Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Jacque 15/07/2011

Diferente de um livro juvenil.
Narrado em terceira pessoa, Wake – Despertar conta a história de Jane, a nossa heroína, cujo talento é quase um mistério, que só vai sendo revelado com a história de sua vida, muito lenta e gradativamente. Por conta desse seu talento, Jane conhece alguns segredos das pessoas – coisas que as pessoas sonham, seus segredos mais íntimos, e isso a constrange (ao mesmo tempo que lhe dá uma super vantagem).

E a vida não muda quando ela conhece Cabel. Aliás, Cabel está na história desde sempre, mas antes ele era o garoto esquisito, que nem dava ideia. Com o passar do tempo, Cabel muda seu estilo e suas atitudes. Algo diferente acontece entre Jane e Cabel e eles compartilham seus segredos – e Cabel é o único que consegue manipular seus sonhos. Depois disso, os dois viram personagens de uma missão perigosa, cujos segredos estão no mundo dos sonhos, e as consequências, no mundo real.

A capa de livro é sempre um fato relevante para mim na hora de escolher um livro, e com o Wake – Despertar, não foi diferente. A história demora muito a se desenrolar, as cenas não tem muitos detalhes e a história é contada em frases curtas e picadinhas – o que acaba irritando um pouco quem gosta de histórias fluidas.

No geral, o livro tem um enredo bom: essa ideia de uma pessoa que pode se comunicar com outra através dos sonhos é um tema inédito para mim. Os personagens são sólidos: muito embora encontrar um Cabel por aí seja um tanto complicado, ele é um garoto que poderia facilmente existir. Mesmo Jane com seus talentos especiais, é uma adolescente como outra qualquer. Acredito que os personagens secundários poderiam ser mais trabalhados, pelo menos uma descrição das características físicas, dos seus gestos e expressões.

A história custa a prender o leitor, e quando o faz, termina, deixando-nos ávidos pelo segundo volume.

Marcelle 15/07/2011

Wake - Lisa McMann
Devorei Wake. No inicio, estranhei demais a forma da Lisa McMann de escrever, parece um diário em terceira pessoa. Mas, após me acostumar com isso, achei que ela não poderia ter melhor forma para escrever esta estória.

Wake conta a história de Janie, uma adolescente de 17 anos que aos 8 entrou pela primeira vez no sonho de outra pessoa. Sim, quando uma pessoa adormece e sonha ao lado de janie, ela é "sugada" para o sonho dessa pessoa. Janie é pobre, mora na parte decadente da cidade. Tem que conviver com a sua mãe alcoólatra e trabalha bastante em um asilo para pagar a faculdade no futuro.

O livro me fascinou, de verdade! Amei a nossa personagem principal, Janie, seu par românrtico, Cabel, adorei o enredo em si, diferente. Não pude me conter, já estou lendo o segundo livro da Trilogia, Fade.

Belinha 12/07/2011

Fábio 10/07/2011

Wake
Livro curto, narrativa muito rápida, e uma leitura cheia de imagens, sem dúvida é o que define curta, mas perfeitamente o livro Wake – Despertar, por Lisa McMann. Wake é o primeiro livro da trilogia com mesmo nome, que foi lançado em 2010 pela editora Novo século.
Se assim como eu, toda informação que você tem sobre sonhos, foi obtida através de experiências pessoais ou pelo que consegui entender do filme “A origem” de 2010, você vai gostar muito de Wake, não só porque trabalha com sonhos, mas sim porque as personagens interagem de maneira direta com os sonhos, de uma forma que é até “divertida” (talves eu pense assim, porque li todo livro usando como referência o episódio em que o bob esponja entra nos sonhos dos seus amigos na Fenda do Biquíni - \o/ eu tive infância).
Wake conta a história de Janie Hannagan, que desde os oito anos é sugada para dentro dos sonhos das outras pessoas. Ela é tragada quase que instantaneamente, quando alguém perto dela dorme e começa a sonhar. Durante suas interações nos sonhos alheios, ela entra em transe com espasmos e convulsões, Janie é sempre a espectadora nesses sonhos. A trama mostra o esforço de Janie para controlar sua habilidade, e evitar que entrar em transe.
O livro é narrado em terceira pessoa, e também é um pouco difícil se acostumar com o estilo de narrativa da Lisa McMann, é uma coisa muito objetiva, E acho que esse estilo da autora deixou os personagens meio que “vazios”.
A história é bem elaborada e muito surpreendente. Eu não sou muito de gostar e admirar personagens principais, prefiro mil vezes os coadjuvante que são bem menos previsíveis, mas Cabel (o par romântico de Janie no livro), é uma exceção a minha regra.
Super recomendo o livro, não se preocupe com o narração, com o tempo você vai se acostumar, e a história é incrível. E recomendo também os ouros livros da série Fade e Gone.

Douglas 06/07/2011

Mais resenhas em: http://paginasdelivross.blogspot.com/
Leitura rápida, mas com uma escrita diferente que chega a dificultar.

Janie tem 17 anos. E desde criança ela consegue entrar no sonho de quem esta dormindo perto dela. Ela não pode contar isso a ninguém, então sofre sozinha com uma vida em que sua mãe é uma bêbada e sem pai. Mas quando Cabel chega em sua vida, a habilidade de Janie começa a ficar pior, e pelo jeito ela não consegue ficar afastada dele.

Antes de reclamar, quero dizer que a estória tem um potencial enorme já que o enredo é muito diferente de tudo o que já li. A vida de dificuldades e sofrimento no meio do álcool e das drogas da personagem, também deu um diferencial entre os atuais livros para adolescente.

Mas vamos aos pontos negativos, o jeito que a autora escreve é MUITO confuso. O livro é dividido em horários, dias e anos, e às vezes a autora se expressa o acontecimento desses “turnos” com apenas uma palavra. A leitura também é tão rápida e com tanta falta de detalhes que a cada três paginas que eu lia, eu já me esquecia das outras cinco paginas antes.

Os personagens também estão perdidos, eles não conseguem passar nenhum tipo de emoção.

E sim, eu até gostei da leitura no final quando já estava acostumado. Mas fica um alerta: a sinopse pode enganar, já que a protagonista não começa a ficar presa e ter que viver o sonho de ninguém, pelo menos não do jeito que é citado.

Rafaela 27/06/2011

Uma nova proposta literária.
Janie Hannagan adentra os sonhos alheios quando pessoas dormem no mesmo ambiente em que ela se encontra. E Wake nada mais retrata do que a pertubação da protagonista com relação a este dom que lhe fora concedido, e como ela deverá agir para que possua controle sobre ele. Mesmo com pouco dinamismo, a autora nos retem através do doce sentimento que cria para a personagem por Cabel Strumhelle. Tornando-se irresistível nao querer saber o que nos conta o livro até a sua ultima página.

Como havia dito em meu histórico de leitura, Wake, inicialmente, não traz tanto anseio literário. Justamente por essa mistura de primeira e terceira pessoa, e a frágil definição de seus personagens. Lisa McMann, no entanto, teve a audácia de fugir dos paradigmas sobrenaturais (vampiros, imortais, anjos...), e ainda sim, nao foi infeliz em sua venda de exemplares, sendo Bestseller do THE NEW YORK TIMES, dentre alguns prêmios em 2008 e 2009. Isto apenas afirma que a geração atual de leitores está cada vez mais flexível a outros gêneros, permitindo-lhes conhecer outros mundos desmistificados, que não o que estamos acostumados como a era Crepúsculo, etc.

Leitura acessível a todos, diferente, nao menos instigante que tantas outras de sucesso. Vale a pena conferir, até porque palavras nunca fazem mal em excesso (rs).

fdelrio 21/06/2011

Belo Despertar
Belo começo para a escritora, um livro um tanto pequeno, mas que consegue se desenvolver bem, a personagem principal é muito real e carismática, você sofre, chora, ama, junto com ela além de partilhar dos pesadelos alheios. Grata surpresa, mais ainda tem mais, em se tratando de uma trilogia, tem um bom desfecho. Um bom livro que vem nessa onda de livros protagonizados por adolescentes, embora ele seja diferente de todos eles!

Nanda Cris 15/06/2011

Muito Bom!
Há tempos não lia um livro "sobrenatural" tão legal.
O começo é meio confuso, mas conforme vamos pegando o ritmo da leitura, nos adaptamos ao modo como a autora escreve e então o livro flui rapidamente.
Não há anjos, não há vampiros. Há apenas uma garota que entra no sonho das pessoas sem querer e não sabe o que fazer nesses momentos. Ah, mas isso ela vai descobrir.
Tem os encontros-desencontros no romance (senão não tinha graça, né?), mas tudo termina bem quando acaba bem.
Recomendo. Estou correndo agora para ler Fade!

AmadosLivros 07/06/2011

Blog Amados Livros:

Giro Letra 04/06/2011

Wake
"Ele está sentado em uma cela escura da cadeia. Sozinho. Acima de sua cabeça está um sinal que diz: 'Traficante'.
Janie observa do lado de fora da cela.
Ele está de cabeça baixa.

A cena muda abruptamente.

Ele está no quarto de Janie, sentado no chão, escrevendo algo em um bloco de papel. Sozinho. Levanta o olhar para ela, chamando-a com os olhos. Ela dá uns passos à frente.
Ele levanta o bloco para ela ver.
Não é o que você pensa.É isso que está escrito no papel.
Arranca aquela folha de papel. Debaixo dela está uma outra com algo que ele escreveu.
Acho que estou apaixonado por você."

Wake é o primeiro livro de uma trilogia que vai embarcar no mundo onírico. Esse primeiro livro da trilogia nos faz mais uma apresentação das personagens que iremos acompanhar nos próximos romances. Janie, a protagonista, é uma garota que, desde os oito anos de idade, vive a realidade de ser sugada para os sonhos dos outros. Essas experiências acontecem esporadicamente, porém, à medida que Janie chega à adolescência, elas vão ficando mais intensas e comuns, de modo que sempre que Janie está próxima à alguém que está dormindo e tendo um sonho ou pesadelo, a jovem é arrastada para o mesmo.

Quando Janie tem 13 anos de idade, conhece Carrie, sua nova vizinha, que se tornará sua melhor amiga. Carrie tem amizade com Melinda, a qual, gratuitamente, não gosta de Janie, talvez, como analisa a protagonista, pelo simples fato de Janie ser pobre financeiramente. Contudo, Carrie tem amizade com Melinda, fato que faz com que, eventualmente, as três estejam juntas.

A partir daí, boa parte da história vai ser a descrição dos sonhos para os quais Janie é sugada. Somado a isso, aparece no enredo um rapaz, chamado Cabel Strumheller, que é mais velho que Janie, mas está na mesma série que ela. Constantemente, ela entra nos sonhos de Cabel, quando este dorme na sala de estudos da escola e Janie vê que, nesses sonhos, os dois se beijam intensamente, fato que ela não compreende, uma vez que os dois mal se falam. Depois de algum tempo que ele está no mesmo ano que Janie, em uma noite, Janie é convencida por Carrie a ir a uma festa, dessas cujo estilo Janie não é exatamente fã, entretanto, depois de muita insistência, ela termina aceitando o convite da amiga. Numa dança comum nessa festa, um rapaz tenta passar a mão em suas partes íntimas e ela sai fugindo, sendo amparada por Cabel, que a conduz até a casa dela, de skate.

Depois disso, ele aparece na escola totalmente mudado, com um estilo bem diferente e se tornando irresistível para as meninas da escola. Mas Janie o reconhece e, ao abordá-lo, ele faz com ela uma brincadeira, julgada pela mesma, como de mau gosto, de modo que ela passa a evitá-lo, negando, inclusive, as eventuais caronas que eram oferecidas a ele por ela. Eles só terão a oportunidade de conversar novamente quando a escola resolve fazer um passeio a Stratford. Nessa viagem, Cabel termina por descobrir essa peculiaridade de Janie, aproxima-se bastante dela e eles terminam por se envolver romanticamente. Quando voltam de viagem, ela tem uma conversa com ele, em que explica como funciona sua entrada nos sonhos, eles se beijam, entusiamados um com o outro, e fica combinado de se verem novamente no dia seguinte.

Porém, para decepção de Janie, Cabel não aparece. Além disso, ela descobre que, na hora que devia estar com ela, ele estava em uma festa, na qual se envolveu com Shay, uma aluna riquinha que também não gostava de Janie, e ainda por cima foi preso por estar envolvido com drogas. A partir de então, o prosseguimento da leitura vai desvendar alguns mistérios: por que Cabel deixou Janie esperando? Por que ele se envolve com drogas? Por que ele disse estar apaixonado por Janie se estava envolvido com Shay? Além disso, com relação aos sonhos para os quais Janie é sugada, ela pode ajudar as pessoas nesses sonhos? Como? Apenas ela é apanhadora de sonhos? Ou existem outras pessoas assim? Só a leitura do livro é que nos dará essas respostas.

Wake traz uma leitura interessante, porém a sua linguagem não é tão literária assim, isto é, a linguagem com a qual a autora nos conta a história é um tanto quanto pobre, além disso, a história em si, pelo menos em Wake (espera-se que nos demais livros da trilogia, esse problema seja sanado), é simplória demais, não há desenvolvimento da história, tampouco há um conflito que chame verdadeiramente a atenção. Grande parte do livro (como já mencionado) é contando como são os sonhos para os quais a personagem principal é arrastada, de modo que chega a um ponto que isso se torna cansativo, não há progressão dos fatos. Apesar disso, é uma boa leitura, suscitando em nós a curiosidade para o prosseguimento da história.

Patrícia Tavares

Raissa 27/05/2011

Letra com asa
Janie, 17 anos, é uma garota que consegue entrar no sonho das outras pessoas, porém ela faz isso de forma involuntária. Ela é sugada para dentro do sonho das pessoas. Se for um sonho bom, beleza, mas se for um pesadelo, ela vive toda a agonia junto com o dono do pesadelo, tendo inclusive fortes convulsões dependendo do grau de sofrimento. Desde criança ela tenta conviver com esse "dom" e infelizmente numa pode compartilhar isso com ninguém, até porque iriam dizer que ela pode ser uma aberração.Janie tem uma mãe alcólatra que não está muito preocupada com o seu bem-estar.
Janie tenta viver sua vida o mais normal que pode com sua melhor amiga Carrie, sua inimiga Melinda e com um novo e inesperado amigo Cabel, e trabalhando horas e horas em um asilo para juntar o máximo de dinheiro que pode para a faculdade.
Janie sempre está nos sonhos como uma simples expectadora, os sonhadores sempre estão pedindo ajuda para alguma coisa, porém ela nunca sabe como ajudar,até que ela entrar no sonho de Cabel e algo diferente acontece. Novos fatos ocorrem fazendo com que ela comece a ver essa maldição como uma forma de dom de verdade, mas essa garota ainda tem muito o que descobrir pela frente. Até porque já da para saber quem é confiável e quem não é? =D

Gente eu comprei esse livro pensando que era de vampiro ( li uma resenha que dizia isso...juro) , mas não tem nada de vampiro aqui não. É um livro bem diferente dessa ultimas leituras do momento, pois não tem vamp, nem lobisomem, nem anjo, nem fada, nem nada disso mais ainda sim é uma outra forma de romance/mistério sobrenatural. Eu gostei bastante e realmente recomendo a todo. Vale a pena.
Espero que gostem!

Livy 12/05/2011

Uma narrativa estranha...
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

A sinopse empolga não? Será que ela vai enfrentar forças sobrenaturais, ou um assassino, um maniaco?
Eu comprei o livro levada pela empolgação da sinopse, e estava louca para lê-lo. Quando comecei a ler me desanimei um pouco. A narrativa de Lisa é um tanto estranha e abrupta. Com momentos entrecortados e subtos, e pulos grandes na história. A estranheza me fez ter um certo receio, mas dei uma chance e continuei a leitura.
O livro leva um tempo até assumir um ritmo e para que se possa acostumar com a escrita. Fiquei na expectativa de quando ela entraria esse pesadelo em que ela seria uma participante.
E esperei até perceber que não tinha nada de assassino, nada de monstro, nada de nada.
Na verdade, o lviro é prevísivel e não tem grandes segredos e surpresas. E o fim é o abrupto e repentino que é estranho.
Apesar disso tudo, e de eu ter esperado muito mais do livro do que realmente ele é, gostei dele. Não é um dos meus BEST FOREVER, mas...
O livro acaba sendo bonzinho.
Eu darei uma chance, claro, lendo a continuação FADE.

patita 09/05/2011

Nada fantástico. Os personagens não são cativantes, pelo contrário, são muito superficiais. Só pra passar o tempo mesmo. Estou lendo o Cuca Fundida e impossível não pensar como um conto pode ter mais conteúdo que um livro todo. Tá bom, é covardia. Mas se compararmos com a série Mediadora da Meg Cabot também hpa uma diferença tremenda. Os personagens são bem desenvolvidos e adoráveis. Parece que Wake foi escrito por alguém totalmente sem experiência e meio as pressas, não sei... Mas muitas pessoas podem se divertir com o livro, então tá valendo.