Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Munick 03/05/2013

Wake - Despertar, o melhor livro que li em tempos!
É o tipo de livro perfeito até para quem não gosta de ler, pois é curto, objetivo e cheio de diálogos, mas ainda sim perfeito.

Wake - O despertar possui uma narração rápida e objetiva. No começo pensei que não ia me consquistar, por ser muito curto, um pouco mais de 100 páginas. Que feliz engano eu tive!

Wake conta a história de Janie uma adolescente que é puxada para o sonho das pessoas desde que ela se lembra, mas não sabe o porque. O que para nós pobres mortais parece ser um super-poder, para Janie é um pesadelo sem fim do qual ela não consgue se livrar.
Os sonhos sugam todas as sua energias, mas ainda sim ela tem que conviver com o problemas da escola, da casa dela, e com sua mãe alcoólatra.

Um dos pontos fortes do livro é que apesar de ser um livro de ficção as explicações dadas pela autora são muito boas e convencem, sem contar que os problemas da vida de Janie são tão reais e comuns que passa uma impressão grande de veracidade e realismo. O leitor vai sentir que poderia ser ele ali naquela situação. Um livro onde nem tudo é o que parece.

Mas o ponto alto do livro é Cabel. AHHHHHHHHH! (Suspiros...)
Cabel é o sonho de qualquer garota, entrando no Hall de personagens masculinos mais desejados pelas mulheres, e não é exatamente por sua aparência... Cabel é um carinha tão solitário e problemático quanto Janie. Janie se sente atraída por ele, mas será que ela com todos os problemas que tem, terá espaço para alguém em sua vida? A química dos dois em si só já vale o livro!

Suspense e ficção do começo ao fim temperados com romance é isso que você pode esperar de Wake - o Despertar. Super indico!

Leia e me conte depois!

PS: Wake é uma trilogia, sendo este o primeiro livro, Fade o segundo e Gone o terceiro e último.

Andressa 17/04/2013

Livro mal desenvolvido!
Sabe aquele tipo de leitura que vc deita e lê, lê, lê e quando percebe acabou o livro e desesperadamente tem que começar o próximo? Então eu diria que esse livro tem esse tipo de leitura, mas isso não quer dizer que ele seja bom.

O primeiro livro da trilogia é WAKE – despertar - conhecemos nossa protagonista Janie que tem um problema um tanto incomum, ela entra nos sonhos das pessoas próximas, não que ela tenha escolha, é como se ela fosse sugada para dentro dos sonhos das pessoas, uma vez dentro do sonho ela tem a missão de ajudar quem esta sonhando em alguma coisa, como mudar o curso de um pesadelo ou coisa do tipo. Fora do sonho no mundo real, Janie se contorce perde a visão e entra em convulsão, toda a vez que isso acontece. Janie é uma menina problemática de 17 anos, diferente de todos os livros que eu li recentemente, ela é pobre, muito pobre, e tem uma mãe alcoolatra, que mal aparece, na verdade a autora não explicou nada para nós sobre o problema da mãe nem o nome dela foi dito nesse livro, o que me deixou um tanto quanto curiosa de primeiro momento, na expectativa de uma explicação que não aconteceu (isso me irritou profundamente), Janie sofre buling das “amigas” ricas da escola.

De fato a história tem um tema bastante intrigante, para mim ao menos, já que no passado eu era fascinada pelo mundo dos sonhos. Quando menos se espera você está dentro de um sonho tentando do mesmo modo que a Janie descobrir o sentido de estar lá, os personagens de certo modo são bem reais, no decorrer do livro você não vê super-heróis, nem aquela meiguice extrema típicos em livros juvenis, contudo eles são mau desenvolvidos, temos em uma pagina Janie e Cabel super apaixonados e na outra brigados sem motivos, sem explicação, sem enredo, faz com que você volte a pagina leia tudo para ver se não perdeu nada, olhe a numeração do livro e veja que não está faltando pagina tudo isso para descobrir que o livro inteiro é assim, me senti lendo uma história cheia de furos sem pé nem cabeça, no começo da história não vemos introdução, pra falar a verdade é como se você fosse jogado no meio de uma história que já começou, e no decorrer das 20 primeiras paginas você continua sem entender muita coisa até que as coisas começam a fazer um pouco de sentido.

Eu sinceramente não sei se gostei do jeito como o livro foi escrito na 3° pessoa, é diferente da moda de escrever na primeira pessoa, talvez foi até por isso que o livro não ficou meloso e cansativo, mas em contra partida o livro ficou confuso, em certo ponto do dialogo ei já não conseguia saber o que era personagem do que era narrador, como não tive a oportunidade de ler o livro na versão original em inglês não sei dizer se foi alguns erros de tradução ou mesmo da editora Novo século, achei um livro mau editado, como se a editora estivesse querendo fazer com que ele tivesse mais paginas e cortasse as frases pela metade passando para a segunda linha, o que te faz ler muito rápido, um ponto positivo na minha opinião para a editora foi a capa, lindíssima, toda em preto com detalhes em roxo. Já fazia um tempo que eu tinha o visto na livraria mas por ser um livro tão fino não quis dar meus suados 29,90, então somente li o livro somente agora porque me apareceu a oportunidade de trocar com a fofa Mariane, então assim que o livro chegou comecei a leitura e como eu falei por ser um livro super fino, em menos de 12 horas terminei de ler.

nota para esse livro no geral - 5
A tradução não foi boa, a edição não foi lá grandes coisas,a capa ficou linda, mas a autora não soube desenvolver bem a história, deixou coisas sem explicação!
EudesnunesFenix21 01/08/2013minha estante
Esse livro e magnifico no começo você pensa que e mais um romance meloso mais se envolve na historia do começo ao fim já lé vários livros mais esse tem uma trama magnifica vale apena cada pagina que pena que ele e ate pequeno perto dos Best Sellers que existem por ai mais e uma dica magnifica para leitura...

Nanda :) 05/04/2013

O problema de criar expectativas...
é que às vezes, elas não são alcançadas.

Não sou de fazer resenha, mas esse livro me deu vontade de falar sobre ele...

Wake é narrado em terceira pessoa e acompanha Janie, protagonista do livro, que é sugada para o sonho de outras pessoas. Isso acontece quando alguém dorme e sonha perto dela, então ela é automaticamente sugada para o sonho e fica nele sempre como espectadora. Janie não consegue controlar essa sua habilidade e a trata como uma maldição, já que a atormenta desde os 8 anos. Durante essas transições entre o mundo real e o onírico, Janie perde a visão e começa a ter espasmos e convulsões. Quando a pessoa acorda, ela volta ao normal.

O livro conta a vida de Janie, e a luta que ela tem para tentar viver com seu dom. Mostra seu relacionamento com a mãe alcoólatra e com sua melhor amiga Carrie. Janie é menosprezada na escola pois vive na parte pobre da cidade e Carrie é sua única amiga. Sua mãe não trabalha e elas vivem somente com o dinheiro da Previdência, o que fez com que Janie começasse a trabalhar aos 14 anos.

Atrás do livro, se lê "Mas de repente, Janie fica presa em um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela é mais do que uma mera espectadora. Janie se torna uma participante...". Bom, o que acontece na verdade é 1% do que parece.

O livro todo é 1% do que parece. O enredo é muito bom. O problema foi a autora que não soube aproveitá-lo. A narrativa é muuuito rápida, os personagens são mal-construídos e o livro não tem um clímax. O relacionamento amoroso que a Janie desenvolve com o Cabe também achei um problema. Ela fala dele uma vez, e 20 páginas seguintes, lá estão eles apaixonados.

Quando eu li a sinopse do livro eu fiquei pensando "Nossa...ela vai ficar presa num pesadelo e vai acontecer alguma coisa, ela ficará em perigo e não saberá como sair do sonho..." Mas não. Quando ela entra num sonho, ela ainda fica ciente do seu corpo, tanto que ela anda e vai para um lugar onde ninguém possa ver ou até puxa o freio do carro uma vez que é sugada enquanto dirige.

A opinião do School Library Journal, impressa na contra-capa do livro diz que o livro tem uma "narrativa ágil e...satisfatória conclusão". FOCO NAS RETICÊNCIAS. Foi meu primeiro aviso e depois que li já sabia que não devia esperar demais do final.

Se você ainda não leu, não espere também. Mas não deixe de ler baseado nas opiniões diversas. Ao contrário do que parece, não me arrependi de ler Wake. Foi bom ler um YA que não fizesse eu me apaixonar pelo garoto principal. ISSO É MUITO RARO. Por isso e pelo potencial da trama, dei 2 estrelas.

Vivi Martins 02/04/2013

Janie Hannagan é uma adolescente de 17 anos, moradora da cidade de Fieldridge, Michigan, e que possui um dom peculiar: ela é sugada para dentro dos sonhos dos outros toda vez que esta perto de alguém que esteja sonhando, mas seu dom tem um preço, ao sair do sonho ela está abatida fisicamente, logo apos sequer consegue enxergar e suas mãos e pés ficam dormentes.
Ela começa a se interessar por seu colega de escola Cabel Strumheller,, que neste semestre está mudado... e que guarda grandes segredos que ela sequer imagina...
Com a ajuda da Srta. Stubin, uma senhora que mora no asilo aonde Janie trabalha, ela começa a fazer novas descobertas sobre como utilizar seu dom, começa a aprender como ela pode ajudar as pessoas nos sonhos e como isso tem reflexo na vida cotidiana dessas pessoas. Ela começa a entender o que é ser uma apanhadora de sonhos...

Yas 31/03/2013

Cuidado com o que você sonha..
Jenie uma garota de apenas 17 anos, pode estar sabendo sobre tudo que você anda sonhando.. Tenha cuidado com o que você sonha..
Ela nunca quis ter esse poder, mas ela passa a ter ele a partir dos oito anos, ela mal consegue se controlar, quando se da por si, esta dentro de um sonho, se você estiver a uma distância de menos de 3m pode ter certeza, ela estará nos teus sonhos.
E um desses pesadelos que Jenie será não só espectadora como também participante.. Nesses sonhos ela descobrira muitas coisas. Conhecera partes que ela não conhecia. E ela conhecera pessoas que ela talvez nunca tivesse imaginar conhecer.
Lisa escreve o livro em terceira pessoa, o que no começo foi bem estranho, já que eu particularmente gosto muito dos livros em primeira pessoa, porém o jeito com que ela é objetiva na linguagem me encantou, conseguia me ver dentro do livro, na forma em que elas falavam e tudo, me fez pensar que eu era mais uma amiga de Jenie.

Tata 27/03/2013

E se você pudesse participar dos sonhos de alguém?
O livro conta a história de Janie, uma menina que tem um poder diferente. Ser sugada pra dentro dos sonhos das outras pessoas. Parece até bom, né? Mas para Janie que vive essa situação é aterrador.
O começo do livro, confesso não me prendeu muito. Mas quando o fez, fez com categoria. É incrível como as coisas vão se encaixando e também é muito bom ver o crescimento da personagem.
Janie é uma personagem incrível! Ela é forte, determinada a buscar o que quer e muito corajosa. Seu poder sempre a deixa em algumas enrascadas e é aí que entra o meu personagem favorito, Cabel.
O Cabe, como vou chamá-lo aqui, é um menino esquisitão no início do livro, mas como todos ficamos felizes com isso, transformações acontecem. Esse personagem me surpreendeu ao longo do livro e virou meu favorito, exatamente por essas surpresinhas. Ele é muito protegedor e atencioso, um fofo gente!
Uma coisa que eu gostei da autora é que ela vai colocando as datas dos acontecimentos como se fosse um diário e cada minuto mostra uma revelação, uma surpresa!
Outra coisa legal da autora é que no finalzinho ela colocou um capítulo (ou dois? Não lembro =s) com a visão do Cabe! Nem preciso dizer que amei né?!
Ao meu ver, se o livro terminasse aí não teria nenhum problema, não via a necessidade de ser uma série. A única coisa boa é que podemos ver o desenrolar da história e sonhar (ou viver?) um pouco mais com a Janie.

Day Privado 16/03/2013

Resenha Oficial
Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare

28/01/2013

Surpresa...
Comecei a ler meio q esperando nada....me surpreendeu, primeiro por ser sobre sonhos, adoro, segundo, adorei os 2 personagens...
Livro curto, leitura rápida, talvez pouco desenvolvido, mas mesmo assim interessante. Só foi meio fácil de desvendar o enredo, mas mesmo assim eu curti. Lembrou um pouco uma série da Meg Cabot, Missing...vamos ao segundo pq estou curiosa...

Fer 26/01/2013

Wake conta a história de janie, uma garota simples que reside na periferia da cidade, e que possui o infortúnio de entrar nos sonhos de qualquer pessoa que se encontre no seu caminho. A história é rápida e fácil de passar, com frases curtas e uma história envolvente. Não sei o que mais me atraiu no livro: o fato de eu ser uma adoradora dos estudos dos sonhos, ou janie fugir um pouco dos padrões dos outros livros, ou até mesmo cabel, que em hipótese alguma se mostrou um modelo de perfeição, sendo um cara normal, até mesmo com condições financeiras piores que a de janie, e ainda ter um passado com o envolvimento de drogas! O que eu achei brilhante também foi a parte narrada por cabel ao final do livro, na qual conhecemos uma nova versão da história, e acredito que foi ali, com cabel sendo um garoto comum apaixonado querendo a atenção de janie, que o livro me ganhou!

"Ana Paula" 10/01/2013

Não sei o que dizer deste livro! Acho que esperei tanto dele e no fim, me senti um pouco deprimida, o livro é lindo, mas tem partes que não consegui entender direito, acho que essas partes se explicarão no 2º livro...

Wake, conta a estoria de Janie, uma garota de 17 anos que tem uma habilitade incomum: ela consegue entrar nos sonhos das pessoas. Não é entrar porque quer, ela é sugada para dentro do sonho da pessoa mesmo ela estando acordada. Dei muitas risadas com certos sonhos, mas outros me deixaram apavorada!

Ninguem sabe sobre a habilidade de Janie, sua mãe mal olha pra ela, vive bebada pela casa e Janie que se cuida e cuida da mãe. Prestes a terminar o colegial e entrar na Faculdade, Janie quer se desfazer deste dom, pois tem medo do que sua colega de quarto da faculdade pensará dela assim que ela começar a ter suas convulsões.

Até que aparece Cabel... o cara é meu mais novo amor literario, ele é maravilhoso, mas eles brigam muito e Cabel quer de qualquer jeito ajudar Janie, mas ele mente sobre algumas coisas... e é dificil confiar nele.

Um livro que me deixou intrigada, quero muito continuar lendo os outros livros pra ver se me alegro mais com a estoria. O livro é lindo, a capa, perfeita. Pra quem gosta de livros policiais, este livro é um prato cheio.

" Cabel inclina-se para frente e põe a mão no queixo dela. Pega-a de surpresa. Puxa-a em sua direção e passa a ponta do polegar na maça do rosto dela. E então, encosta seus lábios nos dela." Pg 85

Mago do Livro 23/12/2012

A autora Lisa McMann é simplesmente gênia.

O texto é rápido, simples, com poucos personagens mas que cada um acaba sendo importante na história. Principalmente no que consiste a protagonista.

Janie é uma exclente protagonista.

E um romance que foge dos padrões.

Indico sem remorso!

Bárbara 13/12/2012

Estranho no início, intrigante no meio, um pouco clichê no final.
Antes de ler Wake, procurei por várias resenhas para ver se valia a pena (estava planejando comprar a trilogia, é bem baratinha). Mas acabei me desanimando porque uns falam que o livro é ótimo, outros que é um saco. Então, baixei um e-book para ler e formar minha própria opinião.

Janie Hannagann de 17 anos tem uma habilidade, ou maldição, estranha: sempre que alguém dorme e sonha perto dela, ela é automaticamente puxada para dentro do sonho da pessoa e obrigada a assistir a tudo. Por ser uma menina pobre, ela é taxada como esquisita pelos seus colegas e seu maior desejo é ser uma garota normal. Ela detesta ter que participar dos pesadelos dos outros e assistir a sonhos eróticos de alguns.

Tá, história vai, história vem, Janie sempre entrando nos sonhos, ela conhece Cabel, um garoto pobre e excluído como ela e logo se identifica com ele. Acaba contando seu segredo supersecreto. Bem previsível a estória dai em diante. Ou nem tanto. Alguns acontecimentos surpreendem.

O mistério acerca das habilidades de Janie é o que faz voce ler o livro avidamente, louco para descobrir de onde vêm, como funcionam, por que ela as tem.

Senti-me compelida a ler o livro por causa do tema legal de sonhos e subconsciente, assuntos que os cientistas nao dominam por completo e sao periodicamente abordados de maneira mágica. Legal, né?

Wake - Despertar, de Lisa McMann tinha tudo para ser perfeito, impressionante e cativante. Mas ela errou feio na estória, nao conseguiu abrir o leque do assunto incrível que escolheu tratar. Ao invés disso, voltou o livro para banalidades. Bem, acredito de coração, para o bem da trilogia Wake, que McMann vá esclarecer mais os fatos em Fade, segundo livro pelo qual estou ansiosa.

Sobre a forma de escrita da autora que muitos criticam, nao tem nada a ver. Alguns pedaços (mínimos) ficaram sim um pouco confusos, mas a maneira como ela escreve é gostosa, diferente e rápida. O livro só tem 205 páginas, bem pequeno. Só o primeiro parágrafo que assusta, depois disso voce acostume e traga o livro em poucas horas.

Mais uma coisa: o final. Chatooooo! Se eu nao colocasse fé na estória e nao tivesse gostado tanto da Janie e do Cabel, nao leria o segundo livro, nao teria vontade alguma. McMann nao introduz no final de Wake o gancho para Fade. Voce é levado a querer ler a continuação porque acredita que há muitas explicações a serem dadas ainda, ou melhor, porque quer as explicações.

Achei também que a estória de Wake foi movida por infinitas coincidências que eu julgo serem... sei lá. Coincidência demaaaaais! Principalmente no fim.

RESUMINDO:

O livro é bom, mas nem tanto. Cativante, mas nem tanto.
Diferente, mas nem tanto. Se voce nao tem nada para fazer e quer ler alguma coisa para distrair, leia Wake, porém nao espere por muito da estória. Janie é legal, Cabel é misterioso, Carrie, amiga da Janie, é maluca. E sonhos sao incríveis (apesar de haver em Wake mais pesadelos do que sonhos. Espera. Só pesadelos mesmo). Divirta-se com o cenário meio dark de Wake.
Dryka -@drykabooks.exp.literarias 19/12/2012minha estante
Acho que WAKE, pelo que percebi até agora é um livro de leitura rápida e de narrativa não muito comum, estou achando o livro prático é desses livros que tu pega e lê rapidinho adoro, para quem tá querendo uma leitura mais descomprometida indico.

Rebeca 07/12/2012

Não foi o que eu esperava, mesmo assim foi bom! (s/ spoiler_ contém passagens mas nda de spoiler)
Sabe... Quando vi a sinopse, que uma garota pudesse entrar no sonho das outras, e passasse mau quando isso acontecia. Eu pensei em um mar de infinidades, como ela se daria mau e coisas do tipo.
Apesar de gostar do jeito da autora escrever _ muito bom; e do romance entre os principais, ainda acho a história ruim.
Como se numa parte do livro ela pensasse em fazer o livro de um jeito, e mudasse o curso. Isso foi bem significativo na parte do passeio, e logo no passeio o livro mudou totalmente, como se a autora tivesse perdido o curso da escrita.
Se não fosse por esses defeitos seria muito legal e criativo!
Mas pra ser sincera, gostei muito do livro. Foi intrigante, eu tinha uma vontade imensa de terminar o livro, uma ansiedade enorme de saber como é que acabava. E quando acontecia uma coisa que eu não queria que acontecesse, ficava desesperada, o li em duas noites. E quer saber? Eu indico ele pra vc! Dê sua própria opinião, pq a minha eu já dei.

Yumi 01/12/2012

Horrível
O pior livro que eu já li na minha vida. E olha que eu já li muitos.
Esse negócio do livro ser dividido em horários me estressou muito, porque eles escreviam CADA MÍSERO MINUTO que se passava.
A história é até mais ou menos, mas a forma que foi escrita avacalhou com tudo!
E a aquela principal? Que garota sem graça! Não faz nada, só dorme e invade a privacidade alheia. Pode até não ser por opção própria da personagem, mas me irrita do mesmo jeito.
Pode parecer que eu estava de TPM quando li o livro, mas o pior é que não. Ele é realmente ruim e um despedício.