Brigada dos Amaldiçoados

Brigada dos Amaldiçoados Vanessa Godoy

Resenhas - Escola de Magia: Brigada dos Amaldiçoados

Alessandra_Faria 06/09/2018

Me surpreendeu.
No início não me impressionou muito. Não dá para não comparar com Harry Potter e a princípio não convence muito.
Depois o livro vai ficando bom, a história vai te prendendo e quando eu vi, já era de madrugada e eu agarrada com o livro querendo terminar.
Agora é aguardar o lançamento do volume 2 para ler a continuação da história de Hector, Alma, Petrus e companhia.
Livro super aprovado!
L P 29/09/2018minha estante
Não dá!? Impossível não comparar! Parecido demais!

Alessandra_Faria 01/10/2018minha estante
Leia de novo. Eu disse q não dá para não comparar.

L P 26/11/2018minha estante
Não dá!? Tô vendo um monte de coisa de HP e não dá pra comparar!? ?????

Alessandra_Faria 16/12/2018minha estante
Filha, vc é difícil de entender as coisas... Eu disse q não dá para NÃO comparar. Ou seja, não tem como NÃO comparar com Harry Potter.

L P 17/12/2018minha estante
Filha! Vc tá BEM DIFÍCIL de entender!!! Eu disse que há comparações, pq ele tem tanto elemento de HP que me senti lendo um fanfic de HP!!! Isso é pedir para comparar sempre!!! Quer tomar HP como base, mantenha a ideia de Hogwarts e mude o resto!!! Me senti lendo algo ligado a HP de tal forma, que o tempo todo estava comparando os mundos!

Alessandra_Faria 18/12/2018minha estante
E foi isso q eu disse! ???

Alessandra_Faria 19/12/2018minha estante
Vou tentar esclarecer o meu comentário. Quando eu disse "Não dá para não comparar com Harry Potter", eu estava colocando q é impossível ler e não lembrar de HP, eu estava dizendo q o livro é claramente inspirado em HP (lógico, a ideia dele surgiu do universo HP).
Então, em todo tempo eu disse q o livro brasileiro é inspirado no HP. Em momento nenhum eu disse o contrário.
Quando a gente usa uma frase com 2 negativas, ela se torna uma afirmação.
Então, "NÃO dá para NÃO comparar" se torna um "sim, eles são bem parecidos". Basta interpretar a frase com atenção.

Daniel.Rosi 21/01/2020minha estante
Mas essa Larissa é mais lerda que uma lesma, hein.

Giulia Gribler 30/08/2020minha estante
2020 e eu ainda to rindo desse dialogo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Lai Rocha 20/10/2020minha estante
Morta com esse diálogo kkkkk

L P 29/09/2018minha estante
Finalmente uma crítica tal deste livro!!! Totalmente sem criatividade, pra dizer o mínimo!

Isabela.Clementoni 18/10/2018minha estante
Ei, se você estava esperando uma ambientação em castelobruxo, realmente deve ter sido decepcionante, mas acredito que tenha sido falta de pesquisa por sua parte pois em nenhum momento foi dada referência a esta criação da J.K. Este livro foi criado para nos contar maia sobre a história dos queridos professores Hector e Alma, que são personagens extremamente presentes na história da EMB. Pra quem os conhece, ou conhece a EMB foi uma leitura encantadora e muito esclarecedora sobre os mistérios que rondam esse universo.
Sobre os animais das casas, sim, concordo que não fazem parte de nossa fauna, mas estudando um pouco sobre a história do universo da EMB nós podemos ver nas histórias das 4 fundadoras da escola, os motivos que as levaram a escolher tais animais para representarem suas casas.
Sugiro que você pesquise, estude e vá atrás desse universo incrível que a Vanessa criou e depois volte para contar se é realmente uma história "sem criatividade".

L P 18/10/2018minha estante
?????
Claro que não vai fazer referências explícitas, até porque não tem qualquer relação/apoio/parceria, ou como seja, legal com a Warner e J. K. Rowling. Mas pra quem conhece a obra dela percebe todas as referências indiretas e toda a mitologia é baseado em HP. O que colabora na falta de graça do livro!!

Stoner 15/12/2018minha estante
Concordo que o livro é ruim ! Mas queria deixar um elogio pra revisora. Eu não encontrei um erro, nem um único erro ! Trabalho perfeito de revisão !

Edelstein 04/01/2022

Quero mais
Um livro maravilhoso (e imagino que seja ainda mais para quem já foi para a emb)

Acho muito legal eles terem trazido uma perspectiva da magia do brasil, e que eles n tenham botado nenhuma casa como ?coadjuvante? e que os personagens principais sejam das serpentes (sonserina)

Mas quero mais, quero a continuação, que não consegui descobrir se esta sendo produzida (se alguém souber, favor comentar)
Helena.aa 10/01/2022minha estante
tá sendo produzida sim, a Vanessa está escrevendo um livro na perspectiva do boris forte e vai ser lançado esse ano ainda

Mentiraaaaaaa!!!!!!

MDSSSSS!!!

OBGGGGG

fabi g c 06/08/2018

Viciante
Passei cada minuto dos dias que li pensando que precisava terminar de ler. Um livro bem estruturado, lindo, com ilustrações e musicas incríveis. A Magia no Brasil é real e muito diferente da do nosso bruxinho inglês favorito, ou nem tanto. Continuamos cercados por pessoas que acreditam que são superiores, assim como na realidade.
Anthony.Wiliam 09/08/2018minha estante
gostei da resenha e vou pegar o livro também

Liv 20/08/2020minha estante
Igualmente kkkk quase fiquei loca quando acabou

Liv 20/08/2020minha estante
Indico irem na emb ! Muito bom sério ??

Fabiana.Marques 24/01/2022

Escola De Magia Brasileira
Eu esperava uma leitura mais "mágica", e com mais detalhes, porém, a leitura é mto dinâmica e t envolve.
Achei incrível escritora ressaltar o folclore brasileiro. O que me deu um pouco de raiva foi o protagonista ser tão "Maria vai com as outras" e não seguir o q realmente queria, contudo, no final, LITERALMENTE NO FINAL, qd ele resolve fazer o certo... BAM, da merda.
Pena que ainda não tem a continuação, que estava prevista para 2019.
Rafaella Christie 12/02/2022minha estante
Sabe dizer quando vem a continuação?

Fabiana.Marques 01/03/2022minha estante
Não sei Rafaella, e olha q eu procurei mto e ainda deixei essa pergunta no Instagram da escritora, mas não me responderam.

Anna 19/10/2021

Como a narrativa faz TODA a diferença.
Esse livro tinha tudo pra ser perfeito, a idéia é maravilhosa, se passa no Brasil, inspirado em Harry Potter. Mas eu custei a ler. Os personagens não são muito bem desenvolvidos, o casal principal muito menos, e eu não gostei muito da narrativa. Eu queria muito que ele fosse aqueles livros gostosos de ler porque tem a continuação mas eu simplesmente não consigo ler outro livro arrastado como esse.
Sophia 30/06/2022minha estante
amg esse livro n é um livro comum, ele é a base pro universo da embescola, ele n é aprofundado pq os personagens são desenvolvidos na imersão, olha o instagram deles que vc vai entender.
o livro é meio q a base pra esse universo começar, é uma introdução, o desenvolvimento dele continua no mundo do bàdiu. E se vc gostou da ideia vc vai amar, pq na imersão vc literalmente vive com os personagens, é um universo fictício q vc pd fazer parte

Pilla 06/07/2022minha estante
esse livro é uma introdução pro universo da EMB!! lá você convive com os personagens desse universo e descobre mais sobre a história

Soliguetti 21/11/2018

A fanfic que virou livro
Não se pode culpar "A Brigada dos Amaldiçoados", de Albert Vaz e Vanessa Godoy, de ser uma cópia de Harry Potter. O leitor que se interessa pelo livro já está ciente de que a história é completamente inspirada e baseada na famosa saga criada por J.K. Rowling, com o intuito de criar um enredo original que se ambiente na Escola de Magia e Bruxaria do Brasil (EMB), que fica em um pequeno castelo em Campos do Jordão onde os alunos vivem uma experiência imersiva à la Hogwarts. O maior problema do livro não é ter se apropriado de diversos elementos criados por J.K. Rowling, mas sim de usá-los tremendamente mal.

Começamos pelos personagens. Os autores começam até fazendo bem seu papel, criando no leitor empatia pelo personagem principal, Hector Saião, que mora com os avôs depois de ter passado por uma infância difícil. O enredo até parece bem encaminhado, até que Hector ingressa na EMB. A partir daí, é só ladeira abaixo. Hector entra para a casa das Serpentes (oi Sonserina!) e começa a frequentar uma roda de amigos nada agradável. A personalidade de Hector começa a mudar e toda a empatia até então criada com o leitor se perde.

Essa, na verdade, foi uma coisa que me incomodou muito no livro. Se não podemos contar nem com o protagonista para fazer o bem, para ser o herói da história, o que se dirá do resto? O livro inteiro está repleto de pessoas ruins, com exceção talvez apenas dos avôs de Hector e de seu amigo Boris (que aparece raramente). Todos os outros, em algum momento, traem ou enganam Hector de alguma maneira. Esses personagens criam uma história terrivelmente pesada, difícil de tragar, na qual o leitor não se vê torcendo pelo protagonista. Na verdade, é difícil apoiar qualquer lado que seja. Se a turma de Hector é composta de pessoas ruins, os Prioris, que trabalham para o "governo bruxo" e deveriam zelar pela ordem, também são extremamente cruéis e mesquinhos.

As infinitas reviravoltas no enredo também cansam, especialmente no final. O livro poderia ter terminado pouco depois de o último ano letivo ter terminado, mas se estende desnecessariamente por mais alguns capítulos, apenas para criar situações inverossímeis e forçadas. Quando os alunos da Serpente se tornam um problema e começam a ser perseguidos, eles tentam encontrar um lugar novo pra se reunir? Não, claro que eles continuarão se encontrando no mesmo lugar, no castelo, bem debaixo dos narizes daqueles que os procuram. E que tal se nos prepararmos para uma batalha bem no meio de uma floresta proibida, cheio de criaturas perigosas?

A sensação que fica é de se estar lendo uma fanfic - embora eu já tenha lido fanfics de Harry Potter bem melhores. "A Brigada dos Amaldiçoados" ainda é o início de uma série que pode se revelar promissora, se os autores se encontrarem e criarem um enredo mais coeso, sem tantas reviravoltas na tentativa de parecer impactante, com mais personagens bons, que tornem a história mais leve, e que de fato nos dê heróis. Não são ajustes difíceis de se fazer, mas são essenciais.
Camila 07/09/2020minha estante
Exatamente o que senti.

Gabriela.Ribeiro 02/10/2021minha estante
Eu estou nas primeiras cinquenta e seis páginas e já concordo completamente! Continuarei minha leitura, mas acho cada vez mais difícil de separar A brigada dos amaldiçoados com Harry Potter!

Ninho 06/01/2019minha estante
Tenho que discordar de seu comentário, pois, o livro foi escrito por dois escritores brasileiros, e além do mais usaram muito cultura brasileira ligada a cultura indígena. Além do mais o livro não é um renascimento do universo bruxo da J.K. Rowling, mas sim uma originalidade brasileira, pois até então existem muitas diferenças no decorrer da história ( como a troca de casas e a história ser baseada em protagonistas da casa maléfica, e não dos bonzinhos). Em relação aos feitiços, eles tentaram originalidade ao invés de copiar uma história que se passa em Londres.

Lee S. 04/04/2023minha estante
Concordo. A escola é apenas um plano de fundo, não dá para conhecer direito a geografia do lugar, os professores não têm relevância, a diretora é uma sem função, o máximo que tivemos de profundidade no quadro de funcionários foi o elfo Zizú. Eu gostei do livro até, mas fiquei BEM decepcionado que não aproveitaram a escola como poderiam ter aproveitado.

Camila 07/09/2020

Não deu...
Peguei o livro já sabendo de tudo, certo? Me encantei pela premissa, estava preparada para uma história de magia. E me incomodou muito o que fizeram. Porque fazer uma "cópia" de uma história se poderiam ter escrito algo original, algo único! Uma Escola de Magia Brasileira! Quantas possibilidades, quantos enredos poderiam ter sido explorados. No final começaram a colocar os personagens folclóricos brasileiros, numa rapidez, e mal explorados. Fiquei muito brava durante a metade pro final do livro. Personagens invencíveis, umas tramas difíceis de acreditar, umas soluções mais mirabolantes ainda meio bobas. Odeio criticar assim, fácil é falar né? Difícil fazer, mas realmente não deu! Pensei em largar muitas vezes, porém, meu dinheiro não é brinquedo hehe Perdão pela acidez mas o final foi péssimo!!

site: @fatoselivroscm
Rhuana.Catarina 08/09/2020minha estante
triste!!!eu tinha gostado da premissa! ??

Lai Rocha 16/10/2020minha estante
Já leu "A Arma Escarlate"? Vale a pena.

Gizele 29/08/2018

Encantador e Viciante
A construção da história do personagem é agradável e fluída. O faseamento é coerente e quando me dei conta, já estava tentando entender um Héctor adulto, com os mesmos dilemas de criança. As ilustrações dão à imaginação do leitor traços e detalhes para a construção daqueles momentos. Posso olhar e me lembrar de como me emocionei com o significado do abraço que uma delas ilustra. E as músicas? São de arrepiar. Elas te levam para dentro da cena. É fantástico, mesmo. Fora os olhos saltando da cara com os plot twist.
E para quem já participou do evento imersivo da EMB, ler o livro é repassar os caminhos e locais que são ricamente detalhados. A sala de História e seus temas egípcios, o Salão Principal e sua iluminação flutuante, o Salão Comunal e suas bandeiras das casas e regras da escola. É como voltar pro castelo, voltar pra casa (como diria um certo bruxo).
No mais, a história só começou.
Em 2019 teremos mais detalhes do que se seguiu à criação da Brigada e início de uma guerra baseada no desejo de poucos com complexo de superioridade.
Ana 30/08/2018minha estante
Adorei seu comentário, muito bem estruturado, quero muito ler..

Dani Raposo 19/10/2018

O livro que te leva pra dentro dele fora das páginas
Ganhei de presente de amigos e comecei a ler por causa deles, que são muito queridos por mim. Fui me envolvendo com a história e principalmente com os personagens. Avançava por entre os capítulos querendo mais e mais daquele universo, torcendo pelos acontecimentos e me chocando com os desfechos. Até que por conta do livro fui para a última edição de ano 1 da EMB em Campos do Jordão, para ver com os meus próprios olhos tudo aquilo que estava nas paginas. Foi a melhor experiência de leitura, sem ducida. Um universo literário transformado em um universo lúdico riquíssimo de detalhes. Parabéns a todos os envolvidos e recomendo demais essa leitura, de coração aberto e sem esperar ou comparar com HP. Divirtam-se!
Ninho 06/01/2019minha estante
Finalmente uma crítica maravilhosa ?

laurinha 26/12/2020

Um livro cheio de surpresas
Devo admitir que fiquei um tanto receosa ao começar o livro e que passei por uma ressaca literária e por isso demorei para terminá-lo, porém consegui engatar a leitura após a página 100 desde ontem e, assim, consegui ler quase 300 páginas em 2 dias.
É um livro surpreendente e que certamente vai abrir portas para procurarmos mais livros "mágicos" do nosso país. Gostei do fato de aparecerem seres do nosso folclore como o curupira, o que me encantou bastante, pois acho encantador essa parte de nossa história. Somente achei que poderiam ter desenvolvido um pouco mais a história lentamente, dividindo o livro em duas partes, pois conseguiríamos conhecer mais desse universo mágico brasileiro com mais detalhes.
Recomendo este livro e tenho interesse em ler futuros livros deste universo.
Vender O Jetta 01/07/2021minha estante
Se quer ler mais livros mágicos do nosso país,recomendo demais a arma escarlate, ele desprende desse conceito genérico e traz cultura brasileira, 5 escolas no Brasil que são totalmente diferentes, condizentes com a região e etc, vale a leitura, além de tudo a autora é super simpática e sempre interage com os fãs.

Bia 30/03/2022

História incompleta, nota incompleta
O final deixou muitooo a desejar, e o pior e que não tem o livro 2, a história foi ficando boa para o final, o último capítulo foi devastador (severamente triste) preciso de continuação.
(E para piorar não sou rica para ir para EMB)
Vick 28/06/2022minha estante
A continuação chega esse mês!

Joanna 08/03/2019

Não leia essa história achando que verá J.K. Rowling, gente!
Se você procura este livro para ler, deve ter em mente alguns fatos: (1) Este livro se baseia na história própria da Escola de Magia Brasileira (EMB) que existe realmente em Campos do Jordão, que você pode pagar e se matricular e passar três maravilhosos dias imersos em um ambiente como imaginado pela JK ao criar Hogwarts. (2) Ao ler, você NÃO vai encontrar nada dos elementos de Harry Potter, sem CasteloBruxo, sem Voldemort, sem Chapéu Seletor, nem nada da JK Rowling. Você vai encontrar semelhanças sim, e muitas, já que eh baseado no universo da magia criado por ela, mas eh um universo próprio imaginado pelos criadores da imersão da EMB. (3) Se você está ciente desses fatos e ainda assim tá interessado em ler , vai lá e tire suas próprias conclusões sobre a história, avalie a história em si, sem comparar com a JK, afinal ela eh incomparável!

Assim sendo, eu avalio essa história com 3 estrelas porque: eu acredito que a história tem potencial, ela eh diferente pois não segue exatamente um bruxo inteiramente bonzinho, incluído no grupo dos heróis, que lutam pela justiça contra um grupo de vilões. O protagonista eh quebrado, eh confuso, ele tá tentando se encontrar . O plot da história também eh interessante, aborda algumas questões importantes (abuso familiar, preconceitos, etc) . No entanto, a história fica meio confusa, atropelada, eu me confundia diversas vezes com o tempo da história, tinha erros de português que me incomodaram...
Acho que se tivessem um pouco mais de cuidado para revisar antes de publicar poderia ter ficado melhor, mudar algumas ordens de capítulos para ficar mais fluido, demorar um pouco mais detalhando as cenas, mesmo que aumentasse um pouco mais as páginas ficaria melhor!

Eu recomendo que leiam, mas tendo em mente que eh algo separado de HP, mesmo que dentro do universo . Pode ser que você odeie muito, mas pode ser que goste muito, relevando os problemas que o livro possui.
Joanna 08/03/2019minha estante
Esqueci de comentar que as ilustrações e as inclusões dos temas musicais são também um atrativo para a leitura, sendo também a ferramenta de imersão dos criadores da Escola!

Will 20/02/2020

Uma história mal contada
A história do livro não é ruim, mas para mim foi mal contada. O diálogo, as ações dos personagens, principalmente das crianças não condizem com suas idades. Entendo que as pessoas podem ser complexas, mas aos onze anos isso é demonstrado via comportamento e não diálogos profundos. Outras coisa que me decepciona são os professores e a diretoras que se demonstram fracos, sem qualquer ponto que chame nosso interesse.
O final trás tanta coisa ocorrendo de um vez, que seria melhor ou colocar em mais livros, ou deixar certos pontos de lado.
Recomendo a leitura, pois apesar de tudo a história possui seus encantos.
Camila 07/09/2020minha estante
Eu já achei péssimo e não recomendo. :(