O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Everton 18/07/2021

Impecável
Como diz a Sofia no posfácio, ?o romance todo é uma especie de pesadelo?.

Q angústia esse livro! Mds amei demais ?

@cacaleitura 15/10/2020

Hipnotizante
Antes de le? esse livro eu tinha um pe? atra?s com ele, ficava na du?vida se a histo?ria me prenderia ou se me adaptaria a sua escrita. Mas, minha curiosidade foi maior e resolvi tentar..
Hoje digo sem medo que O morro dos ventos uivantes e? um dos meus livros de e?poca favorito!!!!

? insta: @cacaleitura

Waliffer.Gomes 23/01/2024

O AMOR NUNCA MORRE!
Confesso que amo clássicos românticos, mas de longe este não se tornou um dos meus favoritos, inicialmente foi uma leitura muito cansativa e posso garantir que não me apeguei a nenhum dos personagens, o que me entristece, mas acho incrível emily brontë escrever esse romance que eu descrevo como sombrio (e que não me prendeu), tanto quanto sua irmã charlotte me fez se apaixonar por jane eyre.

no todo, estou satisfeito por finalizar uma obra que por anos eu larguei muitas vezes.
Lumikki 23/01/2024minha estante
Estou lendo essa em outra edição e a leitura até que está fluindo bem, mas concordo com você sobre nenhum personagem ser cativante, acredito que tenha sido feito de propósito como um romance gótico. Eu vejo essa obra como um reflexo da adoração dos relacionamentos tóxicos que muitas obras do universo literário veneram. Esta sendo um bom "mau exemplo".

Rafaela1998 23/01/2024minha estante
Li esse tem alguns anos, e os sentimentos de desconforto e, em certos momentos, nojo, me acompanharam em quase toda a obra. Essa é uma obra que, ao meu ver, é quase impossível de terminá-la e ficar indiferente!

Helô 23/01/2024minha estante
Eu sempre comento que é essa é a grande magia desse livro. Eu tbm não gostei de nenhum personagem, muito pelo contrário, mas Emily ter conseguido me despertar essas emoções é pq tem uma escrita poderosa.

Waliffer.Gomes 23/01/2024minha estante
não dá pra responder os comentários individuais, mas estou chocado com todas as perspectivas de vocês e maravilhado em como tudo torna a obra muito mais interessante a partir desse olhar, então estou grato por podermos dividir isso. ??

Ariadne 30/10/2023

Maravilhoso
A história de "O morro dos ventos uivantes" é uma história na qual todo mundo que é leitor ou interessado em literatura conhece de ouvir falar. Mas o mais maravilhoso dessa história e como ela foi contada é que, por mais spoilers que se possa saber, ela é muito melhor do que a gente imagina.
Os personagens são sim desagradáveis para o paladar atual, mas é por isso que são encantadores.
Se for ler, vá de cabeça aberta e se encante com esse livro.

liilithh 30/04/2024minha estante
é bom?? eu tenho esse livro aqui e não sei se vale a leitura

Gab 30/04/2024minha estante
Esse livro é maravilhosoooo, recentemente eu assisti o filme dele de 1939, a qualidade da imagem não é das melhores mas você consegue visualizar bem como era esse lugar, tem no yt

tev. 30/04/2024minha estante
leia, vale muito!! é uma história muito a frente do seu tempo

tev. 30/04/2024minha estante
vou procurar, tem várias versões mas gosto de assistir as mais antigas tb

notindy 03/02/2021

O Morro dos Ventos Uivantes
Antes de ler, esperava um livro totalmente diferente e sinceramente achei que não iria gostar. Os primeiros capítulos me deixaram com tédio e confusa porque tinha muitos personagens e eu não entendi nada, mas valeu super a pena continuar. Um romance de época diferente dos demais, sem pessoas perfeitas e príncipes em cavalos. Um romance cheio de ódio e amor, ganância, vingança, inveja, mentiras e tudo o que tem direito. Ninguém é perfeito nessa história, todo mundo tem o seu lado sombrio.
Catherine e Heathcliff se amavam mas nunca ficaram juntos. Catherine não queria ser uma mendiga, como ela imaginava que seria se se casasse com Heathcliff. Contudo, ela sabia que o amor dela por Edgar seria passageiro, diferente de seu amor por heathcliff.
"Seja lá de qual matéria nossas almas sejam feitas, a minha e a dele são iguais"
Asenate Brasil 03/02/2021minha estante
Tenho que ler de novo... detestei a primeira vez q o li ? vê se eu mudo de opinião

notindy 04/02/2021minha estante
No começo eu não tbm n, até pensei em desistir
Mas enfim, eu ameeeei, já quero reler sksksk

Evy 08/02/2013

O primeiro livro que realmente abriu caminho ao meu coração...
Há uma linda citação de Zafón em seu igualmente lindo livro A Sombra do Vento que diz que "poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração". E eis então o que me ocorreu com O Morro dos Ventos Uivantes e sua história de amor controversa. Desde a primeira vez que peguei a primeira edição com tradução de Rachel de Queiroz nas mãos, aos 19 anos, já li o livro quatro vezes. Em todas elas me emociono de derramar lágrimas e não me canso de venerar a brilhante e sensível escrita de Emily Brönte, magnífica escritora que morreu aos 30 anos sem sequer saber que seu livro seria consagrado como um dos romances mais importantes da literatura inglesa e mundial.

Aliás, é muito triste saber que Emily se foi com a rejeição de seu livro pela sociedade inglesa que não apreciara a mistura de romantismo, realismo cru e trama complexa e nem sequer acreditava que tivesse realmente sido escrito por uma mulher. Curioso lembrar que, para poder publicar em 1847, Emily utilizou um pseudônimo masculino. Mais um motivo para minha profunda admiração.

Não consigo precisar do que mais gosto neste romance. Se é o drama que se sente em cada palavra, por mais simples que seja, se a forma quase impossível como tudo se encaixa tão perfeitamente, ou se o fato de fugir daquele tipo de romance comum e meloso onde no fim tudo sempre dá certo. Algo, inexplicável se deu quando li esse livro e o encanto persiste até hoje. Por mais que eu leia, sempre acabo retornando ao Morro dos Ventos Uivantes, suas citações grandiosas e seus personagens tão bem trabalhados.

Heathcliff é, sem sombra de dúvidas, meu personagem favorito não só deste livro, mas de todos que já li até então. Seu caráter e sua história foram tão magistralmente trabalhados que mesmo com suas atitudes mais cruéis e revoltadas, se torna impossível sentir raiva dele. É daqueles tipos de personagens que não se esquece jamais. Cuja força e grandeza os tornam memoráveis. Catherine, ainda que tão grandiosa quanto Heathcliff, nos inspira um ódio quase colossal por culpa de sua forte, mas indecisa personalidade. O clima mórbido da casa localizada num morro eternamente açoitado por ventos uivantes é o ingrediente que faltava para completar as terríveis e apaixonantes cenas desse romance tórrido e obsessivo.

Emily quebra muitos clichês românticos da época com esse livro e deixa embasbacados os ingleses acostumados com o formato esquematizado do romantismo piegas. Acho que também por isso, esse livro tornou-se de imediato, meu favorito hoje e sempre. Não sei se algum dia será possível superar toda essa magnitude do romance de Brönte. E eu poderia ficar aqui citando dezenas de lindíssimas passagens. São tantos os momentos passíveis de serem julgados como emocionantes, mas de todos, a mim fica a frase utilizada em dois diferentes momentos do drama, uma vez por Catherine e outra por Heathcliff:

"Como posso viver sem minha vida? Como posso viver sem minha alma?".

Resta a mim dizer, que O Morro dos Ventos Uivantes é inesquecível, e já li o livro e assisti ao filme tantas vezes que a história me parece real. E quem poderá dizer que não o foi?
Lu 02/07/2010minha estante
Esse é um romance extremo em todos os sentidos. O que me deixou mais fascinada pela história é como amor e ódio são sentimentos tão parecidos e como eles se entrelaçam ao longo da história.
Linda resenha.

Aline Maia 20/07/2010minha estante
Essa história é fantástica! É incrível como Heathcliff e Cathy tem taantos defeitos mas o amor que sentem pelo outro é algo tão verdadeiro e puro. E é exatamente como vc falou: nesse livro o amor não é mostrado de forma superficial, algo comum hj em dia. Uma pena que Emily Bronte não escreveu outros livros ;/. Linda resenha (2)

Anie 08/08/2010minha estante
Nossa, sua resenha me deu muita vontade de ler esse livro! Foi o empurrão que eu precisava.

Renata CCS 17/10/2013minha estante
Tb fiquei apaixonada por este livro. Bela resenha!

Aninha 20/11/2017minha estante
Evelyn, amei sua resenha! Apenas me deixou curiosa quanto à sua versão favorita adaptada ao cinema!

Achei todas as que assisti (acho que assisti todas) profundamente diferentes do livro...

Evy 01/03/2018minha estante
Obrigada meninas, pelos elogios, mas o mérito é todo desse livro maravilhosos!!! Aninha, minha versão favorita adaptada para o cinema é com a Juliete Binoche e Ralph Fiennes!!! Amo!!! E acho que foi a que mais se aproximou ao meu ver. Mas nada é capaz de superar a grandiosidade deste livro! Bjos

Soph 12/05/2022

Incrivel leitura
Um livro muito muito bem feito
Só não dou 5 estrelas pq muita gente desse livro merecia uma surra.
Mas assim, esse livro tem uma historia, com uma base mt firme.
Eu amei, por ser um clássico, foi ótimo.

Recomendo, as vezes me cansei de ler mais foi!
@estantecalore 12/05/2022minha estante
Eu devorei esse livro, muito bom!

Soph 12/05/2022minha estante
Sim!! Otimá letura!

Wendel 12/05/2022minha estante
A raiva que senti por 90% dos personagens nesse livro não tem palavras que descrevem, mas, amei o livro akakak

Soph 13/05/2022minha estante
Né Wendel!! Deu vontade de socar todo mundo!!!

Aninha 17/10/2020

Até onde conseguimos usar o amor para justificar o ódio?
A história de amor e ódio entre as famílias Earnshaw e Linton são contadas de forma crua, humana e sem muita romantização com excelência, e apesar disso ser um incomodo para muitos leitores, eu amo o realismo da autora, como ela mostra o lado obscuro do ser humano de forma verdadeira. Emily Brontë realmente deixou sua marca, com sua narrativa cheia de originalidade e pontos de vista marcantes.
Vemos também na história a religião opressora, o preconceito e o machismo da época.

Os personagens são complexos, com personalidades fortes e marcantes, com atos que me fizeram odia-los sim, muitas vezes, mas é interessante conhece-los, são personagens únicos e cativantes assim como toda a história.

A história termina com pontas soltas, como: De onde Heatchcliff veio?
Mas nada que tenha atrapalhado a minha leitura e a conclusão do livro (em minha opinião).
A narrativa feita pela empregada e o inquilino sobre as duas famílias me incomodaram, mas entendo que o ponto de vista deles foi mais imparcial e completo, do que teria sido pelo ponto de vista dos protagonistas.
É um livro que favoritei, e sem dúvidas vou reler bastante. Grande obra.
Lucas 28/12/2020minha estante
Obrigado, me fez quebrar meu preconceito e decidir dar uma chance pra esse livro ?

Aninha 29/12/2020minha estante
Fico feliz por isso!!

Leiaaguria 07/05/2021

o morro dos ventos estressantes
Esse livro tá mais para um casos de família que qualquer outra coisa.
Quando você termina de ler o morro dos ventos uivantes você só tem duas opções de reações possíveis; amar profundamente ou odiar profundamente, e eu me encontro no primeiro caso.
Vou confessar que o início é bem perdido, e que tiveram diversos momentos que eu quase dormia de tédio, mas em compensação tiveram momentos que eu ficava chocada e muito atenta ao livro. A magia desse livro está justamente na sua facilidade de fazer com que passemos por diversas emoções num espaço de tempo muito curto e pelos mesmos personagens. Eu senti raiva, dó, compaixão, complacência e tristeza pelo mesmo personagem ao longo da narrativa e isso que me cativou tanto na escrita de Bronte! Não vá esperando uma história de amor fofa e meiga, é apenas uma história de amor, um pouco obsessiva e fanática, mas é uma história de amor... e vingança.
dani 07/05/2021minha estante
Ótima resenha! A comparação com casos de família kkkk

Adam.Christiam 07/05/2021minha estante
Comigo foi a mesma coisa hahahaha

Thais645 30/05/2021minha estante
Perfeita descrição e resumo.

Vanessa.Tosta 24/04/2021

Ler "O Morro dos Ventos Uivantes" foi muito desconfortável e se tornou uma leitura maçante, a qual eu ansiava pelo fim. Os personagens são extremamente tóxicos, vingativos, levam uma vida triste e cheia de rancor. Fiquei muito decepcionada com a forma como a história se desenvolveu.
Thati 24/04/2021minha estante
nunca consegui terminar esse livro, já tentei umas três vezes kkkj

yasminmoony 24/04/2021minha estante
Parei na metade e nunca mais peguei no livro

Sofia.Queiroz 24/04/2021minha estante
eu odeio esse livro com todas as minhas forças

rafel 24/04/2021minha estante
esse livro é bem 8 e 80. ou você ama ou você odeia. bom ele é meu favorito justamente por não ser um romance felizes para sempre, mas sim uma coisa bastante trágica que não era comum ser escrito

Rafael.Andre 24/04/2021minha estante
Mas já ouvi tantos bons comentários que me interessei. Mas pelo visto, não é tão bom assim né.

laurasilvat_ 26/04/2021minha estante
Não consegui gostar desse livro. Só continuei lendo porque imaginava que no final a história ficaria melhor... li com muita expectativa e tive uma baita decepção.

camsbooks 22/01/2021

o começo do livro não me prendeu muito, mas depois da metade eu não conseguia mais parar de ler. esse é um dos livros que eu odeio os personagens, mas que o enredo e os detalhes me fazem continuar lendo.

jutomioka 25/04/2021

Morro dos ventos uivantes ?
Vai ser a minha resenha mais curta porque foi um livro bem atípico pra mim. Confesso que passei 80% do livro só sentindo estresse com os personagens mas acabou que eu gostei do final do livro, me fez compreender várias coisas que eu não conseguia perceber antes.
De fato, um clássico gótico, acredito que seja um dos primeiros livros a abrir uma porta pra esse estilo ultrarromântico/gótico e os personagens são construídos a partir de uma forma rústica, honestamente achei que foram muito bem expressados e a profundidade dos sentimentos que eles demonstravam era bem forte (quando digo sentimentos me refiro ao todo, do amor até o ódio). Acredito que eles representam uma faceta do ser humano(que muitas vezes nós reprimimos pra nos manter civilizados kkkk)

(No final do livro eu realmente fiquei 5min parada assim ???????? pensando ?)

Enfim, foi um livro bem profundo e com várias coisas para refletir, uma leitura como já disse bem atípica pra mim mas acabei encarando. ??