Calafrio

Calafrio Maggie Stiefvater

Resenhas - Calafrio

SMiletic 18/11/2018

Uma menina é um lobo
Calafrio (Os Lobos de Mercy Falls 1), Grace é uma adolescente normal, com exceção de sua obsessão pelos lobos que vivem no bosque de Mercy Falls.

Lobos que preenchem seus invernos desde que, seis anos antes, ela foi atacada por um bando e então salva por um lobo de olhos amarelos. Olhos amarelos que permanecem quando Sam toma sua forma humana, esperando que Grace o reconheça.

Se a temática pode parecer comum depois de Eclipse, Maggie Stiefvater novamente acerta em seus personagens e na forma como suas histórias nos envolvem (essa moça escreve bem demais).

Primeiro de uma série de quatro livros (e é sempre uma tortura ler uma série da autora, com você querendo pular de um para o outro sem intervalo, thanks God pelo download automágico do Kindle), este é centrado no encontro e relação de Grace e Sam.

Assim como ela, Sam também foi atacado por lobos quando criança, ao contrário dela, a partir de então, ele se transforma em lobo quando a temperatura cai, vagando pelo bosque e vigiando Grace.

Confesso que gosto de menos romance e mais mistério (como na outra saga da autora, sobre os meninos corvos), mas fiquei curiosa com o destino do casal e, principalmente, encantada com o final deste livro aqui (Olivia linda!!) #livros #livros2018 #euamolerkindle

Janise Martins 04/08/2018

Calafrio
Grace, no inverno, foi atacada por lobos, mas um lobo, o maior de todos, com seus olhos amarelos, a protegeu. Ele permanecia de longe a observá-la e ela fazia a mesma coisa, sempre tentando aproximação. E foi assim por seis anos. Grace é fascinada e atraída por lobos, e um em especial. E assim a história vai sendo contada por Grace e Sam.
Um dia um menino é dado como morto pelos lobos e seus pais reúnem pessoas para dar fim aos lobos. Nesse dia Sam é ferido e Grace o ajuda. A partir daí eles ficam juntos. Só que Sam sabe que está chegando a hora em que ele não será mais humano e o que Grace deseja é a cura dele.
Só que tem umas coisas bem estranhas. O cara está a dias dormindo na cama dela e “nada”, os pais não sabem nem da existência da filha, que dirá de um rapaz no quarto da filha, ao mesmo tempo que tudo é fraco é intenso, sei lá!
Eles estão apaixonados e ele não tem muito tempo como humano (que desespero!). E não é só isso, agora tem uma rival para ameaçar a vida de Grace. E não só a rival, mas tem um lobo novo que acha que Grace tem a cura, já que ela foi mordida e não se transformou. Agora Sam que protegê-la mais ainda só que acontece o inesperado e Sam não pode fazê-lo.
O final é intenso e termina surpreendendo.
A desculpa para que eles se transformem em lobo é a coisa mais furada que existe, pior que isso só vampiro (Crepúsculo) brilhando no sol. Ai, nem me lembre! Hehehehe… o romance deles também é fraco. Grace é sem graça, apesar do nome. Sam é melhorzinho, mas não chega a encantar, mas é uma distração.
São 4 livros, acho que lerei só p próximo, porque quero saber mais sobre o Sam.
E assim que foi a coisa.
Bjoo

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2016/06/calafrio.html

AmandaCostaSilva49 15/07/2018

Estou com os sentimentos divididos sobre esse livro, talvez eu tenha amado, gostado ou odiado, ainda não decidi, mas a escrita da autora é maravilhosa e gostei bastante do final dando a entender sobre o próximo livro que talvez não lerei. Mas a Grace e o Sam são um tipo de casal que nasceu para ficar juntos isso é um fato.
Clara.Bottacin 29/12/2018minha estante
Eu senti nesse livro que era tudo sobre como Grace e Sam acabariam juntos. A história acabou focada nos dois e ignorou completamente os elementos secundários.

Camy 11/03/2018

Fofinho, mas poderia ser livro único.
Não sei se passei da fase mas teve coisas que achei melados demais. Acho que passei da fase mesmo haha, teria amado se tivesse meus 14 de novo!

Laáh 20/02/2018

Leitura arrastada
Trata se de um romance água com açúcar entre Grace, uma garota excessivamente prática que parece quase desprovida de emoções, e Sam que é o seu par romântico e lobisomem que é mil vezes mais emocional do que ela, quebrando o primeiro paradigma clichê de que a mulher é sempre a donzela chorona e melosa em perigo. A leitura é bastante arrastada, demorando na forma em que o romance começa e se desenvolve quando Grace descobre o sentido de sua obsessão durante anos desde que foi mordida. Ela era apaixonada pelo o lobo cinzento que a visitava todo inverno no quintal de casa. A história em si, os mitos foram bem construídos, de a transformação dar se pela queda de temperatura no corpo e trazer a tona os instintos mais selvagens dentro de cada lobisomem. Mas, o romance entre o casal para mim foi algo um tanto forçado, e eu até uma época atrás (vulgo febre da saga crepúsculo) acharia tudo lindo sem contestar, mas acho que com a velhice que nos alcança kkkk nos faz reparar em certos detalhes que antes passariam despercebidos. Pequenas coisinhas que para um romance seria realmente mais adequado para o meu eu adolescente que adoraria ler. Gostei muito da Isabel, uma personagem que tinha tudo pra ser odiosa mas se provou de grande valor no decorrer da história. Mas o Sam é um docinho, atencioso, romântico, recatado à moda antiga em relação a garotas, ou seja, o sonho de qualquer menina, isso eu afirmo. Vou ler o resto da saga na esperança de ter melhorado e por pura curiosidade.

Lidiiyh 25/01/2018

Uma nova chance
Já tinha lido esse livro há uns anos atrás acho que eu tinha 13 ou 14 anos tava começando no mundo da leitura e esse livro não tinha me prendido tanto... Mas agora quase 10 anos depois eu o li novamente e me apaixonei q leitura maravilhosa não tem nada daquele cliché de romance adolescente água e açúcar a história prende do início ao fim
Super recomendo

Dandara 03/01/2018

Isso não é uma resenha
É um romance tão bom e leve,mas não tem muitos segredos em volta,e confesso que senti falta daquela ação,mas em todo é um bom livro e eu amei o Sam e a Grace...Mas tem um personagem que eu amei mais ainda,que foi o Jack!

Arine-san 16/11/2017

Romance teen clichê, mas interessante
Fui uma dessas adolescentes esquisitas que não conseguiam se enxergar (nem ver beleza) em romances como o de Crepúsculo e companhia; e até hoje eu olho para alguns tipos de livros e só consigo pensar "olha, estou velha demais para isso". Porém, um dos livros do gênero conseguiu fisgar minha atenção e, sim, eu preciso falar dele para você!

E, primeiro, preciso dizer que o acerto da Maggie Stiefvater no livro Calafrio não foi em nada mais, nada menos, do que a personalidade da protagonista! A história em si tem aquele gosto de "já conheço" com toques de romance adolescente dramático, mas a construção da personagem principal (e de seu par romântico) compensa todo o dramalhão clichê. Juro!

A história é bem simples. Grace é uma menina que, durante a infância, sofreu um ataque de lobos próximo ao quintal de casa. Enquanto muitas pessoas ficariam traumatizadas com o episódio, ela acabou se apaixonando perdidamente por esses animais - principalmente, por um lobo específico. E é aí que entra o Sam, par romântico da protagonista.

"Era isso que Sam era: intransitório. Uma folha de verão agarrando-se, o máximo que conseguisse, a um galho congelado."

É interessante que nas próprias lembranças de Grace sobre o acidente com os lobos, ela observou um olhar humano e sensível no lobo que, em seguida, sabemos que era o Sam. E então vemos o início de uma história de amor bem improvável, ainda mais quando Grace passa anos a fio observando o "seu lobo", que vez ou outra aparece em seu jardim e parece olhá-la de longe. Isso é um comportamento normal de lobo?

Veja bem, não estamos falando de uma menininha mimada e cheia de vontade, que decidiu porque decidiu que é apaixonada por um lobo. Na verdade, ela não dá nome ao amor que sente pelo lobo e, para a protagonista, tudo pode não passar de gratidão. Afinal, foi aquele lobo específico que a salvou durante o ataque, e ela é grata por isso. Grace é uma personagem muito centrada, responsável e, por assim dizer, solitária no que ela pode ser.

Porém, a história de amor entre esses dois mundos diferentes (o humano e o dos lobos) é possível com a mitologia que a autora cria em sua sua série de livros . Na cidade em que Grace mora, os lobos não são normais, mas tampouco são lobisomens. Durante o frio inverno, eles são animais cheios de instintos e longe de suas vidas humanas; mas é no verão que a transformação acontece e eles convivem em sociedade sem ninguém saber de suas vidas pregressas.

"Eu não sabia que pertencia aqui no mundo dela,um garoto dividido entre duas vidas.Arrastando o perigo dos lobos comigo.Mas quando ela disse meu nome, esperando que eu a seguisse, eu sabia que faria qualquer coisa pra ficar com ela."

O caso é que essa transformação em lobo/humano não acontece durante toda a vida dos lobos. Em geral, quanto mais velho eles ficam, menos comum se tornam essas transformações e mais selvagens eles se tornam. Sam sabe disso, e por isso se manteve longe de Grace mesmo durante sua vida "humana", percebendo que esse amor seria impossível. E ele sente, a cada verão que passa, que está demorando mais e mais para conseguir se transformar em humano.

E é então que em um dia que podia ser tão normal quanto todos os outros, Grace encontra na varanda de casa um homem nu e ferido. Toda a situação é bizarra demais, mas ela olha nos olhos do cara e enxerga o "seu lobo", e por isso bota para dentro de casa e leva para o hospital.

Os lobisomens (que outro nome eu consigo dar para eles, quando a autora não dá nenhum?) da Maggie Stiefvater têm toda aquela história de "recuperação rápida" e maluquices que vemos na ficção. Ela não se preocupa em explicar nada, no sentido de dar alguma justificativa científica para o caso, e foca todo o resto do livro no desenvolvimento do romance entre o gentil Sam e a racional Grace.
"A moça suspirou.
- Isso é tão romântico. Façam-me um favor, não mudem nunca. O mundo precisa de mais amor a primeira vista."

Acho que o ponto positivo desse romance adolescente está na narrativa da autora, e não no seu desenvolvimento. Existem capítulos de Sam e de Grace, facilitando a imersão o leitor nos dois universos que são esses personagens. Porém, a narrativa é inteligente, muito bem escrita e, em alguns pontos, tem até um tom meio reflexivo e poético. Gosto bastante de escritas assim, ainda que elas possam deixar a leitura um tanto lenta em alguns pontos da história.

Outro ponto positivo é muito importante para mim: não temos aqui um romance dramalhão querendo empurrar para o leitor um triângulo amoroso. Não tem coisa que eu deteste mais que triângulos amorosos, que parecem quase obrigatórios nos romances adolescentes de hoje, né. No livro Calafrio, o romance se desenvolve com naturalidade e paz, e ela só é interrompida pelo problema biológico mais óbvio: Sam é um lobo e logo deixará de se transformar em humano.

"O verdadeiro ponto central: Inverno. Frio. Perda."

Isso, aliás, é o que dita um ritmo alucinado nos últimos capítulos da obra. Grace tenta encontrar maneiras de manter Sam humano e aposta em qualquer resposta médica que aparecer. É interessante que a autora não quer construir, exatamente, um "felizes para sempre" descarado. Não em sua totalidade, ao menos. E isso torna a leitura mais instigante e interessante, junto com toda a maturidade emocional dos personagens.

Bem, Calafrio não é o melhor livro de fantasia do mundo, tem seu quê romântico, mas me surpreendeu muito. Tanto que decidi relê-lo recentemente, depois de uma primeira leitura cética há uns anos. Se recomendo o livro? Acho que mesmo que não curte romances adolescentes, pode dar uma chance para o livro que, de certa forma, vai se surpreender também.

Faltou respostas, que eu não sei se a autora dá nos livros seguintes, mas a narrativa é ótima. Porém, esse é mais um daqueles livros que eu acredito que podia ter parado na primeira obra. Para quê mesmo uma série inteira? Nem vou arriscar ler o segundo livro, para não estragar a experiência que já tive durante o primeiro.

site: https://redatoraquele.wordpress.com/2017/11/13/resenha-calafrio-maggie-stiefvater

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 15/08/2017

Sugestão de leitura
Para quem nunca ouviu falar desta escritora, recomendo começar pelo post "A Saga dos Corvos". É uma quadrilogia fantástica e sobrenatural muito interessante, que prende nossa atenção do início ao fim da leitura. Caso você prefira começar com um livro de volume único, veja "A Corrida do Escorpião", que mistura fantasia e lendas celtas antigas.

"Os Lobos de Mercy Falls" é uma quadrilogia que começou a ser publicada em 2009. Os protagonistas são Grace Brisbane e Sam Roth, ambos jovens que alternam suas identidades entre humano e lobo. Maggie Stiefvater deixa claro, desde o início, que não se trata de uma história de lobisomens, portanto, não espere transformações com a lua cheia nem mortes causadas por balas de prata. A premissa desta série é uma lenda antiga onde os seres humanos ficam no meio do caminho entre pessoas e lobos, possuindo características de ambos e que, aos poucos, perdem completamente a humanidade e transformam-se definitivamente em animais.

Grace, quando criança, foi arrastada por lobos furiosos até o bosque atrás da sua casa. Quando estava prestes a morrer, um dos lobos, com olhos amarelos particularmente intensos, a salva dos demais lobos e a leva de volta para a segurança de sua casa. Grace tornou-se obcecada por compreender a alcateia que vive nos bosques e, ao contrário do que se espera, não sente medo dos lobos - ao contrário, sente-se atraída por eles. Seus pais, ausentes e indiferentes, não se preocupam com sua segurança. Suas duas melhores amigas, Olívia e Rachel, acham seu interesse pelos lobos infantil e meio ridículo.

Isso não impede que Grace saia todas as noites no quintal de sua casa, esperando que o seu lobo salvador de olhos amarelos venha visitá-la. Ele fica sempre parado à margem do bosque, nos limites da residência de Grace, como se esperasse por uma aproximação da garota.

Os primeiros capítulos, narrados por Grace, mostram sua rotina: na escola, embora seja uma boa aluna, não se sente pertencendo a nenhum grupo e, a cada dia que passa, sua amizade com Rachel e Olívia fica mais e mais fraca; em casa, seus pais nunca estão presentes e não dispensam a ela nenhuma atenção ou cuidado especiais, o que fizeram de Grace uma garota independente e solitária.

Um dia, um dos alunos mais populares da escola, Jack Culpeper, desaparece nos bosques e todos assumem que ele foi morto pelos lobos. Os pais de Jack e outros adultos, incluindo o pai de Grace, organizam uma força-tarefa para matar todos os lobos do bosque. Ao pensar em "seu" lobo de olhos amarelos, Grace entra em pânico e tenta salvá-lo do ataque. No entanto, ele toma um tiro no ombro e, momentos depois, Grace encontra um rapaz nu sangrando no quintal de sua casa.

O lobo chama-se Sam. Ele foi mordido por lobos quando ainda era uma criança e há mais de dez anos vive transitando entre as formas humana e lupina. Neste ponto da narrativa, começam os capítulos narrados por ele. Assim, tanto o leitor quanto Grace descobrem a hierarquia da alcateia, a figura paterna que Sam vê no lobo mais velho, Beck, e todas as rixas e disputas por território que existem. Porém, Sam não tem todas as respostas sobre o que o tornou lobo, o que deixa Grace cheia de perguntas em aberto. A única coisa que ele sabe é que o frio o transforma de humano em lobo. Por isso, ele só é Sam nos verões, onde aproveita para estudar, aprender e amadurecer como membro da alcateia. Ele também sabe que, depois de um certo tempo - que varia para cada um - a transformação em lobo é completa e, mesmo no verão, o indivíduo não volta mais a ser humano.

E é esta ameaça que paira sobre o relacionamento amoroso dos dois, relacionamento este que começou quando Sam ainda era um lobo. Primordialmente, "Calafrio" é uma estória de amor, nos mesmos níveis de doçura enjoativa de "Crepúsculo". Se não fosse pelo estilo de escrita de Maggie, provavelmente eu teria desistido da leitura. Porém, a escritora é mestre em construir personagens femininas jovens interessantes, assim como interesses amorosos complexos e apaixonantes. Maggie garantiu que me vinculasse aos dois protagonistas e, assim, amoleceu um pouco o meu coração - sempre comento por aqui como detesto estórias de amor.

Grace quer salvar Sam e compreender o que aconteceu com Jack Culpeper, além de querer fazer parte da alcateia, que seria o substituto de sua família ausente. O leitor descobre o que acontece com os lobos junto com Grace. Alguns elementos fantásticos vindos da lenda original são um pouco falhos - como, por exemplo, a transformação em lobo através do frio. Maggie sustentou com elegância estes pontos, contornando possíveis lacunas que deixariam o enredo fraco. Espero que mais explicações e respostas sejam dadas nos próximos volumes.

Analisando a estrutura da estória, o começo e o fim foram bem elaborados, mas o meio do livro, na minha opinião, foi um pouco cansativo. O enredo focou-se no amor entre Grace e Sam e achei que faltou conflito (além do casal) e cenas de ação. Imagino que Maggie quis estabelecer uma base sólida para os dois, uma vez que eles serão os protagonistas dos próximos volumes.

Mesmo assim, foi uma leitura muito agradável. Não é a melhor obra de Maggie (que, para mim, é a "A Saga dos Corvos" que mencionei anteriormente), mas recomendo.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2017/08/sugestao-de-leitura-os-lobos-de-mercy.html

Bruna 23/07/2017

Que perfeição!

Estou tão encantada! Amei tudo! Desde essa capa linda da edição da Agir New (achei o 2' volume maaaas com a capa antiga... :( que enfim... Comprei por conta da mega curiosidade)

Mas voltando, a capa, a construção dos personagens, a fofura de Sam, o Mistério que ronda a Grace, os lobos, as surpresas, os acontecimentos óbvios que sabemos que vaaaai acontecer mas que torcemos mesmo assim que não aconteçam...

Só sei dizer que amei do princípio ao fim! 5 estrelas! Favorito! E na torcida para que a sequência seja tão incrível quanto esse volume!

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 19/07/2017

Quando criança, Grace foi atacada por uma alcateia. No entanto, um dos lobos interrompeu o ataque e salvou-a. Desde entao, todos os invernos de Grace foram marcados pela presença deste mesmo lobo no bosque nos arredores da sua casa, sempre observando-a com seus olhos dourados, o que tornou-se uma rotina, e desenvolveu nela um carinho para com os lobos. Aos 17 anos, porem, há um novo ataque da alcateia em sua cidade, o que incentiva alguns caçadores a sairem para o bosque para matar os lobos. Qual foi então a surpresa de Grace ao chegar em casa e descobrir em sua porta dos fundos um rapaz nu sangrando, com um tiro no pescoço e, para sua surpresa, os exatos mesmos olhos amarelos do "seu" lobo?
Bom, o que falar de Calafrio? A primeira coisa que voces devem saber sobre a série é que se trata exclusivamente de um romance. Nada de resoluções de misterios, aventuras e missoes, como estamos acostumados a encontrar em outros livros da autora, portanto tenham isso em mente se decidirem fazer a leitura. O livro todo gira em torno do casal formado por Grace e Sam, o rapaz que durante o verão é humano, porem com a baixa de temperatura se transforma em lobo. É um romance bem fofinho, nao tem aquele amor instantaneo super cliche que, apesar de ter rolado um "imprinting" (vide crepusculo) no momento do ataque da alcatéia à Grace, o sentimento foi crescente conforme o passar dos anos, com a presença constante do lobo nos arredores de sua casa. Apos o episodio do tiro, quando é a primeira vez que eles entram em contato ambos como humanos, eles se tornam inseparaveis. Porem, Sam conta que, conforme os anos se passam, os "lobisomens" cada vez menos se transformam em humanos, ate ao ponto em que ficam em forma de lobo até o fim, e Sam tem certeza que o ano em questão é o seu último ano como humano.
Agora vamos ao porquê da nota relativamente baixa: Como eu disse, é exclusivamente um romance, ou seja, praticamente não há ação, ficando o tempo todo em uma monotonia do dia a dia do casal enquanto ele ainda está como humano. Não me entendam mal, eu adoro romances, inclusive os agua com açucar, porem este em questao deixou bastante a desejar, nao envolvendo suficientemente com o romance para que eu nao sentisse falta da ação. Também, não há resposta para os misterios que envolvem os lobos, por exemplo: por que eles se transformam? o que determina a duração de tempo para que eles sejam permanentemente lobos? Como tudo começou? Existe uma cura? Por que Grace foi mordida e não se transformou?
A falta de respostas me incomodou bastante, assim como a falta de ação. Acho que faltou algum plot twist surpreendente ali para o meio do livro. Ainda nao decidi se continuarei com a trilogia, pois o final nao me gerou expectativa para uma continuação, mas pode ser que eu resolva ler qualquer dia desses. Para quem gosta do genero e da autora, é uma leitura valida, pois é rapida, com capitulos curtinhos, gostoso de ler.
Com certeza não é a minha leitura favorita ou recomendada da autora, mas com certeza continuo sendo fã.

site: www.facebook.com/diariosdeumaleitora
Natalia :) 27/10/2017minha estante
undefined

Fernanda.Granzotto 13/07/2017

Eu realmente gostei do relacionamento de Sam e Grace, acho que foi um dos meus aspectos favoritos do livro, mas devo admitir que não é um dos melhores livros que já li, mas gostei de qualquer maneira, e o final foi a minha parte favorita do livro menos favorita do livro
Ps:o final foi um pouco confuso para mim