Sob a Luz da Escuridão

Sob a Luz da Escuridão Ana Beatriz Brandão

Resenhas - Sob a Luz da Escuridão

Vic 23/11/2021

Eu amoo
Nao tem jeito, posso ler os livros da Ana 1000 vezes as 1000 eu vou achar perfeito! Que obra, q fantasia, que casal, que história? eu sou apaixonada todos que gostam de fantasia romântica deveriam ler

petitemarie 03/10/2021

Que livro incrível!
Eu sabia! Eu sabia! Eu sabia! Tive certeza desde o início! Preciso confirmar algumas suspeitas, mas também é possível que não aconteça mais, só para me deixar com o coração na mão novamente, assim como durante toda a leitura. Ana Beatriz sabe muito bem como manter o leitor vidrado até a última página, li em um dia e simplesmente preciso dessa continuação, preciso devolver meu coração pro lugar certo do corpo hsushshs. Não consegui largar essa leitura leve, divertida, o tanto que eu ri e surtei, o livro está completamente marcado haushsu, pelo menos consegui conter as lágrimas (mentira!), fiquei sorrindo que nem uma imbecil para as páginas...
Possível. Impossível.
Eu realmente espero ficar com a segunda opção quando penso que podemos estar caminhando para um apocalipse igual. O jeito que ela constrói esse mundo apocalíptico é assustador e incrível ao mesmo tempo, e pensar que em cada cantinho e em cada situação da história vemos o momento atual, eu espero que tenhamos salvação nessa realidade aqui, porque não dá para voltar no tempo, e tempo é o que temos cada vez menos.
Ler esse livro te deixa como o humor do Evan, em uma verdadeira montanha russa! Os seus sentimentos vão mudando em questão de segundos, até que você sinta um misto de raiva, medo, felicidade, animação, curiosidade, e claro o amor, e ver a construção desses casais, é tão lindoo. Eu quero um dia ter esse amor lindo e permanente da Lolli e do Evan, um que dure vidas e que o tempo nem a vida possa destruir, será que nessa realidade, mesmo que eu não viva para sempre, será possível? Espero que sim. Todos os personagens são cativantes, tão cativantes que te fazem querer que haja mais páginas e que o livro não termine tão cedo. Eu morro de rir com o Evan e o Sam, e ele... Esse garoto é muito precioso, bem que poderiam haver mais Sams por aí, mais Evans, mais LolliPops e bem... A Jazz também pois ela é perfeita S2
Depois desse final, eu não vou conseguir dormir até comprar a continuação! Vou imitar um dos leitores e dizer que vou me sentir muito triste se acordar amanhã e não possuir nenhuma alteração no meu DNA, uma alteração legal que me torne uma metacromo, aaa isso seria muito divertido. Leitura 1000% recomendável. Ninguém vai se arrepender.

Fernanda.Avellar 24/01/2019

TAPAS COM LUVA DE PELICA
A obra “Sob a luz da escuridão” nos conta que após guerras e destruição, causadas pela ganância, a raça humana foi praticamente exterminada. Devido ao uso das bombas nucleares com alta carga radiativa o DNA humano sofreu mutações e surge uma nova espécie, os metacromos. Eles são seres especiais e com os mais variados poderes.

Com o caos instaurado no que restou de um mundo pós-apocalíptico, as personagens Lollipop e Jazz, são resgatadas do instituto onde eram mantidas prisioneiras, estavam com as memórias apagadas, e foram ajudadas por Chris. Lolli tem o poder da telecinese (capaz de manipular e mover sistemas físicos) e Jazz manipula o fogo. Após um confronto, elas conhecem Evan, um vampiro milenar, egocêntrico e líder de uma das áreas mais poderosas do planeta. Evan estava com Sam que é um manipulador de fogo, assim como Jazz. O vampiro reencontra a mulher que ele pensou que estava morta e o destino começa a conspirar a favor do romance, porém enfrentar o passado não é uma tarefa fácil.

“Será certo vivermos o agora pelo agora, sem pensar por nem um segundo em como nossos atos podem afetar nossa vida – e nossa morte? Não era algo que eu podia afirmar, mas talvez, se tivéssemos menos medo de aproveitar as chances e oportunidades antes de o fim chegar, pudéssemos curtir um pouco mais a vida. Ou ter menos medo de vivê-la.”

O que falar do mundo criado por Ana Beatriz Brandão? Confesso que eu estava com um leve “preconceito” com a obra, pois ao saber que um dos personagens principais era um vampiro já imaginei a mesmice de sempre e aí foi que levei uns dez tapas na cara com luva de pelica. A escrita é simplesmente fenomenal e dá um mega orgulho em saber que é de uma autora brasileira, é nossa!

Brandão mistura fantasia, distopia e romance formando um conjunto perfeito. Dois casais são formados, passado é explicado, lutas diárias para sobreviver, guerras, brigas de poder, traições, mentiras, segredos, amor, amizade, romance, inveja, fidelidade e outras temáticas são abordadas. As cenas de ações são tão reais que é possível se imaginar dentro delas e o final apesar de ser exatamente como eu imaginava foi tão emocionante que o meu coração bateu em ritmos acelerados.

O livro foi enviado pela Agência LC- Agência de comunicação para uma leitura coletiva com outros blogs e foi uma experiência bem gratificante. A obra possui uma ótima diagramação, folhas amarelas, símbolos diferentes para os personagens principais pelos capítulos referentes a eles e a capa linda com verniz localizado. Indicado para os amantes de fantasia, distopia e romance em mundo pós-apocalíptico, criado com maestria. Já espero com ansiedade pelo segundo volume.

site: http://feravellar.blogspot.com/2019/01/resenha-sob-luz-da-escuridao-verus.html

My | @_pequenabibliotecaria 30/10/2018

Livro com plot twist muito bom
Lollipop e Jessica são jovem que ficaram presas no laboratório do Instituto e que por causa de uma explosão, conseguiram sair. Ao fugir, elas encontram Chris que as ajuda a sobreviver nesse novo mundo em segurança. Após serem encontradas e Chris tentar retardar aqueles que as querem de volta ao laboratório, elas fogem e são obrigadas a começar uma nova vida.

Esse é meu primeiro contato com a autora e foi uma boa experiência apesar de achar algumas partes do livro desnecessárias ou até mesmo enroladas demais. Foi um livro que eu demorei para entender o que estava acontecendo, o que acabou dificultando na minha proximidade com os personagens, mas que depois eu acabei gostando muito.

Os momentos bons do livro começam quando as jovens encontram o vampiro Evan, que já tem uma longa história de reencontros com a Lolli, o que faz com que eles vivem feito cão e gato. Na maior parte do tempo, esse clichê de jovens que se odeiam mais se amam são super legais, engraçados e rápidos de ler, mas em outros, a leitura fica repetitiva. Além deles não saberem conversar, simplesmente.

O suposto casal secundário foi bem mais gostoso de acompanhar. Jovens conhecendo o mundo, sem nunca ter amado e com medo de sentir isso no mundo em que vivem. Gosto de como as coisas se desenvolveram e como elas permaneceram quando finalmente aconteceu.

A ambientação do livro foi algo que gostei muito, mas o motivo do conflito político não me cativou, apesar de entender. Pelo menos nesse primeiro volume, pouco descobrimos sobre a sociedade em si, o básico que nos é informado serve para acompanhar as descobertas das personagens.

O final foi algo que eu imaginei que poderia acontecer, assim que Lolli e Jazz fugiram, mas que ao decorrer do livro, acabei desencanando e achando que a autora não ia colocar esse plot twist, mas aí vem ela e coloca. POR ISSO, NÃO LEIAM A ÚLTIMA PÁGINA.

Apesar de todas essas observações, o livro com um todo é muito rápido e gostoso de ler. Os personagens são cativantes e a história que vai acontecendo é bem instigante. Estou ansiosa pelo segundo para ver como vai se desenrolar o gancho que foi deixado nesse.

site: https://www.instagram.com/_pequenabibliotecaria/

Maddulobo 12/11/2018

Não é ruim, mas esperava mais
Só comecei a realmente me interessar pelo livro muitas páginas depois. A história não é ruim, ela prende muito o leitor depois de determinado momento, mas pela sinopse imaginei algo totalmente diferente.

Vi mais romance do que fantasia nesse livro, a autora deveria ter explorado bem mais o mundo que criou já que ele é desconhecido para nós. Ela falhou nesse ponto de exploração, se importou demais em construir o relacionamento dos personagens e em alguns pontos senti como se ela tivesse esquecido que eles estão no meio de uma fantasia em um MUNDO PÓS-APOCALÍPTICO.

Como eu disse antes, ela construiu bem a relação dos personagens, não tem como você não se apaixonar por um casal aí... Mas por outro lado, achei algumas cenas em que os protagonistas são bem infantis e imaturos, muitas vezes brigando por coisas bem bobas.

Apesar de tudo que eu citei aqui, recomendo que vocês leiam.
O final foi arrasador e eu fiquei MORRENDO de vontade de ler a continuação.

@devassaliteraria 22/01/2019

#resenhadevassa
Livro: Sob a Luz da Escuridão
Autora: @anabiabrandao
Editora: @veruseditora

Assim foi criado o mundo em que vivíamos: as pessoas matavam por nada e brigavam por tudo. O planeta tinha sido tomado pelo caos. O que tínhamos a perder? Ninguém poderia nos castigar, e sentir medo da morte era para os fracos. Aliás? o medo era um sentimento quase inaceitável. Quem tivesse não sobreviveria uma semana sequer naquele lugar.?

Em Sob a Luz da Escuridão iremos presenciar um mundo pós-apocalíptico, onde a ganância e maldade de um homem foi capaz de causar estragos inimagináveis. Estragos esses, que foram capazes de mudar o DNA humano de quem conseguiu sobreviver a 3° e a 4° guerra mundial.
Foi assim que surgiram os Metacromos, pessoas que sofreram mutações, e agora são seres especiais com poderes extraordinários.
E é assim que conheceremos Jazz e Lolli, duas garotas que lutam para sobreviver depois de conseguirem fugir do instituto que foram mantidas por anos, apenas para tentarem sugar seus poderes e energia, afetando assim as suas memórias, ambas não lembravam de absolutamente nada de seus passados.
Nessa luta pela sobrevivência, Jazz e Lolli são sequestradas e levadas para uma das áreas mais seguras do mundo atual. E é assim que toda a trama começa a se desenvolver.
Seria seguro confiar suas vidas em estranhos que desejam ajudá-las?
Passado que virá a tona. Romances. Conflitos. Lutas. Sangue.

Uma obra eletrizante capaz de te prender do início ao fim.
Muito diferente do que estou acostumada a ler, mas temos casais incríveis nesse mundo maluco, e isso me deixou mais encantada ainda pela obra.
Eu super recomendo essa leitura. E digo com convicção que tenho muito orgulho da literatura nacional.
Por hoje é isso preciosos, espero que tenham gostado da resenha, e se interessem por essa obra linda.
Lembrando, que essa leitura, foi uma leitura coletiva organizada pela equipe incrível da @lcagcomunicacao e eu fiquei MT feliz em participar.
Um beijo da Devassa !

#AnaBeatrizBrandao #SobALuzDaEscuridao #LeituraColetiva #LCAgencia

Ana Gabriela 16/01/2019

Uma ótima introdução!
❝[...] As pessoas matavam por nada e brigavam por tudo. O planeta tinha sido tomado pelo caos.❞ - p. 20

Sob A Luz da Escuridão traz a história de Lollipop, ela e Jazz vivem em um mundo pós apocalíptico (depois da 3ª e 4ª guerra mundial) em que existem os metacromos, que possuem habilidades especiais e alguns são levados pra um Instituto onde são feitos de rato de laboratório. Lolli e Jazz são resgatadas de lá e ficam no “clã” de Chris, o problema é que no processo de pesquisa do Instituto suas memórias são apagadas.

Elas tentam sobreviver no que restou do mundo - Chris treina Lolli para ser uma espécie de guerreira - e procuram saber do próprio passado. Numa dessas tentativas de fugir mais uma vez do Instituto, elas esbarram no vampiro Evan, líder de uma das mais poderosas áreas e esse encontro tem respostas tanto pra Lolli quanto Evan.

❝O mundo não está a salvo dos humanos.❞ - p. 32

A história é bem fluida, a escrita da Ana é cativante, apesar de eu ter tido problema com alguns dos diálogos, às vezes não se encaixam bem na personalidade do personagem. O livro é uma ótima introdução ao que vai acontecer em seguida e o final é um cliffhanger que me deu vontade de esganar a Ana (mas pelo menos ninguém morreu, quer dizer…). Já tô prevendo que vai dar TRETA.

❝[...] Os covardes morrem várias vezes antes da morte, mas o corajoso experimenta a morte apenas uma vez.❞ - p. 163

O livro tem algumas reviravoltas e o Evan é muito espirituoso, pra dizer o mínimo haha. Nesse universo, vampiros não são mitológicos, eles eram humanos que sofreram mutação, precisam de sangue pra sobreviver e tem imortalidade - só pra vocês entenderem a diferença. Lolli foi uma personagem complicada pra mim. Não odiei, mas também não foi gostei muito. Jazz e Sam são secundários maravilhosos e dão um climinha de romance chove não molha engraçado pro livro (também dá vontade de bater na cabeça de ambos pra ver se eles param). Evan e Lolli tem um relacionamento de décadas/séculos (sem exagero, eles vivem pra caraca) e a dinâmica deles é… interessante rsrs.

No todo, eu gostei bastante da história e participar da leitura coletiva foi MUITO legal, a Ana sempre tava lá no grupo rindo da nossa desgraça enquanto liamos hahahaha. No aguardo do segundo livro porque espero conhecer mais dos personagem principais de forma mais individual, fora dos romances e focando nas suas habilidades e personalidades.

site: https://www.instagram.com/p/BssnMBCA-XY/

Jaqueline @nomundodajale 21/01/2019

Eletrizante
Não nos programamos para a morte. Ela é previsível, embora sua chegada seja imprevisível. Engraçado como uma ou duas letras podem mudar completamente o significado de algo.
Vamos entrar em um mundo pós-apocalítico, já se passou a 3º e 4º guerra mundial e o mundo não é mais o mesmo, a humanidade não tem mais compaixão, pra sobreviver você vai ter que matar.
Lollipop e Jazz são resgataras do instituto e não lembram do seu passado, juntas uma cuida da outra como se fossem irmãs, enfrentam juntas os perigoso e uma ajuda a outra a sobreviver. Até que são levadas por dois homens para um lugar que elas não fazem a mínima ideia.
Elas são levadas até o Evan que é um vampiro e chefe de clã, e aí que a história começa de verdade, pois Lollipop não se lembra mas já conheceu o Evan e a última vez que eles se viram as coisas não foram tão agradáveis.
O livro mistura distopia, fantasia e romance vou ser sincera eu espera ver muito menos romance do que teve, achei que às vezes o foco fugiu e ficou só no romance tirando atenção do tema principal do livro.
Mas a leitura é fluida e os personagens te conquistam, quando você perceber já vai estar devorando o livro e ansiosa para a cena seguinte.
Você consegue ver como os personagens vão evoluindo durante o livro. Mesmo eu já suspeitando do final eu fiquei bem surpresa pois eu esperava que fosse acontecer no decorrer do livro não no final e isso me deixou animada pela continuação.
Será certo vivermos o agora pelo agora, sem pensar nem um segundo em como nossos atos podem afetar nossa vida — e nossa morte? Não era algo que eu podia afirma, mas talvez, se tivéssemos menos medo de aproveitar as chances e oportunidades antes de o fim chegar, pudéssemos curtir um pouco mais a vida. Ou ter menos medo de vivê-la.

site: https://www.instagram.com/p/Bs6mrXiATSR/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1sdj7zsd0lks9

dayolive 21/01/2019

Incrível e eletrizante.
O livro se passa num mundo pós-apocalíptico onde a 3° e 4° guerras mundiais já aconteceram e o que restou foi uma terra com mortes e destruição, afetando também no DNA de todos através da radiação e esses geneticamente modificados são chamados de metacromos e entre eles de singular. Aqui temos então, a duas protagonistas, Lollipop e Jessica que foram resgatadas do instituto (um local onde prendem os metacromos para realizar experimentos) e agora estão tentando se adaptar a esse novo mundo cheio de caos, já que apagaram suas memorias.
⠀⠀⠀
💬Também somos apresentados a mais dois protagonistas, Evan e Sam, lembrando que todos tem poderes, Lolli tem o poder da telecinese, Jessica e Sam de fogo e Evan, é um vampiro milenar que existe há mais tempo que os metacromos.
⠀⠀⠀
💬A estória é um misto de fantasia com distopia e romance, com várias situações de lutas e em algumas partes até chocantes que você começa a ler uma página e quando termina um capitulo, já que outro e outro e outro... hahahaha😂
⠀⠀⠀
💬E não é só tensão que encontramos aqui não, tem cenas icônicas e hilárias onde a gente rir horrores😂🤣 aaah e os romance pra mim foi uma misturas de raiva, desespero, felicidade e amor por todos eles,💕 mas meu casal preferido é Sam e Jess, muito amor por eles. ❤
⠀⠀⠀
💬E MINHA GENTE, QUE FINAL BABADO FOI AQUELEEEE😱 (desculpem), Aninha amor, já quero o segundo livro pra ontem rsrs.
⠀⠀⠀
💬Esse minha primeira experiência com a Ana e já estou super ansiosa para ler outros de seus livros. E meu povo, vamos dar mais valor aos nossos autores nacionais porque eles merecem.

site: https://www.instagram.com/literaladys/

Sabendo Ler 16/01/2019

Surpreendente!
O livro se passa em um mundo pós-apocalíptico, séculos antes um líder foi escolhido e ao invés de governar, sua ganância deu origem a uma Terceira Guerra Mundial e logo depois surgiu a Quarta. Cidades inteiras foram dizimadas e pessoas sofreram mutações genéticas graças à radiação das bombas nucleares.
Centenas de anos depois, conhecemos Lolli e Jazz, duas garotas que são resgatas de um instituto onde eram mantidas prisioneiras, com suas memórias apagadas e totalmente confusas, as duas amigas se tornam inseparáveis e dependem da ajuda e treinamento de Chris, um homem bondoso que as ensina tudo que sabe. Mas durante um ataque as duas são obrigadas a fugir, tentando salvar suas próprias vidas. Durante a fuga as garotas são capturadas e levadas para a Área 4, um clã de pessoas que estão tentando se reerguer e retomar suas vidas. É lá que elas conhecem Evan, o lindo líder do grupo, mas aparentemente Evan conhece Lolli a muito mais tempo do que ela imagina...
Bom, eu não consigo mais falar sobre o livro sem soltar algum spoiler, então vou parar por aqui kkk
Eu nem tenho como dizer o tanto que esse livro me surpreendeu, eu não sou o tipo de pessoa que lê distopias, são poucas as que realmente me agradam, mas Sob a Luz da escuridão me prendeu de uma forma que eu realmente não esperava. A leitura é extremamente fluída, com cada capítulo contado por um personagem, acho esse um ponto muito positivo, pois conseguimos ver diversos pontos de vista. É muito fácil também, nos identificarmos com os personagens, seus medos e desejos, mesmo em uma realidade completamente diferente.
Parabéns a autora por esse livro incrível e quero que o final me tirou do eixo, como pode acabar daquele jeito?! Não vejo a hora do livro 2 ser lançado, já não me aguento de curiosidade.

mahferretti 22/11/2020

É... mais ou menos
Não sei dizer como se sinto quanto a esse livro. A história é ótima, mas muitas descrições e nem tantos diálogos foi um poupo complicado pra mim
A escritora cria um mundo pós apocalíptico e persongens muito bem construídos, porém sempre que a leitura estava fluindo descrições chatíssimas surgiam nas próximas páginas
Cheguei a conclusão de que vou ler o próximo, foi o final foi bem inesperado

Giselle 17/01/2019

"Sob a Luz da Escuridão" - Ana Beatriz Brandão
Lollipop acorda sem nenhuma memória. Ela não sabe quem é, qual seu passado e nem o mundo em que vive. Ao conseguir fugir do Instituto que a mantinha presa, ela aprende a primeira lição: o mundo não é mais o mesmo. Depois de guerras e destruição, o DNA humano sofreu mutações devido a radiação e assim surgiram os chamados metamocromos, que são humanos com poderes especiais.
A protagonista descobre que é uma deles e que tem o poder da telecinese, ou seja, ela consegue mover objetos com a mente. Agora ela está sendo caçada pelo Instituto que a prendeu por muitos anos por algum motivo que ela ainda desconhece. Pelo menos, a garota tem a companhia de Jéssica, outra metacromo que estava presa com ela e tem o poder de criar fogo com as próprias mãos. E juntas elas acabam sendo capturadas e levadas até Evan, um vampiro milenar que comanda uma das áreas com os sobreviventes humanos e que parece que conhece muito mais de Lollipop do que ela mesma.
É difícil contar muito mais da história sem estragar pontos chaves, mas o que posso dizer é que a narrativa é eletrizante! Já na primeira página somos jogadas na corrida de Lollipop por sobrevivência e vamos aprendendo junto com a protagonista o que está acontecendo e como funciona esse mundo pós-apocalíptico.
Temos a narrativa em primeira pessoa de quatro personagens, o que gosto bastante, pois acredito que os diversos pontos de vista ajudam a melhorar muito o nosso entendimento da narrativa e também são uma maneira de nos aproximarmos dos personagens e de conhecermos o que se passa em suas cabeças.
Outro ponto positivo é a protagonista, Lollipop. Ela é uma mulher forte, destemida e que está disposta a lutar pelo que acha certo. E mesmo estando nessa jornada de "redescoberta" por não ter mais memórias passadas, ela não perde o foco do que é certo e errado. .
E além da narrativa e personagens que nos prendem na história ainda temos um final de tirar o folêgo! Só posso dizer aqui que quero saber onde isso tudo vai dar! Cadê o segundo livro?! Sendo assim, "Sob a luz da escuridão" da autora nacional @anabiabrandao é uma leitura indispensável para os amantes de distopias, protagonistas fortes e finais surpreendentes!

site: https://www.instagram.com/p/BstpfNmlVB1/

Jujubax 21/01/2021

Gostei
Amei o desenvolvimento dos personagens e da história principalmente, a autora conseguiu criar um universo totalmente novo diferente de tudo q eu já tinha visto. As surpresas eram mt boas, quando a gente pensava q tal coisa ia acontecer vinha outra totalmente diferente. Achei o casal principal um pouco infantil, bem pouco msm, foi a única coisa q me desagradou um pouco, além do fato de ter visões de personagens diferentes. Mas fora isso o livro é maravilhoso e super recomendo.

Paty 24/05/2022

Emocionante
Gostei muito da leitura, ela é fluida e te faz querer saber mais sobre o universo
Gostei bastante dos plots twist e não esperava o final, minha amiga me emprestou e não me arrependo de dedicar meu tempo a essa obra prima