guerra mundial, no entanto, surpreende o leitor pela grandeza a cada atitude. Apesar de conter muitos elementos ficcionais é uma história comovente e envolvente.

desses... 10/02/2022

Apaixonada por cada detalhe dessa história ?
Mais um livro que me deixou fascinada!
Eu amo romances históricos, essa mistura de realidade e ficção, que leva a gente a conhecer o que tantas pessoas, não mencionadas no livro, passaram e sofreram naquele período. São uma mistura de relatos e pesquisas, que deram base à história de uma sobrevivente real.
Ainda tô digerindo cada parte desse livro.

Vivi 13/03/2021

Tudo já foi tão monstruoso, desumano e tão injusto e pra completar quando se acha que está livre você é obrigada a pagar pelo que foi obrigada a fazer. Cilka foi pequena em estatura mas gigante e todo o resto. Foi obrigada a ser desumana mais isso não a fez perder sua essência e caráter. Amou suas companheiras como filhas, irmãs e se anulou por algumas. Sua história de vida ou melhor sobrevivência é real exceto a parte do seu companheiro. Dificil não se entregar, sofrer e ter esperança junto a ela.
Inesquecível em meu coração com certeza.
Guerreira e grande mulher!
Sinopse: O inferno de Cilka é baseado na história real de Cilka Klein e na de tantas outras mulheres presas nos campos de concentração nazistas e, após o fim da Segunda Guerra Mundial, nos gulagui russos. Nessa emocionante sequência do grande best-seller mundial O tatuador de Auschwitz, Heather Morris nos apresenta um testemunho não apenas do poder do amor e da esperança, mas também da força que há nas mulheres. A beleza salvou sua vida... mas também a levou ao inferno. Cilka Klein tinha apenas dezesseis anos quando foi levada ao campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em 1942. Seus lindos e longos cabelos ? os mesmos a atraírem a atenção e a curiosidade do tatuador de Auschwitz, em meio a tantas cabeças femininas raspadas naquela prisão de grandes horrores ? são notados pelos oficiais nazistas. No entanto, é ninguém menos que o comandante do campo, Schwarzhuber, que a separa das demais prisioneiras, forçando-a a se submeter a terríveis violências... se quiser sobreviver. Anos depois, vem a liberação do campo. Pela proximidade de sua relação com o alto comando nazista, o exército russo classifica Cilka como ?colaboradora?, e a ainda jovem é levada para uma brutal prisão soviética na Sibéria. Inocente, mas prisioneira mais uma vez, Cilka deve enfrentar novos (e outros já familiares) desafios cruéis, batalhando a cada dia pela própria sobrevivência. E em meio a esse inferno, será possível que Cilka encontre espaço em seu coração para o amor?

Manuella @olivreirodanu 14/08/2022

Quanto sofrimento uma pessoa é capaz de suportar?
Meu deus, que livro triste. Mesmo sendo em grande parte ficção, nos faz pensar em como as pessoas podem ser desumanas e cruéis. E também na dor das despedidas.
'Adorei' saber de sobre os campos de trabalho forçado, pois -pelo menos eu- até hoje vi falarem pouco sobre eles e o s horrores que também acontecem lá.
Gostei mais desse do que do livro anterior e me afeiçoei muito a Cilka.
Achei o final um pouco corrido mas nada que estragasse a leitura.
Recomendo pra quem estiver preparado pra uma leitura sofrida e dolorosa demais.

MariBrandão 27/03/2021

Cilka é uma sobrevivente. Quis viver, e o fez! E por pior que fosse sua situação ela sempre encontrou uma forma de ajudar todos a sua volta. O livro é pesado, como sempre nessa temática. Muito difícil pensar em tudo o que acontecia nesses campos.

Paulo.Cesar 28/11/2021

Dos infernos, o mais brando
O que dizer de uma pessoa que tem praticamente sua juventude inteira roubada pela tirania, pela desumanidade, e mesmo assim não desistir nunca?

Cilka, que teve que se curvar às vontades de tiranos para sobreviver no inferno de Auschwitz, acaba sendo presa novamente, desta vez, por aqueles que deveriam ser seus salvadores.

O que me tocou nessa história toda é a persistência de Cilka, a vontade de viver, nunca desistindo, mesmo quando qualquer um o teria feito.

Os gulags eram terríveis à sua própria maneira, mas para Cilka era um terror muito mais brando do que aquele sofrido nos campos de concentração nazista. E mais uma vez ela fazia o possível e o impossível para ajudar aqueles que estavam a seu alcance.

Uma história que choca, que causa indignação, que traz agonia, mas que também nos mostra como a vontade de viver e ajudar os necessitados traz uma força inimaginável a alguém que está literalmente saindo de um inferno a outro.

Uma história de vida inspiradora, mas gostei mais do primeiro livro.

Rodolfo.Barbosa 22/06/2022

Realidade de muitas pessoas em um passado recente triste.
Livro que é a sequência de "O tatuador de Auschwitz"... A viagem de Cilka é de uma leitura simples, e fluída. A autora conduz a narrativa de forma muito objetiva, e sem enrolar muito, o que é ótimo em certas partes do livro.

A estória fala de mais uma experiência muito triste na vida de Cilka... Que dessa vez passa por outro campo de concentração e trabalhos forçados, nos Gulagui Russos na Sibéria...

A leitura mostra principalmente da força da personagem Cilka, e das mulheres nos campos de concentrações... Tudo que passam... Estupros, fome, frio... E conseguem resistir por uma esperança mínima de sobreviver...

Ao ver relatos como a desse livro, podemos relembrar um passado não tão distante que mostrou como o ser humano pode ser perverso...
E nos faz refletir como coisas simples, como se alimentar quando sentir fome, um cobertor, e uma cama quentinha são coisas valiosas.

Stefania Matinha 27/01/2022

Uma vida de provações
Depois de passar por todo o sofrimento desumano e inimaginável de Auschwitz, Cilka se vê presa novamente, numa outra espécie de campo de concentração, mas desta vez, na Sibéria, onde o frio, a neve e o gelo se encarregam das mortes sem muita necessidade de intervenção humana.
Conhece pessoas que descobre estarem presas por motivos banais. Ajuda muitos. Também é ajudada algumas vezes... Estupros, fome, chantagens e ameaças, violência além do frio insuportável... Luta pra sobreviver mais uma vez, como já fez anteriormente naquele "outro lugar".

Anne 04/08/2021

????? ?'??????
Bem, não sei nem começar essa resenha. Eu comecei a ler esse livro em fevereiro, mas acabei largando por outras leituras, então esse mês comecei a leitura de novo. E não sei como posso avaliar a vida de alguém, ainda mais uma pessoa que passou por tantas dificuldades como a Cilka. Ela foi forte, ela aguentou. No pior lugar do mundo, ela revidou e segurou a vida dela. E ainda viveu com o sentimento de humilhação por algo que jamais foi culpa dela. Sobreviver não foi culpa dela. A força dela é algo que eu jamais vou poder entender pq não creio que vou ser forte assim um dia. Os ensinamentos desse livro, mostra que o que aconteceu foi REAL, não há outra forma de falar isso a não ser ESTUPRO. Não é amor, não é gostar, é violar o outro. E todas as mulheres que passaram por isso e sofreram isso e ainda sofrem..
Cilka é um porto seguro que mostra que por mais que isso seja terrível, pode se superado. Ela é corajosa, ela é forte e foi uma sobrevivente. Não consigo falar da história dela sem tremer ou chorar, não consigo raciocinar tudo que aconteceu. Queria poder abraçar ela e dizer que tudo está bem. Esses livros são tão importantes, minha vontade era de saber a histórias de todas as pessoas que passaram por isso pq a história deles merecem serem contadas! Só tenho a agradecer a autora pelo trabalho maravilhoso que fez. Tanto a história de cilka como de lale me fez cair em lágrimas. Leiam esse livro, pois a história de cilka merece ser contada para o mundo.

Ju 29/12/2022

Nunca mais
Este livro é baseado em relatos de pessoas que sobreviveram, não bastou os horrores do holocausto ainda vivenciaram seu próprio país os considerarem traidores e condená-los aos campos de trabalho forçado na Sibéria.
Leitura pra garantir que nunca mais algo assim aconteça