Paixão e liberdade

Paixão e liberdade Flavia Cristina Simonelli

Resenhas - Paixão e liberdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mari Novaes 04/07/2012

Isabel e Camila eram amigas desde a faculdade. Após se formarem cada uma delas seguiu sua própria vida e não se viram por bastante tempo. Ao decorrer do livro se descobre que Camila mudou-se para a França onde vive com o marido e seu filho. Isabel, por sua vez, mora no Brasil onde tinha uma vida simples com sua única filha Sara. Após 20 anos sem se verem, Isabel recebe um telefonema de Camila, que veio ao Brasil à visita, e que pede para se encontrarem em algum lugar para conversarem. Isabel já meio apreensiva, vai ao encontro de Camila.

As duas se encontram em café onde começaram a narrar suas vidas após terem se formado. A primeira a narrar é Camila, que conta como foi sua vida fazendo um treinamento em uma grande empresa de cosméticos chamada BWCC. Com o tempo ela ganha préstigio dentro da empresa e vira uma grande empresária no ramo de marketing.

Isabel também conta um pouco da sua história. Ela que se casou com João Antônio e teve Sara passou por umas tristes situações (na verdade as duas passaram). No decorrer da história o leitor descobre qual é o verdadeiro motivo por Camila ter procurado Isabel e se assusta com a sua triste e surpreendente história de vida.

Como falar de um livro que nos mostra o encanto da vida? Me senti super bem depois que terminei de lê-lo. No começo eu posso ter ficado meio apreensiva com os fatos, mas depois simplesmente li sem parar. Apesar de ter duas personagens narrando, a autora organizou muito bem para o leitor não ficar perdido e não saber quem é que está contando o que. Me sensibilizei muito com a história da Camila que passou por poucas e boas. Teve uma parte que ela narrou um parto, e pra quem acha que fica chato me desculpem, mas tenho que descordar. Eu só não chorei na hora que li essa parte porque eu estava junto com os meus primos, mas o choro ficou na garganta. Fiquei muito triste com o final (triste, não decepcionada) e quem ler vai saber do que estou falando.. E apesar do livro ser mais direcionado para o público adulto, eu amei (o conteudo é bem melhor do que de muitos livros ai).

@apilhadathay 14/04/2012

Desapego ou Paixão... Prisão ou Liberdade ?
"Em cada escolha existe o descarte de tantos outros caminhos que poderiam ter sido, e a vida delineia-se pelo que foi decidido em determinado momento. E o que foi decidido abre-se para outras possibilidades, diferentes das que surgiriam se outros caminhos tivessem sido tomados. Assim, estamos sempre no limiar. Sempre entre o fim e o começo" (p. 141)

Imagine a sua melhor amiga ou seu melhor amigo. Provavelmente, conheceram-se na escola, ou quem sabe, na faculdade. Agora imagine vocês separados por mais de décadas e, um dia, surge a chance de um reencontro, sabendo que nem de longe vocês são as mesmas pessoas que se despediram um dia, e um pode estar precisando muito do outro. E muita coisa mudou.

Esta é a história de duas grandes amigas, Isabel e Camila, que se reencontraram depois de 20 anos, a convite desta, que acabava de voltar ao Brasil.

\CAMILA/
Era toda organizada na faculdade, sabia onde estava tudo, onde haveria as aulas e anotava mil coisas, futura profissional de sucesso. Era um exemplo de funcionária, apaixonada pelo trabalho. No entanto, a decisão que ela teve de tomar, eu não sei se conseguiria. Mais despojada, ela vai com a onda e é extremamente aplicada, quer chegar lá. Ela me surpreendeu com seus exageros dramáticos, o que denota certa inexperiência amorosa, a despeito de todo o poder e sucesso profissional. Ela resolve, então, virar sua vida em 180º.
E eu não poderia ter me identificado mais com ela.

\ISABEL/
Não gostava muito do próprio trabalho e contava apenas as horas de ir embora. Sempre com um livro a tiracolo e a vocação literária, ela se divertia com a dedicação desesperada dos colegas que gastavam dias em relatórios, quando ela os terminava em pouco tempo. Também me vi, em parte, na figura de Isabel. E ela tem uma forma de protestar contra irregularidades do mundo que me parece bem válida: tudo começa exatamente de onde você está... **Como quer mudar o mundo e o futuro se não mudar o próprio comportamento ou orientar aqueles que virão depois de nós?**
Mas Isabel também tem um armário cheio de esqueletos. E não pensa em enterrá-los tão cedo. Também me identifiquei muito com ela porque não gosta de ficar muito tempo no mesmo lugar e questiona as desigualdades do nosso mundo, coisas que eu já me peguei fazendo milhares de vezes.

"Pagam-se milhões a jogadores de futebol, mas quase nada a quem se dedica a educar pessoas. Está certo este mundo?"(p. 29)

Realmente... muita coisa mudou, nas duas amigas e entre elas; há todo um mundo entre as antigas perspectivas do futuro e a dura realidade atual, entre pôr valores e princípios em cheque, e reconhecer um lado maternal que nunca pareceu possível.

"O coração que se fecha, adoece." (p. 35)

O livro tem uma narrativa rápida, Flávia consegue contar anos de história em algumas linhas, permitindo que você acompanhe tudo direitinho e sempre se mantém na linha da expectativa, da esperança. Em meio a todas as perdas, ao empirismo de Camila e ao determinismo seletivo de Isabel, sempre existe algo que muda tudo.

\FABRIZIO/
Quem nunca se rendeu ao charme de um italiano, atire a primeira pedra. Era um renascentista que nasceu depois do tempo, um grande amante das artes. E gerou uma série de confusões em Isabel, acendendo, especialmente, suas reflexões sobre a libertação de corpo e de espírito.

"Será que existe alguém verdadeiramente livre, neste mundo?" (p. 76)

Os pontos que mais curti no livro foram: Raríssimos equívocos na revisão, um primor; A obra mostra a beleza e o horror do nosso cotidiano, das nossas decisões que pareciam inofensivas e viraram o barco – o que sempre me assustou mais do que fantasmas e trolls, porque o horror humano é algo que pode realmente te alcançar; Pura verdade, a sujeira no meio corporativo. Só sabe quem já viu; É um livro filosófico, reflexivo, com passagens muito gostosas de se ler e algumas me fizeram chorar - por afinidade ou por saber que quase tudo ali é verossímil e pode acontecer; É um livro muito maduro que mostra como frequentemente vemos o que queremos, e nada mais; ele faz várias críticas às convenções e padrões sociais; Temos aqui tradições irlandesas bem legais, coisas que eu não conhecia, como os ritos da primavera e os 12 dias entre Natal e festa de Reis; Ela nos situa num momento da história em que o machismo sobrepujou as tradições femininas e as parteiras foram caçadas como feiticeiras; Vemos, no livro, as voltas que a vida dá, os mistérios, e como certas coisas simplesmente giram até você... Porque estão fadadas a te encontrar.

"As mulheres têm seus segredos, sempre tiveram e sofrem quando não têm a quem confiá-los" (p. 101)

Alguns pontos que me deixaram pensando foram...
Alguns personagens tiveram reações muito exageradas, meio dramáticas. Há discussões que teriam sido concluídas com uma frase, um "Sim" ou um "Não"; É uma história belíssima, que apenas pesou um pouco com as reflexões muito densas.

Há momentos na vida em que você para e reflete sobre o que fez. Reconhece seus erros... E não entende por que certas coisas maravilhosas te acontecem, já que não acha que merece aquilo. Muitos de nós temos um pé preso no passado... E ele sempre volta para nos atormentar. Conflitos entre paixão, desapego, prisão e liberdade estão entrelaçados neste livro que eu recomendo para todas as idades.

Encontrem-se aqui, também. A realidade pode ser tão assustadora quanto os monstros da ficção... Ou mais!
CAMILINHA 12/04/2012minha estante
Maravilhosa sua resenha

@apilhadathay 14/04/2012minha estante
Ah, muito obrigada, Camila!

Alyne 04/03/2012

Paixão e liberdade
Boas expectativas para esse livro. Não sei o que falar dele, pois é tão puro, tão profundo que não se tem o que comentar. Talvez esse livro não seja o gênero que eu goste muito, porém, conheço pessoas que leram e gostaram por exemplo.
Camila e Isabel eram amigas, e então se separam e tomam rumos diferentes, rumos que nem sempre são bons. Camila, executiva, acaba cometendo erros que marcam em sua vida para sempre, e Isabel, achei ela meio perdida, nem um romance dela durante o livro dá certo, porém, é uma pessoa de atitude.
O livro tem uma boa escrita, e é voltado para o público mais velho. Mesmo eu não me encaixando nesse perfil, acho que o livro "filosofou" demais e por isso ficou um pouco cansativo.Sou uma das poucas que teve que ter um pouquinho a mais de paciência quanto a isso, e realmente, a história nos surpreende.
Frases nesse livro nos fazem refletir, nos fazem pensar na vida, tem umas que até de deixam depressiva outras te animam e fazem você lembrar por que está no mundo e mostra o quanto as pessoas mudam durante o tempo.As protagonistas relembram magoas de antigamente, do tempo de escola, desabafando tudo o que sentiam.
O final, não foi do jeito que eu queria, pois a Camila já carregava um peso em sua vida... AI MEU DEUS, PRECISO ME CONTROLAR PARA NÃO SOLTAR SPOILERS, só digo que o final é emocionante, é uma mistura de dó, raiva, felicidade e afeto. Lindo!
Vocês viram a capa desse livro que tudo? A peninha caindo, tão fofa HUAAHUAHUAHUA
Se você é adulto e gosta de livros com frases, que falam sobre sentimentos e coisas da vida, está recomendadíssimo ;D
A resenha ficou super curtinha né? Como eu disse no inicio, não tem como explicar esse livro, se parece aquele momento que você sabe o que significa a palavra mas não sabe explica-la.

Literatura 24/02/2012

Gentis e duras escolhas
Existe destino? Os passos e decisões que tomamos no presente possuem a capacidade de modificar o futuro, ou apenas são um caminho diferente para um mesmo final? Paixão e Liberdade (Novos talentos, 178 páginas) podem existir juntas?

Estas são algumas das dúvidas levantadas por Flávia Cristina Simonelli em seu livro. Com uma sensibilidade ímpar, a autora nos conduz pela história de Camila e Isabel, duas mulheres que se reencontram após 20 anos, maduras e lapidadas pelas escolhas e desafios que enfrentaram neste período.
Isabel é a narradora da história. Ela alterna os momentos presentes, do encontro com sua amiga de juventude Camila, com lembranças sobre o próprio passado e sobre a vida da amiga, que ela acaba descobrindo naquela conversa.

A narrativa é simples em linguagem, pontuada por reflexões filosóficas sobre a vida e escolhas que tomamos. As personagens principais foram extremamente bem trabalhadas, a biografia de cada uma é fornecida em detalhes, nos fazendo mergulhar em suas histórias, sentir as dores e dificuldades e principalmente, compreender muitas vezes as dificuldades de autoaceitação.

Este livro me tocou, profundamente. Me identifiquei muito com Isabel e cada questionamento feito, as escolhas traçadas, me faziam parar a leitura para pensar na minha própria vida.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Zilda Peixoto 23/01/2012

Paixão e Liberdade
Normalmente,costumo começar as minhas resenhas falando a respeito das minhas impressões e sensações que tive ao ler o livro.E, nessa não poderia ser diferente. Tenho sido agraciada por ótimas parcerias,sempre recebendo bons livros que me permitem crescer interiormente de alguma maneira. Foi exatamente isso que ocorreu-me durante a leitura de Paixão e Liberdade.

No primeiro momento,vou lhes inteirar a respeito da narrativa. Inicialmente, somos apresentados à Isabel e Camila; duas amigas que estudaram juntas na faculdade e que se reencontraram após vinte anos.Camila é uma executiva bem sucedida de uma multinacional; e Isabel, uma mulher sonhadora que tenta conciliar seus sonhos mais utópicos com a realidade em que vive, sendo uma representante de marketing numa empresa tradicional.

Isabel vive sua vida de maneira corriqueira, nunca se prendendo demais ao trabalho.Diferentemente de Camila,que vive integralmente para ele. Isabel está levando sua vidinha um tanto previsível até o momento em que reencontra com sua amiga Camila. É a partir desse momento em que a narrativa deslancha.
Camila retorna da França para tentar achar uma resposta sobre os caminhos que a levaram a se tornar uma pessoa tão ambígua. Pois,ela carrega consigo uma culpa pela qual não consegue se perdoar.

Isabel a recebe solícita, apesar de carregar no seu íntimo muitas questões que foram deixadas para trás e nunca foram resolvidas no tempo da faculdade. O livro é narrado por Isabel que contará sua história para Camila e ambas narrarão suas vidas relatando detalhadamente cada percurso.
Isabel é um tanto filosófica e sonhadora. Ela conta para Camila suas experiências amorosas, entre uma viuvez e uma separação. Já Camila narra toda sua trajetória, desde a sua posição como alta executiva até o seu refúgio numa pequena cidade da Irlanda,onde viverá um dos momentos mais significativos de sua vida.

O livro é questionador,tem um viés reflexivo. Com uma narrativa cadenciada, somos estimulados a refletir sobre o sentido real da palavra liberdade.
O que é ser livre? Até que ponto estamos dispostos a interferir no nosso destino?
Paixão e Liberdade conta-nos uma estória de duas amigas que se reencontram após um longo tempo e que colocam suas vidas sobre análise. Fica evidente a dicotomia entre viver a vida sem apreensões e desejos, e a busca desenfreada pela tão sonhada liberdade. O livro é um grande diálogo com a nossa consciência. Como devemos buscar a liberdade em meio as dúvidas,apreensões e paixões inacabadas e mal resolvidas?
Preparem-se para desatar as amarras que lhe prendem.Seja, as amarras do coração ou da sua própria consciência.A cada parágrafo,somos levados ao nosso próprio autoconhecimento.

Paixão e Liberdade é um livro intenso. Através de sua leitura, nos questionamos o tempo todo sobre como decidimos viver a nossa vida. Livres?Apaixonados?Complacentes?
A narrativa é envolvente e extremamente fascinante. O livro possui uma diagramação perfeita e a linguagem utilizada pela autora é impecável. A capa do livro é linda e muito singela, fazendo jus à qualidade da obra como um todo.É um livro realmente arrebatador, um romance sem igual. Descrito de maneira delicada e com uma linguagem primorosa.
É preciso ler o livro para entender a sua magnitude e sua complexidade. Não no sentido de ser uma narrativa difícil, e sim, por ser um livro que brinca com a metalinguagem,com as palavras bem colocadas;nos fazendo embarcar numa estória onde buscamos entender o nosso íntimo representado por cada personagem.

Paixão e Liberdade é um livro extraordinário.Sinto-me agraciada por ter a oportunidade de ler livros que me instigam o tempo todo a entender melhor o significado da vida. Como podemos superar nossos medos e aflições diante das peripécias que a vida nos prega. Sendo assim, espero que eu tenha conseguido exprimir o quanto foi prazerosa a leitura desse livro.
Dou nota máxima a autora pela excelente obra. E que recomendo à leitura aos que buscam entender o significado das palavras Paixão e Liberdade,no sentido mais amplo.O que significa cada um desses sentimentos,pois não é apenas uma questão de escolhas, e sim de vivência.

Para tudo na vida tem uma explicação,basta saber o que queremos e de que maneira devemos conduzi-la.Camila,Isabel e os demais personagens são a representação de cada um de nós. São o reflexo das escolhas e dos caminhos que fazemos durante nosso trajeto.
Ao final da leitura, pude encontrar-me.Achei a resposta que buscava.
Busquem a de vocês! A partir da leitura de um livro tão especial quanto Paixão e Liberdade.

Roberta 15/12/2011

Resenha | Paixão e Liberdade
para ler esta resenha no blog: http://artbooks.blogspot.com/2011/05/resenha-paixao-e-liberdade-flavia.html

Título: Paixão e Liberdade
Autor: Flávia Cristina Simonelli
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de páginas: 178
Resenha:

É muito estranho quando encontramos alguém com quem já estudamos juntos, não é? Imagina você encontra a sua melhor amiga no tempo de colégio, depois de 20 anos.
Camila, uma executiva que tinha um futuro promissor na rede de marketing em cosméticos, acaba por mudar a direção de sua vida. Vai para a Europa, onde: de quase presidente de uma empresa passa a ser parteira.

Isabel, uma mulher com alma de artista, passou por momentos de grandes conflitos em sua vida. Seu primeiro marido morreu, deixando-lhe cuidando de uma filha sozinha, se separou do segundo marido e agora vive perdida em sentimentos indecifráveis.

Melhores amigas, vidas diferentes, mas uma coisa elas têm em comum: segredos.

A história começa quando Camila entra em contato com Isabel. Ainda indecisa se seria um boa idéia, Isabel vai encontrá-la.

A Flávia escreve de uma forma interessante, de forma que quando eu percebi ja estava quase no meio do livro. As personagens sempre tinha algo para contar, então você não se perde e sempre há algo para se dito.
Os diálogos são bem filosóficos, com um ar de lição, o que para alguns pode ser um pouco dramático. Os flashs do passado das personagens são separados, impossibilitando qualquer mistura de lembranças. É tudo bem marcado e específico.

O final é surpreendente. O rumo da vida das personagens me deixou de boca aberta.

Vale super a pena ler.
Resenha por Fernanda.

jacdeoliveira 09/12/2011

Este livro realmente nos faz refletir bastante. Nada é o que parece tudo tem dois lados, sejam bom ou ruim.
Isabel e Camila, duas amigas se reencontram depois de 20 anos sem se falar e graças a este encontro as duas começam a contar sobre suas vidas durante esse tempo que ficaram bem distantes.
O livro é mais para um publico adulto, não somente pela narração mais complexa, mas sim pelo fato que mostra superações e grandes emoções. Ele irá tentar nos mostrar até que ponto ciúmes, ganância pode cegar uma pessoa e causar mal não só a ela, mas a muitas pessoas.
Isabel e Camila conseguiram me fazer refletir bastante, mas a história de Camila além de me deixar bem pensativa me emocionou bastante.
Recomendo este livro a todas as pessoas, pois acho que todos nós cometemos alguns erros e com este livro podemos refletir e ver onde estão nossos erros e acertos, para que num futuro tudo não se repita novamente.

A escrita do livro é bem leve, uma leitura rápida. Já o conteúdo é mais adulto, pois como já havia dito nos faz pensar em todas as nossas atitudes e um adulto com certeza já viveu mais do que um adolescente, ele tem mais experiências, sejam boas ou ruins.

Pablo Arcáry 21/11/2011

Resenha: Paixão e liberdade - Flavia Cristina Simonelli
Duas amigas se reencontram 20 anos depois da época de escola. Duas vidas, dois sonhos, dois destinos totalmente diferentes. Camila uma importante executiva que aparentemente teria conquistado tudo o que sonhou. Isabel uma mulher um tanto frustada por dois casamentos que não deram certo. As duas se reencontram 20 anos depois e decidem em uma conversa amigável que iram retratar os fatos acontecidos em suas vidas durante esse 20 anos. Mas surpresas aguardam os leitores, a vida das duas protagonistas mudam da "água pro vinho". Camila, uma alta executiva, decide morar em outro país e vira parteira, algo que ela nunca teria imaginado par a sua vida. O livro é nada mais que os relatos das duas protagonistas, tudo oque aconteceu em suas vidas desde os amores até as tristezas, as angustias, os temores e os sucessos.
Eu realmente me surpreendi com a reviravolta que acontece na vida de Camila e Isabel. O livro tem uma narrativa bem calma, bastante suave. A capa é bem simples mas eu adorei, afinal simplicidade é a base da elegância. É um ótimo romance, totalmente realista, o que me surpreendeu muito. Os sucesso do momento são os chamados livros de Romance Sobrenatural. Anjos, vampiro, deuses, etc. Tudo muito atrativo, mas faz com que nós nos esqueçamos do mundo real. Paixão e liberdade é o livro que nos trás de volta para realidade, saindo do tema da mocinha em perigo. Ele nos mostra a vida real como ela é, com todos os problemas e até mesmo as soluções.

É um livro que eu realmente recomendo. Saia um pouco da fantasia, leia paixão e liberdade e se encontre no mundo real. E na minha humilde opinião, paixão e liberdade não perde em nada para um "Nicholas Sparks".

Eu queria agradecer o carinho da Flavia, dizer a ela que amei o livro, e que continue escrevendo, porque nós precisamos sair um pouco da fantasia e voltarmos para o mundo real. Flavia um super beijo para você e te desejo muito sucesso!!!

Amanda 29/10/2011

Paixão e Liberdade - Flávia Simonelli
Um livro diferente de tudo que já li. Acho que posso definir dessa forma Paixão e Liberdade.
No livro nos é apresentada as histórias de Camila e Isabel, duas amigas da faculdade que se reencontram após vinte anos.
Camila tem algo que precisa contar a sua amiga e sua história nos é contada pela ótica de Isabel.
Suas vidas seguiram caminhos distintos e, depois de tanto tempo, é de se esperar que tenham muita coisa para contar uma a outra.
Assim que recebi o livro pensei tratar-se de uma história de amor. Estava completamente enganada.
Não que não exista a parte amorosa no livro. Existe, mas de forma diferente, já que a intenção do livro é outra.
Esse é um daqueles livros que te fazem refletir sobre a vida, sobre as escolhas, sobre tudo. Isso é um ponto forte.
Por vezes me vi parando no meio da leitura (que eu demorei séculos para concluir) para refletir sobre algo.
Flávia escreve bem demais! Sua narrativa é fluida (apesar de ser cansativa em alguns pontos) e o livro alterna o passado e o presente. Gosto muito disso.
Os personagens também são muito bons. Gostei bastante de Isabel. Seu jeito meio metida a intelectual, seu modo fechado de ser, sua timidez e tudo mais, fizeram com que eu me achasse bastante parecida com ela. Mesmo. Fora o apreço pela escrita, pela arte em geral. Acho que a Flávia andou espiando minha vida rs
Isso até me incomodou um pouco, pois quando a Camila contou a ela o modo como a via na faculdade, me peguei pensando se não é assim que as pessoas me veem.
Camila é uma personagem bastante complexa. Confesso que foi ela quem me deixou confusa no livro. Principalmente com seu desfecho.
Sua mudança, que é narrada no decorrer do livro, é magnífica e é uma das partes que nos faz refletir bastante, já que ela larga sua carreira de sucesso e decidi viver uma nova vida.
Mas, com certeza, o personagem que mais me encantou foi Fabrízio. Sério, ele é minha alma gêmea rs
Todo esse conflito entre o ser e o não ser, o certo e o errado, a arte como válvula de escape... Enfim, ele é demais.
Apesar de super indeciso para o meu gosto.
Mas, a mesma coisa que torna o livro bom, também o torna cansativo em alguns momentos.
Em certos pontos, os diálogos são rebuscados demais, reflexivos demais. Isso ficou meio forçado para mim e me desestimulou a certa altura.
Mas, no geral é um livro profundo, bastante filosófico e que te faz refletir sobre a vida. Talvez não seja dos mais indicados para adolescentes, mas com certeza vale a pena.
Agradeço muito a Flávia pela oportunidade.
-------
Mais resenhas em: http://mandinhaleticia.blogspot.com/

Bárbara 26/09/2011

Paixão e liberdade - Flavia Cristina Simonelli
O livro é mais fino do que eu imaginava ser, apesar de não ter uma história muito pequena. Aliás, essa história não é nada simples e é muito, muito tocante.

Nunca me passou pela cabeça que o final do livro seria da forma que foi. E esse foi realmente o motivo de eu dizer que ele é tão tocante assim. Só não dei nota 5 para Paixão e Liberdade porque achei os diálogos um pouco fora do normal pros nossos padrões, já que todos os personagens parecem ser bem cultos e falar como se estivessem sempre filosofando.

O livro fala de filosofia, na verdade todo ele é voltado para a filosofia. Para quem não sabe, filosofia significa amor à sabedoria e durante as partes mais finais do livro vemos como esse assunto é tratado. Eu, como gostei muito de estudar essa matéria no meu primeiro período de Pedagogia, consegui me lembrar muito das palavras de minha professora Karina enquanto lia Paixão e Liberdade.

Como podemos ver na sinopse, o livro conta a história de duas amigas, Camila e Isabel, que se reencontram depois de 20 anos. Neste encontro, Camila começa a se abrir para Isabel, contando tudo o que viveu nesse tempo todo em que ficaram separadas e, enquanto isso acontece, Isabel começa a se abrir para Camila também. Enquanto as duas trocam as suas experiencias de vida, vamos percebendo o motivo de o nome do livro da Flavia Cristina Simonelli ser Paixão e Liberdade. Eu não poderia pensar em um nome melhor para esse romance.

Como já falei, os personagens sempre parecem falar filosofando, por isso não considero o livro uma das leituras mais fáceis de minha vida, mas este não sai da lista de leituras mais agradáveis. O livro me fez pensar em bastante coisa, por isso que gostei tanto dele. Tenho certeza que se você, leitor, gosta de uma leitura deste tipo, vai adorar conhecer o romance da Flavia.

Jaqueline 15/09/2011

Livro nacional muito rico.
Paixão e liberdade conta a história de duas amigas, Camila e Isabel, que eram amigas de faculdade e após terminarem os estudos na faculdade acabaram por tomar rumos bem diferentes que trarão situações bem difíceis para ambas.

Camila sempre foi a extrovertida da turma, já demonstrava que seria bem sucedida na vida e na carreira que escolhera. Tornou-se uma executiva bem sucedida em uma empresa de cosméticos, ma após uma descoberta terrível sobre o seu chefe ela decide ir para longe, para uma aldeia na Irlanda e por incrível que pareça torna-se uma “midwife” (parteira). É nessa aldeia em que Camila irá passar por momentos marcantes e um acontecimento em especial fará com que ela viva com mais uma culpa terrível.

Isabel desde sempre procurou viver com mais intensidade as emoções proporcionadas pelo amor. Passou por dois relacionamentos que resultaram em uma viuvez e um divórcio.
O foco principal da história é Camila, que eu já mencionei, foi a que tomou a iniciativa e procurou Isabel para poder desabafar sobre algo importante que guardava em seu coração e que estava lhe atormentando tanto.

Enfim, eu gostei muito da forma que a Flavia escreve. O livro passa lindas mensagens que fazem a gente parar e refletir. A questão da felicidade, ninguém precisa de outra pessoa para ser feliz, a felicidade está dentro de cada um de nós.
O livro é uma conversa íntima que depois de começada não para até ter o seu desfecho, em parte trágico :/
O livro contém várias citações e duas em especial ficaram marcadas para mim:

"E o coração que se fecha, adoece.”
"Desamarrei-me do que não me servia mais."

Livro maravilhoso, de uma leitura super fácil e muito rica em citações, detalhes, mensagens que marcam profundamente. Cada mensagem chega a tocar bem no íntimo da pessoa que lê, e faz refletir bastante. Identifiquei-me em muitas coisas. Somos responsáveis por nossas próprias escolhas e a nossa própria história
é escrita diariamente por nós mesmos.

Recomendo esse livro, ele irá te prender do início ao fim e sem te cansar.

Beatriz 08/09/2011

Paixão e Liberdade
O livro conta a história de duas amiga, Camila e Isabel, ex
colegas de faculdade que o tempo separou. Camila era extrovertida, tinha tudo para ter uma carreira brilhante em marketing, Isabel sempre buscou viver com intensidade, quando a faculdade acabou as amigas tomaram rumos diferentes, o tempo passou e elas foram se afastando.

Após 20 anos sem ter contato com Camila, o telefone de Isabel toca e a própria dizendo que estava de volta ao Brasil para uma rápida visita aos pais e que precisava conversar com ela, marcaram um encontro para a mesma tarde.
Quando se encontraram havia muita coisa a ser dita, mais os anos que passaram sem manter contato algum gerou um certo desconforto. Após pedirem um café e alguns segundo em completo silêncio elas começaram a fazer as perguntas mais óbvias, Camila contou que saiu do emprego onde era uma executiva, e resolveu passar algum tempo em um país distante na Europa, Isabel contou a amiga que tinha uma filha, que foi casada duas vezes e que viveu um amor não correspondido.
Após essa pequena "introdução", Camila começa a contar que se desligou da empresa em que trabalhava porque descobriu algumas coisas sobre seu chefe, coisas que ela se arrepende de ter descoberto mesmo que por acaso. Isabel ouvia a amiga sem interromper, estava claro que Camila sentia um certo desconforto ao tocar no assunto, mais precisava desabafar com alguém.
Aos poucos Camila foi fazendo revelações que Isabel jamais podia imaginar, Camila não consegui viver mais com o peso da culpa que sentia, Isabel se calou muitas vezes sem saber como confortar a amiga. Depois de contar algumas coisas Camila diz para Isabel também compartilhar acontecimentos de sua vida com ela, Isabel conta que seu primeiro marido havia falecido, e só depois de muitos anos se encantou com outro homem e se casou. Mauricio era um homem incrível, tratava Sara como se fosse sua própria filha, mais ele guardava ressentimentos que Isabel só foi descobrir depois de muito tempo.
As horas foram passando e Isabel chamou Camila para ir até sua casa, lá conversaram um pouco mais, mais ainda havia muitas revelações a serem feitas. Então elas combinaram de passar o final de semana na casa da família de Camila para poderem conversar mais. O final de semana trouxe para a vida das duas revelações jamais esperadas, que mudou a vida das amigas pra sempre.
Afinal, o que Camila descobriu de tão grave para se mudar de país e que culpa a amiga carregava?, e Isabel, o que aconteceu com Maurício?
Você vai encontrar as respostas lendo Paixão e Liberdade.

Loraine 24/08/2011

Adorei!
Uma bela história, envolvente e muito bem escrita. Flávia Cristina Simonelli nos presenteia com reflexões profundas que abordam diversos temas, indo sempre de encontro à verdadeira essência humana na busca pela verdade libertadora e mostrando as máscaras que, inutilmente, carregamos no decorrer da vida.

A leitura fluiu muito bem. Em algumas partes o texto é denso, profundo, um livro que, com certeza, poderá ser relido em outro momento de minha vida, e provavelmente não sofrerá exatamente a mesma interpretação. Gostei das personagens. Senti pena da Camila e achei muito original o questionamento abordado no final da história. Em alguns momentos voltei, reli e refleti com Isabel, antes de seguir em frente. Adorei o João Rodrigo!!!
Flavia Cristina 27/06/2012minha estante
Olá, Loraine!! Só agora vi seu comentário aqui no skoob. Na verdade, não costumo entrar muito aqui. Obrigada pelo comentário! Bjs

Loraine 27/06/2012minha estante
Olá, Flávia! Obrigada a você por nos oferecer um texto tão belo e prazeroso. Beijos!

Mel 17/08/2011

Maravilhoso
O livro nos conta a história de Camila, uma jovem feliz, inteligente e com sonhos próprios da juventude, que trabalha e almeja construir uma promissora carreira em uma grande empresa. E Isabel, sua amiga mais recatada e reservada, que, de certa maneira, inveja o jeito sociável de camila.

Entre elas, e pelo resto de suas vidas, está um fantasma do passado, João Rodrigo, um amigo dos tempos da faculdade.

O tempo sempre acaba afastando grandes amizades, principalmente essas vividas nos tempos da escola, e com elas não foi diferente. A falta de convívio, e a vida que se impõe chama cada um para viver seu sonho e sua realidade.

Camila procurou a realização no trabalho. Muito motivada, alçava cada vez cargos mais altos, mas, no mundo competitivo das grandes empresas, sente falta de acolhimento, compreensão e sabedoria e, pela primeira vez, conhece também a falta de ética.

Já Isabel procura uma realização pessoal na construção de uma família, já que não se sentia motivada pelo seu trabalho dentro de uma empresa.

Vinte anos depois elas se reencontram.
Orgulho, raiva, convicções, dinheiro, poder, família, frustrações, ciúmes, ambição e amor, nesse emaranhado de sentimentos tão divergentes, onde encontrar a verdadeira liberdade e felicidade?

Lendo, descobri que você pode até procurar, mas não vai encontrar em ninguém, porque a verdadeira felicidade está dentro de você e ninguém pode te fazer feliz, cada um é responsável pela sua própria felicidade.

Simplesmente adorei como a Flavia escreve, ela nos leva direto ao assunto com a história contada como se fosse uma conversa íntima, aquelas de portas fechadas, entre segredos e desabafos.

Achei o livro super inteligente, o enredo parece um diário e pega detalhes de uma amizade que, logo no inicio, é muito emocionante. Todos os sentimentos ali citados realmente podem existir entre duas amigas, como, por exemplo, o ciúmes de Isabel por Camila, sempre admiramos algo em um amigo queríamos em nós mesmos. Esses conflitos existem, acredito ser bastante natural e fazem parte da nossa evolução humana.

Com tudo isso o livro é super envolvente, um personagem que não posso deixar de comentar é D. Margarida, com seus pensamentos sempre positivos, encontrei nela a grande amiga que sempre quis ter, um ser humano quase perfeito, visto que a perfeição não existe. Queria muito ser sua vizinha...

Outro ponto notável para mim foi que Isabel não tenta mudar o mundo, e faz de sua maneira, começa pelo lar, rompendo suas crenças.

"Isabel é estranha; Isabel não deixa a filha tomar refrigerante; Isabel não deixa a filha assistir a programas na tevê; Isabel só lhe conta contos de fada. Coitada, que criança alienada! Quem rompe padrões assusta. Quem rompe padrões é louco." Pag. 30.

Em Paixão e Liberdade, existem citações sobre o medo que me tocaram, porque acredito que o medo nos impede de sonhar, de avançar e realizar. É como uma corrente presa em nossos pés. Quem consegue se libertar são aqueles que se realizam, buscam incessantemente seus sonhos independente do caminho e chegam onde determinaram. E, por que não ir atrás?

"O medo tira o contato com o saber. Coloca-nos diante de tamanhas catástrofes imaginárias..." Pag. 100.

"Por que medo? O medo a paralisava. O medo inquietava seu coração, tirando-lhe a coragem e o entusiasmo. Não podia ter medo do que lhe aconteceria..." Pag 159.

Me identifiquei muito com a conclusão do livro, que somos responsáveis por nós mesmos. Não somos vitimas. Escrevemos nossa própria história todos os dias e ninguém pode ser responsável pelas nossas escolhas. Devemos nos despojar de todos os valores herdados.

A chave de toda transformação é ver tudo com outros olhos e, quando conseguir esse feito, tudo naturalmente se transforma.

O livro tem várias citações maravilhosas, mas vou colocar apenas duas frases que nunca esquecerei:

"E o coração que se fecha, adoece."
"Desamarrei-me do que não me servia mais."

Sinceramente?
Achei o livro magnifico, nos prende do inicio ao fim, com uma linguagem fácil de ler e assimilar e, ao mesmo tempo, é uma leitura rica, envolvente e super inteligente.

Enfim, eu amei e super recomendo esse livro maravilhoso que pretendo reler em breve. Estará sempre entre os meus favoritos.

Beijos a todos.
Mel.