Paixão e liberdade

Paixão e liberdade Flavia Cristina Simonelli

Resenhas - Paixão e liberdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabi Suzart 29/03/2021

O tempo certo das coisas
A impressão que tenho é de que li esse livro no tempo certo.

Há muito tempo ele está parado na minha estante, mas quando eu ganhei ele, talvez não teria tido a mesma percepção e entendimento que tive quando li agora. É um história densa.
Afinal, reencontros não são fáceis (seja com você mesmo ou com outras pessoas).

Sinto que não tenho o que muito falar sobre esse livro. Acho que vai fazer sentido de modo diferente para cada pessoa, pois ele nos leva a refletir sobre as nossas próprias escolhas.
E sendo assim, cabe a cada um se permitir mergulhar nesse processo juntamente com Isabel e Camila.

Khrys Anjos 08/12/2015

Escolha para a dor ou para a felicidade
Quando comecei a ler o livro me senti como um psiquiatra ouvindo um paciente numa consulta.

Nessa história temos as amigas Isabel e Camila. O enredo é desenvolvido baseado nesta amizade.

Elas se conheceram na faculdade e se apaixonaram.

A paixão não acontece apenas entre um casal, mas também entre amigos, irmãos, parentes, vizinhos.

Quando conhecemos alguém e logo de cara nos identificamos com ela temos dois sentimentos para expressar: Paixão ou Amor.

Na Paixão o outro se torna o foco da sua vida. Você quer que ele viva para você. E acaba transferindo essa paixão para as outras pessoas que convivem com o seu objeto de adoração.

Já o Amor liberta. Você deseja que o outro seja feliz mesmo que não esteja ao seu lado.

E foi esta diferença que a Isabel aprendeu.

Quando ela conheceu a Camila e se apaixonou por ela, transferiu essa paixão para o João Rodrigo que estava ficando com a Camila na época.

Mas por não compreender este sentimento preferiu se calar e ocultá-lo de todos.
Casou-se, ficou viúva, se casou de novo e se separou.

E quando ela se reencontra com a Camila e passa sua história a limpo percebe os enganos que cometeu (só que ainda comete mais um ao se envolver por uma noite com o João, pois ele é casado).

Ao descobris as duas histórias podemos ter uma noção do quanto o ser humano prefere aprender pela dor e não pelo amor.

A Camila se deixou seduzir pelo poder, pela ganância e pelo chefe. Ao constatar que estava lidando com um ser monstruoso e que estava denegrindo sua alma ela foge. Vai viver uma vida nova, mas escondendo o seu passado.

E o arrependimento pelos erros cometidos não a deixa ser feliz e aproveitar a segunda chance que a vida lhe deu.

Já a Isabel acaba aprendendo o que é o amor verdadeiro através do Fabrizio.
No começo eles não ficam juntos, pois ele é casado. Achei a postura dele a mais digna da história. Principalmente ao explicar o motivo de não ficarem juntos>ele ainda não podia se entregar por inteiro.

Perceberam a diferença: A Paixão pode ser vivida por partes – ou só o corpo, ou só a mente ou só o coração. Já o amor precisa ser vivido por inteiro, pois com a união do corpo, da mente e do coração fundimos as almas.

Essa história é um verdadeiro terapeuta, pois nos faz refletir sobre os erros que cometemos em nossa vida.

E que viver de arrependimento não é viver. Precisamos nos perdoar, admitir nosso erro e seguir em frente.

Enquanto a Isabel estava presa a Paixão não conseguiu viver realmente, pois ficou acorrentada lá no passado. Quando ela finalmente aprendeu a amar ganhou a Liberdade.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2013/05/resenha-paixao-e-liberdade-flavia.html

Thaís 09/01/2014

Paixão e Liberdade
Tive que esperar alguns minutos depois de terminar o livro para vir escrever essa resenha. Mas primeiramente quero falar da capa: coisa mais linda! Simples e linda.
O livro do estilo que faz com que você pense: “como alguém que vejo por metade da minha vida, retorna sem aviso e muda minhas ações?”. E é depois de um telefonema que Camila volta a vida de Isabel, 20 anos depois ter saído. Camila precisava contar algo para Isabel, que não imagina o que poderia ser. Começo então por Isabel.

Isabel é quem narra o livro, é uma mulher inteligente, responsável e calma. Nunca foi (pelo que percebi) uma ambiciosa e se sentia satisfeita em ter uma família e um trabalho que gostava. Diferente de Isabel era Camila. Ambiciosa, queria vencer na carreira e agia por impulso, caracteristicas que lhe renderam um alto cargo numa multinacional, mas é lá que fantasmas começam a assombrá-la.

É nesse cenário de desabafos que cada uma conta como viveu os últimos 20 anos, tudo do ponto de vista de Isabel. Personagens complexos, que passam por situações complexas e nem sempre tiveram felicidade na vida, mas é disso que trata o livro e a descoberta de como cada um lida com situações extremas.

S. Entre Amigas 14/10/2013

Paixão e Liberdade é um livro para te fazer se encontrar dentro de si próprio, rever suas escolhas e relembrar aquela época em que tudo era mais fácil. Um livro filosófico longe de ser cansativo, 178 páginas surpreendentes e apaixonantes. Narra as histórias de Camila e Isabel, duas amigas que se reencontram após 20 anos e tem um fim de semana para se colocar a par de tudo o que acontece na vida da outra.

Sabe aquela sua amiga do colegial? Aquela que você não largava nem para responder a prova de matemática? Aquela que te entendia só de olhar, e que você já sabia o que ela queria apenas com o riso? Então, essas eram Camila e Isabel, inseparáveis na época da escola. Mas findado esse período da vida delas, se afastam; mudam de cidade, de país. E quando percebem, 20 anos já se passaram, e elas não se reconhecem mais.

O livro conta como tudo pode mudar, como pequenas decisões podem transformar a vida de uma pessoa. Camila se formou em Marketing e era uma das melhores na área, mas envolveu problemas pessoais ao trabalho e isso fez com que tudo desandasse, ela acabou mudando-se para outro país e reconstruindo a vida de uma forma completamente diferente, se afastou dos escritórios definitivamente. Isabel, ah! Isabel era tímida, mas perdeu isso com o tempo. Foi casada duas vezes e desses casamentos levou lições que perduram por toda a sua vida.

O livro é uma mistura entre presente e passado, onde as protagonistas estão contando uma a outra a história de suas vidas. E que vidas... Altos e baixos, vitórias e derrotas, mas seguiram juntas. Depois de tanto tempo separadas elas descobrem que nunca deixaram de ser amigas, mesmo não sabendo nada uma da outra elas ainda se conhecem, como se o colegial não tivesse sido a 20 anos.

dricagallo 10/04/2013

Resenha - Paixão e Liberdade
A história é narrada em 1ª pessoa, o que instiga ainda mais a leitura, pois pode-se vivenciar 'realmente' os acontecimento envolvendo Isabel, uma personagem que me encantou desde o início... Tanto pelo jeito espontâneo, carinhoso e corajoso de expor as idéias, como o de vivê-las!

Ela sofre muito, desde o início de seu relacionamento com João Antônio, pois sua família não aceita o amor que resolveram dividir e viver juntos. Se casam mesmo contra a vontade de seus familiares e infelizmente após algum tempo, Isabel sofre com a morte de João Antônio, sendo o mesmo pai de sua filha Sara.

Logo após a morte de seu marido, ela reencontra sua melhor e 'desaparecida' amiga Camila, onde ambas vão viver juntas momentos de desabafos sufocados pelo tempo, relacionamentos fracassados, solidão, medo e incertezas.

Isabel se apaixonada por Maurício (um homem comprometido) em meio aos seus altos e baixos, casando-se com o mesmo após alguns meses e Camila vive um relacionamento oculto com Sr, Richard, chefe da empresa BWCC.

"Sr. Richard não disse nada. Deu um murro na mesa e tomou Camila violentamente para si, arrancando-lhe as roupas, enquanto ela o beijava com fervor, caindo sobre o tapete oriental que recebia com requinte os visitantes. Mas ele, sem beijá-la, penetrou-a com fúria." - Pág. 63

Isabel vivencia junto com o novo marido o falecimento de seu sogro e o fim de mais um de seus relacionamentos e Camila não se vê mais sendo amante e trabalhando para Sr. Richard, após descobrir e até mesmo facilitar maldades praticadas pelo mesmo.

"A perda do entusiasmo é desesperadora. A vida para aquele que perdeu o entusiasmo não é nada mais do que nascer, crescer, amadurecer, envelhecer e morrer. A vida não é nada mais do que um ciclo. Um ciclo sem futuro." - Pág. 41

Ambas vão vivendo juntas sentimentos adormecidos pelo tempo, relacionando-se e lutando por novos amores e paixões.
Isabel se envolve com um antigo amor de faculdade João Rodrigo, após não ser compreendida e aceita pelo misterioso professor de línguas e escultor Fabrízio.

"(...) incapaz de compreender sentimentos que queriam tornar-se palavras? - respirei.
- Sinto amor por você." - Pág. 72

Camila muda totalmente de profissão e de país, procurando um novo recomeço, onde conhece e casa-se com Nathan.

"- Existe um mistério em tudo isso, Camila. O mistério da perda das funções vitais: em um momento apenas, tudo para. Nós vivemos no limiar. Cada parto é um limiar entre a respiração e o silêncio. A alegria e a dor. A esperança e o medo. (...)" - Pág. 117

"Escrever é fazer uma síntese da grandiosidade do mar num grão de sal e, ainda assim, esperar ser compreendido." - Pág. 45

Ambas desenvolvem-se, descobrem habilidades e profissões que jamais imaginavam trabalhar, como a arte de escrever e até mesmo tornar-se parteira do outro lado do mundo. Vindo junto com estas novas descobertas, novos medos e incertezas... permitindo que o destino coloque-as juntas novamente para descobrirem juntas uma válvula de escape.

O livro me impressionou muito, tanto pela escrita fascinante da autora quanto pelo final imprevisível. É um livro que lhe prende desde a primeira página até a última, pois as histórias envolvendo Isabel e Camila vão muito mais do que se possa imaginar.
Um romance encantador que vale muito a pena ser lido! Mega recomendado!

4 You Books 02/01/2013

A Resenha se encontra aqui: http://www.4youbooksmania.blogspot.com
Beijinhos

cristianepf 29/09/2012

Esse livro chegou até mim por acaso. Por recomendação de uma amiga, fui conhecer uma lojinha que estava vendendo livros de novos autores a preços bem acessíveis. "Paixão e Liberdade" foi um dos vários escolhidos neste dia. Resolvi ler sem esperar muita coisa. Achei que a história poderia ser arrastada ou cansativa e estava preparada para o pior - preconceito que sempre temos quando não conhecemos o autor - mas o livro me surpreendeu.

A história a princípio parece simples; fala de pessoas e suas vidas. Particularmente, adoro uma história voltada às personagens bem construídas, seus amores, caminhos escolhidos, suas personalidades e esta é exatamente assim.

Cada uma das pessoas que aparece no livro ganha tantos detalhes, que realmente parecem reais e nos cativam. E em seguida nos pegamos curiosos sobre o que vem depois na narrativa delas, que sentimos que até poderia ser a nossa.

Além de tudo, o texto é bem escrito. Dá pra notar que a autora se dá bem com as palavras e que recheia o livro com belas frases que dá vontade de quotar depois. Uma leitura leve, que traz uma sensação de calma e nos faz refletir.

Bia Rodrigues 18/09/2012

"Em cada escolha existe o descarte de tantos outros caminhos que poderiam ter sido, e a vida delineia-se pelo que foi decidido em determinado momento. E o que foi decidido abre-se para outras possibilidades, diferentes das que surgiriam se outros caminhos tivessem sido tomados. Assim, estamos sempre no limiar. Sempre entre o fim e o começo"

Eu recebi esse livro da Flavia, autora parceira aqui do blog, era um livro que eu queria muito ler, pois já tinha lido varias resenhas positivas e que tinham me deixado bastante curiosa, fiquei imaginando qual poderia ser o resultado de um encontro com uma amiga que não via a a muitos anos. Devo dizer que o livro me surpreendeu muito, eu esperava varias coisas dele, mas não que é tão profundo, ele me fez pensar em muitas coisas da minha própria vida, em muitas decisões tomadas e as consequências das mesmas.
Quando ambas se encontraram e começaram a contar tudo que tinham vivido eu fui a cada capitulo da historia da Isabel vendo detalhes dela jovem que são parecidos com a minha personalidade. Izabel é cheia de fantasmas do passado, fantasma de amor não vivido, deF insegurança devido a esse amor se interessar pela amiga... Coisas que no momento em que eu li eu li a mim mesma, li meus próprios fantasmas e isso me ajudou a pensar muito, a refletir muito, fazia tempo que não lia um livro com tantos questionamentos realmente válidos, que mereçam ser lidos.
Já Camila é uma personagem que de inicio eu achei que iria me irritar, mas ao ela ir contato a sua historia percebi o quanto ela amadureceu, o quanto teve que tomar decisões difíceis, cheia de magoas de um passado, que percebemos que ela não tem forças para resolver, acho que isso fez eu ter uma visão melhor dela, poderia dizer que senti compaixão.

"O coração que se fecha, adoece."

O livro tem uma narrativa rápida, a autora consegue contar anos de história em algumas linhas, permitindo que você acompanhe tudo e fique na expectativa, na esperança para que as coisas deem certo na vida de ambas.
Outra coisa que gostei muito no livro é a realidade que ele conta a cada pagina, as injustiças no mundo empresarial, o quanto uma decisão muda a vida de uma pessoa, o quanto as maiores lições estão nas menores coisas. A vida de ambas não tem fantasia em momento nenhum, não é feliz demais, nem triste demais, é simplesmente a vida, como de qualquer um de nós pode ser, o que vai depender é a escolha que tomarmos.
É um livro filosófico, reflexivo, com passagens muito gostosas de se ler, um livro com uma escrita leve e rápida.
A Flavia esta realmente de parabéns por esse livro, acho que é o tipo de livro que temos que ler na vida, principalmente se temos também nossos muitos fantasmas, assim como as personagens.
Vou dizer que essa foi uma das resenhas mais difícil de escrever, não porque eu não gostei do livro, gostei e muito, mas sim porque em minha mente os questionamentos são múltiplos, mas conseguir expressa-los, é outra historia...

Katrine 01/09/2012

Paixão e Liberdade
Paixão e Liberdade conta a história de duas amigas que ficaram separadas por vinte anos.
Camila, uma alta executiva, entra em contato com a amiga Isabel, uma escritora. Camila teve grandes mágoas, problemas para desabafar e como ela estava na cidade onde a amiga morava resolveu conversar com ela.

Apesar de Camila estar rodeada de problemas, e tudo originou-se praticamente quando descobriu que seu chefe - um homem que ela considerava ser muito respeitador - tinha um caso com sua secretária, após essa descoberta a vida de Camila virou de cabeça para baixo e ela acabou indo para a Irlanda e se tornar uma parteira.
Mas, Isabel também tinha muitos problemas, em seu primeiro casamento, ela teve uma filha, Sara, mas seu esposo morrendo quando a garotinha tinha menos de três anos de idade, depois ela casou novamente, mas acabaram se separando. Ela vive frustada por esses relacionamentos terem acabado.

E é nesses encontros que as amigas fazem que elas começam a conversar sobre tudo o que houve em suas vidas, e aprendem muito também.

O livro é encantador, percebemos ao ler a estória que isso que estava acontecendo na vida das amigas, poderia ser com qualquer um de nós, leitores. O livro também conta com vários flashbacks e isso não nos deixa perdidos na leitura.
A autora fez um livro maravilhoso, uma estória tão comum e ao mesmo tempo tocante. Além de colocar diversos trechos de reflexão.
O final no livro foi incrível, eu fiquei espantada com o que houve, nunca passou pela minha cabeça que iria acabar daquela forma, e não fiquei triste por isso, eu gostei. Eu peguei o livro para ler ontem a noite - dez horas - e só fechei o livro quando a leitura foi encerrada. É impossível deixar o livro pela metade e ir dormir, sem saber o que vai acontecer.

Rotina Agridoce 21/08/2012

otimo
Isabel recebe uma ligação de Camila, uma grande amiga que não vê há 20 anos. Camila procura sua amiga, para contar-lhe uma grande aflição. Ela trabalhava em uma grande empresa de cosméticos, tinha um emprego perfeito e estável, mas após descobrir que seu chefe mantém um caso com uma funcionária da empresa, sua vida vai ficando cada vez pior. Tomada pela luxúria, ela se torna a nova amante do seu chefe, é promovida para um alto cargo da empresa. Camila se desvia de seus verdadeiros ideais, seus princípios. Porém, ela acaba descobrindo o que aconteceu com a antiga amante do seu chefe, e tomada por tamanha inveja, ela acaba cometendo um erro imenso. Para se recuperar desse erro, ela viaja para a Irlanda, em uma comunidade distante em que sua vida toma um rumo totalmente diferente.

Isabel, também com suas aflições, resolve contar o que aconteceu com ela nos últimos 20 anos. Ela se casou com o homem perfeito, e desse amor nasceu sua querida filha. Mas infelizmente, em um trágico acidente, seu marido morre, e ela fica arrasada. Depois de algum tempo, Isabel resolve dar uma nova chance para o amor, e se casa com Maurício. Ele parecia ser um homem perfeito, cuidava da sua filha como se fosse dele, era bondoso, prestativo. Mas ela viu que muitos momentos a ganância muda a pessoa. E assim ela se separa de Maurício e mais uma vez fica sozinha. Mas a vida é cheia de surpresas e muitas coisas ainda vão acontecer na vida dela.

"-Sabe, Camila, as pessoas parecem não saber que carregam um grande tesouro: a história que escrevem. E isso não é apenas coisa de romancista; afinal, somos todos escritores na vida." pág 31

É a partir desse encontro que podemos mergulhar no passado dessas duas personagens e conhecer a suas histórias de vida.
Conhecemos as dores e desencontros amorosos de Isabel, já Camila vive na Europa com o seu marido e filho, mais fatos ocorridos no passado a impedem de ser inteiramente feliz.
Apesar de suas diferenças, Isabel e Camila tem em comum o fato de serem movidas pela paixão e o desejo de sentir-se livre.

"Um dia, porém, estava numa pequena livraria do bairro, um lugar agradável com café nos fundos. Costumava sentar-me ali quando tinha tempo livre. Gostava de olhar os livros nas prateleiras, os diversos nomes de autores que, como guardiões de pensamentos assumidos publicamente, permaneciam um ao lado do outro, numa companhia calada, num silêncio complacente, aguardando seu despertar.
...quando escritor e leitor se encontram e abrem um diálogo, muitas vezes, mais profundo e íntimo do que podemos ter em nossa vida cotidiana." pág 45

"Em cada escolha existe o descarte de tantos outros caminhos que poderiam ter sido, e a vida delineia-se pelo que foi decidido em determinado momento. E o que foi decidido abre-se para outras possibilidades, diferentes das que surgiriam se outros caminhos tivessem sito tomados. Assim, estamos sempre no limiar. Sempre entre o fim e o recomeço." pág 141

"Sim, eu havia me desarmado das tristezas, e meu triunfo se deu quando percebi que todas as tristezas que eu julgava mazelas do destino eram, na verdade, cultivadas por mim, como alimento para minha personalidade." pág.175

O final....
leia o restante em meu blog

Lelê 07/08/2012

Resenha: Paixão e Liberdade
É escrito em primeira pessoa. Quem conta a história é Isabel, uma mulher inteligente, e que desde cedo buscou suas realizações, tanto no trabalho quanto no amor. Sempre voltada ao mundo da arte, se tornou escritora. Já no amor, as coisas não foram fáceis. Casou-se com seu grande amor, teve uma filha, mas seu marido teve um final precoce, morreu deixando Isabel e Sara.
Casou novamente com outro homem. Porém o casamento não durou para sempre novamente. Eles se separaram.

"Porque na rotina não se escrevem
cartas, nem se mandam flores."
Pag. 35

Na época da faculdade Isabel conheceu Camila, uma mulher linda e também muito inteligente. Mas Camila era mais despojada, atirada e não media esforços para chegar aos seus objetivos.

E assim começa a história.

As duas amigas se reencontram após vinte anos. Passam alguns dias juntas contando tudo o que aconteceu durante essas duas décadas e relembrando o passado.
Isabel ainda guardava mágoas da amiga. E Camila tinha medos e angústias que a queimavam por dentro.
O reencontro das duas consegue mudar o presente? Claro que elas mudaram, mas o passado caminha lado a lado com cada uma delas. Seria possível então amenizar as dores no futuro?

Um texto incrível, baseado no diálogo das duas amigas. Camila veio para desabafar com Isabel, e Isabel também divide sua vida com Camila.

"Quando há morte e dinheiro numa família, há
briga. Quando há morte e não há dinheiro,
as pessoas juntam as lágrimas."
Pag. 43

Só o título já faz pensar, "Paixão e Liberdade", até onde somos capazes de ir por essas duas coisas. Será possível ter as duas coisas?

"Parecia que ainda lhe faltava algo para
compreender o fio da minha vida e
Camila queria saber onde eu estava
em meio a esses acontecimentos."
Pag. 84

Me encantei mesmo pela leitura. Ás vezes acho que não sou eu que escolho o livro para ler, mas é ele que me escolhe. Como se ele soubesse do que preciso agora.
Com certeza este veio para minhas mãos na hora certa.

"Escrever é fazer uma síntese da
grandiosidade do mar num grão de
sal, ainda assim, esperar ser
compreendido."
Pag. 45

Recomendadíssimo!!!

Jaque 18/07/2012

O livro fala da história de duas amigas, mas é narrada do ponto de vista de Isabel.

A historia é sobre amigas de faculdade que passaram anos sem se ver, pra ser mais exata 20 anos. Num belo dia Camila, resolve se encontrar com Isabel, para passar a historia a limpo, relembrar momentos e desabafar o que tanto vem angustiando ela. A vida de Camila, nesses 20 anos passou por uma revira volta onde todo o futuro que Camila planejou, se tornou incerto e ela acabou tomando um rumo totalmente inesperado. Isabel por sua vez, sempre a mais emotiva e intensa, sempre quis viver pela Arte, e tentava de diversas formas preencher o vazio e a solidão que carregava consigo desde a juventude, mesmo tendo vivido 2 casamentos e passado por uma viuvez e um divorcio, Isabel não se sentia completa, ainda sentia aquele vazio em si. Passou a vida buscando uma forma de preencher isso nela. E após esses 20 anos, as amigas se reencontram, colocam o passado a tona, esclarecem pendencias, falam dos seus 20 anos separadas e do futuro que ás espera, desse encontro, saí luz pra vida delas, onde uma ajuda a outra a escolher o caminho a trilhar, onde uma conhece a outra na nova versão vivida, afinal após 20 anos, elas já não são as mesmas. Achei a historia de Camila, mais intensa, mais bem resolvida e colocada, mas que também foi fundamental para que Isabel despertasse, e se encontrasse.

Pra mim, o livro, além de um romance delicioso, fala da busca da plenitude, do auto-conhecimento. Ambas procuram se conhecer no mais profundo íntimo, para que possam acabar de vez com os fantasmas que as assombram por tantos anos. A História de Camila é linda, me apaixonei, pelas experiências relatadas de quando ela viveu fora do país, realmente bem mais emocionante que a de Isabel. Esta me pareceu muito mórbida, sem vida diante de Camila, e acho que realmente era assim, pelo que conta a história.

Para quem gosta de muito romance, é um ótimo livro.

Mas confesso, não conseguiu, me prender muito em algumas partes. Depois a historia vai ficando mais interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6