Pálido ponto azul

Resenhas - Pálido ponto azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabrieli 05/05/2020

Obra essencial à todos.
Neste livro, Carl Sagan evidencia o quanto somos pequenos em relação ao Universo. Quanto nossa mesquinhez é insignificante pro Cosmos.
Gostei de como Sagan retrata a religião sendo completamente descartável em um mundo de evidências, mostra quantas crenças existem e já existira.
Por que o seu deus é o correto? Por que você é especial e escolhido? E não, não é. Somos apenas uma maneira do Universo compreender a si mesmo. Fazemos parte dele, não somos privilegiados.
Uma leitura essencial à todos, para transmutar os valores que nos foram impostos desde o início de nossas vidas.
Bruna 05/05/2020minha estante
Quero muito ler esse livro ??

Lázara 12/12/2020

Resenha Humilde
Quando abri a página para escrever essa resenha, pensei em relembrar a conexão entre Ciência e Filosofia (assim, mesmo: com iniciais maiúsculas), mas me ocorreu que soaria pedante para quem não tem o domínio do assunto e que fatalmente soaria ingênuo para quem o tem.

A verdade é que preciso confessar que não tenho o repertório necessário para comentar minha experiência com esse livro do ponto de vista científico. Com a obra de Carl Sagan nas mãos, foi palpável a dor de ter sido submetida a um ensino tão defasado quanto o é o ensino público no Brasil.

Mas quando ele falava de colonização -- com uma abordagem calcada nas Ciências Sociais (não menos complexas, mas, sem dúvida, mais acessíveis), vemos o quanto de generosidade ele guardou para os não cientistas que empreenderiam a leitura de sua obra.

Não foram raros os momentos em que me vi verdadeiramente comovida: Carl Sagan pensar numa humanidade capaz de colonizar o espaço é imaginá-la menos egoísta, autodestrutiva e profundamente disposta à colaboração. Numa época em que tantas formas de negacionismo ganham corpo, esfriando a compaixão com que olhamos nossos semelhantes, Sagan nos dá o material para fantasiarmos outras "humanidades", trazendo um pouco de sobrevida à esperança que tem sido cotidianamente esmagada na convivência com a atual.

Recomendo (enfaticamente): leia!

Bob 25/12/2023

Mais uma das obras de Sagan que nos faz pensar no futuro e refletir sobre o passado.
É de uma grandiosidade ímpar a forma como escreve para qualquer tipo de leitor, do especialista em astronomia até o completamente leigo em ciências.

LuanGabs 03/01/2023

Ler Carl Sagan é um convite a viajar na mente de um gênio!! Sempre com o foco em ensinar e comentar aspectos cosmológicos e astronômicos ele mescla em nos fazer ponderar sobre a própria vida e a existência humana!
Palido Ponto Azul é uma leitura mais arrastada do que foi em Cosmos, mas ainda sim é um bom livro!!

Marcos774 01/09/2022

Leitura maravilhosa
Eu acredito que seja impossível gostar de astronomia e não ter um enorme respeito por Carl Sagan. Sem dúvidas ele foi um dos maiores divulgadores da ciência, e que sempre fez isso tão bem feito porque amava o que fazia.
O livro é em si é tão bom quanto o Cosmos, mas esse me agradou um pouco mais pela visão sonhadora que ele transmite sobre o futuro da raça humana no espaço. Acho que nada deixa tão evidente o quanto somos pequenos como quando somos comparados a grandeza do universo. Essa é com certeza uma leitura que vai agradar qualquer amante da astronomia.
E como disse o próprio Sagan disse devemos preservar e amar o pálido ponto azul, afinal, até então, esse é o único lar que conhecemos.

Karina 25/09/2022

pessoas que aspiram a ser "divinas"
Uma bela continuação de "Cosmos". Como sempre, Carl Sagan faz da ciência, poesia. Facilita o que, de outra forma, seria quase incompreensível para quem não é da área. Faz críticas, sugestões, apelos.
O que mais me surpreende nesta obra (e em qualquer outra do autor) é o quanto se mantém atual. Sagan nos mostra que, sim, precisamos salvar nosso pálido ponto azul, o único planeta conhecido com vida. E, mesmo depois de décadas, as questões ambientais que o preocupavam se mantém atuais e ainda mais perigosas. É urgente que invistamos em ciência, é urgente que as Nações se unam.

"se continuarmos a acumular apenas poder e nenhuma sabedoria, sem dúvida, nos destruiremos"

Esse livro transita entre as missões das sondas espaciais da Nasa, como a Voyager, e a Apollo 11, voo que levou o homem à lua, até questões sociais e ambientais. Como sempre, Carl Sagan nos encanta e nos informa. Faz da divulgação científica uma arte à parte.

"a perspectiva de não haver sinais, de não haver ninguém nos chamando, é deprimente"

Carl Sagan, nesse livro, nos faz voar para mundos inexplorados, sonhar com as estrelas e ansiar pelo futuro. Nos faz refletir, ponderar e questionar.
Uma leitura obrigatória para todos aqueles que olham as estrelas com anseio, que se questionam sobre a própria solidão no cosmos.

Não devemos aspirar por sermos divinos, mas sim por um projeto sagrado.

Laurex 18/10/2021

Continuação de cosmos...
Nesse livro Sagan basicamente dá continuidade em alguns pontos que iniciou em cosmos, apesar de achar Cosmos melhor por toda sua história, não tem como dizer que esse livro é menos que perfeito, vindo de Sagan o melhor escritor de divulgação científica que já li.
Ele trás pontos que, na época em que escreveu, eram sonhos futuros e que, atualmente, já foram colocados em prática pelos cientistas. É muito interessante estar vivendo nesse futuro.

Bia 26/09/2021

Pálido ponto azul
Cada capítulo uma crise existencial diferente. Incrível a forma como ele aborda a nossa existência insignificante, e traz reflexões sobre nossas buscas interplanetárias, sobre a ciência, seus perigos, o motivo político por trás dos "estímulos" à pesquisas e o perigo que a humanidade sabe que corre.

@thereader2408 25/09/2021

O único lar que conhecemos...
O Boeing 787-8 Dreamliner da Comlux, realizou no ano passado, o voo sem escalas mais longo da história, que durou 20 horas e 19 minutos. A aeronave partiu de Seul, na Coreia do Sul e chegou a Buenos Aires, na Argentina, após percorrer 19.483km. E mais longe ainda foi a Apollo 13, um voo espacial tripulado que tinha intenção de chegar a lua, apesar dos pesares (Tom Hanks que o diga), até hoje mantem o recorde de maior altitude absoluta alcançada por uma espaçonave tripulada na história (400.171 km).

Até aí tudo bem, mas há uma viagem de longa distância que coloca essas duas no bolso. A longa jornada da sonda Voyager 1 da NASA, que no momento são os objetos feitos pelo homem (Voyager 2) que estão mais longe da Terra, quase 20 bilhões de km, estão viajando há 44 anos. Em 1990 a sonda enviou imagens de sua viagem, uma delas é uma fotografia da Terra a 6,4 bilhões de quilômetros de distância. Erámos nós, um pálido ponto azul em uma imagem pixelada, um retrato de nosso planeta "como um mero grão de areia azulado suspenso em um raio de Sol”. 34 minutos depois a Voyager 1 desligou suas câmeras para sempre.

Inspirado pela fotografia do planeta Terra, Carl Sagan escreveu "Pálido Ponto Azul" essa foi uma das última obras dele. Aqui Sagan nos presenteia com profundas reflexões filosóficas, orientado por uma perspectiva cósmica, sobre o futuro da humanidade e de como o estudo da astronomia pode ser fundamental nisso. Em tempos tão sombrios é primordial, consumir literatura que nós dê perspectiva de futuro e esperança, o melhor é que você não precisa ser astrônomo para ler esse livro. O capítulo "Você está aqui" é um dos mais emocionantes e impactantes que eu já li, não importa quantas vezes eu leia, eu sempre vou chorar. Como nós somos insignificantes diante da imensidão do universo...

Dizem que levará cerca de 300 anos para que as Voyager 1 e 2 atinjam o limite do sistema solar, e possivelmente de 20 a 30 mil anos para saírem totalmente dele. Essas sondas foram feitas para durar, vão sobreviver à extinção da humanidade e poderão estar intactas quando a Via Láctea colidir com a galáxia de Andrômeda, daqui a 5 bilhões de anos. Alguma notícia da New Horizons?

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CUOouHbrcX2/

rafaelimbiriba 01/08/2022

Uma viagem pelo nosso sistema solar e além!
O que dizer de um livro escrito por Carl Sagan? Acho que dispensa comentários! No livro você vai viajar pelos planetas do Sistema Solar, incluindo a nossa querida Terra, vai se questionar sobre as mazelas que assolam a nossa sociedade e como isso pode refletir em nosso futuro e destino fora da Terra. Demorei para terminar esse livro, mas posso garantir que foi um deleite cada página lida e as lições que esse livro deixa para quem o contemplou por completo. Obrigado, Carl Sagan!

James62 09/03/2024

Um pequeno ponto azul nesse cosmo
Sagan habilmente utiliza sua escrita acessível e envolvente para explorar questões profundas e universais, como a existência de vida em outros planetas, a fragilidade e singularidade da Terra como lar da humanidade e as implicações filosóficas de nossa insignificância cósmica.

Uma das reflexões mais marcantes que o livro proporciona é a da angústia existencial que surge ao contemplarmos nossa existência como meros habitantes de um pequeno ponto azul em meio ao vasto e misterioso cosmos. Sagan nos lembra de nossa responsabilidade para com o planeta Terra e suas formas de vida, ao mesmo tempo em que nos convida a olhar para as estrelas e imaginar as possibilidades infinitas que o universo oferece.

Apesar de abordar temas complexos e profundos, "Pálido Ponto Azul" é uma leitura
acessível e agradável. Sagan consegue traduzir conceitos científicos complexos em uma linguagem clara e cativante, tornando o livro acessível tanto para leitores leigos quanto para aqueles com mais conhecimento em ciência.

Em suma, "Pálido Ponto Azul" é uma obra essencial para todos aqueles interessados em explorar as maravilhas do cosmos e refletir sobre o lugar da humanidade no universo. Com sua narrativa envolvente e reflexões profundas, Carl Sagan nos convida a contemplar nossa existência de uma perspectiva cósmica, despertando um profundo senso de admiração e responsabilidade para com o universo que habitamos.

Lorena 19/12/2021

A Terra não é o centro do Universo, e muito menos você
O Carl utiliza do vasto (e arrisco dizer, extraordinário) conhecimento que tem em Astronomia para justificar o fato de não sermos tão importantes assim.

O que você quer, o que sonha, o que busca, o que superestima, as guerras, a inveja, o ego. Realmente importam?

Foi o que o Carl pensou quando tirou a última foto da Terra antes do Voyager se escafeder de uma vez. Todo mundo pareceu ser contra o simples ato de tirar a foto, mas o Carl fez, e hoje podemos admirar essa simples foto: O pálido ponto azul.

Uma foto simples, mostrando que somos apenas um grão de areia pairando em um Universo em expansão. Somos um ponto pálido em meio a tantos outros, e o fato de esquecermos disso o tempo todo explica porque nos sentimentos mais importantes do que realmente somos.

Aprendi muita coisa lendo esse livro. Principalmente que políticos só visam seus próprios interesses (não que eu não soubesse disso, mas é pior do que eu pensava), a Ciência nunca foi e ainda não é tão importante como gostaríamos que fosse, ganhando notoriedade apenas quando o sistema pode tirar proveito de alguma forma.

A maneira como o Carl descreve os planetas e suas particularidades é quase tão belo e profundo quanto Van Gogh declarando sua paixão pela vida e pela pintura nas cartas ao Téo.

Dou 4 estrelas, porque no meio ficou tudo muito técnico e me senti o próprio meme do John Travolta perdidaço, me fazendo largar o livro por longos meses, mas aí não é culpa do Carl se eu não entendo muito do assunto, né?

De qualquer forma, ele fez o possível neste livro para que fosse uma leitura acessível.

Amei as páginas repletas de fotos, foi como se eu estivesse tomando chá da tarde com o Carl e ele estivesse abrindo seus arquivos para me mostrar detalhes do Universo que talvez eu não pudesse ver em outro lugar.

Arcturus 05/07/2020

"...Nós, que não conseguimos pôr ordem sequer em nosso planeta natal, dilacerado por rivalidades e ódios, que estragamos o nosso meio ambiente, que nós matamos uns aos outros por irritação ou desatenção, e também intencionalmente, e, ainda mais, que somos uma espécie que, até bem recentemente, estava convencida de que o universo era feito só para o seu proveito, vamos nos aventurar pelo espaço, deslocar mundos, reestruturar planetas, nos espalhar pelos sistemas de estrelas vizinhas?"

Sim, este é o futuro de uma humanidade diferente da geração atual em muitos aspectos. Sagan nos conduz brilhantemente pela perspectiva cósmica que nos aguarda em gerações futuras, nos levando ao estranho arrebatamento que a consciência de nossa pequenez provoca.

JanaAna90 11/05/2024

Quando comprei o livro, estimulada pelos comentários de algumas booktubers, não imaginava o quanto para mim seria prazeroso. Acostumada a admirar o céu e as belezas deste nosso vasto mundo, resolvi encarar a leitura e, saio dela, com algumas confirmações: a minha ignorância sobre o assunto e a lindeza, fragilidade e grandiosidade da nossa existência.
Sagan aborda sobre questões cruciais e inquietantes sobre a vida nesse ?pálido ponto azul?, sobre possibilidades de vida em outros planetas, como nossas ações impactam no futuro da humanidade e questiona o quanto estamos distantes de algumas ?verdades? ditas absolutas e inquestionáveis.
Sou uma neófita e admiradora do Universo mas a escrita de Sagan é envolvente e acessível então saímos da leitura com um pouco de entendimento desse vasto tema; ainda assim o autor aborda temas complexos e profundos e com uma proposta de abrir indagações sobre viagens espaciais, sobre a Terra, o homem e também sobre a vida.
Se você já se perguntou se existe vida em outro planeta, se é loucura pensar em ir para o Espaço enquanto pessoas ainda vivem em condições desumanas, se é possível vivermos em outro planeta e outras perguntas desse tipo, você vai gostar de ler e para essas pessoas recomendo a leitura.

Levizin 11/05/2022

Muitos temas são abordados no livro, no início Carl Sagan situa a humanidade perante o cosmo e a história, tirando qualquer ideia pré-concebida de que a humanida é especial seja lá qual for o aspectos. Depois um passeio pelo nosso sistema solar apontando um pouco da história das descoberta e evolução de pensamento para as ideias até então aceitas, fazendo até algumas previsões para os dias de hoje e milênios no futuro. Outro ponto que gostei bastante foi a discussão sobre a capacidade do ser humano de modificar um planeta e como isso ao mesmo tempo pode ajudar e nos condenar a morte, o mesmo ocorre com diversos avanços científicos necessários para que a humanidade abandone o sedentarismo e volte a ser nomade, porém, nomades de corpos celestes e não de regiões em biomas. Esses pontos me chamaram a atenção mas tem vários outros que podem agradar você futuro leitor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6