Pálido ponto azul

Resenhas - Pálido ponto azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

limagovea 30/04/2022

daorinha
Apesar de ser um livro meio técnico para leigos, é interessantíssimo para quem já se interessa pelos estudos além do céu.

Jéssica 24/12/2020

Incrível!!
Carl tem uma escrita bem técnica, ele contempla sobre a formação das cores, em diferentes horários do céu nos mundos existentes, fala sobre a exploração de Vênus, da Lua e de Marte e conta sobre a expectativa do futuro da humanidade, mas apesar de ser tudo bastante técnico, Carl consegue facilitar a compreensão e despertar o interesse do leitor. Livro incrível!

Erika 24/04/2020

Cuide bem da sua casa, ele diz.
Pálido Ponto Azul foi desenvolvido a partir de vários artigos escritos por Carl Sagan, publicados em revistas e jornais. Aborda assuntos como a situação do planeta Terra em relação ao Universo e no que a ciência contribui (ou não) para o futuro.

O título do livro, que eu acho lindo, foi tirado a partir de uma foto feita por uma sonda espacial mostrando a Terra como um minúsculo ponto na imensidão do espaço. É bem para esfregar na nossa cara que não somos absolutamente nada nessa bagaça. É bem para você, que acha que o Universo gira ao seu redor, que se sente a última bolacha do pacote. Mas ao mesmo tempo em que ele dá esses tapas (com carinho), diz também que esse é o único lugar habitável que se tem conhecimento. É a nossa casa, o lugar onde todos que amamos estão, então temos que começar a cuidar bem dela.

Parece bem chato, né? Mas cara, não é. Juro para vocês. Os livros dele não são do tipo que você lê em duas sentadas, que devora num piscar de olhos. Pelo contrário, são livros que você degusta, e se você for curioso, não consegue avançar se não parar a todo momento para pesquisar termos e acontecimentos. Isso é enriquecedor! Sagan nos dá uma aula de ciência de uma forma que te faz ficar apaixonado pelo Universo. Chega a dar um quentinho no coração.
David 24/04/2020minha estante
Que delícia de resenha! ????????????

Erika 25/04/2020minha estante
David, sou muito suspeita para falar de Carl Sagan haha Eu indicaria para qualquer tipo de leitor, sabe? Sou louca por ele!

David 25/04/2020minha estante
E isso é ótimo!

soujulianax 14/08/2023

Obra de arte!
Em Pálido Ponto Azul, Carl Sagan nos leva a refletir sobre nossa pequenez nesse vasto cosmos. Por vezes me vi emocionada durante a leitura dessa obra de arte da literatura mundial.
No livro, fica super exposta a preocupação do Sagan com os rumos que a humanidade está tomando, sendo perceptível seu amor pela astronomia, pela vida e pela Terra.
Ao escrever sobre o universo e a humanidade, o autor possui uma sensibilidade ímpar, explicando assuntos complexos de forma simples. Não aproveitei muito a leitura pois a fragmentei demais (pouco tempo disponível para ler), no entanto amei o livro e pretendo o ler novamente.
Recomendo para todos!

Fernanda.Recco 12/04/2023

Ele irá te convencer do porque explorar o espaço
Meu primeiro livro dele é foi incrível a leitura, ele como um bom professor consegue explicar muito bem as partes técnicas das pesquisas espaciais, livro cheio de reflexões sobre a vida, detalhes das missões, conquistas para a humidade graças as pesquisas espaciais, uma altíssima valorização do nosso planeta e te convencerá o quão é necessário o gasto para esse fim.
Torço muito pelas Voyagers, que cumpram seu objetivo final.
A paixão do Sagan é contagiante e agora não deixarei de acompanhar as notícias.

Fabrício 26/06/2021

Excelente
É como se fosse uma continuação do livro cosmos. O ponto de partida é uma imagem da terra feita pela sonda Voyager 1 a 6 bilhões de quilômetros de distância. A imagem dá um parecer do quão pequenos nós somos se comparados com a imensidão do espaço. O livro aborda as possibilidades da vida em outros lugares do nosso sistema, se algum dia seremos capazes de colonizar outros mundos ou se vamos sucumbir aos males que a humanidade pode causar a si mesma. Fala sobre o motivo real do programa Apollo e das viagens para a lua. E muito mais.

O livro é excelente, como qualquer coisa que o Carl Sagan escreveu. Recomendo demais.

Luan 07/02/2022

?? Pálido Ponto Azul | Carl Sagan
Não-Ficção | Ciência espacial | 336 pág.

[O que achei do livro?] - Simplesmente fantástico. A simplicidade do autor cientista espacial e astrônomo, Carl Sagan, encanta de forma esplêndida, até mesmo quem não é familiarizado com esse tema que envolva universos e planetas. Traz uma profunda reflexão acerca do nosso pequeno planeta Terra, e também, sobre nós que somos pertencentes à ele (ainda...), transmitindo de forma clara, humilde e harmoniosa.

[Do que se trata?] - Após a espaçonave Voyager ter passado Saturno, Carl Sagan, que cooperava com as explorações da NASA, teve a brilhante e curiosa ideia de fazer a espaçonave dar a última olhada em direção de casa. De Saturno, a Terra parecia muito pequena para Voyager obter qualquer detalhe além de um pequeno e minúsculo ponto de luz azul, um pixel solitário dificilmente distinguível de outros pontos de luz que a Voyager avistaria. Pressuposto a isso, Carl Sagan nos arremete à uma reflexão, não incomoda, sobre nós nesse pálido ponto azul e nosso futuro nele, e inclusive, ao seu redor que nos pode abrigar além de nossa "Terra" natal.

joaoggur 27/09/2022

Sagan era um gênio.
?Para min, o símbolo mais irônico desse momento histórico é uma placa assinada pelo presidente Richard M. Nixon que a Apollo 11 levou à Lua. Nela se lê: ?Viemos em paz em nome de toda a humanidade?. Enquanto os Estados Unidos despejavam 7 megatons de explosivos convencionais sobre pequenas nações no Sudeste Asiático, nós nos congratulávamos de nossa humanidade: não faríamos mal a ninguém numa rocha sem vida.?

Tati.Tatiana 23/06/2020

Excelente!!
Mais um livro Excelente do Carl Sagan.
?A Terra é um palco muito pequeno em uma vasta arena cósmica"

Jaffar 14/04/2021

Carl Sagan é o tipo de pessoa que você vai querer "ouvir" sempre! Ele propõe nesse livro reflexões sobre a jornada da nossa espécie pelo universo. Aspectos éticos, aspectos limitantes e potenciais não explorados sobre nossa relação com nosso universo. Sempre tenho a sensação que Sagan "pesa a mão" quando fala de aspectos técnicos das experiências espaciais humanas, mas de forma alguma atrapalha a leitura. Sempre, após ler um livro dele, fica claro o tamanho da nossa ignorância sobre o universo que nos cerca.

Leila 19/06/2023

Pálido Ponto Azul é mais uma obra brilhante do renomado astrofísico e divulgador científico Carl Sagan. Neste livro, Sagan nos presenteia com uma visão perspicaz e inspiradora do nosso lugar no universo, enquanto explora tanto as maravilhas do cosmos quanto as preocupações inerentes à nossa relação com o planeta Terra.

Para mim é difícil escolher entre "Pálido Ponto Azul" e "Cosmos", livro do autor que li anteriormente, pois ambos os são cativantes e oferecem uma experiência de leitura enriquecedora. No entanto, em Pálido Ponto Azul, Sagan adota uma abordagem mais íntima e direta, especificamente quando fala do planeta Terra e na necessidade urgente de protegê-lo.

Ao longo das páginas, Sagan nos leva a uma reflexão profunda sobre a nossa posição como seres humanos no universo vasto e misterioso. Ele ressalta a fragilidade do nosso planeta e a importância de preservar e cuidar dele. É uma leitura instrutiva e, ao mesmo tempo, preocupante, pois nos confronta com a realidade de que estamos negligenciando nosso lar, enquanto almejamos explorar e colonizar outros mundos.

A obra desperta um senso de maravilha e admiração pela beleza do universo, mas também nos alerta sobre as consequências de nossas ações irresponsáveis. A leitura nos lembra que, embora possamos sonhar com a possibilidade de habitar outros planetas no futuro, devemos, em primeiro lugar, assumir a responsabilidade por cuidar e preservar a Terra.

Ao abordar questões como poluição, desmatamento, mudanças climáticas e esgotamento dos recursos naturais, Sagan nos confronta com a realidade desconfortável de que estamos prejudicando nosso próprio lar. Ele nos faz questionar se realmente merecemos um novo planeta, caso um dia destruamos completamente o nosso.

Essa pergunta crucial de Sagan ecoa em nossos pensamentos e nos leva a refletir sobre a importância de adotarmos uma postura mais consciente e sustentável em relação ao meio ambiente. Pálido Ponto Azul além de ser interessantíssimo ao tema que se propõe também nos incita a repensar nossas ações e a trabalhar em conjunto para preservar nosso planeta, afinal, é o único lar que temos.

Enfim, amei a leitura e sempre me admiro da fluidez dos livros do Sagan, como ele consegue me envolver, mesmo sendo uma leitora comum, leiga nos assuntos que ele aborda, a sua escrita simples e clara sempre me cativa. Recomendo.

Polly 28/12/2020

Pálido Ponto Azul: ler Sagan é sempre transformador (#146)

A primeira vez que peguei em Pálido Ponto Azul foi no meu primeiro semestre da faculdade, em 2011. Foi um PDF qualquer que eu catei pela internet e, naquela época, não existia muitos meios eletrônicos possíveis para ler. Ou, ao menos, eu não os tinha. Lia no jurássico computador de mesa de casa ou durante o início das aulas de Métodos Computacionais. Lembro que eu estava amando, a escrita do Sagan sempre me cativou. Mas, tive que abandoná-lo. Foi o primeiro de muitos que abandonei durante a graduação. Foram cinco anos sem, praticamente, fazer algo que eu amava demais: ler. A vida exige o inexigível da gente e nem todo esforço garante a recompensa prometida. Confesso que minha vida está bem diferente do que eu imaginava que ela seria lá naquele 2011. Fiz caminhos tortos, mas felizmente encontrei o meu. E mais importante, voltei a ler, me encontrei outra vez. Os pedacinhos da minha alma, tenho certeza, andam espalhados por cada livro que abro e ainda vou abrir. Terminei meu Pálido Ponto Azul, encontrei mais um pedacinho meu perdido.

Pálido Ponto Azul é uma espécie de continuação de Cosmos (que ainda não li) e conta as descobertas da expedição feita pelas sondas Voyager 1 e 2 no nosso sistema solar. Sagan se atém muito aos planetas Júpiter e Saturno, salientando durante toda a leitura que aparentemente estamos sozinhos. A vida como vemos aqui na Terra parece ser a exceção. No entanto, Sagan também nos fala da possibilidade de colonizarmos alguns planetas e corpos celestes. O astrônomo nos lembra que o ser humano é feito do ímpeto de “ir”, de “partir”. E o desbravamento do espaço é só uma questão de tempo, tecnologia e cooperação humana. Sagan acredita tanto na humanidade, que chego a lamentar o fato de ser tão breve nossa estadia por aqui. Se formos capazes de cooperar uns com os outros, de derrubar nacionalismos sem sentido, se formos solidários, não só evitaremos nosso fim, como faremos coisas grandes demais para uma poeira estelar que ousou pensar. Pelo menos, são essas as previsões de Sagan, e gosto de acreditar nele. Chega a dar pena de morrer. Dá vontade de viver o suficiente para testemunhar tamanha façanha.

Enfim, ler Pálido Ponto Azul foi muito representativo para o momento que estou vivendo. Sagan nos fala da nossa grandeza, sem esquecer de nos lembrar da nossa fragilidade. Somos pequenos, invisíveis há poucos quilômetros no espaço. Temos também a mira da extinção apontada para gente, e talvez mais cedo do que deveria ser, por nossa própria culpa. Existem inúmeros corpos celestes pelo nosso universo, pelo nosso sistema solar, mas até agora só um é habitável, só um é compatível com a vida. Precisamos cuidar da nossa casa. Por nós mesmos. Ler Sagan pode nos conscientizar disso. Leiam Sagan.

Graxaim 30/10/2021

Voyager I e II.
Ótima resumo sobre as missões das sondas Voyager I e Voyager II. Além de relembrar toda a nossa insignificância.

Lázara 12/12/2020

Resenha Humilde
Quando abri a página para escrever essa resenha, pensei em relembrar a conexão entre Ciência e Filosofia (assim, mesmo: com iniciais maiúsculas), mas me ocorreu que soaria pedante para quem não tem o domínio do assunto e que fatalmente soaria ingênuo para quem o tem.

A verdade é que preciso confessar que não tenho o repertório necessário para comentar minha experiência com esse livro do ponto de vista científico. Com a obra de Carl Sagan nas mãos, foi palpável a dor de ter sido submetida a um ensino tão defasado quanto o é o ensino público no Brasil.

Mas quando ele falava de colonização -- com uma abordagem calcada nas Ciências Sociais (não menos complexas, mas, sem dúvida, mais acessíveis), vemos o quanto de generosidade ele guardou para os não cientistas que empreenderiam a leitura de sua obra.

Não foram raros os momentos em que me vi verdadeiramente comovida: Carl Sagan pensar numa humanidade capaz de colonizar o espaço é imaginá-la menos egoísta, autodestrutiva e profundamente disposta à colaboração. Numa época em que tantas formas de negacionismo ganham corpo, esfriando a compaixão com que olhamos nossos semelhantes, Sagan nos dá o material para fantasiarmos outras "humanidades", trazendo um pouco de sobrevida à esperança que tem sido cotidianamente esmagada na convivência com a atual.

Recomendo (enfaticamente): leia!

Wyllian Torres 10/02/2021

Maravilhoso
Mais um livro do Sagan que termino de ler e mais uma vez chego aqui profundamente emocionado e introspectivo. Imagine a sua melhor leitura de uma ficção científica e aquele sentimento parece o coração explodindo... É assim Pálido Ponto Azul - a maior diferença entre a ficcao e Pálido Ponto, é que Sagan tece toda a trama em dados ciencíficas e com o passado da nossa espécie, nosso (???) planeta e sistema solar.
Natalia.Barreto 10/02/2021minha estante
?Emocionado e introspectivo? foi exatamente assim que me senti durante e depois da leitura

Wyllian Torres 10/02/2021minha estante
Já leu "Contato" dele?

Natalia.Barreto 11/02/2021minha estante
Não, esse é o primeiro que leio dele. Eu queria começar pelos de não ficção. Vale a pena colocar ?Contato? no alto da lista?

Wyllian Torres 12/02/2021minha estante
Contato foi o primeiro dele que li e foi uma delícia. Tanto pela ficção científica de primeira qualidade quanto pelo romancista incrível que o Sagan se revelou pra mim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6