Pálido ponto azul

Pálido ponto azul Carl Sagan

Resenhas - Pálido ponto azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alberto Pilati 13/10/2023

Somos um grão de poeira sobre um raio de sol
Um livro fantástico cuja leitura é muito recomendada para todos que amam ciência ? e necessária para todos aqueles que duvidam dela.

Apesar de desatualizado em alguns pontos por causa do tempo transcorrido, é um belo registro da história da nossa exploração espacial, e uma emocionante mensagem de esperança e humildade para nosso futuro como espécie.

Hayke.Alles 06/08/2023

Sagan teria um treco se soubessem que existem terra-planista
Sobre a leitura é um pouco cansativo sim, tive que ler aos poucos, são muitos termos científicos mas também é uma leitura que gera muita curiosidade.

O Sagan é meio debochado no início sobre como acreditávamos que éramos o centro do universo e como demorou pra religião aceitar os fatos.

Recomendo a leitura pra ter uma compreensão de como o universo é grande e como somos titica de galinha comparado com todo o resto, mas como tbm temos potencial pra fazer coisas grandiosas.

Mugano 20/02/2024

Acho que a narração de uma passagem desse livro pelo grandessíssimo Guilherme Briggs é um dos patrimônios brasileiros que temos no Youtube. É reconfortante, íntimo, belo e sublime e tá ali, de modo certeiro e incisivo, a sensação de humildade e dever que temos que ter como humanos para com a Terra. Quem se interessar, segue o link:

Meu erro foi ter adiado a leitura desse livro. Os primeiros capítulos são muito bons, mas já me sinto saturado pelos temas de exploração espacial, características dos astros, curiosidades estelares etc etc etc. O texto também é um tanto técnico, então lá pela metade eu já não estava tão interessado assim.

Então chegou a parte das imagens e fui renovado. A empolgação voltou porque ainda que sejam figuras do século passado, elas carregam um poder que só a astronomia detém. Porém, logo depois, lá pro final do livro, eu já estava um pouco cansado novamente.

Então assim, é um bom livro, sabe. Está desatualizado, obviamente, e hoje em dia temos imagens absurdamente mais encantadoras graças ao telescópio paizão James Webb. Temos muito mais informações a respeito do cosmos, os Clorofluorcarbono já foram banidos e o programa espacial está voando.

Então não vou recomendar esse livro. A menos, é claro, que você seja divulgador(a) científico(a), estudante de ciências, admirador do Carl Sagan ou simplesmente queira entender as dificuldades e pensamentos vinculados à astronomia da década dos anos 90, aí o livro é um prato cheíssimo.

"[...] Foi dito que a astronomia é uma experiência que traz humildade e constrói o caráter.
Talvez, não haja melhor demonstração das tolices e vaidades humanas que essa imagem
distante do nosso pequeno mundo. Ela enfatiza nossa responsabilidade de tratarmos
melhor uns aos outros, e de preservar e estimar o único lar que nós conhecemos… o
pálido ponto azul."

Mateus 17/11/2021

Livro maravilhoso sobre uma perspectiva cósmica da nossa existência, além do que pode nos aguardar no futuro.

Isabella2101 20/02/2024

Entre meus livros preferidos.
Sou muito fã de astronomia e os "segredos do universo", o Carl Sagan é um autor que não me canso de ler e conhecer. A leitura veio em um momento de muita reflexão pessoal, sempre releio meus trechos preferidos.

Geraldo 23/07/2021

Sabe com que você está falando? Nunca dirá mais isso depois de ler esta obra
Vamos fazer um exercício? Pergunte-se: você é importante?
Quando lemos Pálido Ponto Azul, logo no primeiro capitulo; o autor nos coloca numa posição que dá um certo medo, angustia.
Quando a Nasa lançou a Voyager 1, ela tinha como missão explorar, fotografar até o planeta saturno; depois disso perderíamos contato com ela; então Carl Sagan pede para os cientistas envolvidos no projeto que a nave virasse sua câmera para trás e fotografasse (14 de Fevereiro de 1990). Surge uma foto com um minúsculo pontinho.....SIM....você está lá nesse pontinho.
Um grão de areia dentro de outro grão de areia.
Neste livro ele nos faz pensar em o que somos dentro desse grão de areia visto lá na imensidão do universo, detalhe: a nave estava em Saturno, ainda falta Netuno e Plutão.
O livro também se debruça em mostrar as novas informações dos planetas, na busca de conhecimento e recursos naturais nesses lugares.
Coloco aqui os nomes de alguns dos capítulos e veja a qualidade desta obra:
1)Você está aqui
4) Um universo que não foi feito para nós
6) O triunfo da voyager
14)Explorando outros mundos e protegendo os nossos.

Esses são alguns dos nomes dos capítulos...

Barbara 22/06/2021

SENSACIONAL!
Sou suspeita pra falar sobre astronomia, sou fascinada pelo assunto e dificilmente algum livro do tema não será do meu gosto, mas sem dúvidas Carl Sagan tem o dom de deixar um tema tão complexo e profundo em um livro leve e gostoso de ler.
Minha vontade é ler de novo, de novo e de novo até similar o tanto de conhecimento que ele nos passa.
Pra quem não lê com medo de achar confuso ou de entrar muito na parte técnica, esquece! O livro é narrado de forma simples para que qualquer um possa entender.
Valeu muito a pena, mal posso esperar pra ler os outros livros do autor!
ju pazzoti 22/06/2021minha estante
esse livro é sensacional!!

Aurea25 02/07/2021minha estante
Leia todos. Todos os do Sagan são maravilhosos

Ross 02/05/2021

Passado e futuro
Carl Sagan faz grande perspectivas de futuro sempre levando em consideração o passado. Explica o universo de forma técnica e simples ao mesmo tempo e usa a filosofia pra explicar nossa relação com o novo e exploração da vida fora da terra. É um livro pra ser lido, marcado, relido e sempre que possível discutido.

Luanweee 09/02/2021

Eu conheci O Pálido Ponto azul através de outra obra, o filme : Homens Mulheres e filhos( que também tem livro), o personagem Tim Mooney cita algumas vezes. E eu não poderia estar mais feliz por ter tido conhecimento de tal obra, eu simplesmente amei essa leitura, é daquele tipo: ?livro para você pôr na lista de melhores da sua vida?, e também ?livros para reler quantas vezes você conseguir? pois o mesmo pode trazer coisas novas a cada releitura(creio). Pretendo ler mais obras do Carl Sagan. Recomendo muito a leitura, irei marcar como favorito
Débora Artes 11/02/2021minha estante
Carl Sagan é maravilhoso

Luanweee 11/02/2021minha estante
Sim, eu tô sentindo muita falta de ler esse livro

Dori.JR 28/12/2020

Um livro que me fez refletir sobre o futuro da humanidade.
Esse livro é de fato uma sequência, digamos que "torta" de cosmos. Sagan, mais uma vez nos brinda com sua linguagem de fácil entendimento e com exemplos bem simples num assunto tão complexo. O que mais me chamou atenção, foi o otimismo que ele tem na questão de que os humanos vão, em dado momento, "terraformar" e habitar outros planetas. Eu não consigo ver isso, nem num futuro distante, e nem num próximo. Em suma, é um livro muito interessante, me trouxe várias informações acerca dos planetas Marte, Vênus, Netuno e Júpiter e suas respectivas luas. É um bom livro, você vai entender o que está lendo, e ficar curioso para pesquisar mais. Sagan, como sempre, brilhante!

Mateus.Bergonsi 01/03/2023

Uma experiência inesquecível
Sagan apresenta o universo de forma criativa, bem humorada e repleta de uma visão perspicaz sobre os avanços e conquistas da humanidade. É um livro que vale cada centavo, além de ser uma leitura obrigatória para quem quer conhecer mais sobre nosso lugar no Cosmos.

Bruno.Marconato 27/10/2020

Excelente!!
Carl Sagan nos contempla com a história da humanidade na exploração espacial, nos mostra as razões para explorar e o que podemos esperar do futuro. A visão sobre a fragilidade humana e ao mesmo tempo a grandiosidade do universo é praticamente uma ordem de humildade e solidariedade. Sagan é atemporal.

Notei que as imagens foram agrupadas em páginas seguidas, quando na verdade o autor fez o livro pensando em colocá-las ao decorrer do mesmo. Não sei se isso é um problema do meu livro mesmo ou da edição.

Luciana.Fauler 02/11/2023

Poético
O pálido ponto azul, nosso planetinha tão querido, e praticamente inofensivo.
Carl Sagan é uma das poucas mentes da ciência que conseguiu traduzir ciência para leigos com paixão e clareza o suficiente para fazer qualquer pessoa se apaixonar pelas ciências.
Nosso pequeno lar está em decadência, mas já foi palco de muitos eventos incríveis, nossa formação, o surgimento da vida, a evolução das espécies, todas as civilizações e conquistas da humanidade, tudo isso é história e ciência.
Nesse livro ele traz informações técnicas, mas também muitas reflexões importantes para hoje e para o amanhã.
Cuide bem da sua casa!

Rychell 14/09/2020

Resenha
Livro da categoria de astronomia, mas que reflete muito na nossa forma de ser. Estou até mais confiante (não que o autor sugira isso) que a humanidade tem jeito

Arcturus 05/07/2020

"...Nós, que não conseguimos pôr ordem sequer em nosso planeta natal, dilacerado por rivalidades e ódios, que estragamos o nosso meio ambiente, que nós matamos uns aos outros por irritação ou desatenção, e também intencionalmente, e, ainda mais, que somos uma espécie que, até bem recentemente, estava convencida de que o universo era feito só para o seu proveito, vamos nos aventurar pelo espaço, deslocar mundos, reestruturar planetas, nos espalhar pelos sistemas de estrelas vizinhas?"

Sim, este é o futuro de uma humanidade diferente da geração atual em muitos aspectos. Sagan nos conduz brilhantemente pela perspectiva cósmica que nos aguarda em gerações futuras, nos levando ao estranho arrebatamento que a consciência de nossa pequenez provoca.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6