Mil dias em Veneza

Mil dias em Veneza Marlena de Blasi

Resenhas - Mil dias em Veneza

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Etiene ~ @antologiapessoal 05/06/2011

Em Mil Dias em Veneza a autora nos conta a história dos dois melhores anos de sua vida. Ela nos conta como conhece Fernando, o estranho com quem se casa e descobre como arrancar máscaras e viver em plenitude, aproveitando cada momento que a vida vai lhe presenteando...

Confesso que fiquei muito impressionada ao ver a coragem que a Marlena teve ao mudar toda a sua vida em prol de outra pessoa, pessoa essa que ela não conheceu muito bem antes de tomar certas decisões. Ela vendeu sua casa, largou o emprego e foi morar com um estranho em Veneza, tudo isso em menos de 9 meses. Para um romance criado, o enredo está ótimo. Mas para vida real, requeriu muita coragem mesmo!

A autora narra os lugares e situações de uma maneira INCRÍVEL. Produziu em mim a vontade de arrumar minhas malas e ir pra Veneza com este livro na mão, passando por cada lugar citado por ela com tanto carinho. A cidade se mostra linda e aconchegante em cada página... É maravilhoso!

Conto pra vcs agora a minha queda por livros que envolvam gastronomia, sempre fui apaixonada por essa maneira romanceada de falar sobre comida. Isso vem se confirmar na minha decisão (alguns anos atrás) de fazer faculdade de Gastronomia. Quando então, leio livros assim, me transporto para o lugar e paras as comidas, e a minha vontade de fazer parte desse universo de uma maneira real só aumenta. Quero fazer as pessoas felizes, satisfeitas, realizadas! :)

RECOMENDO SIM, para que vc sinta os ares italianos como eu senti.
Daiane.Drewke 20/09/2011minha estante
Sua resenha ficou incrível Etiene.
Adoro livros de viagens justamente por isso, principalmente sobre a Itália, é como se voçê estive lá junto, sentindo tudo isso de perto.

Ricardo.Silvestre 27/04/2022minha estante
Veneza é linda mesmo!
Cidade única.
Sempre fica uma vontade de voltar.
Obrigado pela partilha e por suas palavras.
Continuação de boas leituras.

Adriana 22/07/2011

Mil dias em Veneza é um dos raros exemplos de livros não ficção que eu leio. O romance conta a história da autora Marlena Di Blasi, que viveu mais de mil dias nesta cidade que é a mais romântica e encantadora da Itália.

Confesso que eu morro de curiosidade para conhecer Veneza, porque eu amo a água e deve ser o máximo se locomover exclusivamente navegando! O livro trás ótimas indicações de lugares para se visitar e descrições detalhadas do povo e cultura veneziana. Porém, é justamente isso que me frustrou tanto no livro! Na capa existe uma citação de que a obra é um lindo romance. Mas o que eu pude perceber é que o romance lindo só pode ser da autora com a cidade, e não com Fernando, o veneziano que ela lá encontrou. Para melhor explicar minhas angústias em relação ao livro tenho que explicar melhor a história de Marlena.

Ela é uma renomada chef e crítica culinária e, por isso, sempre viajava muito à Itália. Porém, tomava o cuidado de se manter afastada de Veneza. A pesar do que todos diziam sobre como a cidade era encantadora e ela iria se apaixonar, ela relutava bravamente em conhecer o local. Talvez porque não quisesse se apaixonar pela cidade, talvez por achar que era muito clichê ser mais uma romântica assumida a cair de amores por Veneza. O fato é que, por causa de sua profissão, em uma de suas viagens ela não teve mais como adiar e, ao botar os pés na cidade, imediatamente foi fisgada por sua beleza e simplicidade.

Desde então, todos os anos ela fazia uma viagem até a Itália e nunca deixava de conferir aquele belo lugar. E foi assim que, tomando um café com seus amigos ela conheceu um veneziano tímido e lindo que disse ter se apaixonado a primeira vista por ela em sua viagem passada e que agora que a tinha reencontrado não mais a deixaria partir.

Tenho que confessar que a história é muito romântica e é lindo saber que foi real. Porém o livro é muito maçante, com parágrafos intermináveis que eu senti como se não levassem a lugar algum. Somos apresentados a toda esta história logo no começo e, no decorrer da trama conhecemos as dificuldades de comunicação, a viagem definitiva de Marlena para a Itália e o cotidiano dos dois. Mas parecia que o livro não avançava em direção alguma e terminei com a sensação de ter sido uma leitura que não me trouxe quase nada de útil além de uma história bonita, receitas que eu sei que nunca farei por conterem ingredientes que nunca ouvi falar e descrições de uma bela cidade.

Para alguns, isso já é o suficiente em um livro. Mas, para mim, foi interessante perceber o quanto eu aprendo mais, me interesso mais e aproveito mais uma estória sobrenatural ou um romance de mulherzinha do que uma obra baseada em fatos reais.

Aliás, aproveito aqui para expressar a minha indignação com as pessoas que menosprezam este tipo de leitura e a consideram inferior. Não tem algo que me irrita mais do que ignorarem ou desconsiderarem o fato de eu estar lendo só porque não é algum livro de Tolstoi ou Dostoievski. Porém, é engraçado perceber quantas coisas eu aprendo sobre tudo, sobre cultura, política, ciência e vários outros temas apenas lendo livros que são considerados modinhas ou incultos. Várias vezes já fui questionada sobre diversos temas complexos ou diferentes que soube responder com perfeição e fui indagada sobre como sabia. E geralmente é porque de alguma forma, algum livro que eu li me ensinou sobre isso.

Por isso, vale sempre ressaltar que qualquer forma de leitura é válida, que ler é o melhor dos exercícios mentais, te acrescenta muito mais vocabulário, facilidade em se expressar e se comunicar, te abre portas para todos os lugares do mundo e que tudo é possível quando se está viajando em uma boa leitura.

E, voltando a falar de Mil dias em Veneza, recomendo esta obra para um público mais maduro, que irá entender melhor as situações que a autora viveu e suas dificuldades no amor. No mais, fica a dica de não confiar sempre em tudo que está escrito nas capas, abas e contra-capas dos livros!!!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/07/07/marlena-di-blasi-mil-dias-em-veneza/

Camila1856 26/04/2020

Não gostei
Que livro entediante, pensei várias vezes em abandona o livro,só não fiz isso porque não consigo kkk, a escrita é muito confusa tem horas que você começa a boiar na história ela não te prende de jeito nenhum, quando você começa a se interessar pela história a autora joga umas palavras em italiano que sua atenção desprende na hora e não consegue mais voltar no foco, tirando que a protagonista e muito chata só sabe falar de comida e de Veneza, romance é bem pouco até porque ela se refere ao seu parceiro como estranho o livro todo, essa crítica e meu ponto de vista pode ser que quem leu ou ainda vai ler goste, eu não gostei.
Jeh 26/04/2020minha estante
Rsrs por vezes acompanhei o andamento da sua leitura e pensei " ou a leitura ta muito chata ou ela lê muito devagar" rsrsrs considerando que logico, cada um tem seu ritmo de leitura não quis comentar nada... Mas agora vc tirou a minha fuvida. Pelo beito foi o libro msm que não contribuiu para o avanço da sua leitura!

Camila1856 26/04/2020minha estante
Sim kkk..eu sou um pouco lenta mesmo mas esse livro eu tava querendo abandonar kkk...mas tenho toque e nao consegui tinha que terminar, eu pensava vai que melhora, mais n tava gostando mesmo kkk

Jeh 26/04/2020minha estante
Kkkkk eu tbm sou assim não consigo abandonar livros, mesmo não gostando... É rarisso eu fazer isso!

acarlaveiga 26/04/2020minha estante
O bom se não conseguir abandonar é ter certeza, ao final, se é bom ou ruim. Acho isso ótimo!

Juévani 06/11/2020minha estante
Nossa...meu Deus ...achei que fosse só eu! Estou lendo esse livro e não saio dele ... não entendo umas palavras que ela coloca, fica tudo abstrato demais quando ela descreve os lugares e não consigo sentir a mesma emoção sabe. Mas eu também não consigo abandonar porque sinto que se abandonar, o tempo que já dediquei a esse livro terá sido em vão. Tá difícil, mas vou terminar

Dani Vendramini 02/07/2013

Esperava mais...
O livro é o tipo de leitura cansativa. Leio super rápido, mas ele livro custou a ser terminado...
Eu li uns 5 livros no meio dele. A história é legal, mas acho que foi contada de uma forma muito sem sal nem açúcar.
Não indico.

FotoseLivros 06/06/2011

Poema culinário de vida!
Eu amo cozinhar... principalmente se posso estar saboreando um vinho... junto... e além de amar cozinhar... amo comer... assim como Marlena... a autora e personagem do livro Mil dias em Veneza... o livro é autobiográfico... uma delícia de livro...

Marlena é uma chefe de cozinha... consultora de gastronomia e enologia... escreve para diversos jornais e revistas americanos... o livro começa (prólogo) com a primeira vez que ela visita Veneza em 1989... e se sente insegura... não entende bem o porquê... depois inicia a história em novembro de 1993 quando em uma de sua visitas anuais a Veneza... ela percebe e se encontra com um 'estranho'... um homem que a corteja e se diz apaixonado por ela desde que a viu no ano anterior... ele viu apenas o perfil dela... coisa mais romântica... este homem é Fernando... que após eles passarem uma tarde juntos em Veneza... e ele ir à Saint Louis onde ela morava... nos EUA... os dois... que já são pessoas maduras... resolvem se casar e ela... vende tudo que tem... e se muda para a Itália... onde se casam... se casam de verdade em 22 de outubro de 1994, no mesmo ano que eu me casei.

Marlena descreve sua vida, descobrindo Veneza... descobrindo o 'estranho', seu marido... a cultura italiana... e se encantando ainda mais com a cidade... logo depois do casamento Marlena e Fernando, iniciam a reforma do apartamento... Fernando que sempre viveu uma vida... regrada e sem muitos sonhos próprios... ao se encontrar com Marlena... começa a sonhar e se transformar... e seus sonhos se tornam 'grandes'... ele deseja vender o apartamento recém reformado, pedir demissão e partir de Veneza... rumo a outra cidade... onde possa viver exclusivamente com Marlena...

Eu que sempre tive vontade de conhecer Veneza... vi minha vontade ainda mais aumentada ao ler 'Mil dias em Veneza' este livro nos remete a um 'conto de fadas' gastronômico... no final... Marlena dá as receitas preparadas para Fernando e outras que gostaria de ter feito para o casamento deles.... e ainda dá um roteiro romântico para uma visita à Veneza... a dois...

E o livro termina... com a despedida de Marlena... de Veneza... após viver mil dias na 'Princesa do Adriático'... e indo viver com seu marido... na Toscana... o próximo livro...

Gomor 16/09/2021

Marlena é jornalista gastronômica e chef nos EUA. Visita Veneza para fazer uma reportagem e lá conhece Fernando, a quem ela chama de "o estranho". Apaixonam se, casam-se e durante um período vivem em Veneza. Mas logo Fernando decide pedir demissão do banco para que juntos sigam suas vidas na Toscana. Eu amei o livro!!!

Favero 16/12/2021

"Se, como dizem, os sonhos que se sonham logo antes de acordar representam a verdade, o que representam os sonhos sonhados logo antes de adormecer?"-Mil dias em Veneza

Christiane 24/07/2021

Marlena mora nos Estados Unidos, é uma chef de cozinha e viaja para escrever artigos sobre culinária em vários locais. Ela sempre resistiu à Veneza sem saber bem porque, mas um dia ela vai e sente a força atrativa da cidade. Sem saber, um homem, Fernando a viu rapidamente de perfil e nunca a esqueceu. Tempos depois os dois irão se conhecer e será o início de uma bela história de amor, daquelas que surgem após experiências que não deram certo e é o momento de encontrar um companheiro.

O livro relata este encontro de Marlena com Veneza e com Fernando, com quem se casará deixando para trás sua vida anterior e recomeçando tudo. Mas para ele também será um recomeço pois até agora ele viveu de acordo com o que esperavam dele e não o que desejava.

É interessante ver como Marlena vai aos poucos assimilando a cultura italiana e as diferenças que surgem na maneira de ser italiano e ser americano, mas ela se entregará ao invés de resistir, e acabará uma italiana. O livro traz dicas sobre locais para se visitar e viver em Veneza e também as receitas das comidas deliciosas que ela prepara.

Ler um livro como este oferece maior percepção do que um guia de turismo sobre Veneza, gosto de leituras assim para conhecer os locais e como as pessoas vivem ali.

Lages__ 28/07/2021

Partiu Veneza!
Depois de ler, a vontade é ir pra Veneza hahaha

A escrita é gostosa de ler, livro curto, mas com informações incríveis sobre Veneza.
Fácil de se envolver na história e se sentir parte do livro.

O livro de receitas no final foi perfeito demais! Não que eu saiba cozinhar, mas deu vontade hahaha

Dresa 12/05/2011

Delicioso. É isso que descreve o livro. Não é só pelo fato que Marlene descreve pratos fabulosos durante a história, também é pelo fato de sua descrição de Veneza e é claro, de seu marido Fernando. Parece um conto de fadas, um novo Romeu e Julieta que deu certo, mostrando que o amor ainda existe. Fernando é um cavalheiro, gentil e que com certeza, é o que todas nós mulheres, queremos.
Apesar de achar no começo que Marlena devia ter esperado mais um pouco para conhecer o estranho, e achar ela louca de abandonar sua independência, ela faz que nós, no decorrer do livro, nos arrependamos de ter pensado nisso. Porque é nessa atitude que tudo faz sentido, é mergulhar num amor desconhecido e se envolver cada vez mais e que apesar dos ‘tropeços’ no caminho, tudo ficará bem no final.
Realmente, recomendo esse livro para todos que gostam de um belo romance, ou que pelo menos sejam como eu, loucos por Veneza (que é minha cidade dos sonhos, quero muito conhecê-la), pois vocês ficarão encantados com a descrição que Marlena faz da cidade.

Ariane Escudero 12/07/2013minha estante
ler este livro aumentou mais ainda minha vontade de ir á Veneza.

Júlia Jéssica O 27/01/2021

Decepcionante
Iniciei esse livro pensando ser um romance ambientado em Veneza com leitura leve e gostava, com boas descrições da paisagem em meio a historia.
Encontrei um livro extremamente maçante, cansativo, com descrições chatas, excesso de culinária e termos em italiano.
A historia da protagonista e seu estranho se perde em meio a tudo isso e o leitor não consegue manter uma linhas de raciocínio.
Comecei a leitura dele e abandonei com ao chegar na página 23. Retomei há 4 dias e finalizei apenas para não constar como abandonado e ter a certeza que não iria gostar.
Em resumo, não recomendo.

Kah 08/10/2014

Fraco... infelizmente.
Livro que teria tudo pra ser uma grande história de amor. Só que não. O enredo em si é interessante: uma mulher de meia idade que é encontrada por um estranho em Veneza e de repente já está casada com ele e vivendo em um apartamento antigo que precisa de uma reforma e tudo mais. Na minha humilde opinião a maior parte do livro é encheção de linguiça: "saí do apartamento, desci as escadas, encontrei fulana na rua, peguei a balsa, fui até a feira, encontrei fulano, conversamos disso e daquilo e fui pra casa preparar o jantar enquanto tomava uma taça de prosecco..." e blá blá blá... esperava mais deste livro. Terminando de ler por peso na consciência.

sabren 06/06/2021

sempre fico muito curiosa sobre como as pessoas se conheceram e as histórias que fizeram com que elas ficassem juntas até hoje, e esse livro é justamente sobre isso, toda a trajetória de como a autora e seu atual esposo se encontraram e ficaram juntos. é uma história de amor real, com dificuldades e desafios que todo casal enfrenta, o livro ainda apresenta detalhes e descrições de veneza, receitas de várias comidas, pensamentos e reflexões aleatórias sobre a vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6