Recursão

Recursão Blake Crouch

Resenhas - Recursao

Dayana121 19/05/2024

Primeiro livro do autor e tô viciada na escrita dele!!
? Blake me surpreendeu em muitos níveis nesse livro. Primeiro que sua escrita facilita a imersão na história, super descritivo de uma forma que cria toda uma ambientação para as situações, sabendo muito bem criar tensão.

O enredo pode parecer confuso a princípio mas tanta coisa acontece, quantos rumos uma história pode ter? Do meio pro final pega um ritmo que todo capítulo entrega uma quantidade colossal de informações, muito bem construído.

Como pode alguém narrar tão belamente o processo de morrer? Que sensibilidade absurda. Além de diálogos profundos e sinceros.

Eu me apaixonei pela história, sabia que daria 5 estrelas já na metade do livro, só estava esperando o final para ter minha confirmação. Definitivamente um grande achado!! ?

Asyresenhas 17/05/2024

INSANO
Um dos melhores livros q já li na minha vida inteira, blake crouch e extraordinário na escrita, nunca pensei que iria entender termos tão complexos de forma tão SIMPLES a escrita dele e intensa, você consegue sentir de tudo e ainda sim ficar obcecado pela forma que ele descreve tudo, eu de fato lerei tudo q esse homem já escreveu na vida

Betina40 17/05/2024

??????
Tem migalhas de romance, as explicações cientificas são faceis de entender e a historia não se estende alem do necessario.
É muito bom, quando voce pensa que ele não vai mais te surpreender o livro vai lá e te surpreede de novo.
Essa historia é tão maluca que eu não sei se eu quero ler ficção cientifica pro resto da vida ou se nunca mais vou olhar na cara desse genero mas não tenho oque reclamar o enredo é bem coeso e tudo faz sentido.

NazaSicil 15/05/2024

Eletrizante
Helen é uma cientista que tenta preservar as memórias da mãe que está com alzheimer e acaba contruindo uma máquina do tempo.

Barry é um detetite que trabalha em Nova York, que perdeu a sua única filha, adolescente, vítima de um atropelamento.

O caminho dos dois vai se cruzar, várias e várias vezes. Eles tem um objetivo em comum.

E se a descoberta científica de Helena caísse em mãos erradas ?

E se essa descoberta fosse usada para evitar que grandes tragédias ocorressem, como a bomba atômica ? Qual seria o futuro da humanidade se alterássemos o passado ?

Se pudéssemos, entraríamos em uma realidade paralela para impedir a morte de quem amamos ?

A humanidade enlouqueceria diante de memórias de uma vida que nunca vivenciaram ?

O livro fala sobre memória, tempo, universos paralelos, o que gostaríamos de apagar e o que gostaríamos de nunca esquecer.

História eletrizante, por vezes confusa, trituradora de miolos, mas muito envolvente.

Ainda continuo gostando mais de MATÉRIA ESCURA, também escrito pelo autor.

Recomendo para quem gosta de ficção científica, ação e mistério.

?? "... a vida é feita de mil pequenos arrependimentos como esse..."

?? "O que temos de mais precioso que as lembranças? ? pergunta ele. ? Elas nos definem, formam nossa identidade."

?? "Estou pronto para aceitar que a dor faz parte da existência."

Natália 13/05/2024

Eu amo muito Matéria Escura, então achei que amaria muito Recursão, mas não sou inteligente o suficiente pra entender o bastante desse livro hehe
Ele é ótimo, tenho certeza, só não foi pra mim porque eu passei 90% da história meio ???? hahaha mas ainda te amo, Blake Crouch!

Sarah 12/05/2024

"Quer me pagar uma bebida?"
Fazia muito tempo que não lia um livro de ficção científica, tanto que eu até demorei pra engatar no livro. Mas a história me surpreendeu muito positivamente!!!

Não sei nem oq escrever nessa resenha, porque foram tantas camadas na história, que não sei nem o que expressar.
Só digo que: vale a pena. Leiam sem medo.

laurafontess 10/05/2024

Ficção das boas com um toque de romance
Ler este livro é altamente recomendado, pois se tornou um dos meus favoritos de todos os tempos. A trama é incrível, os personagens são fantásticos, e a escrita é direta, simples e cheia de emoção. Blake Crouch, você é realmente talentoso; obrigado por isso.

Minha cabeça deu um nó várias vezes durante a leitura, não por ser difícil de compreender, mas por ser um livro muito louco mesmo. Ele explodiu minha cabeça várias vezes durante a leitura, e isso é fantástico.

É um livro que tira qualquer um da ressaca literária. Eu particularmente nunca tinha conseguido ler um livro em menos de um mês. Esse li em 10 dias. Foi meu recorde até agora.

zeoskar 10/05/2024

Looooop
Ficção científica das boas. O lance de loops começa a ficar meio repetitivo(ha ha) dps de um tempo então come ei a torcer pra que o livro a abasse logo. No geral é bom. Admito q essa resenha é só pra subir a conta lá no desafio anual

Nicole781 10/05/2024

O livro te surpreende muito, os detalhes técnicos agregam pra história, não se tornam cansativos, os personagens são incríveis. E o final emocionante, é esplêndido ver como as histórias se entrelaçam, e como as tragédias vão escalonando.

naleoliveira 09/05/2024

Te amo barry sutton!
Esse livro foi uma loucura. me tirou completamente da ressaca literária, as duas semanas lendo esse livro no trem foram as melhores possíveis.

essa história é uma loucura, tem bastante termos técnicos, mas o blake crouch conta isso de uma forma tão simples que é muito fácil entender o que está acontecendo e se sentir imersa na história.

helena smith é a mulher mais forte do mundo, eu nutri uma admiração imensa por ela.

barry sutton é o meu grande amor, eu me apeguei TANTO a ele, sofri com ele em todas as vidas.

o romance não é a parte principal do livro, só vai ser mais desenvolvido na terceira parte, mas quando acontece é lindo.

o final é o mais perfeito possível, me fez surtar MUITO.

vale muito a pena ler, se tornou um dos meus favoritos da vida, o plot é genial, os personagens são maravilhosos, a escrita é simples objetiva e carrega muito sentimento. blake crouch você é um gênio, obrigada por isso.

Débora 08/05/2024

Me deixou lelé da cuca
Gente?. Eu gostei, achei muitíssimo inteligente e bem escrito, mas em alguns momentos parecia que meu cérebro tava deteriorando junto com o deles, não por ser difícil de entender, mas pq em algumas partes achei um pouco cansativo e repetitivo, por isso não dei nota maior.

Ps: acho que ultimamente eu que tô uma leitora chata e isso tem mais a ver comigo do que com os livros

Rachel 08/05/2024

É o livro mais maluco que já li. AMEI!
Quase não entendi, mas entendi. Se pedir pra eu explicar, não sei, mas na minha cabeça, eu sei. É o livro mais maluco que eu já li. AMEI!

Wolpim 08/05/2024

Um início intrigante, meio surreal e final POÉTICO! ???
"Recursão" de Blake Crouch é uma exploração magistral dos limites entre a memória, a identidade e a realidade, encapsulando o leitor numa trama de ficção científica intensa e provocativa. Crouch apresenta uma tecnologia que permite aos indivíduos reviver e alterar suas memórias, uma premissa que rapidamente se desdobra em consequências profundas e perturbadoras para os personagens e a sociedade em geral.

Os protagonistas, Barry Sutton e Helena Smith, são a espinha dorsal emocional e ética do romance. Barry, um detetive de Nova York, e Helena, uma cientista brilhante motivada por uma tragédia pessoal, são personagens profundamente humanos cujas escolhas ressoam através de várias linhas do tempo. Crouch habilmente entrelaça suas jornadas, desafiando-os com dilemas éticos que ampliam o alcance da narrativa muito além de suas vidas pessoais.

A trama é uma construção complexa de linhas do tempo entrelaçadas e realidades alternativas que mantém o leitor engajado e ansioso. Crouch manipula a cronologia com uma destreza que sustenta a tensão e a expectativa, enquanto explora os temas de arrependimento, amor e a possibilidade de redenção através da reescrita de nossos piores ou mais dolorosos momentos.

Estilisticamente, Crouch escreve com uma clareza que torna conceitos complexos acessíveis e atraentes. Sua prosa é tanto funcional quanto evocativa, pintando cenas que se desdobram vividamente na mente do leitor. A capacidade de conjurar visões tão vivas de eventos que desafiam a realidade é uma das muitas forças do livro.

Em termos emocionais, "Recursão" é uma montanha-russa, capaz de invocar uma gama de sentimentos tão variada quanto a própria natureza humana. As reviravoltas da trama garantem que o suspense e a surpresa sejam constantes, mas é a profundidade emocional com que Crouch dota seus personagens que verdadeiramente cativa e comove.

Ao concluir "Recursão", o leitor é deixado não apenas com uma sensação de satisfação narrativa, mas também com perguntas filosóficas duradouras sobre o que significa verdadeiramente recordar e esquecer. Blake Crouch não só cria uma história de ficção científica cativante, mas também desafia nossas percepções sobre a realidade e nossa compreensão de nós mesmos. Esta obra é uma adição valiosa e reflexiva ao gênero, recomendada para qualquer pessoa que aprecie uma boa história que faça pensar.

Paola 07/05/2024

Eu tinha altas expectativas, mas...
Chato, enrolado e repetitivo. apesar da escrita ser muito boa, infelizmente não funcionou pra mim :(