Recursão

Recursão Blake Crouch

Resenhas - Recursao

Pedro.shintani 27/04/2024

Melhor ficção científica que eu já li
Blake crouch faz um trabalho incrível no seu mais amado livro recursão.
O livro conta a história de dois personagens, o policial barry e a cientista Helena, os dois estão investigando a síndrome da falsa memória, uma síndrome que faz com que as pessoas tenham memorias falsas de vidas que não viveram. Não parece, mas barry e Helena estao mais interligados do que você imagina.
Blake crouch é na minha opinião um dos maiores autores de ficção científica atualmente e cria uma obra que vai te deixar de boca aberta.

Lud 27/04/2024

Incrível.
?A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só poder vivida olhando-se para frente.?

Não sou muito entusiasta de ficção científica MAS que livro incrível!

Toda a minha admiração ao Blake Crouch por ter construído uma história tão complexa mas nunca faltar em detalhes, além de ter fechado ela tão bem, ter feitos personagens cativantes que faz o leitor se apegar, se empatizar, torcer e sofrer junto, e também por criar uma história que traz TANTAS reflexões e crises existenciais também haha. Questões como tempo, realidade e memória são coisas que talvez nunca compreenderemos cem por cento mas que nos compõe de uma forma muito singular, assim como exemplificado no livro. O que nós somos se não nossas memórias? E citando o próprio livro:

?Se cada lembrança contém um universo, o que poderia se chamar de simples??

Alef Coelho 26/04/2024

"A vida só pode ser compreendida olhando- se para trás, mas só pode ser vivida olhando- se para a frente."

"Recursão" é uma obra fascinante que mergulha nas profundezas da mente humana, desafiando as fronteiras do tempo e da realidade. Por meio de uma trama intricada, Blake Crouch nos conduz por um labirinto de memórias reescritas e identidades fluidas, levantando questões existenciais sobre a natureza da nossa própria experiência. Neste universo onde o passado pode ser remodelado, somos confrontados com reflexões sobre o livre-arbítrio, a essência da identidade e a inconstância da realidade. Crouch nos convida a questionar não apenas o que é real, mas também quem somos nós em um mundo onde as linhas entre o passado, o presente e o futuro se tornam turvas. "Recursão" não é apenas um thriller empolgante, mas uma jornada filosófica que nos desafia a repensar nossa própria percepção do tempo e da existência.

Marcela 26/04/2024

Confuso e legal
Primeiro livro dessa temática que arrisquei a leitura. Achei confuso mas, ao mesmo tempo, gostei bastante. O autor consegue criar um quebra cabeça em nossa mente? ja quero ler materia escura

Jgabi4 26/04/2024

Porque memória... é tudo.
Eu estou passada, chocada.. Que livro incrível, que história perfeita, que escrita inteligente. Ficção científica é bom, mas com viagem no tempo? É melhor ainda. Um livro que primeiro era só mais ciência e mistério, surgiu um romance lindo no meio disso ( que quase teve um final trágico). Esse livro entrou tanto na mente que eu terminei com a cabeça bagunçada, achando que eu também tinha lembranças falsas e que eu também presenciei as explosões. Por coincidência, existe outro Barry que mexeu com viagem no tempo e eu só lembrava do que ele ensinou - "Não se pode mudar o passado".

leticiasalviano 26/04/2024

And he says
Acho que nada que eu escrever aqui vai conseguir descrever a experiência extraordinária desse livro.

recursão eu diria que foi um dos livros de ficção cientifica mais assustadoramente real e avassalador que eu já li, e apesar de todo o caos e suspense ainda conseguiu descrever de uma forma visceral o sentimento de amor na sua forma mais pura.

O autor me levou em outra dimensão e tudo pareceu muito dentro da realidade, trouxe toda a complexidade de temas como doenças afetadas pela a perda de memória e reflexões sobre uso desenfreado e irracional de novas tecnologias pela a humanidade, em poucas páginas. Acho que foi um dos livros com a leitura mais frenética e envolvente que eu li nos últimos tempos.

O autor levou todas as minhas lágrimas embora com esse final.

readingwlua 24/04/2024

MEUDEUS O QUE HOUVE AQUI???
Esse livro me deixou muito intrigada em toda a leitura, a história é incrível, os personagens, tudo!!! Me deixou confusa algumas vezes mas eu entendi tudo. Eu não consegui ler ele de uma vez só por motivos pessoais, então acredito que isso tenha atrapalhado um pouco na intensidade do livro, mas ele é MUITO bom. UM DOS MEUS FAVORITOS!!

Kleilson.Torquatto 23/04/2024

?O que é o tempo, então??
Com uma proposta parecida ao primeiro livro, que aborda viagens no tempo e realidades paralelas mas ao mesmo tempo com toques bem diferentes, o autor nos apresenta uma história que nos envolve em mistérios que a ciência ainda não conseguiu descobrir, relações intensas e uma dinâmica de thriller permeada por muito suspense que me deixou surtando o tempo inteiro durante a leitura.

Apesar de ser uma história fluída e rápida é um pouco complicada, uma dica que eu dou é prestar bastante atenção as datas e as passagens de tempo e não ficar muito tempo nos intervalos durante a leitura, pois você pode divagar ou perder um pouco o foco e ter que voltar algumas páginas para a entender o contexto da história. Aconteceu isso comigo! Rsrs?

Na história o autor nos apresenta dois personagens principais que vão desenvolver toda a trama.
Barry um policial experiente, mas que nunca superou a morte da filha adolescente e Helena uma cientista que conseguiu criar algo inimaginável: uma máquina que te permite viajar entre universos paralelos.

A história dos dois se cruzam quando a invenção de Helena vai parar nas mãos de pessoas perigosas e é Barry quem acaba se envolvendo no caso.

Com o surgimento de uma Epidemia chamada de SFM(Síndrome da Falsa Memória), onde as pessoa acometidas por essa síndrome de repente acordam com memórias que não são exatamente da vida que elas levam e que com o agravamento da doença acaba gerando muita confusão mental nas pessoas e até suicídios em massa, Barry começa a investigar sobre o caso. É a partir desse ponto que a história começa a se desenrolar.

A história é contatada em linhas de tempos intercaladas em que os persongens Barry e Helena estão, pra só depois a trajetória dos dois se encontrarem e as peças irem se encaixando.

É uma leitura frenética e muito envolvente onde ao ler vc facilmente consegue imaginar um adaptação cinematográfica, pois é uma leitura bem gráfica.

Durante a leitura, lá pro meio do livro teve umas partes bem repetitivas que no momento eu não gostei e ficou um pouco cansativo, mas depois eu entendi que foi preciso isso acontecer. Eram como se fosse uns looping das passagens de tempo que aconteciam que mais lá pra frente fizeram sentido na história.

O final eu achei muito bem desenvolvido e bem emocionante, com várias reflexões sobre o tempo e como devemos aproveitá-lo.

Esse é o segundo livro que eu leio do autor, já havia lido ?Matéria Escura? e favoritei.
Com esse livro não foi diferente, 5 estrelas e favoritado!
Então já posso dizer que Blake Crouch entrou para o Hall dos meus autores favoritos. ??
Jenni 23/04/2024minha estante
Amo os livros dele, o meu favorito é "Upgrade"

Joanderson 23/04/2024minha estante
Simplesmente tive minha curiosidade atisada pelas suas palavras, certamente irei colocar esse título em minhas próximas leituras.

Kleilson.Torquatto 23/04/2024minha estante
Eu gostei mais de ?Matéria Escura? mas Recursão tbm é muito bom. Upgrade ainda não li, mas eu já tenho aqui na estante. Ja vou encaixar ele nas minhas próximas listas.

Kleilson.Torquatto 23/04/2024minha estante
Amigo, se você ainda não conhece o autor sugiro que comece a lê-lo por ?Matéria Escura?, é uma leitura maravilhosa e um pouco menos complicada.

marceloestenioo 23/04/2024

Minha cabeça vai explodir!!!!
Entendi ams sei que muita coisa foi perdida no meio do caminho... Fazia tempo que uma leitura não me prendia do jeito que essa me prendeu! Amei demais!!!

Rhayla Hollenbach 22/04/2024

O que é o tempo, então?
Apesar de não ser uma grande fã de sci-fi gostei muito da leitura, a escrita é maravilhosa. Me fez refletir sobre muitas coisas, inclusive sobre o alzheimer e a alteração de memória causada pela doença. Nas partes mais científicas da pesquisa da Helena eu me perdi varias vezes, mas não compromete a leitura. Parece feito para adaptação, os dialogos e cenas de ação são suuper ?imagináveis?.

bililica 22/04/2024

Enrolado mas até que dá pro gasto
O livro poderia facilmente ter sido melhor construído com um menor número de páginas. Chega uma hora que parecia que eu estava lendo e relendo as mesmas páginas de novo e de novo e de novo. Em partes porque faz parte do livro todo esse conceito de repetição, mas ainda sim senti que pesou. Demorou pra me prender, para eu começar a ficar curiosa com a história. Mas num geral foi uma história interessante que diverge de um estilo clássico de ficção científica. Gostei em partes mas não pretendo voltar a ler nada desse autor pelo menos por um tempo.

Julia 22/04/2024

E se você pudesse voltar atrás em uma escolha de vida?
Essa frase define bem a premissa desse livro.

Como uma apaixonada por ficção e obras que se propõe a divagar sobre o poder dos pensamentos e da memória, sou suspeita para falar de um enredo que unificou isso tudo em um livro super fluido e instigante.

Aqui, uma neurocientista resolve criar a cura do Alzheimer, o que ela não sabia é que sua criação seria algo que transcende o tempo ( ou seria o tempo uma ilusão construída pela memória humana?)

Pense em uma forma de mudar ações de que se arrepende.
Imagine que diversos governos e pessoas com vieses éticos diferentes descobrem isso.
O que acontece com o mundo?
Qual o modelo correto a se seguir?
Quem está certo na sua própria verdade?
E as consequências para quem está vivo por conta da sua decisão anterior?

Personagens complexos, romance, ação, ficção e mistério envolvem a mente do leitor e definitivamente faz jus ao sucesso que é esse título (que por sinal, é o primeiro que leio do Blake e com certeza me tornou uma fã)

?Não existe passado, presente ou futuro. Tudo está acontecendo agora.?

Leitura favoritada é EXTREMAMENTE recomendada.

Amanda Ferres 22/04/2024

Surreal ?
Esse é o primeiro livro de ficção científica que li, pois costumo ler mais romances e me surpreendeu muito! Eu realmente acredito que i tempo não é linear, o enredo me surpreendeu eu amei muito! O final fiquei meio assim ????? mas tudo bem!

Vasconcelos0 21/04/2024

Uma encheção de linguiça sem fim
Infelizmente dei uma segunda chance pra esse autor, mas ele persiste em cometer os mesmos erros que cometeu no matéria escura. Tinha potencial a história mas se perdeu completamente em viagens no tempo e pontas soltas.