A princesa leal

A princesa leal Philippa Gregory

Resenhas - A Princesa Leal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cahcareco 01/02/2021

De todos os livros da coleção...
... pelo menos dos que li até agora, este foi o mais fraco.
A história de Catarina de Aragão começa com ela pequena, ainda na Espanha e desenrola sua trajetória de altos e baixos na Inglaterra.
Uma coisa boa do livro é que ele mostra a rainha como alguém forte, diferente da visão que temos dela nas aulas de História, retratada como a pobre rainha que foi dispensada por Henrique VIII.

Aline 14/12/2020

Surpreendente!
Um dos melhores livros que já li!

Os livros da Philippa Gregory, especialmente a série Tudor, são incríveis. É impossível escolher o melhor.

Mas, creio que este é um dos melhores. E justamente porque, ao mesmo tempo que ele é previsível, é também imprevisível! Afinal, o livro - que entrelaça fatos históricos com um romance muito bem construído - fala sobre Catarina de Aragão, rainha da Inglaterra que foi trocada por Ana Bolena.

A questão é que temos uma imagem de Catarina como aquela mulher extremamente devota que "se deixou ser enganada" e trocada. De fato, a personagem ela assemelha-se à ideia que faz dela pelos fatos históricos. Mas, são apresentadas suas motivações. E com base nas suas crenças é que ela se mantém na Inglaterra, ascende ao trono e se mantém lá.

O livro constrói sua identidade desde a infância, o que torna possível compreender suas decisões. Mostra sua "origem guerreira" nas campanhas de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, seus pais. Mostra, inclusive, o apoio incentivo e financiamento dos monarcas às Cruzadas católicas.

E é aí que percebemos a força de suas convicções. Afinal, "escolher" permanecer em uma terra estranha, sem qualquer carinho, com necessidades e sem perspectivas ou certeza sobre seu destino... Exige uma força imensa!

Pra não dizer que gostei de TUDO, gostaria apenas de um acréscimo: a indicação dos fatos históricos no final, como já vi em outros livros da autora. Pela narrativa é fácil perceber o romance inventado. Entretanto, gostaria deste adendo.

Renata 20/09/2020

Romance histórico de qualidade!
Isso sim é romance histórico!
Nitidamente a autora estudou pra fazer esse livro, apesar de conter as cenas hots inerentes de romances de época, o livro não é só isso.

Talvez o primeiro mais famoso boy lixo de todos os tempo Henrique VIII ainda desabrochava nessa história, muito divertido de acompanhar.

carolmureb 12/09/2020

Este é sexto livro para quem lê a série de livros sobre os Plantageneta e Tudor na perspectiva das rainhas e princesas. E é um dos melhores até aqui. Que mulher, Catarina de Aragão! Que coragem e perseverança! Livro incrível!

Isabela | @sentencaliteraria 12/08/2020

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
📝 A Princesa Leal / @editorarecord

❗️ Infos: esse é o sexto livro (em ordem cronológica) da série.

🇪🇸 Criada no palácio de Alhambra, na Espanha, a Infanta Catarina foi prometida ao príncipe Artur quando tinha três anos. Ela sempre soube que seu destino era estar no trono da Inglaterra. Na iminência de seus 16 anos os dois se casam, e apesar de alguns percalços no início, com alguns meses eles acabam por se apaixonar. Só que a vida de Catarina dá uma guinada quando cinco meses depois da união Artur vem a falecer, e em seu leito de morte pede que ela cumpra uma promessa: se case com seu irmão Henrique, para poder virar Rainha da Inglaterra.

🇬🇧 Isso mudou muita coisa na vida dela, e em seu futuro que até então estava todo traçado. Mas Catarina não vai desistir fácil do que está destinada a ser, portanto começa a tramar como vai fazer para se casar com Henrique, que na época tinha 10 anos 🤭 Ela tenta de tudo para driblar quem é contra essa união, e mesmo quando consegue que o Rei a prometa à seu filho Henrique, passam-se 7 anos de longa espera até o casamento.

💍 Catarina e Henrique só vem a se casar depois o Rei morre, deixando o trono para seu filho, que então se torna o Rei Henrique VIII. No livro temos apenas um vislumbre do tempo que eles passaram casados, e fiquei surpresa em saber como ele era manipulável quando jovem. No epílogo temos um mini texto que mostra quando esse casamento foi anulado, e ela foi afastada da corte e da convivência com sua única filha, fruto de sua união.

❝...jurei que, por mais desrespeitada, por mais pobre, por mais improvável que fosse a perspectiva, ainda seria a rainha da Inglaterra.❞

➸ Preciso dizer que esse foi meu livro favorito até agora! Eu amei conhecer mais sobre Catarina de Aragão, uma mulher pouco falada por ter sido a primeira esposa de Henrique VIII, dentre as muitas que ele teve. Ela foi uma mulher cheia fé e paciência, que mesmo depois de ser humilhada não baixou a cabeça. Teve um único amor durante sua vida, e sempre fez tudo se sentindo guiada por ele. Obrigada Philippa Gregory, por mais essa história sobre uma mulher que merece ser lembrada.

site: https://www.instagram.com/p/CDcNdzljkl0/

Sibele Brito 08/07/2020

Uma bela história contada de uma forma deliciosa. Reconstitui a infância e a juventude da infanta de Espanha. Catarina de Aragão seu destino já estava traçado: Tornar-se rainha da Inglaterra.

Sara Hayasaka 19/06/2020

A habilidade da Philippa Gregory de contar as histórias sobre a corte dos Tudor de forma tão cativante é impressionante. Como não amar os livros dessa autora? Foi um prazer acompanhar a determinação e força de Catarina de Aragão, rainha da Inglaterra.

Raquel 30/09/2018

Catalina nasceu e viveu até os 7 anos em meio a cruzada. Os mouros viveram durante 700 anos na Espanha, eram um povo inteligente, construíram palácios, universidades, hospitais e viviam pacificamente entre judeus e cristãos. Porém eles tinham um grande defeito eram mulçumanos, e por isso Fernando e Isabel, reis da Espanha e pais de Catalina exterminaram parte e explusaram o restante deles do país. Os consideravam bárbaros e hereges.
Catalina foi criada sentindo desprezo desse povo e assim como seus pais seu desejo sempre foi externiná-los. Porém quando seus pais capturam o Palácio de Alhambra ela se questiona quem de fato eram os bárbaros, se os mouros ou seus pais.
Foi prometida em casamento ao príncipe da Inglaterra quando tinha apenas 3 anos. Aos 15, viajou para Inglaterra afim de se casar, tornar-se princesa de Gales e no futuro rainha da Inglaterra e cumprir seu dever de acabar com os mouros. Porém nem tudo foi fácil como ela imaginava.
Em uma conversa com o rei Henrique da Inglaterra ele a questiona se o caminho correto é mesmo a violência contra os mouros ou se não era possível todos viverem pacificamente independente da religião.
Em outra parte (páginas 352 e 353) quando ela encontra-se com um mouro ele fala que foi criado para não odiar ninguém. Que não deveriam ser inimigos, pois ambos eram pessoas de fé. A cruzada que deveriam enfrentar era contra as pessoas que praticavam a crueldade no mundo em busca de poder. Não deveriam apontar armas contra pessoas boas que acreditam em um Deus misericordioso, quando há outras sem nenhuma fé que só praticam a crueldade. Porém, Catalina não entendeu o que ele disse. Somente mais tarde (página 394 e 395), a mente dela se abriu e percebeu que eles não eram bárbaros, selvagens, hereges ou inimigos. Mas apenas pessoas fiéis a fé delas.
O livro é baseado na história real, porém é muito atual. Quando os pais de Catalina expulsaram os mouros da Espanha apenas venceram uma batalha em uma guerra que perdura até hoje com outros nomes. Ela só vai acabar quando deixarmos de ser intolerantes e aprendermos a viver lado a lado em paz.

Janayna 03/08/2018

Emocionante
Este romance é para os amantes de ficção histórica. Um livro bem estruturado e crivel. Me surpreendi muito com a autora. Eu já li outras séris históricas, mas o estilo de escrita da Philippa Gregory me cativou.
É um livro grosso que dá pra ler super rápido, de tão envolvente.
É o primeiro da série e quero ler os demais.

Simone Tavares 26/07/2018

Adorei1 Me intersso muito por esse período da história da Inglaterra e queria conhecer mais sobre o reinado de Henrique VXIII. Foi muito bom saber que ela foi uma rainha incrivel e que sofreu muito para ocupar esse lugar, até lutou na guerra. Não merecia o que o marido fez.

Ana Carolina 03/06/2018

Maravilhoso!
Maravilhoso e leve. Parece que você realmente vive com a Catalina e sente todas as emoções dela. É sempre difícil ler um livro sabendo o final da história, mas esse vale pelo meio e pela descoberta. Foi meu primeiro da autora e já estou indo para o terceiro!

Marina 27/04/2018

amei conhecer Katherine Queen of England
Minha primeira experiência com Phillipa Gregory não poderia ter sido mais sensacional! Esse livro me fez rir, me apaixonar, chorar... A escrita é muito gostosa e fluída, você consegue ler por horas sem sentir o tempo passar. Dá pra perceber o grande embasamento histórico que a autora tem ao romantizar a vida de uma figura que foi tão importante na história medieval, mas que hoje não é tão conhecida. Apenas lembram de Catarina como a rainha trocada por Ana Bolena, mas essa mulher foi simplesmente incrível!!! O livro narra desde a sua infância em meio às cruzadas de seus pais na Espanha até o momento do julgamento para a anulação de seu casamento com Henriwue VIII (nada disso constitui spoiler, tendo em vista que são fatos históricos que estudamos na escola). Alguns aspectos da história, como o interesse do rei Henrique VII pela Catarina, me enojaram bastante, foi uma parte difícil de ler do livro pq realmente mt nojo. Mas a possibilidade disso ter sido real é grande! Enfim, apenas coisas boas a falar desse livro. Eu já imaginava que iria gostar de ler Phillipa Gregory, mas confesso que A Princesa Leal era um dos seus títulos menos atrativos pra mim (só o li primeiro por de fato ser o primeiro da ordem cronológica da saga dos Tudors), e o livro me surpreendeu positivamente. É uma delícia quando isso acontece.

Monique @librioteca 02/01/2018

Gostei muito do estilo da autora, a leitura é envolvente, a história bem amamarrada... a Philippa Gregory foi feliz em nos levar mais fundo na história de Catarina de Aragão, que é muito mais interessante do que o conhecimento popular de sua condição de ter sido a rainha desprezada, e trocada, pela decapitada Ana Bolena... com detalhes, a autora nos apresenta uma infanta de Espanha com toda sua força, coragem e determinação que foram, com certeza, determinantes para o curso da história da Inglaterra. Ainda assim, senti falta de um cuidado maior com essa edição, de algum material de apoio, que indicasse o quanto o romance é fiel aos fatos, ou não. Além disso, essa edição da Editora Record possui muitos erros de revisão e falhas gráficas. Uma pena.

Gabriela 09/08/2017

Este foi o segundo livro que li da Philippa Gregory e também gostei (o primeiro foi "A Outra Rainha"). Este é o livro focado em Catarina (Catalina) de Aragão, a filha mais nova de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, mas não se passa na época da confusão com Ana Bolena. A história se passa quando Catarina ainda é jovem, para nos mostrar porque ela era tão amada e pq tanta gente ficou do lado dela quando Henrique decidiu "desfazer-se" dela.

O primeiro capítulo começa com Catarina ainda criança, durante a conquista de Granada, e a gente tem um vislumbre da mulher formidável que era a mãe dela. Aliás, eu sei que Philippa Gregory é inglesa e sua formação deve ser mais para a história da Inglaterra mesmo, mas ela bem que podia se aventurar em fazer um livro sobre Isabel de Castela. Ela daria uma ótima protagonista.

Mas a história de Catarina começa mesmo com sua chegada à Inglaterra para o casamento com o príncipe Artur, o irmão mais velho de Henrique VIII. Catarina e Artur não se dão bem no início, mas depois passam a se amar. Mas as coisas começam a dar errado para Catarina quando Artur fica doente. No seu leito de morte, Artur pede que Catarina prometa fazer o que eles planejaram para a Inglaterra, mesmo que para isso ela tenha de mentir sobre o casamento dos dois e se casar com Henrique.

Grande parte do livro se passa durante os oito (!) anos em que Catarina ficou presa no limbo, no meio da briga entre seu pai e o rei Henrique VII, esperando que pudesse se casar com o Henrique, o novo príncipe de Gales. É nesse tempo que Catarina deixa de ser a princesinha mimada que chegou na Inglaterra e se transforma na mulher forte que será rainha ao lado de Henrique VIII, quando ela finalmente se casar com ele.

Eu gostei da escolha da autora em terminar o livro com Catarina ainda triunfante e não quando ela já foi rejeitada e está morrendo sozinha na miséria. Philippa Gregory é uma ótima autora e sabe pegar alguns fatos históricos e desenvolvê-los de maneira verossímil. O único defeito do livro é que o meio, os oito anos de espera, é monótono, repetitivo. Acho que o livro poderia ter umas 100 páginas a menos e não faltaria nada, sabe? De toda forma, quero muito ler os outros da série.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

Sil 13/05/2016

A PRINCESA LEAL
Olá,
se você é daquelas pessoas que adora um romance histórico, não pode deixar de conferir esse livro. Escrito pela britânica Philippa Gregory, A princesa leal é um romance pra lá de diferente. Baseado em fatos reais, a autora misturou ficção com realidade, e o resultado foi magnifico.

Nosso livro é narrado por Catarina de Aragão, nascida na Espanha, e a história começa contando sobre a sua infância. Sua mãe foi Isabel de Castela, rainha da Espanha. Aos 16 anos, Catarina é enviada à Inglaterra, e se casa com Arthur, o príncipe de Gales. No início, o casal se estranha bastante, mas aos poucos começam a conviver melhor e se apaixonam. Infelizmente Arthur morre, e Catarina se vê obrigada à mentir, para poder se casar com o próximo rei da Inglaterra, seu cunhado, Henrique VIII. Nessa parte do livro, Gregory usou e abusou da imaginação, pois na verdade, muitos dos aspectos apresentados no livro, nunca foram de fato comprovados (como o fato da consumação do primeiro casamento).

Como todos sabem, essa novela não pára por ai. O segundo livro se chama A irmã de Ana Bolena, e será lido e resenhado em breve ♥

Abraços

site: http://www.colunadovale.com.br/a-princesa-leal/
Pegorini 13/05/2016minha estante
gente como vc lê tanto livro num dia só? :O

Sil 14/05/2016minha estante
hahaha nãoo...estou resenhando livros que ja li faz tempo :)
Essa semana li somente Poliana (160 paginas) e estou seguindo com a leitura de memórias de uma gueixa :D
Essas resenhas que estou postando, são de livros que ja li, mas que só resolvi resenhar agora ;)

1 | 2 | 3 | 4 | 5