Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Bruh 08/03/2012

Wake - Despertar
Wake conta a história de Janie, uma garota de 17 anos que desde criança consegue, de alguma maneira, entrar nos sonhos das outras pessoas, mas não por vontade própria, é algo que ela não consegue evitar. E com essa habilidade ela sempre arruma problemas. Além de ter uma mãe que não da a miníma para ela e vive bêbada. Mas tudo muda, quando ela passa de observadora para participante em um sonho.

O que mais me atraiu no livro foi a história que fala de algo não explorado por muitos autores de YA, que é o mundo subconsciente, o mundo do sonhos. E a sinopse dava um ar de mistério ao livro, então ele entrou em minha lista dos "Vou Ler". Mas sempre entrava algum outro livro que me chamava mais atenção na frente. Até que um dia eu ganhei ele de aniversário e já comecei a ler.

Um dos fatores que o diferencia do tipo de leitura ao qual estou acostumada é o fato de a narrativa ser no presente. Não sou muito fã de narrativas assim, mas encarei o desafio. E isso acabou sendo o que menos me incomodou.

É como dizem, se você eleva demais suas expectativas, as chances de se decepcionar são bem maiores.

A história tinha tudo para ser sensacional, sem dúvida alguma, mas o problema dessa vez foi a escrita. Os capítulos são divididos por datas e horas, no estilo de "O Diário da Princesa" de Meg Cabot, mas Lisa não teve a mesma desenvoltura na hora de escrever seu livro dessa maneira. Não achei a narrativa fluída, e isso quase me fez abandonar a história algumas vezes. Além da falta de detalhes. As coisas acontecem rápido demais e por vezes são mal explicadas, tornando a leitura um tanto confusa.

Mas Lisa não falhou na hora de descrever os sonhos. As vezes são sonhos rápidos, que não ocupam nem meia página (ainda mais com a letra grande de Wake), mas os cenário são bem escritos, assim como seus participantes.

E quanto ao climax da história ele traz um diferencial. Nele a "sobrenaturalidade" de Janie é apenas uma ferramenta para resolver tudo e não o motivo de tudo estar acontecendo, mas a narrativa de Lisa não nos proporciona muitos detalhes, como já disse antes. Não tem muita ação e quando você vira a página já acabou.

Agora falemos dos personagens:

Janie: Eu realmente gostei dela, você vê que ela é determinada e forte, afinal, viver com uma mãe igual a dela, trabalhar em um asilo para pagar a faculdade e ainda ter que ser arrastada para o sonhos de outras pessoas não é nada fácil. Mas o seu orgulho as vezes atrapalha, ainda mais no seu relacionamento com Cabel.

Cabel: Ele sofre mudanças na história. No primeiro momento que ele aparece é retratado como um gótico de cabelo ensebado que está sempre calado, mas depois de avançarmos alguns anos na história Cabel aparece mais forte, de óculos e cabelos castanhos, então é ai que começa sua relação com Janie. Eu gosto muito dele e o jeito como ele cuida de Janie (apesar de ela as vezes não perceber) e admito que xinguei ele algumas vezes também, mas ele e Janie formam um belo casal. E Cabel é bem maduro também e já sofreu muito no passado.

Os outros personagens são secundários, como a melhor amiga de Janie, Carrie. Que é rica, gosta de festas, namora um cara mais velho e tem um trauma em seu passado, foi tudo que eu consegui extrair do livro. E temos a Capitã, que eu nunca sei se ela vai ser doce ou exigente.

Vou ler a continuação (Fade) mais pela ideia do livro em si, do que qualquer outra coisa.

Minha nota final é 3/5 pelo fato de a narrativa ter muitos buracos, isso realmente me incomodou, pois parecia que eu estava perdendo algo na história.

Link do blog para mais resenhas: http://sozinhacomoslivros.blogspot.com

Laila 06/03/2012

Sempre admirei as capas dessa trilogia e a sinopse chamou muito a minha atenção. Afinal, quem não sente curiosidade em relação ao misterioso mundo dos sonhos?
O que posso dizer de Wake é que o livro frustou todas as minhas expectativas. A história é criativa e muito interessante, porém, acredito que a autora não conseguiu narrar a trama de uma forma agradável à leitura. Os acontecimentos se sucedem muito rapidamente, me confundindo por diversas vezes. Em algumas ocasiões pude notar mudanças de cena no meio de parágrafos. Ao ler Wake tive a sensação de ler um resumo de uma história.
Também notei que a autora teve dificuldades em desenvolver as falas dos personagens. Não gosto de livros onde nunca sei quem falou com quem. Compreendo que muitas vezes fica enjoativo ler um livro em que, ao final de cada diálogo, o autor acrescenta o famigerado "disse fulano de tal". Mas existem alternativas mais criativas que podem dar mais dicas ao leitor sobre qual fala é de quem e deixar o diálogo mais dinâmico.

Apesar dos pesares, a trama conseguiu me envolver parcialmente. A história nos prende pela curiosidade. Li todo o livro em cerca de 3 horas. Com pouquíssimas páginas e fonte gigante o livro é muito rápido de se ler. A edição para o português pela editora Nova Século é visualmente muito bonita e de qualidade. Pude notar pequenas falhas na tradução/revisão, mas nada muito agravante.

Em Wake conhecemos a história de Janie, que consegue entrar como expectadora nos sonhos das pessoas à sua volta. A acompanhamos em sua adolescência e em suas tentativas de resolver seus problemas.
Janie não sabe lidar com seu dom e precisa aprender antes que enlouqueça.

É realmente uma pena que a autora não tenha conseguido desenvolver melhor a história. O contexto em si é muito interessante e os acontecimentos poderiam ter sido melhor explorados.

Parto para a leitura de Fade com a esperança que a autora, nesse ponto, já tenha obtido melhores resultados na narração.

Resenha do http://blog-do-livro.blogspot.com/

Nasa 26/02/2012

Wake – Despertar
Sonhar é fácil, acordar é que é difícil. Eu resumiria assim a história do livro Wake, de Lisa McMann, lançado em 2008.

O tema me chamou atenção por falar de sonhos. Desde a antiguidade o homem tem tentado entender e explicar os sonhos. Existem dicionários dos sonhos, mas nenhum deles pode comprovar a veracidade de suas interpretações. Isso para sonhos comuns, mas imagine alguém que cai nos sonhos dos outros?

É esse o fio condutor da história do livro Wake – Despertar. Janie é uma típica adolescente de 17 anos Americana, esquecida pela mãe alcoólatra, e ausente, ninguém fala sobre seu pai. A maior parte do livro ela passa sozinha, se virando como pode para sobreviver dentro da escola, onde é classificada como estranha e pobre.

As descrições dos sonhos, os ataques que ela sofre, cada vez que mergulha nos sonhos das pessoas a sua volta, é extremamente forte. As descrições tomam a maior parte do livro sem que nada seja explicado. O conformismo da personagem é realmente espantoso. Sua falta de curiosidade em buscar respostas para seu problema dá nos nervos. Porque sinceramente, se eu caísse nos sonhos das pessoas, pesquisaria o assunto até a exaustão. Tudo bem, ela é fruto do ambiente, só tem dezessete anos, no entanto, falta amor próprio. Afinal o que ela carrega um poder e uma maldição.

Ao longo do livro Janie conhece os desejos, os medos secretos de quase todos da escola. Quando ela começa a trabalhar no hospital, que em minha opinião, foi o capítulo melhor trabalhado no livro, podemos sentir que o livro vai melhorar. No entanto, isso não acontece tudo continua se arrastando.

O livro se perde dentro da descrição dos sonhos de vários alunos, inclusive o de Cabel, um jovem misterioso e fechado. Janie sente-se atraída por ele, contudo, a fama dele é de traficante e coisa bem pior. Isso mantém o nosso interesse. E quando o livro parecia ficar melhor aparece o “fim”.

Senti falta de muitas coisas nesse livro, o final me decepcionou profundamente, é porque simplesmente ficou sem a ideia de continuidade. Tudo poderia ter sido melhor trabalhando, desde os personagens centrais aos secundários. O livro é pequeno, somente 208 páginas então o sofrimento não é grande.

Leia se quiser. E lembre-se, nem tudo que reluz é ouro.

Livro: Wake – Despertar
Série: Wake
Autora: Lisa McMann
Páginas: 208

Angel 09/02/2012

O despertar de Janie
O primeiro livro fala sobre a descoberta de Janie a respeito de entrar nos sonhos das pessoas, mas ainda sem saber realmente por que acontece e o que ela é de verdade! Ela conheçe Cabel que passa a ajudá-la e acaba se tornando muito mais que um amigo e alguém muito importante para ajudá-la com o que está prester a descobrir sobre si mesma. Uma histório com muitas emoções e suspense.

Rafaela Regis 01/02/2012

Wake - Despertar - Lisa McMann
No livro Wake – Despertar conhecemos Janie Hannagan uma garota de 17 anos que para todo mundo ela parece ser uma garota normal, mas não é bem assim.
Janie é uma garota que não consegue dormir muito bem, mas não é por causa da insônia não, ela simplesmente é sugada para dentro dos sonhos das pessoas que estiverem dormindo ao seu redor. E quando eu digo sugada... é sugada mesmo! Do tipo ela está acordada, mas se um colega de sala dormir durante a aula... ela dorme junto e contra a sua vontade é arrastada para dentro dos sonhos, ou pesadelos, daquelas pessoas.
Alguns dos sonhos são leves como um jogador de futebol querendo ganhar o campeonato, mas outros não são tão leves assim!

Ela para em um sinal na Waverly Road, não muito longe de casa e continua no cruzamento...
...e então ela está em uma casa estranha. Em uma cozinha suja. Um homem imenso parecendo um monstro com facas no lugar dos dedos aproxima-se...
... Este é um pesadelo dos fortes.
- página 49 -

Ninguém sabe sobre isso, nem mesmo a melhor amiga de Janie, Carrie que também é sua vizinha.
Nos sonhos das outras pessoas, Janie é apenas uma observadora, sem nunca interagir ou mudar algo, mas tudo muda quando ela fica presa em um terrível pesadelo, onde ela é mais do que uma observadora, ela faz parte do pesadelo!

Wake de Lisa McMann é o primeiro livro da trilogia Wake e ele nos leva para um mundo onde nem sempre os sonhos são uma coisa boa e que pesadelos podem sim assombrar aqueles que já estão acordados.
Janie é uma garota que não sabe se esse “dom” é uma benção ou uma maldição, se bem que ela já esta acostumada com isso. Mas seu mundo entra em choque depois desse pesadelo,e a partir daí ela tenta encontrar soluções para controlar seu “dom”.
O livro é alternado entre a realidade de Janie e os sonhos dela, mas as mudanças, as vezes são tão bruscas que até mesmo você não sabe se é real ou sonho. Devo dizer também que tem alguns trechos em que a pontuação do livro deixa a desejar, partes do texto em que você não sabe se é um pensamento ou fala dela, isso compromete um pouco a leitura, por isso teve varias partes em que eu tive que voltar e reler alguns trechos.
Mas a temática do livro é muito interessante, fiquei super curiosa para ler o segundo volume!
O livro tem um desenvolvimento rápido, cenas marcantes e mistérios que fazem o leitor não querer perder nem um detalhe da narrativa!
Recomendo!

MateusNakamura 19/01/2012

Pra distrair
Wake não é aquele livro que vai te prender do começo ao fim, é um livro pra ser lido pra distrair um pouco. Eu achei a historia do primeiro livro fraca,e faltou um final que fizesse querer ler o livro seguinte. Vou continuar lendo os livros, porque apesar dos pesares gostei. Mas aviso: SE QUER LER UM LIVRO QUE VÁ TE PRENDER, WAKE NÃO É UMA BOA ESCOLHA.

Bruno 17/01/2012

Minha Visão Sobre o Wake
Eu realmente me surpreendi com a estória do livro, de começo meio que pré-julguei pela capa, comecei a ler e vi alguns fatos que quase me fizeram desistir da leitura, porém ao desenrolar da estória eu me peguei fascinado pela estória, o fato de uma garota conseguir entrar no sonho das pessoas ao seu redor,os fatos da adolescência, a paixão pelo seu amigo e descobrir sobre seu fato supernatural a estória te cativa de um jeito que você não consegue parar de ler até descobrir o que acontece e de quem o sonho será?

Ciro 16/01/2012

Ideia boa, autora fraca
A idéia do livro é boa, é um livro fácil de ler. No entanto, não gostei muito do estilo da autora - a tradução também não ajuda.

O que me decepcionou mesmo foi que o livro é as vezes muito juvenil - algo tipo Crepúsculo (falando do filme, porque o livro eu não li), com personagens adolescentes na minha opinião vazios.

De qualquer forma, estou lendo a sequencia - FADE.

Felipe 08/01/2012

WAKE
de Lisa McMann,
editora Novo Século

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.

Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela – eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.

Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante…

Eu li ele em uns dois dias, mas demorei a postar a resenha porque a preguiça tomou conta de o meu ser - rsrsrsrsrsr. Adorei, chega a parecer um diário, tem as horas marcadas e tudo mais.No começo ele é bem, bem lento pois conta todos os detalhes da vida de Janie. Por esse motivo quase abandonei, mais depois foi ficando interessante. A história é toda contada em 3ª pessoa, ja tinha lido algumas vezes histórias assim, e não gostava porque tudo se fazia muito confuso na 3ª pessoa, mas Wake foi sensacional e me fez repensar essa ideia. Vale a pena.

Gil 14/12/2011

A história começa quando Janie tem 8 anos, foi quando seu dom apareceu pela primeira vez, mas é com 17 anos que a história realmente começa. Ela mora na parte pobre da cidade e por não ter muito dinheiro, até para comprar comida e roupas novas, ela é humilhada por algumas garotas e por isso não tem muitas amigas, até que a nova vizinha Carrie, torna-se sua amiga. Na escola, Janie aproxima-se de Cabel, um garoto cuja reputação não é muito boa e algumas coisas que ele faz não é certo, mas nem tudo que parece realmente é. A mãe de Janie permanece bêbada durante todos os dias e Janie não se preocupa mais com isso, apenas tenta levar sua vida e os estudos, pois quer ir para a faculdade, por isso começa a trabalhar.

Janie fica vulnerável e fraca, toda vez que sai de um sonho, pois ela é sugada, literalmente, para um sonho alheio e toda vez que alguém dorme perto dela, ela desmaia participando integralmente do sonho ou pesadelo desta pessoa, sentindo as mesmas emoções em questão e mesmo querendo não consegue escapar, pelo menos até que aprenda a controlar, se isso for possível. O enrendo não fica só nisso, em Janie vivenciar os sonhos das pessoas e no romance que surge, há uma trama policial, na tentativa de desvendar quem comanda o tráfico de drogas.

A narrativa é em terceira pessoa e os personagens são ótimos, Janie é forte, decidida e mesmo gostando de Cabel, ela toma as rédeas da sua vida e não fica dependente dele, como algumas personagens (eh garota!). Já Cabel, ele é um fofo, parece um bady boy sensível e com sentimentos, adorei ele, e mesmo quando está afastado de Janie, ele cuida dela sem ela saber. O tempo é contado como em um diário, data e hora e não em capítulos como vemos. Os fatos ocorrem no momento certo e não tudo de uma vez no fim e até quando ela está nos sonhos das pessoas, tudo é bem descrito e não deixa pontas. O mistério é resolvido, assim não ficamos ávidos pela continuação, mas acontece um fato novo na vida de Janie, o que nos faz querer saber como será a vida dela dai por diante. Super recomendo esse livro, o enredo é inovador, e os personagens cativantes. O livro é fino e a leitura flui muito bem. Acho que a capa tem tudo a ver com a história. Ele entrou para meus favoritos.

07/12/2011

o melhor
Definitivamente o melhor da trilogia

mahmustdie 30/11/2011

Wake
Janie, uma garota de dezessete anos, vem sendo sugada para os sonhos de outras pessoas desde os oito anos, e isso não a agradava nada pelo simples fato de não conseguir controlar quando entra e quando sai destes sonhos. Naturalmente ela não poderia contar nada para ninguém, do contrário não acreditariam nela ou a chamariam de louca, então era obrigada a conviver com esse...dom?!

Um certo dia Janie é sugada para dentro de um pesadelo horrível em que ela não é a espectadora como sempre, não, dessa vez ela é uma participante... Além disso tudo, Janie ainda tem que se preocupar com a escola, o trabalho, em tentar entender essa sua ‘habilidade’, tem que aprender a sobreviver na miséria com uma mãe alcoólatra que não liga a mínima para ela, e ainda por cima começa uma relação com Cabel (suspira), cujo Janie descobre, também tem seus segredos...

Wake tem uma escrita ‘leve’ e fácil além de conter uma história fascinante e inovadora que abre portas para um tema, acredito eu, jamais comentado. Leiam Wake com os olhos e mentes bem abertos, pois ‘ligamos as pontas’ somente no final e encontramos um espaço com várias possibilidades para a continuação da série; Fade.

Anna 14/11/2011

"Sonhos não são lembranças. São esperanças e medos. Indicações das pressões da vida".

Sam Wood 02/11/2011

Sobre "Wake - Despertar"
Comprei o livro "Wake" por comprar, havia lido sobre ele na internet, porém não havia me interessado tanto pelo mesmo. Porém me surpreendi ao começar a ler e achar o enredo incrível e depois pensar, caramba amei! A história da protagonista é instigante e o desenrolar da história é digno. Li o livro em menos de dois dias de tanto que havia me apaixonado.