Paixão e liberdade

Resenhas - Paixão e liberdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Loraine 24/08/2011

Adorei!
Uma bela história, envolvente e muito bem escrita. Flávia Cristina Simonelli nos presenteia com reflexões profundas que abordam diversos temas, indo sempre de encontro à verdadeira essência humana na busca pela verdade libertadora e mostrando as máscaras que, inutilmente, carregamos no decorrer da vida.

A leitura fluiu muito bem. Em algumas partes o texto é denso, profundo, um livro que, com certeza, poderá ser relido em outro momento de minha vida, e provavelmente não sofrerá exatamente a mesma interpretação. Gostei das personagens. Senti pena da Camila e achei muito original o questionamento abordado no final da história. Em alguns momentos voltei, reli e refleti com Isabel, antes de seguir em frente. Adorei o João Rodrigo!!!
Flavia Cristina 27/06/2012minha estante
Olá, Loraine!! Só agora vi seu comentário aqui no skoob. Na verdade, não costumo entrar muito aqui. Obrigada pelo comentário! Bjs

Loraine 27/06/2012minha estante
Olá, Flávia! Obrigada a você por nos oferecer um texto tão belo e prazeroso. Beijos!

@apilhadathay 14/04/2012

Desapego ou Paixão... Prisão ou Liberdade ?
"Em cada escolha existe o descarte de tantos outros caminhos que poderiam ter sido, e a vida delineia-se pelo que foi decidido em determinado momento. E o que foi decidido abre-se para outras possibilidades, diferentes das que surgiriam se outros caminhos tivessem sido tomados. Assim, estamos sempre no limiar. Sempre entre o fim e o começo" (p. 141)

Imagine a sua melhor amiga ou seu melhor amigo. Provavelmente, conheceram-se na escola, ou quem sabe, na faculdade. Agora imagine vocês separados por mais de décadas e, um dia, surge a chance de um reencontro, sabendo que nem de longe vocês são as mesmas pessoas que se despediram um dia, e um pode estar precisando muito do outro. E muita coisa mudou.

Esta é a história de duas grandes amigas, Isabel e Camila, que se reencontraram depois de 20 anos, a convite desta, que acabava de voltar ao Brasil.

\CAMILA/
Era toda organizada na faculdade, sabia onde estava tudo, onde haveria as aulas e anotava mil coisas, futura profissional de sucesso. Era um exemplo de funcionária, apaixonada pelo trabalho. No entanto, a decisão que ela teve de tomar, eu não sei se conseguiria. Mais despojada, ela vai com a onda e é extremamente aplicada, quer chegar lá. Ela me surpreendeu com seus exageros dramáticos, o que denota certa inexperiência amorosa, a despeito de todo o poder e sucesso profissional. Ela resolve, então, virar sua vida em 180º.
E eu não poderia ter me identificado mais com ela.

\ISABEL/
Não gostava muito do próprio trabalho e contava apenas as horas de ir embora. Sempre com um livro a tiracolo e a vocação literária, ela se divertia com a dedicação desesperada dos colegas que gastavam dias em relatórios, quando ela os terminava em pouco tempo. Também me vi, em parte, na figura de Isabel. E ela tem uma forma de protestar contra irregularidades do mundo que me parece bem válida: tudo começa exatamente de onde você está... **Como quer mudar o mundo e o futuro se não mudar o próprio comportamento ou orientar aqueles que virão depois de nós?**
Mas Isabel também tem um armário cheio de esqueletos. E não pensa em enterrá-los tão cedo. Também me identifiquei muito com ela porque não gosta de ficar muito tempo no mesmo lugar e questiona as desigualdades do nosso mundo, coisas que eu já me peguei fazendo milhares de vezes.

"Pagam-se milhões a jogadores de futebol, mas quase nada a quem se dedica a educar pessoas. Está certo este mundo?"(p. 29)

Realmente... muita coisa mudou, nas duas amigas e entre elas; há todo um mundo entre as antigas perspectivas do futuro e a dura realidade atual, entre pôr valores e princípios em cheque, e reconhecer um lado maternal que nunca pareceu possível.

"O coração que se fecha, adoece." (p. 35)

O livro tem uma narrativa rápida, Flávia consegue contar anos de história em algumas linhas, permitindo que você acompanhe tudo direitinho e sempre se mantém na linha da expectativa, da esperança. Em meio a todas as perdas, ao empirismo de Camila e ao determinismo seletivo de Isabel, sempre existe algo que muda tudo.

\FABRIZIO/
Quem nunca se rendeu ao charme de um italiano, atire a primeira pedra. Era um renascentista que nasceu depois do tempo, um grande amante das artes. E gerou uma série de confusões em Isabel, acendendo, especialmente, suas reflexões sobre a libertação de corpo e de espírito.

"Será que existe alguém verdadeiramente livre, neste mundo?" (p. 76)

Os pontos que mais curti no livro foram: Raríssimos equívocos na revisão, um primor; A obra mostra a beleza e o horror do nosso cotidiano, das nossas decisões que pareciam inofensivas e viraram o barco – o que sempre me assustou mais do que fantasmas e trolls, porque o horror humano é algo que pode realmente te alcançar; Pura verdade, a sujeira no meio corporativo. Só sabe quem já viu; É um livro filosófico, reflexivo, com passagens muito gostosas de se ler e algumas me fizeram chorar - por afinidade ou por saber que quase tudo ali é verossímil e pode acontecer; É um livro muito maduro que mostra como frequentemente vemos o que queremos, e nada mais; ele faz várias críticas às convenções e padrões sociais; Temos aqui tradições irlandesas bem legais, coisas que eu não conhecia, como os ritos da primavera e os 12 dias entre Natal e festa de Reis; Ela nos situa num momento da história em que o machismo sobrepujou as tradições femininas e as parteiras foram caçadas como feiticeiras; Vemos, no livro, as voltas que a vida dá, os mistérios, e como certas coisas simplesmente giram até você... Porque estão fadadas a te encontrar.

"As mulheres têm seus segredos, sempre tiveram e sofrem quando não têm a quem confiá-los" (p. 101)

Alguns pontos que me deixaram pensando foram...
Alguns personagens tiveram reações muito exageradas, meio dramáticas. Há discussões que teriam sido concluídas com uma frase, um "Sim" ou um "Não"; É uma história belíssima, que apenas pesou um pouco com as reflexões muito densas.

Há momentos na vida em que você para e reflete sobre o que fez. Reconhece seus erros... E não entende por que certas coisas maravilhosas te acontecem, já que não acha que merece aquilo. Muitos de nós temos um pé preso no passado... E ele sempre volta para nos atormentar. Conflitos entre paixão, desapego, prisão e liberdade estão entrelaçados neste livro que eu recomendo para todas as idades.

Encontrem-se aqui, também. A realidade pode ser tão assustadora quanto os monstros da ficção... Ou mais!
CAMILINHA 12/04/2012minha estante
Maravilhosa sua resenha

@apilhadathay 14/04/2012minha estante
Ah, muito obrigada, Camila!

Jéssica Malta 24/01/2011

Resenha originalmente em: http://abookaholicworld.blogspot.com/2010/12/resenha-39-paix%C3%A3o-e-liberdade-flavia.html

Um inesperado telefonema 'tira' Isabel de sua rotina e a leva para um café. Após 20 anos, o reencontro com sua antiga amiga Camila. O que teria acontecido para que essa lembrasse de sua existência? Por que só agora?

As duas mergulham no passado de suas histórias a fim de entender o que as levaram ao estado do presente. Elas definitivamente não são mais as mesmas.

Camila deixou de ser a jovem executiva de marketing e agora havia tornado-se ''parteira''. Vivia na Europa junto com seu marido Nathan, um médico ligado à causas humanitárias, e seu filho Julien. Mas algo a impedia de ser plenamente feliz e ela buscava soluções para resolver isso.

Isabel havia passado por dois casamentos. O primeiro marido faleceu e a deixou com uma filha, o segundo separou-se da mesma. Ela ainda lembrava-se de um antigo amor de faculdade e ao mesmo tempo nutria uma paixão por um professor que a ajudou com 'aulas de tradução'. Alternava entre os papéis de mãe, tradutora e escritora.

Apesar de suas diferenças, Isabel e Camila tem em comum o fato de serem movidas pela paixão e o desejo de sentir-se livre.

O enredo desevolve-se de uma maneira simples, leve e por diversas vezes 'poética', de modo que a autora conseguiu me 'prender' a história. Acredito que o fato de tratar de mulheres comuns e suas relações com a vida e as outras pessoas é que me fizeram gostar da mesma.

Essas mulheres nos mostram o quanto os seres humanos são falhos, mas que sempre existe a chance de consertar os nossos erros e recomeçar.

Alba 05/03/2011

Como seria encontrar uma amiga 20 anos depois do último contato? Como uma amizade, permeada de sentimentos dúbios, com a inveja e a admiração andando de mãos dadas pode sobreviver ao passar dos anos?

Isabel e Camila cursaram a faculdade juntas, duas amigas que se opõe em relação aos sentimentos e entrega naquilo que acreditam ser o ponto central de suas vidas. Camila sempre dedicada ao emprego, Isabel não querendo se prender e em busca de um sentido em sua vida. A vida as separou, cada uma tomou seu rumo e nesse encontro – 20 anos depois – as surpresas do que o destino preparou para cada uma, são reveladas.

O título “Paixão e Liberdade”, pode ser usada para descrever muito bem as duas amigas.

Paixão: Ora é Isabel que é tomada pela paixão e se deixa levar por seus sentimentos, ora é Camila que numa crise de ciúmes, muda completamente sua vida.

Liberdade: Isabel não pensa duas vezes ao buscar sua liberdade, seja profissional ou sentimental, mas a virada que Camila dá - em busca de sua liberdade - é ainda mais surpreendente.

Através da visão de cada uma das amigas, Flávia vai misturando passado e presente e desdobrando as consequências das ações de cada uma delas.

Algumas partes são bem filosóficas, com as personagens questionando o sentido da vida e procurando explicações para tudo… Achei-as um pouco maçantes, e isso acabou por tirar um pouco a minha atenção da leitura.

O que me intrigou também foi a fraqueza dos personagens masculinos. Alguns realmente me decepcionaram, (Toma tento Fabrizio) outros chegaram e apenas cumpriram seu papel na trama, sem deixar sua marca. Senti falta de um personagem masculino com personalidade marcante, sacudindo a vida das duas amigas.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Psychobooks 05/03/2011

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Amanda 22/01/2011

Um telefonema inesperado leva Isabel de encontro ao seu passado. Duas mulheres, amigas nos tempos de faculdade, e que percebem que tem muita coisa pra passar a limpo.

Camila e Isabel se conheceram na faculdade e ficaram muito amigas, mas há muitos anos que não se falam e nem sabem notícias uma da outra. Duas pessoas de temperamento totalmente opostos, que seguiram rumos na vida diferentes e até mesmo inesperados, se encontram buscando resolver questões do passado e do presente.

Camila sempre foi mais extrovertida, alegre e muito focada no sucesso profissional. Ela realmente alcançou tudo o que queria, mas descobriu que para isso precisava deixar de ser quem era, e o pior, se tornou uma pessoa possessiva, egoísta e que não media as consequências de seus atos.

Isabel era mais tímida, sofreu um bom tempo uma paixão reprimida e demorou muito pra descobrir que seu sonho estava bem longe de um escritório. Ela amou e foi verdadeiramente amada, mas o perdeu muito cedo, percebeu que tinha vocação pra maternidade e o mais importante é que descobriu como precisava ser amada novamente.

E agora, depois de tantos anos Camila procura por Isabel desesperada. Ela precisa desabafar, contar o que passou na sua vida, como tudo mudou e tornou a mudar e principalmente ela precisa de um conselho, precisa que alguém ouça o que ela fez e a ajude ( e claro que eu não vou contar o que foi).

Basicamente esse encontro vai mexer com situações do passado e atrair grandes revelações. É um livro de poucas páginas, mas que contem uma história emocionante e muito profunda, que te envolve completamente no drama das vidas dessas mulheres. Um enredo que vai fazer você reavaliar momentos da sua vida e pensar se determinadas coisas realmente valem a pena.

"...as pessoas parecem não saber que carregam um grande tesouro: a história que escrevem.
E isso não é apenas coisa de romancista: afinal, somos todos escritores na vida."

"...dinheiro revela as pessoas. Quando há morte e dinheiro numa família, há briga. Quando
as sombras não conseguem disfarçar."

"Escrever é fazer uma síntese da grandiosidade do mar num grão de sal e, ainda assim,
esperar ser compreendido."

Talita 18/01/2011

Este livro fechou com chave de ouro as minhas leituras de 2010.
Comecei a le-lo sem saber muito bem do que se tratava a hisória, e pensei que seria uma leitura com muito clichê sobre liberdade, mas me enganei.

Nas primeiras páginas confesso que não fiquei muito empolgada , e por vezes eu ficava meio perdida em relação ao que estava lendo, mas com o passas das páginas, fui me acostumando com a narrativa da autora , e conhecendo a história de Camila e de Isabel, duas mulheres que nos dão uma grande lição sobre o verdadeiro sentido de paixão e de liberdade.

A história é narrada por Isabel, uma mulher com ambições artísticas e que sempre buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor , mas não foca somente na história de Isabel, também fala de Camila, uma executiva que tinha tudo pra crescer e brilhar na sua carreira em marketing,mas sofre uma grande mudança devido à atitudes equivocadas na empresa , e toma rumos completamente inutisatos em outro país, onde vai conhecer os verdadeiros sentidos de liberdade e amor.

Apósmuitos anos de separação, Camila vai ao encontro de Isabel, para tentar se entender melhor com a amiga, e enfim poder desabafar com alguém sobre sua vida e sobre suas atitudes indevidas que resultou em um terrivel crime, e que a assombra até então.

As duas conversam por dias, esclarecem coisas do passado que ainda as encomodava e maguava, contando suas vidas, fazendo assim, uma amizade antiga ressurgir e assim uma vai dando apoio à outra.

Camila tenta esquecer e se perdoar pelo que fez e pelo que causou sem intenções e Isabel tenta se manter firme diante de seus relacionamentos interrompidos e fracassados.

Essas mulheres dos dão uma grande lição de vida, cada parágrafo, cada páginas nos envolve com acontecimentos surpreendentes e emocionantes.

Veja aqui: http://mundoportrasdaminhaparede.blogspot.com/2011/01/resenha-21-paixao-e-liberdade-por.html

Pâm 26/01/2011minha estante
gostei muito da sua resenha. Parece ser uma leitura interessante. Mas me responde uma coisa, o livro tem alguma coisa com relação a espiritismo ou coisa assim? Se puder responder na minha pagina do skoob ficarei agradecida.

Paam:* http://pamelamarloch.blogspot.com/

Jaque de Marco 04/01/2011

Resenha: Paixão e Liberdade, de Flavia Cristina Simonelli
Quer ler um excelente livro nacional, com uma história envolvente, emocionante, que te prenda da primeira a última página? Fica uma dica: Paixão e Liberdade, de Flavia Cristina Simonelli, lançado em 2010 pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século. Confesso que foi, de fato, uma surpresa para mim a qualidade desse livro. Fantástico mesmo!

O livro gira em torno do reencontro de duas amigas, Isabel e Camila, após 20 anos separadas. Depois de tanto tempo, elas não são mais as mesmas pessoas, definitivamente. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação.

A sinopse deste livro engana, pois passa a sensação de que é uma história sem muita profundidade, o que não é verdade. Apesar do enredo simples, a autora nos leva a uma reflexão sobre nossas próprias vidas, a partir da história fictícia. A sensação que tive foi de que Isabel e Camila poderiam ser qualquer pessoa que eu conheço... ou mesmo eu.

Eu me identifiquei demais com as personagens. Os seus medos, suas frustrações, a ambição, as desilusões... Acredito que, apesar de não ser focado para um único público, o livro seja melhor recebido por leitores maiores de 20 anos. Pela falta de certas vivências, não consigo imaginar um adolescente entendendo a profundidade dessa história.

A Flavia é uma excelente escritora e narra a história de forma leve, mesmo escrevendo sobre personagens com vidas e sentimentos tão intensos e profundos. Sempre digo aqui no blog que sou apaixonada por enredos descritivos e este livro não deixa nada a desejar nesse aspecto. O livro é narrado em primeira pessoa (Isabel) que além de contar sua história, conta a versão de Camila para os fatos.

Um detalhe interessante na forma que a história se desenrola é como a autora conseguiu trabalhar com capítulos densos, com poucos (ou nenhum) diálogos e outros feitos basicamente de conversas e reflexões entre personagens. Eu que não sou muito fã de livros que carregam nos diálogos entre personagens não tenho uma crítica sequer quanto a isso em Paixão e Liberdade.

Apesar de Isabel passar por diversos problemas, Camila é a responsável pelas cenas mais intensas do livro. Sua vida muda em diversos momentos da história e o livro mostra seu amadurecimento e conflito pessoal gerado por uma decisão do passado. Se há algo a ser criticado nesse livro, para mim, é a forma como se desenrolou a revelação do passado de Camila a seu marido. As cenas foram muito rápidas. Acho que poderia ter sido melhor trabalhado. Mas nada que tenha tirado a glória da obra. Mesmo!

Enquanto Camila passa praticamente o livro todo buscando redenção e perdão, Isabel quer se encontrar, conseguir trabalhar com arte e curar seu coração ferido depois de tantas separações e de um amor não correspondido no passado. E eu achei fantástico o amadurecimento que a personagem demonstrou no decorrer da história.

Flavia Simonelli também é a autora do romance A Porta, lançado em 2007, pela editora Totalidade. Para mais informações sobre a autora e suas obras, acesse o site dela ou o seu twitter.

Fica esta dica para uma boa leitura. Paixão e Liberdade é mesmo um excelente livro. Recomendo, vale à pena!

Gostou? Dá um pulinho no blog: http://www.naprateleira.com/

Mônica 28/01/2011

Paixão e Liberdade de Flavia Cristina Simonelli
Paixão e liberdade, conta a historia de duas amigas que se reencontraram após 20 anos. Quando isobel recebe um telefonema de Camila para se encontrarem em um café. Como e de se esperar depois de 20 anos todos nos sofremos mudanças de vida e comportamento.

Camila se tornou uma grande executiva,mas depois de uma “magoa” larga tudo e vai embora para a Europa, onde conhece Anna uma parteira,e depois de ver os partos que Anna realizava se tornou uma parteira também, e conheceu Nathan um francês que trabalha nas causa humanitárias.

Isobel era totalmente diferente, não gostava tanto de trabalhar como Camila. Mas se casou com seu primeiro marido e teve uma filha, eles tinham o casamento “perfeito”, até que ele sofre um acidente de moto e acaba perdendo a vida. Depois de certo tempo Isobel se casa de novo,mas esse relacionamento não dura,pois seu novo marido queria um filho e ela não conseguia engravidar.

Nesses encontros Camila e isobel, relembram o passado contando o que lhes aconteceram nesse 20 anos que não se viram, e tentando ver o que as levaram a ser como são no presente.

A Flavia, conseguiu me conquistar com esse livro, pois ele possui um enredo maravilho, uma leitura que flui rapidamente. Com eles vemos a verdade e não aquelas invenções que estamos acostumados se e que vocês me entendem. Com Camila sofremos junto com suas magoas e arrependimentos, com Isobel conhecemos uma pessoa que e “forte” e que sabe entender as coisas.

Eu recomendo muito esse livro a vocês que procuram uma leitura simples e leve, aquela que e na medida.

Bjus

Gabriela1214 27/12/2010

Resenha do livro "Paixão e liberdade" #MundoPlatonico
Direto do blog: Mundo Platônico (http://gabiiem.blogspot.com/)

Começo a escrever a resenha desse livro, com certeza de que será um das maiores do blog, e peço que vocês leiam a até o final, porque vou tentar explicar a complexidade desse livro. O livro é pequeno mas o número de páginas de um livro não importa, o que realmente importa é a lição, os sentimentos e o esclarecimentos que ele nos traz.

O livro é narrado por Isabel, mas a história não foca somente nela, mas junto com ela escutamos a história de uma vida, ou duas vidas no caso, a dela e a de Camila. As duas tinham sido amigas na faculdade, mas com o passar dos anos perderam o contato, passaram-se 20 anos, e inesperadamente Camila liga para Isabel, com o objetivo simples de marcarem um encontro para poderem contar tudo o que havia acontecido em suas vidas naqueles anos. E assim que elas se encontram somos levados as histórias dessas duas mulheres. Isabel se casou um homem perfeito, mas que morreu muito cedo a deixando sozinha para criar sua filha. Camila vendeu sua vida e sua alma para uma empresa, mas depois de uma sucessão de acontecimentos abaladores, tudo o que ela pode fazer foi fugir para o mais distante possível da vida que vivia, mas isso era apenas o começo de uma longa jornada.

Logo na primeira página deste livro me apaixonei pela narrativa simples e complexa ao mesmo tempo. Logo me vi completamente envolvida pela história dessas personagens, e pela primeira vez realmente me identifiquei com os medos, os amores e os ideias, de ambas as personagens.

O que parecia uma história tão simples, de reencontro, e relato de vidas, se tornou um livro profundo, com inúmeras passagens maravilhosamente bens escritas e emocionantes, que expõem os vários temores humanos, nessa nossa constante busca pela liberdade.

Os momentos que passei lendo, refleti obre coisas que levarei para vida, e se tem uma coisa que realmente aprendi é que só temos liberdade, quando deixamos para trás tudo o que não nos serve mais, e vivemos conforme a nossa essência, é assim chegamos à liberdade que só pode se encontrada por nos mesmos. ”Desamarrei-me do que não me servia mais. E essa foi a chave para o encontro com minha essência”

Como já citei são tantos os trechos emocionantes, que vou fazer um post especial para citar meus preferidos para vocês. Essa história me proporcionou sentimentos diversos como alegria, solidão, medo de um futuro incerto, assombro, tristeza... Enfim, fiquei muuito feliz por conhecer essa ótima história e, por ter feito parceria com a super talentosa autora. Fique super feliz também pois elegi “Paixão e liberdade” o melhor livro dos nossos Talentos Nacionais lidos essa ano, não desmerecendo os outros, mas essa história realmente me tocou, e se tem um conselho que eu sou obrigada a deixar é que vocês não podem perder a oportunidade de ler essa história, também. É um livro pra ser lido e relido em vários momentos de nossas vidas, e nos emocionarmos em todos eles, e cada nova leitura aprendermos um pouco mais com as histórias não só de Isabel e Camila, mas a história de todos os personagens que somos apresentados nesse livro. Apenas lendo para entender, é um livro simples e que me emocionou por isso me agradou tanto.

Rapha 25/07/2011

Paixão e Liberdade no blog Doce Encanto
Leia a resenha na íntegra, acessando:

Quem nunca se viu perdido em meio às questões misteriosas da vida: de onde viemos, para onde vamos, qual nosso destino, aliás... há destino?
Pois bem, Paixão e Liberdade é um livro que fala exatamente sobre isso: as perguntas que todos nós fazemos ao longo da nossa vida.
Apesar do título nos induzir a pensar que o livro se trata de romance fofo e bonitinho, ele decorre por um outro segmento bem diferente: a busca por nós mesmos, a nossa liberdade.
Como o livro é super bem escrito, acabamos nos vendo nas próprias personagens, Camila e Isabel, que apesar de muito diferentes, têm os mesmos sonhos, assim como todos nós: encontrar a paz e a felicidade.
A cada capítulo vamos também nos redescobrindo, percebendo nossos medos e anseios, além dos sonhos escondidos e aqueles que ficaram esquecidos.
Outra coisa que me chamou atenção é que o livro não trata de temas superficiais, é algo mais maduro, mais consistente que me fez pensar muito na vida ...

Gabi Suzart 29/03/2021

O tempo certo das coisas
A impressão que tenho é de que li esse livro no tempo certo.

Há muito tempo ele está parado na minha estante, mas quando eu ganhei ele, talvez não teria tido a mesma percepção e entendimento que tive quando li agora. É um história densa.
Afinal, reencontros não são fáceis (seja com você mesmo ou com outras pessoas).

Sinto que não tenho o que muito falar sobre esse livro. Acho que vai fazer sentido de modo diferente para cada pessoa, pois ele nos leva a refletir sobre as nossas próprias escolhas.
E sendo assim, cabe a cada um se permitir mergulhar nesse processo juntamente com Isabel e Camila.

Nii. 29/01/2011

Fico super feliz quando leio o livro de um autor Brasileiro bem escrito e que me prende até o fim. “Um romance arrebatador, para prendê-lo da primeira até a última linha”, a sinopse prometeu e cumpriu.

“Paixão e Liberdade” trás a estória de Isabel e Camilla. Duas amigas que acabaram se distanciando e levando a vida sem contato algum e até mesmo em países diferentes. Um telefonema colocará as duas frente a frente novamente e desse encontro revelações e fatos do passado poderão mudar o rumo de suas vidas.

A Flavia conseguiu dar a uma estória que poderia passar despercebida um toque único e marcante. Eu fiquei muito curiosa desde o momento que recebi o livro (Sou totalmente vidrada em romances) e acabei passando ele na frente da pilha. Não me arrependi. O livro é dinâmico. Sim! Totalmente dinâmico. Camila e Isabel têm vidas completamente conturbadas!(Tanto positivamente quanto negativamente). As 80 primeiras páginas eu li em “uma sentada”. É tão cheio de acontecimentos e reviravoltas que não conseguir parar.

Meu único ponto negativo vai ser com relação a alguns diálogos. Eu entendo que às vezes a personagem requer uma formalidade maior, mas acho que houve alguns momentos em que essa formalidade poderia ter sido diminuída. Neles, não me sentir na vida real. #Dar para entender?

Não posso deixar de comentar que queria muito conhecer mais o João Antônio. Só pelas memórias da Isabel eu me apaixonei por ele, imagina mais detalhadamente?

Passei bons momentos com “Paixão e Liberdade” e quando falo isso, estou me referindo a sentir, ou pelo menos perto disso, o conflito dos personagens. Fiquei com raiva, triste, esperançosa... Mesmo não estando vivendo o mesmo momento de Camila e Isabel (Na idade e no que elas estão enfrentando) não tem como não se colocar na situação e tentar imaginar o que faria.

Fiquei encantada com a escrita da Flavia (Meu irmão que o diga, me ouviu dizer quase toda hora: “Ela escreve tão bem”.) Não sei que livros de autores virão por ai nesse ano de 2011 para mim, mas “Paixão e Liberdade” já têm lugar cativo.

Mais em:http://fazparte-ni.blogspot.com/

Leninha Sempre Romântica 20/01/2011

Um encontro, duas mulheres e uma vida toda para pôr a limpo, assim gira o encontro entre Isabel e Camila, duas forças da natureza em busca de respostas.
Isabel com seus dramas, seus amores, seus fracassos busca a liberdade entre seus próprios braços, enquanto Camila procura por outro tipo de liberdade, a da sua alma.

Medos, incertezas, frustrações, desilusões, um livro que narra uma história repleta desses sentimentos conflitantes, mas de uma maneira leve, quase poética.
Apesar de todo drama vivido por Isabel, o foco de Camila me chamou mais atenção, até pela mudança de vida que a personagem passa ao longo do livro.

Um livro com poucas páginas, mas que engana, ele é de uma profundidade única, sentimentos descritos com tanto conhecimento, com uma complexidade esclarecedora.
Um livro que nos faz refletir até onde podemos ir nas nossas vidas, carregando nossas angústias num baú, quanto peso somos capazes de aguentar até que ele transborde, nos deixando nuas diante das verdade nele contidas.

Abaixo algumas citações que gostei no livro:

... As pessoas parecem não saber que carregam um grande tesouro: a história que escrevem. E isso não é apenas coisa de romancista: afinal, somos todos escritores na vida.

... Dinheiro revela as pessoas. Quando há morte e dinheiro numa família, há briga. Quando há morte e não há dinheiro, as pessoas juntam as lágrimas. Parece que diante do dinheiro, as sombras não conseguem disfarçar.

Escrever é fazer uma síntese da grandiosidade do mar num grão de sal e, ainda assim, esperar ser compreendido.

Um livro que me fez refletir, chorar, sentir os personagens, acho que só existe uma maneira de entender, lendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6