O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë




Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes


8729 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Camila.Aranha 14/07/2021

O Morro dos Ventos Uivantes
Eu posso dizer que amor não é vingança. Que não é tortura e nem, muito menos, julgamento. Posso dizer que não é desesperança e não é se anular a favor do outro. E é por isso que O Morro dos Ventos Uivantes não é uma história de amor. E é exatamente pelo mesmo motivo que muitos se frustam ao ler a história? pois esperam o que não existe dentro dessas páginas.


O cenário se passa no interior da Inglaterra, e o livro é narrado, em sua maior parte, pela governanta do Morro dos Ventos Uivantes, a senhora Dean. Ela, por sinal, consegue lembrar, (muito) detalhadamente, de todos os males que acometeram os moradores daquela propriedade? Isso torna o romance extremamente descritivo, o que, nesse caso (e na minha opinião) enriquece a história.


Tudo começou em 1801, quando o senhor Earnshaw trouxe, das ruas de Liverpool, um garoto que ia mudar a vida de todos, para o bem ou para o mal. Batizado como Heathcliff, ele é descrito como um cigano, por ter a pele escura. E, apesar de ter um vocabulário meio? desrespeitoso, o menino foi criado como filho, ao lado das outras crianças da família Earnshaw, Catherine e Hindley.


Porém, logo que o senhor da casa morre, seu herdeiro, Hindley, começa a fazer da vida do irmão postiço um inferno na terra. Do outro lado, Cathy faz de tudo para impedir seu único e melhor amigo de ser punido e privado da educação, por ter origem pobre. Mas, ninguém esperava que essa amizade entre os dois virasse uma paixão avassaladora.


Como na época os casamentos raramente passavam de acordos comerciais, o destino de Cathy já estava traçado para unir-se a Edgar Linton, filho de uma família muito respeitada. Sabemos que o coração de Cathy já tinha um dono, mas, o que seria dela ao se casar com alguém em constante degradação como Heathcliff? Sem posses, sem dinheiro, sem educação?


Entretanto, para a surpresa de todos, nenhum ser humano é tão pobre que não tenha a capacidade de tornar-se tão rico quanto aqueles que o fizeram sofrer. Ainda mais se tiver a vingança como principal aliada. Os dois corações apaixonados irão se encontrar novamente em outras circunstâncias, mas será que o dinheiro e o poder vão poder suprir o vazio que foi deixado entre eles?


Nessa história, o que eles chamam de ?amor? pode fazer muitos estragos irreversíveis. Mas, o que eu chamo de ?amor?, também pode ser o responsável por apaziguar anos de tortura. Eu espero que vocês consigam enxergar que, apesar de o enredo se tratar de um simples triângulo amoroso, nem de longe podemos romantizar o que acontece entre eles. Existe uma enorme complexidade sentimental que traspassa o abuso, a dependência emocional e a loucura. É preciso enxergar esse clássico de maneira racional, crítica e, NUNCA como um exemplo de amor puro e ideal.
Isistt 14/07/2021minha estante
Arrepiei




Eduarda 25/10/2021

Muita fofoca e gente doida
A história de Morro dos Ventos Uivantes é infelizmente bem romantizada, ela conta a história da queda de uma família.

Um dos nossos narradores, O Lockwood, é o inquilino de umas das casas do famigerado Heathcliff, pensando em ter amizade com vizinhos, Lockwood acaba indo visitar o proprietário e logo de cara percebe como todo mundo é tóxico, daí em diante ele fica muito curioso com a história da família e quer saber toda a fofoca.

A nossa outra narradora, a Ellen, também é bem fofoqueira e conta a história de Heathcliff para Lockwood.

Heathcliff é um dos principais, ele quando criança foi aleatoriamente adotado por um homem que estava viajando, esse homem leva ele pra casa e apresenta pra sua esposa e filhos, Hindley e Cathy.

Todo mundo fica bem chocado porque o pai simplesmente voltou com um menino adotado (adotado mesmo e não como o Jon Snow). O Filho mais velho, o Hindley odeia o Heathcliff. E Cathy, a irmã mais nova, bem doida acha ele interessante.

Heathcliff era de pele morena e de temperamento acido, só se dava bem com Cathy e o pai. Quando seu pai morreu as humilhações por parte de Hindley triplicaram, ele teve que parar de estudar e foi excluído do ciclo familiar. A partir daí baixou nele a Rita, de Avenida Brasil. Ele decidiu ser o V de Vingança e odiar o irmão pro resto da vida.

Ele foge de casa e volta vários anos depois, daí vem toda a trama.

Eu acredito que O Morro dos Ventos Uivantes é uma obra incrível pela forma que a Emily mostrou como acontecimentos intensos se transformam em amargura, como sentimentos internalizados acabam fazendo a gente se tornar uma versão pior de nós mesmos.

site: https://www.instagram.com/badwolf_du/
comentários(0)comente



Vivi 10/07/2021

Sombrio! Você respira cada personagem com intensidade.
O Morro dos Ventos Uivantes conta uma história sombria sobre discriminação, vingança, egoísmo, crueldade e um tanto de inocência e amor. A cada momento ficamos envolvidos por seus personagens tão reais e repletos de defeitos e conflitos que sentimos empatia até mesmo pelos piores deles, porém isso logo passa, tornando esse mesmo sentimento em indignação e revolta.

A narrativa é bem descritiva e com isso conseguimos nos imaginar em cada cena. Também é possível sentir o turbilhão de emoções que cada personagem traz.

Eu já queria ler este livro desde que li Crepúsculo, rs. Porém, agora foi o melhor momento para a leitura desse livro e recomendo para quem adora um bom romance cheio de intrigas e reviravoltas.
Thiago.Barros 10/07/2021minha estante
Li este livro após ler Crepúsculo também. Um livro "chamando" outro livro. Que demais!


Vivi 10/07/2021minha estante
Gostou?


Thiago.Barros 11/07/2021minha estante
Gostei. Contudo achei em certos momentos a leitura um pouco confusa.




Agatha 05/07/2021

NÃO SEI RESENHAR ESSA OBRA PRIMA
? O que foi isso? Gente...amo esse livro e odeio a maioria dos personagens KKKKKK um clássico que com certeza merece todo o reconhecimento que tem. Na minha opinião a escrita dele não é muito complexa a única coisa que para mim foi um pouco difícil é os nomes e a árvore genealógica, mas logo você se acostuma.
Obs: ESSE LIVRO FOI FEITO PARA AS MARIAS FIFIS DE PLANTÃO, sério você não irá se arrepender!

Ps: Eu senti ódio, tristeza, alegria, vergonha alheia, mais ódio e enfim, foi uma montanha russa de emoções no decorrer da história

?Tive que dar 5 estrelas pq esse livro NÃO TEM DEFEITOS sério não consigo pensar em nenhum, tudo foi perfeitamente bem escrito.
comentários(0)comente



andyflower 02/08/2020

Um clássico por direito
Uma obra escrita com a maior elegância possível. Muitíssimo bem narrada e interessante, "O Morro dos Ventos Uivantes" conta a história de Heathcliff e Catherine Earnshaw, dois irmãos adotivos que crescem e descobrem a si mesmos enquanto floresce um amor incendiário.
Infelizmente, Catherine se vê obrigada a escolher entre sua paixão ou sua dignidade, uma vez que Heathcliff não era ninguém em meio a sociedade do século XVIII. Casando-se com Edgar Linton, vizinho e dono da granja de Thrushcross, seu amor e ligação com Heathcliff permanece inalterada pelo tempo e pela distância.
Heathcliff, um homem amargurado e com um amor ardente, se vê incapaz de ter olhos bondosos para qualquer pessoa se não ela. Catherine, com gênio forte e alto desejo pelo poder social, é, aparentemente, uma estrela de luz própria.
Uma história diferente do ordinário, que toma um caminho curioso conforme nos aproximamos do final. Heathcliff e Catherine eram pessoas difíceis e até mesmo tóxicas, impróprias para o convívio em sociedade mas de certa maneira, apropriadas para si mesmas.
Emily Brönte, foi uma escritora excepcional, realmente, um infortúnio muito grande não termos o prazer de desfrutar de mais obras dela.
comentários(0)comente



Gisele (@enquantoissoleio) 20/11/2020

Você irá amar e odiar esse livro
Um livro escrito para nos mostrar as diversas camadas dos seres humanos. Temos 2 narradores, mas nenhum é confiável. Fala sobre amor/paixão, mas não de forma saudável. Tem a união e separação de famílias. O que mais poderíamos pedir de um livro? Esse romance gótico me pegou do início ao fim e indico para quem curte livros ambientados em lugares mais obscuros e que trata dos conflitos de sentimentos.

site: https://www.youtube.com/watch?v=-YPveV_Uu1Y&t=3s
comentários(0)comente



Jéssica 02/05/2021

Não sei como é possível, mas esse livro é perturbador, tenso e ao mesmo tempo gostoso de ler, rs.
Nunca tinha lido algo assim nem conhecido uma "história de amor" como a relatada aqui. Bem, eu não gosto de defini-la como história de amor; não é uma definição que se encaixa. Tá mais pra vingança, maldade e rancor. Nada que nos faça suspirar ou coisa do tipo.
Mas é uma história forte, com personagens intensos, e, principalmente, com uma escrita maravilhosaaaa! Queria muito ter mais livros da Emily Bronte pra ler.
Pelo enredo em si, eu não conseguiria levá-lo até o final, mas a escrita me cativou, surpreendeu e me fez ir até a última página.
Inaiara.LAbo 04/05/2021minha estante
tive a mesma sensação!




mundinfeysand 22/10/2020

Um pouco superestimado, porém agradável.
Tinha altas expectativas pra esse clássico, porém muitas foram frustradas. É um romance ou não é? Eis a questão. Não consigo responder com poucas palavras. O livro me trouxe um misto de sentimentos, a maior parte deles foram raiva, repulsa e indignação, porém em certos momentos também leveza e o desejo de que tudo desse certo para tal personagem. O "casal" principal da trama foi o menos atrativo de tudo na minha opinião. O que amei foi o final do Hareton e a narrativa feita pela Nelly. Estou satisfeita por enfim ter matado minha curiosidade sob tal obra, não vai entrar pra lista dos favoritos porém foi uma boa leitura.
comentários(0)comente



Tâmise Pereira 18/02/2022

Emoções conflitantes.
Eu amei muito o livro, mas tirando Nelly, odiei todos os personagens.
Vou fingir que a antipatia/ódio pelos personagens era a intenção da autora.
Mas o livro merece a fama que tem. Sensacional.
Ste - ummundo_porlivro 18/02/2022minha estante
Nossa, eu odeio os personagens desse livro também. Inclusive, quero reler algum dia pra ver se perco o ranço que fiquei...




jessicaglbb 14/03/2021

"Te odeio com todo meu amor" : seria a frase para o casal.g
Leitura complexa, mas que me deixou marcada e "encantada" com tais partes. Contudo, a sede de vingança com muito ódio por causa de um amor possessivo, doentio pode ser altamente letal, tanto para si mesmo, como também para quem os rodeiam.
comentários(0)comente



Janice42 14/04/2021

Do amor ao ódio..
"Qualquer que seja a substância das almas, a minha e a dele são feitas da mesma coisa"

Lindo, triste, doloroso... minha caminhada com esse livro foi mais ou menos assim, com personagens tão reais, tão humanos. Conseguiu me deixar aflita, sentir a raiva, sentir o amor e com certeza vou reler com tamanha felicidade. No começo, eu não consegui me conectar muito com a história mas do meio ao fim, eu só conseguia pensar UAU, uma verdadeira obra-prima!!!!
comentários(0)comente



Ingrid 02/07/2021

Resenha - O Morro dos Ventos Uivantes
O Morro dos Ventos Uivantes foi publicado em 1847 e é o único romance de Emily Brontë, que morreu no ano seguinte à publicação. Essa é a segunda vez que estou lendo o livro. Na primeira, eu tinha só 15 anos, e li por conta de Crepúsculo, pois era o livro preferido de Bella e Edward, o que tinha até escrito na capa do livro.

Eu odiei o livro nessa primeira leitura. Não entendia muita coisa da história, e ficava me perguntando porque uma autora de livros adolescentes indicou esse livro. Mas depois de terminar, ficou aquela vontade de entender porquê o livro era bom. E hoje, depois de quase 10 anos, consegui entender.

O livro é um romance de formação de Catherine Earnshaw e Heathcliff (nome e sobrenome). Nós acompanhamos de Ellen Dean. Ellen, ou Nelly, trabalhava na casa dos Earnshaw desde a infância, e muitos anos depois, como governanta na Granja dos Tordos, começa a contar a história de Cathy e Heathcliff para o inquilino, Lockwood.

Lockwood visita Heathcliff, seu senhorio, no Morro dos Ventos Uivantes. Lá conhece Cathy Heathcliff, por quem fica um tanto apaixonado, mas ela se mostra uma moça muito amargurada. Ele passa a noite no lugar e percebe o quão sombrio é tudo.

O começo da narrativa sobre a família se dá quando o pai de Catherine, o sr. Earnshaw, faz uma viagem a Liverpool e volta trazendo Heathcliff, um menino de pele escura pobre e desamparado. O menino passa a ser criado pela família, e odiado por todos, exceto Earnshaw pai e Cathy, com quem cria uma bela amizade.

Após a morte de Earnshaw, Heathcliff e Cathy se veem nas mãos do irmão da menina, Hindley, que odeia Heathcliff, e faz de tudo para separá-los. Além de tornar o menino um servente na casa, mesmo tendo sido criado como irmão.

Em certo momento, Cathy conhece Edgar e Isabella Linton, da Granja dos Tordos. Eles a ensinam a ser uma dama, e se tornam seus amigos. Com o tempo ela vai se afastando de Heathcliff, e ele dela. Ele então foge, some por alguns anos, e retorna rico, ao mesmo tempo que ela está casada com Edgar.

Recomendo muito a leitura, se você não se importar com a trama sombria e um pouco complicada.
comentários(0)comente



naay_ 19/01/2023

Recomendo demais!
Literalmente um romance trágico, uma história de amor triste, fadada ao fracasso por vários motivos e que ultrapassa gerações.
comentários(0)comente



Josy.Ribeiro 14/03/2021

Eu tinha muita curiosidade de ler esse livro desde a época que lançou crepúsculo. Eu sempre fico curiosa com livros e músicas citados. Eu não botava muita fé pois ouvi muitas críticas. Foi uma leitura difícil no começo por ter uma linguagem antiga mas se mostrou bem interessante.
Tassio 14/03/2021minha estante
gostei muito!




8729 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR