Brigada dos Amaldiçoados

Brigada dos Amaldiçoados Vanessa Godoy

Resenhas - Escola de Magia: Brigada dos Amaldiçoados

Gabrielle180 06/05/2023

Esperanças frustradas
Apesar de não ter lido com super expectativas, esperava que esse livro entregasse bem mais. A criatividade é nota dó, o roteiro é péssimo e passa a mensagem de todo mundo desse livro ser imbecil. Os professores, que em Harry Potter são sagazes, inteligentes e tudo o mais, o exemplo de bruxos cultos e engenhosos, são abordados aqui como sonsos, não se importam se forem desrespeitados e sabem menos de magia que os próprios alunos. A escola é uma piada, os alunos podem fazer simplesmente qualquer coisa, já que o corpo docente não tem moral. Falta muita originalidade e senso sobre magia. Não é simplesmente pq eles são bruxos que irão conseguir fazer tudo que quiser, só por ter uma varinha, e eles inventam coisas absurdas e supostamente complexas que mais pra frente podem ser derrotadas com facilidade, só pq convém. Então senti um despreparo por parte dos escritores, que fizeram muitas coisas apenas por conveniência, sem analisar o contexto de tudo, e a forma como a narrativa transcorre também poderia ser muito melhor. As conversas entre os personagens também poderiam ser mais bem elaboradas e o laço entre eles melhor abordados, senti falta disso. Essa resenha tá mais pra um desabafo, aguentei até o final pra ter propriedade do que tô falando, eu até deveria ter terminado ele bem antes, mas não tive ânimo de ler, fiquei com esperanças que pudesse magicamente melhorar em alguma parte, mas não foi isso que aconteceu, ficou interessante apenas no finalzinho do último capítulo. 1,5 estrelas pq achei o livro muito bonito visualmente e pela proposta de tentar trazer Harry Potter pro contexto brasileiro, apesar da falta de coisas brasileiras no livro. Tinham a faca e o queijo na mão, mas não tiveram tempo ou vontade para fazer melhor.
Corso 20/08/2023minha estante
Já leu A Arma Escarlate? Esse cumpre bem a proposta. Recomendo.

Ale_Oliveira_Faria 06/09/2018

Me surpreendeu.
No início não me impressionou muito. Não dá para não comparar com Harry Potter e a princípio não convence muito.
Depois o livro vai ficando bom, a história vai te prendendo e quando eu vi, já era de madrugada e eu agarrada com o livro querendo terminar.
Agora é aguardar o lançamento do volume 2 para ler a continuação da história de Hector, Alma, Petrus e companhia.
Livro super aprovado!
L P 29/09/2018minha estante
Não dá!? Impossível não comparar! Parecido demais!

Ale_Oliveira_Faria 01/10/2018minha estante
Leia de novo. Eu disse q não dá para não comparar.

L P 26/11/2018minha estante
Não dá!? Tô vendo um monte de coisa de HP e não dá pra comparar!? ?????

Ale_Oliveira_Faria 16/12/2018minha estante
Filha, vc é difícil de entender as coisas... Eu disse q não dá para NÃO comparar. Ou seja, não tem como NÃO comparar com Harry Potter.

L P 17/12/2018minha estante
Filha! Vc tá BEM DIFÍCIL de entender!!! Eu disse que há comparações, pq ele tem tanto elemento de HP que me senti lendo um fanfic de HP!!! Isso é pedir para comparar sempre!!! Quer tomar HP como base, mantenha a ideia de Hogwarts e mude o resto!!! Me senti lendo algo ligado a HP de tal forma, que o tempo todo estava comparando os mundos!

Ale_Oliveira_Faria 18/12/2018minha estante
E foi isso q eu disse! ???

Ale_Oliveira_Faria 19/12/2018minha estante
Vou tentar esclarecer o meu comentário. Quando eu disse "Não dá para não comparar com Harry Potter", eu estava colocando q é impossível ler e não lembrar de HP, eu estava dizendo q o livro é claramente inspirado em HP (lógico, a ideia dele surgiu do universo HP).
Então, em todo tempo eu disse q o livro brasileiro é inspirado no HP. Em momento nenhum eu disse o contrário.
Quando a gente usa uma frase com 2 negativas, ela se torna uma afirmação.
Então, "NÃO dá para NÃO comparar" se torna um "sim, eles são bem parecidos". Basta interpretar a frase com atenção.

Daniel.Rosi 21/01/2020minha estante
Mas essa Larissa é mais lerda que uma lesma, hein.

Giulia Gribler 30/08/2020minha estante
2020 e eu ainda to rindo desse dialogo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Lai Rocha 20/10/2020minha estante
Morta com esse diálogo kkkkk

Nathiipassos 21/10/2020

Vanessa Godoy é fã de Harry Potter e soube com muita propriedade e com riquezas de detalhes fazer um universo mágico aqui no Brasil que prendesse a atenção de fãs de Harry Potter e trazer novos fãs, por ser autêntica e criativa. Leitura muito especial.

Camila 07/09/2020

Não deu...
Peguei o livro já sabendo de tudo, certo? Me encantei pela premissa, estava preparada para uma história de magia. E me incomodou muito o que fizeram. Porque fazer uma "cópia" de uma história se poderiam ter escrito algo original, algo único! Uma Escola de Magia Brasileira! Quantas possibilidades, quantos enredos poderiam ter sido explorados. No final começaram a colocar os personagens folclóricos brasileiros, numa rapidez, e mal explorados. Fiquei muito brava durante a metade pro final do livro. Personagens invencíveis, umas tramas difíceis de acreditar, umas soluções mais mirabolantes ainda meio bobas. Odeio criticar assim, fácil é falar né? Difícil fazer, mas realmente não deu! Pensei em largar muitas vezes, porém, meu dinheiro não é brinquedo hehe Perdão pela acidez mas o final foi péssimo!!

site: @fatoselivroscm
Rhuana.Catarina 08/09/2020minha estante
triste!!!eu tinha gostado da premissa! ??

Lai Rocha 16/10/2020minha estante
Já leu "A Arma Escarlate"? Vale a pena.

Edelstein 04/01/2022

Quero mais
Um livro maravilhoso (e imagino que seja ainda mais para quem já foi para a emb)

Acho muito legal eles terem trazido uma perspectiva da magia do brasil, e que eles n tenham botado nenhuma casa como ?coadjuvante? e que os personagens principais sejam das serpentes (sonserina)

Mas quero mais, quero a continuação, que não consegui descobrir se esta sendo produzida (se alguém souber, favor comentar)
Helena.aa 10/01/2022minha estante
tá sendo produzida sim, a Vanessa está escrevendo um livro na perspectiva do boris forte e vai ser lançado esse ano ainda

Mentiraaaaaaa!!!!!!

MDSSSSS!!!

OBGGGGG

LKChagas 08/05/2024

Surpreendente
Quando comecei a ler, eu achei que era só uma cópia de Harry Potter, mas o que eu encontrei foi uma história com uma boa trama e que foge completamente do que esperamos, você consegue ver que o protagonista é humano, ele erra, se arrepende, tenta se redimir e você vê as consequências de suas ações. Recomendou muito.

Lary Nunes 25/05/2022

Brigada dos Amaldiçoados - Escola de Magia, Livro 1
? A história é sobre Hector um garoto de família bruxa, que é escolhido para a casa escolar das Serpentes, casa da qual têm os "vilões", e ele tem que fazer várias decisões ao caminho, para descobrir quem realmente ele é, e onde quer chegar.

? Que livro fantástico. Inspirado no Universo de Harry Potter, descobrimos uma pequena parte desse mundo mágico, aqui no Brasil...

? O que me incomodou um pouco foram as folhas brancas, da edição capa dura, no entanto a edição é belíssima, com interação de músicas e com uma ou outra fanart; a leitura é fluida, bem simples e leve.

? Eu adorei que os protagonistas são da casa dos vilões, sempre pensei que deveria ter algo de outros casas também, pois cada uma têm suas características e alunos diferentes.
Ainda não sei se gosto da Alma ou não, mas torço para um final legal para o Hector.

? A passagem de tempo é bem rápida, queria que tivesse um pouco mais, muitas coisas poderiam ter acontecido na juventude, mas acho que as partes importantes estão nele, então tudo bem.

? Apesar de mencionar "criaturas brasileiras", achei que faltou mais do Brasil mesmo, mais do folclore e dos animais talvez, ou até mesmo na aparência, características e representatividade dos personagens...

? Eu amei a leitura, fiquei com raiva, chocada e surpresa...e mesmo com algumas pequenas falhas, eu favoritei, acho que pessoas que criticaram o livro, só souberam ficar comparando e principalmente criticando só por ser nacional, mas eu gostei demais e já estou ansiosa para o próximo volume.

? Alguns personagens estão presentes na EMB (SPOILER: viraram professores), e isso que gostei mais...a história do livro, é a história deles, então deixa tudo mais empolgante. Ainda não tive a oportunidade, mas quero muito conhecer a EMB, quem sabe algum dia.

Myn 11/12/2021

Simplesmente impressionante
Eu não sabia que iria acabar gostando tanto e me surpreendendo tanto com esse livro.
Comprei ele por 10 reais pois uma amiga me pediu para ler com ela e ainda comecei atrasada por estar com certa preguiça.
Bom, acabei pagando a língua pois a história me prendeu do início ao fim, foram tantos plots e tantas vezes que fui feita de trouxa que não consigo nem numerar kakakak...
E MEU DEUS OQ FOI AQUELE FINAL????AAAAAA
Definitivamente uma das minhas leituras favoritas do ano e ansiosa para a continuação.
(Tomara que a Alma e o Petrus morram)

Clarinha 09/07/2021

Um dos meus favorito no momento, amei muito a história, amei
A história te prende, a cada capítulo lido você já quer ler outro e mais outro, quando se dá conta já terminou ksksk

Gizele 29/08/2018

Encantador e Viciante
A construção da história do personagem é agradável e fluída. O faseamento é coerente e quando me dei conta, já estava tentando entender um Héctor adulto, com os mesmos dilemas de criança. As ilustrações dão à imaginação do leitor traços e detalhes para a construção daqueles momentos. Posso olhar e me lembrar de como me emocionei com o significado do abraço que uma delas ilustra. E as músicas? São de arrepiar. Elas te levam para dentro da cena. É fantástico, mesmo. Fora os olhos saltando da cara com os plot twist.
E para quem já participou do evento imersivo da EMB, ler o livro é repassar os caminhos e locais que são ricamente detalhados. A sala de História e seus temas egípcios, o Salão Principal e sua iluminação flutuante, o Salão Comunal e suas bandeiras das casas e regras da escola. É como voltar pro castelo, voltar pra casa (como diria um certo bruxo).
No mais, a história só começou.
Em 2019 teremos mais detalhes do que se seguiu à criação da Brigada e início de uma guerra baseada no desejo de poucos com complexo de superioridade.
Ana 30/08/2018minha estante
Adorei seu comentário, muito bem estruturado, quero muito ler..

Rafael 30/10/2018

Que pena...
Embora os autores tenham deixado bem claro que o livro não tem relação com o universo de Harry Potter, é notável a tentativa de assemelhar-se. Mas minha única estrela não vem disso. Toda a parte gráfica são muito boas (gosto muito de livros com capa dura), mas o conteúdo em si achei um tanto superficial e forçado. Algumas falas, reviravoltas de narrativa e razões de alguns personagens não transmitem coerência. O que é triste, pois desejei muito gostar desse livro.

Ninho 06/01/2019minha estante
Tenho que discordar de seu comentário, pois, o livro foi escrito por dois escritores brasileiros, e além do mais usaram muito cultura brasileira ligada a cultura indígena. Além do mais o livro não é um renascimento do universo bruxo da J.K. Rowling, mas sim uma originalidade brasileira, pois até então existem muitas diferenças no decorrer da história ( como a troca de casas e a história ser baseada em protagonistas da casa maléfica, e não dos bonzinhos). Em relação aos feitiços, eles tentaram originalidade ao invés de copiar uma história que se passa em Londres.

Lee S. 04/04/2023minha estante
Concordo. A escola é apenas um plano de fundo, não dá para conhecer direito a geografia do lugar, os professores não têm relevância, a diretora é uma sem função, o máximo que tivemos de profundidade no quadro de funcionários foi o elfo Zizú. Eu gostei do livro até, mas fiquei BEM decepcionado que não aproveitaram a escola como poderiam ter aproveitado.

Guilherme.Braga 14/03/2022

Oque dizer desse livro?...

Simplesmente incrível! Uma leitura fácil e muito gostosa de se fazer, com momentos alegres, tensos, muito emocionantes, algumas cenas pitorescas e personagens maravilhosos que já estou com saudades.
É muito interessante como se faz essa mistura de mundo mágico inserido na nossa cultura brasileira. Recomendo muito para os que assim como eu, são amantes desse universo.

Bia 30/03/2022

História incompleta, nota incompleta
O final deixou muitooo a desejar, e o pior e que não tem o livro 2, a história foi ficando boa para o final, o último capítulo foi devastador (severamente triste) preciso de continuação.
(E para piorar não sou rica para ir para EMB)
Vick 28/06/2022minha estante
A continuação chega esse mês!