Pálido ponto azul

Resenhas - Pálido ponto azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ross 02/05/2021

Passado e futuro
Carl Sagan faz grande perspectivas de futuro sempre levando em consideração o passado. Explica o universo de forma técnica e simples ao mesmo tempo e usa a filosofia pra explicar nossa relação com o novo e exploração da vida fora da terra. É um livro pra ser lido, marcado, relido e sempre que possível discutido.

Dori.JR 28/12/2020

Um livro que me fez refletir sobre o futuro da humanidade.
Esse livro é de fato uma sequência, digamos que "torta" de cosmos. Sagan, mais uma vez nos brinda com sua linguagem de fácil entendimento e com exemplos bem simples num assunto tão complexo. O que mais me chamou atenção, foi o otimismo que ele tem na questão de que os humanos vão, em dado momento, "terraformar" e habitar outros planetas. Eu não consigo ver isso, nem num futuro distante, e nem num próximo. Em suma, é um livro muito interessante, me trouxe várias informações acerca dos planetas Marte, Vênus, Netuno e Júpiter e suas respectivas luas. É um bom livro, você vai entender o que está lendo, e ficar curioso para pesquisar mais. Sagan, como sempre, brilhante!

Giulia 11/07/2023

? Palido ponto azul
Um livro em que Carl Sagan fala especialmente sobre o papel da Terra e da humanidade na exploração de novos mundos, em que nos aponta novamente para nossa insignificância e também para a magnitude do que temos avançado como ciência.
Eu acho interessante como é clara a visão dele sobre os passos que a humanidade fará para exploração de novos planetas e como algumas delas estão mesmo se concretizando atualmente. Por isso nem duvido que se um dia tivermos algum sinal de vida inteligente, será bem-comportada ele descreve em contato.

Igor.Rodrigues 22/06/2023

Livro maravilhoso
Essa foi a minha primeira experiência com uma obra de Carl Sagan, e sinceramente não vejo a hora de ler seus outros livros.

Leitura fácil, fluida, didática e a forma como Sagan escreve é extremamente poética e reflexiva.

Em Pálido Ponto Azul Sagan explica o porquê devemos continuar explorando o espaço e os benefícios que se obtém com as descobertas da astronomia.

Não só isso, mas através de textos extremamente humanizados o autor mostra como a vida no universo é rara, e por conta disso devemos cuidar da Terra mais do que qualquer coisa. Mesmo que nosso planeta seja apenas um mero pontinho azul em meio a uma escuridão total que é o universo, é nele em onde tudo conhecemos está.

Entretanto não só de maravilhas a exploração espacial vive, Sagan destrincha todos os problemas que viagens espaciais geram e catalisam, não só isso como também as várias questões políticas acerca do tema.

Por fim, Pálido Ponto Azul é mais do que uma recomendação, é quase uma obrigatoriedade para quem gosta de astronomia, ciência e principalmente se importa com o nosso planeta Terra.

Afinal, mesmo com as bilhões de estrelas e planetas, aqui foi o único lugar onde vemos a vida florescer, e portanto ela merece toda nossa atenção e cuidado.

Gutemberg.Monteiro 17/11/2021

Pálido Ponto Azul, de Carl Sagan.
Esse livro de Sagan recapitula os vários avanços dados pela astronomia durante os últimos anos e projeta o futuro da humanidade no cosmo.
Envolve questões políticas, religiosas e éticas!
Um bom livro que vai muito além da ciência.

caiohlp 08/02/2024

Nasço amanhã Ando onde há espaço: ? Nosso tempo é quando.
Numa magistral revisão sobre o universo, a humanidade e os desafios ao olharmos para o espaço, Carl Sagan consegue trazer a ciência para o imaginário de entusiastas ou céticos de todas as idades. Contendo uma linguagem acessível e admirável a obra entrega uma pequena parte do cosmo em nossas mãos, ao mesmo tempo, nos faz reconhecer a pequenez de nossa existência na grande escala de tempo e espaço, sem desprezar os méritos e avanços que conseguimos nessa empreitada. Como sempre, o autor é capaz de lançar luz sobre a força que a ciência e a curiosidade trazem para o dia a dia e como os olhares voltados para o céu aproximaram o homem do inimaginável, mas 30 anos após o lançamento desse livro continuamos destruindo nosso único lar, preferindo o conflito à união e distanciando-se do que nos propulsiona. Se somos tão inteligentes e especiais, por que não percebemos que a finitude extremamente familiar é a nossa melhor ferramenta para mudarmos o paradigma? A resposta não é simples, como nada nesse universo parece ser, mas o acaso nos escolheu e nesse longíquo pálido ponto azul, nesse fortuito momento, a existência da espécie humana culmina em nós e o futuro da humanidade, para tristeza de quem pensa que não, depende do esforço do agora.

_pdr0k 27/11/2022

Um pouco técnico para leigos, perfeito para entusiastas
Além de possuir um conteúdo clássico para os amantes da astronomia, que dá aquela sensação de imensidão, insignificância e mindblowing, esse livro introduz um tema muito interessante: como a astronomia contribui não só para o desenvolvimento científico, mas social e humano.

Não indico para totais leigos no assunto pois é um pouco complicado para entender, acho que você consegue tirar mais proveito depois de um tempo vendo sobre o tema.

GeRachid 10/10/2022

Indescritível
"Se continuarmos a acumular apenas poder e nenhuma sabedoria, sem dúvida, nos destruiremos. (...) Se nos tornarmos apenas um pouquinho mais violentos, ignorantes e egoístas do que já somos, é quase certo que não teremos futuro." (p. 298)

Essa é a primeira vez que concluo a leitura desta magnífica obra de Carl Sagan. Impossível ler apenas uma vez.

Rafaela Prata 10/09/2022

Carl mostra o quanto somos insignificantes perante a grandeza do universo e temos muito a descobrir sobre outros universos e temos muito a criar para chegarmos a esses outros planetas ou outros objetos que existem fora do nosso mundo.
No geral eu gostei mas não achei nada bom ele sugerir que pudéssemos habitar outros lugares afora, sendo que, na minha opinião, mal cuidamos do nosso planeta Terra. Ele diz ainda, como se já tivesse sido comprovado a não existência de vida em outros planetas, então por isso mesmo deveríamos ir de qualquer forma para esses lugares e não acho uma boa ideia seres humanos invadindo esses lugares e transformando num segundo/terceiro/quarto planeta Terra. Acho bom melhorarmos a vida aqui pra depois pensarmos em ideias como essas.

Felipe863 24/01/2022

O futuro da humanidade no espaço.
Carl Sagan aborda nessa obra, os desafios e o futuro da humanidade no espaço. Ele narra de uma forma tão boa de ler, consegue entrelaçar a sua história de vida, história dos seus antepassados e a própria História da Humanidade, e sempre aborda e toca muito na tecla que não haverá possibilidade da humanidade colonizar outros mundos se os seres humanos não se autodestruirem primeiro.

GabRM 14/06/2019

Pálido ponto azul
Como sempre, Sagan nos deixa mais esclarecidos em diversos temas (os quais se mantém bastante atuais). Faz várias conjecturas acerca do universo e sobre várias questões na terra. Gosto de pensar em Carl Sagan com três olhos (haha), um no passado, outro no presente e o último, espetacularmente, no futuro (um futuro interestelar e até mesmo intergaláctico). Ele se mantém, como diria Stephen Hawking: "...olhando para cima, para as estrelas, e não para baixo, para seus pés".

Alison 22/10/2021

Reflexões filosóficas sobre o nosso lugar no universo
Mais uma vez Carl Sagan nos faz refletir sobre a imensidão do universo, o quanto somos insignificantes em uma perspectiva não muito distante da terra: "uma película fina de vida sobre um bloco obscuro e solitário de rocha e metal". Essa é apenas uma entre diversas reflexões filosóficas que a obra nos proporciona.

O autor nos faz viajar pelo sistema solar e muito além, fazendo um resumo da história das descobertas científicas realizadas pela humanidade a respeito dos demais mundos que nos cercam e as conquistas realizadas até então (metade dos anos 90 quando o livro foi publicado) para explorar esses mundos. Comentando também sobre os impactos de cada conquista, na visão que temos do nosso mundo, qual nosso lugar no universo e quais são as perspectivas para o futuro das explorações espaciais.

Gostei muito de um capítulo chamado O pântano de Camarina, onde Sagan faz uma analogia muito interessante. Ele comenta sobre uma cidade chamada Camarina, a qual sua população sofria com uma peste causada, embora não se suspeitasse incialmente, por existir um pântano adjacente. Após a pântano ser drenado o número de doentes foi reduzido. Porém, sem o pântano a entrada de inimigos foi facilitada e a cidade foi atacada, tendo seu povo massacrado. A mensagem que a história nos deixa é que podemos nos livrar de um problema e criarmos outro pior. Assim como na história de Camarina, Sagan comenta sobre os riscos em desenvolver certas tecnologias, as quais podem nos ajudar em certos aspectos, mas se tornar um grande problema caso sejam aplicadas de forma mal intencionada. Como exemplo, entramos em um debate sobre uma possível colisão de um corpo celeste com a Terra, são levantadas alternativas e riscos que teríamos ao desenvolver as tecnologias necessárias para lidar com essa situação.

Tenho tido experiências muito boas com leituras das obras do autor, com essa não foi diferente, recomendo muito a leitura.

Wagner 29/07/2021

É a nossa casa, somos nós, este grão de poeira suspenso num
"É a nossa casa, somos nós, este grão de poeira suspenso em um raio de sol" (pg 23).
Carl Sagan, cientista, professor, autor e ganhador de diversos prêmios, neste livro extraordinário dá um breve resumo da exploração espacial, ao mesmo tempo em que nos alerta para a devastação dos recursos do planeta e onde poderemos estar nos próximos séculos. Há um capítulo com o título HÁ VIDA INTELIGENTE NA TERRA? Isso diz tudo.

joyce 23/10/2023

Você está aqui...?
[ o estranho pessimismo esperançoso-amistoso de carl sagan me acompanhou em alguns diversos momentos intercalados por longas pausas até que eu finalmente saí da inércia e encarei a leitura com seriedade.]
constantemente somos confrontados com a afirmação ou a escape ideia (sobretudo quando as coisas dão errado) de que o universo conspira ou não a favor de nós. quase nunca, no cotidiano, fazemos ou agimos conforme a dolorosa verdade de que apesar de detentores da vida em um grande lugar-espaço-tempo no cosmos, somos menores que um grão de areia quando vistos de perspectivas que podem ser medidas pelo infinito. do contrário, cada breve dia, cada breve vida seriam mais preciosos e cada ínfima manifestação biológica harmoniosa tanto entre homens e entre eles e a natureza desse lar - terra - seria aplaudida como o mais fantástico dos eventos. a afirmação permeia a obra ?você está aqui?. mas, de fato, estamos?

Léo 10/10/2020

A falta que Sagan nos faz
Após ler todo o livro, e combater a vontade de atrasar cada parágrafo um pouco mais, algo teimava em ficar na minha cabeça. E isso deve-se a constatação da falta que Sagan nos faz. Temos Tyson, eu sei. Mas falta muitos e muitos Sagan pra nós levar aos limites da evolução humana. Pra nós catapultar a vastos mundos, a melhores pessoas. Sagan é o poeta das estrelas e te leva junto numa jornada curta de pouco mais de 200 páginas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6