Sob a Luz da Escuridão

Sob a Luz da Escuridão Ana Beatriz Brandão

Resenhas - Sob a Luz da Escuridão

yasmim294 29/05/2022

"Durante esses cento e cinquenta anos, eu não esqueci você nem por um segundo."
Inicialmente, estava com um leve "preconceito" porque um dos personagens é um vampiro. Enrolei para ler, mas acaba que submergi ao mundo em que a Ana criou.
As pessoas sofreram mutações por conta da radiação, dando origem aos metacromos (singulares), que são seres humanos com poderes, mas cada um tem sua característica. Lollipop, a protagonista, tem o poder da telecinese, ou seja, pode mover coisas com a mente. A descrição dos poderes dela é incrível, assim como da Jazz, a melhor amiga da Lolli, que é basicamente uma tocha humana.
As Guerras, o cenário pós apocalíptico, o modo como as pessoas vão contra seus princípios para sobreviver, O Instituto, Eles, a história do passado do Evan (o vampiro milenar), e o desenvolvimento da Amélia, Destiny, Celena, até se tornar Lolli , me deixou encantada, realmente um enredo único e envolvente. As cicatrizes da Lollipop sendo esclarecidas, a descoberta do que elas realmente são, e aquele final que atiça a curiosidade.
No geral, a história do Evan e da Lolli é muito linda. O Sam e a Jéssica também são uns fofos. Acho que poderia ter um aprofundamento melhor com relação ao Instituto e os metracomos. A história do Liam (irmão do Evan), Violet e Leonard ficou breve, fiquei com algumas dúvidas, espero que sejam esclarecidas no livro seguinte.
Tudo é mais focado no desenvolvimento da relação amorosa dos personagens. Mesmo assim, estou satisfeita com a leitura. Fiquei rindo igual uma criança com as gracinhas dos personagens. Nada como um livrinho nacional!!!

Lá vai algumas frases que marquei:

"Se eles não reconhecem o seu esforço, é porque não merecem a sua atenção."

"Amélia me ensinara o que era amor, e Celena, apesar de tudo, o que era esperança e perdão. Mas nenhuma das duas tinha sido capaz de mostrar que cada uma daquelas coisas valia a pena. Ao contrário de Lollipop. Porque a primeira tinha o meu coração; a segunda, a minha alma; e a terceira tinha tudo o que eu era."

"Eu amo você. E, se for preciso destruir o mundo inteiro ou reconstruí-lo para te provar isso, então é o que eu vou fazer."

"Dicas lendárias arcaicas de moda para ser estiloso até num mundo pós-apocalíptico" (te amo emily, espero que ela tenha mais protagonismo no segundo livro)

"Um vampiro e uma singular, separados várias vezes pelo tempo, mas sempre voltando um para o outro, independente do que se colocasse entre eles."

"Não importa que eu viva mais um dia ou um milênio, desde que você esteja ao meu lado."

"Os covardes morrem várias vezes antes da morte, mas o corajoso experimenta a morte apenas uma vez"

amante de romances 13/07/2021

Incrível
Os personagens são maravilhosos, todos têm um gigantesco desenvolvimento conforme o livro, podemos sentir as mudanças na protagonista conforme o tempo passa. No início fiquei um pouco travado na leitura, porém a partir da metade do livro a ação se tornou mais ativa, e o enredo não focou tanto no romance, o que deixou mais atrativo para mim. Plots muito bons, cenários mágicos (na medida do possível, é uma distopia afinal), enredo envolvente e personagens bem construídos.

Gabi 28/12/2018

Que final foi esse? Preciso urgente da continuação. Lolli e Evan brigam mais que gato e rato haha. Jazz me irritou muito do começo ao meio do livro, mas ela melhorou. Achei ela cm atitudes bem infantis, mas é uma ótima garota. A relação da Jazz e da Lolli é mãe e filha, uma amizade linda! Evan é bem bad boy, sensual e muito delícia ? O livro tem diálogos fluídos, é de fácil leitura. Cheio de ação, aventuras e romance.

Gabi | @ps_gabih 08/01/2020

Sob a luz da escuridão se passa numa época pós apocalíptica onde grande parte da população foi extinta, e parte da que restou sofreu mutações desenvolvendo alguns poderes, os Metacromos.

No meio de tudo isso está Lollipop, que saiu do instituto em que estava presa com a memória em branco.

E Evan, que é um vampiro e líder de uma área em que os sobreviventes do caos vivem. .

Uma das coisas que mais achei interessante no livro é que a gnt sabe que existe alguém de olho no povo enquanto eles se destroem pra conseguir os contêineres que são arremessados.

Tipo, o povo se matando pra sobreviver.
Gostei mto da dinâmica entre Lolli e Evan, todo aquele passado que está sendo descoberto e tal. .

Tiveram coisas que me deixaram com uma interrogação na cabeça, tipo, de onde vem o sangue que Evan consome? .

Além de eu ter ficado com a sensação de que tudo aquilo que eles vivem não passa de um experimento, tipo Divergente, onde as pessoas são colocadas no próprio limite. .

Pretendo ler a continuação porq o livro terminou de uma maneira bem interessante e acho que vai ferrar tudo

Carol | @carolmariotti 18/01/2019

Resenha do blog Leitura Virtual
O mundo ruiu. Leonard Travis Goyle, um ditador terrível tomou o poder e mostrou todo o seu ódio. Uma raça considerada superior foi criada: alta, magra, branca, olhos e cabelos claros. Todos que não se encaixavam nisso deveriam ser eliminados. Terceira Guerra Mundial, morte, horror, medo. O mundo resolveu brigar, se defender. Quarta Guerra Mundial e dois terços da humanidade foi destruída.

"Era tão monstruoso que, em certo momento, a humanidade perdeu o medo de morrer. E deu sua resposta. Assim se iniciou a quarta guerra mundial." p. 20

Agora, Lollipop vive num mundo onde o medo não existe, como também não existe compaixão, amor, empatia. É cada um por si, se defendendo da morte e tentando sobreviver. Todas as guerras, bombas e radiações deram origem aos Metacromos, seres parecidos com os humanos mas com a genética peculiar: Lollipop move coisas com a mente. Jessica e Sam controla o fogo.

Mas toda essa genética rara despertou o interesse dos seguidores de Goyle, que embora tenha morrido, deixou um legado de ódio e destruição. Um instituto foi criado para pesquisar sobre os Metacromos e muitos são torturados e mantidos presos lá dentro. Foi assim que Lolli e Jéssica se conheceram. Elas fugiram juntas com a ajuda de Chris, sem ideia de quem era e como chegou ali, Lollipop teve que aprender a ser alguém naquele mundo assassino.

Tudo muda drasticamente quando o local onde eles moram é invadido e as meninas são obrigadas a deixar Chris para trás, que morre para que elas fujam. Sem saber como viver nesse mundo, e sem a proteção de Chris, as meninas são raptadas e levadas até Evan, um vampiro milenar que tem memórias sobre Lollipop que ela mesma não possuí.

Logo no primeiro encontro nós conseguimos ver a química do casal, que em meio a uma discussão que quase se torna uma briga física, percebem que há sentimentos mal resolvidos entre ambos. Em meio ao caos pós guerra mundial os dois iniciam um romance intenso e Lollipop passa a conhecer mais do seu passado misterioso. Porém, num mundo onde matar e morrer estão diretamente ligados, os dois logo percebem que vão precisar enfrentar muitos desafios se quiserem realmente ficar juntos.

Sob a Luz da Escuridão é o retorno de Ana Beatriz Brandão para a fantasia, depois do grande sucesso de O garoto do Cachecol Vermelho e A Garota das Sapatilhas Brancas, ela nos apresenta uma distopia fantástica com uma proposta inovadora e ousada. Evan é o badboy que amamos odiar ou odiamos amar, quem sabe ao certo? Ele consegue ser irritante e adorável ao mesmo tempo e desperta nossas mais intensas emoções.
Lollipop foge da mocinha indefesa que precisa de um vampiro sanguento para ser salva, mesmo com muitos receios desse mundo que ela pouco conhece ela sabe se defender e defende Jessica como se fosse sua irmã mais velha, mas alguns de seus dilemas pessoais podem ser bem irritantes (como uma outra mocinha que a Ana criou, só que não tanto hehe)
Mas o meu personagem preferido de toda essa história é o Sam, ele foi criado pelo Evan mas manteve uma essência pura que trás uma leveza unica para a história, ter ele em determinadas cenas é tranquilizador.

De maneira geral, Sob a Luz da Escuridão é a introdução de um universo único, que Ana Beatriz nos trouxe com maestria e que vai te fazer suspirar e tremer ao mesmo tempo.

site: http://www.blogleituravirtual.com/2018/08/resenha-sob-luz-da-escuridao-ana.html

Jujubax 21/01/2021

Gostei
Amei o desenvolvimento dos personagens e da história principalmente, a autora conseguiu criar um universo totalmente novo diferente de tudo q eu já tinha visto. As surpresas eram mt boas, quando a gente pensava q tal coisa ia acontecer vinha outra totalmente diferente. Achei o casal principal um pouco infantil, bem pouco msm, foi a única coisa q me desagradou um pouco, além do fato de ter visões de personagens diferentes. Mas fora isso o livro é maravilhoso e super recomendo.

Giselle 17/01/2019

"Sob a Luz da Escuridão" - Ana Beatriz Brandão
Lollipop acorda sem nenhuma memória. Ela não sabe quem é, qual seu passado e nem o mundo em que vive. Ao conseguir fugir do Instituto que a mantinha presa, ela aprende a primeira lição: o mundo não é mais o mesmo. Depois de guerras e destruição, o DNA humano sofreu mutações devido a radiação e assim surgiram os chamados metamocromos, que são humanos com poderes especiais.
A protagonista descobre que é uma deles e que tem o poder da telecinese, ou seja, ela consegue mover objetos com a mente. Agora ela está sendo caçada pelo Instituto que a prendeu por muitos anos por algum motivo que ela ainda desconhece. Pelo menos, a garota tem a companhia de Jéssica, outra metacromo que estava presa com ela e tem o poder de criar fogo com as próprias mãos. E juntas elas acabam sendo capturadas e levadas até Evan, um vampiro milenar que comanda uma das áreas com os sobreviventes humanos e que parece que conhece muito mais de Lollipop do que ela mesma.
É difícil contar muito mais da história sem estragar pontos chaves, mas o que posso dizer é que a narrativa é eletrizante! Já na primeira página somos jogadas na corrida de Lollipop por sobrevivência e vamos aprendendo junto com a protagonista o que está acontecendo e como funciona esse mundo pós-apocalíptico.
Temos a narrativa em primeira pessoa de quatro personagens, o que gosto bastante, pois acredito que os diversos pontos de vista ajudam a melhorar muito o nosso entendimento da narrativa e também são uma maneira de nos aproximarmos dos personagens e de conhecermos o que se passa em suas cabeças.
Outro ponto positivo é a protagonista, Lollipop. Ela é uma mulher forte, destemida e que está disposta a lutar pelo que acha certo. E mesmo estando nessa jornada de "redescoberta" por não ter mais memórias passadas, ela não perde o foco do que é certo e errado. .
E além da narrativa e personagens que nos prendem na história ainda temos um final de tirar o folêgo! Só posso dizer aqui que quero saber onde isso tudo vai dar! Cadê o segundo livro?! Sendo assim, "Sob a luz da escuridão" da autora nacional @anabiabrandao é uma leitura indispensável para os amantes de distopias, protagonistas fortes e finais surpreendentes!

site: https://www.instagram.com/p/BstpfNmlVB1/

anaaroch 24/01/2024

Confesso que me surpreendi
Eu esperava bem menos do livro e que ele fosse mais previsível como tinha visto algumas pessoas falarem..
Não é um livro totalmente inovador ou com plots, mas o enredo e os personagens são bens construídos e desenvolvidos em todo o decorrer do livro. Ansiosa pra ler o segundo! ??

Sabendo Ler 16/01/2019

Surpreendente!
O livro se passa em um mundo pós-apocalíptico, séculos antes um líder foi escolhido e ao invés de governar, sua ganância deu origem a uma Terceira Guerra Mundial e logo depois surgiu a Quarta. Cidades inteiras foram dizimadas e pessoas sofreram mutações genéticas graças à radiação das bombas nucleares.
Centenas de anos depois, conhecemos Lolli e Jazz, duas garotas que são resgatas de um instituto onde eram mantidas prisioneiras, com suas memórias apagadas e totalmente confusas, as duas amigas se tornam inseparáveis e dependem da ajuda e treinamento de Chris, um homem bondoso que as ensina tudo que sabe. Mas durante um ataque as duas são obrigadas a fugir, tentando salvar suas próprias vidas. Durante a fuga as garotas são capturadas e levadas para a Área 4, um clã de pessoas que estão tentando se reerguer e retomar suas vidas. É lá que elas conhecem Evan, o lindo líder do grupo, mas aparentemente Evan conhece Lolli a muito mais tempo do que ela imagina...
Bom, eu não consigo mais falar sobre o livro sem soltar algum spoiler, então vou parar por aqui kkk
Eu nem tenho como dizer o tanto que esse livro me surpreendeu, eu não sou o tipo de pessoa que lê distopias, são poucas as que realmente me agradam, mas Sob a Luz da escuridão me prendeu de uma forma que eu realmente não esperava. A leitura é extremamente fluída, com cada capítulo contado por um personagem, acho esse um ponto muito positivo, pois conseguimos ver diversos pontos de vista. É muito fácil também, nos identificarmos com os personagens, seus medos e desejos, mesmo em uma realidade completamente diferente.
Parabéns a autora por esse livro incrível e quero que o final me tirou do eixo, como pode acabar daquele jeito?! Não vejo a hora do livro 2 ser lançado, já não me aguento de curiosidade.

Júuuu 25/11/2020

Sob a Luz da Escuridão
Confesso que fiquei dias de cama depois que li porque não tinham lançado o ?Entre a Luz e a Escuridão? ainda. Pra quem gosta dos temas de Fim do mundo + Críticas sobre o estereótipo físico + Romance Fanfic = esse livro é perfeito!

@devassaliteraria 22/01/2019

#resenhadevassa
Livro: Sob a Luz da Escuridão
Autora: @anabiabrandao
Editora: @veruseditora

Assim foi criado o mundo em que vivíamos: as pessoas matavam por nada e brigavam por tudo. O planeta tinha sido tomado pelo caos. O que tínhamos a perder? Ninguém poderia nos castigar, e sentir medo da morte era para os fracos. Aliás? o medo era um sentimento quase inaceitável. Quem tivesse não sobreviveria uma semana sequer naquele lugar.?

Em Sob a Luz da Escuridão iremos presenciar um mundo pós-apocalíptico, onde a ganância e maldade de um homem foi capaz de causar estragos inimagináveis. Estragos esses, que foram capazes de mudar o DNA humano de quem conseguiu sobreviver a 3° e a 4° guerra mundial.
Foi assim que surgiram os Metacromos, pessoas que sofreram mutações, e agora são seres especiais com poderes extraordinários.
E é assim que conheceremos Jazz e Lolli, duas garotas que lutam para sobreviver depois de conseguirem fugir do instituto que foram mantidas por anos, apenas para tentarem sugar seus poderes e energia, afetando assim as suas memórias, ambas não lembravam de absolutamente nada de seus passados.
Nessa luta pela sobrevivência, Jazz e Lolli são sequestradas e levadas para uma das áreas mais seguras do mundo atual. E é assim que toda a trama começa a se desenvolver.
Seria seguro confiar suas vidas em estranhos que desejam ajudá-las?
Passado que virá a tona. Romances. Conflitos. Lutas. Sangue.

Uma obra eletrizante capaz de te prender do início ao fim.
Muito diferente do que estou acostumada a ler, mas temos casais incríveis nesse mundo maluco, e isso me deixou mais encantada ainda pela obra.
Eu super recomendo essa leitura. E digo com convicção que tenho muito orgulho da literatura nacional.
Por hoje é isso preciosos, espero que tenham gostado da resenha, e se interessem por essa obra linda.
Lembrando, que essa leitura, foi uma leitura coletiva organizada pela equipe incrível da @lcagcomunicacao e eu fiquei MT feliz em participar.
Um beijo da Devassa !

#AnaBeatrizBrandao #SobALuzDaEscuridao #LeituraColetiva #LCAgencia

Maddulobo 12/11/2018

Não é ruim, mas esperava mais
Só comecei a realmente me interessar pelo livro muitas páginas depois. A história não é ruim, ela prende muito o leitor depois de determinado momento, mas pela sinopse imaginei algo totalmente diferente.

Vi mais romance do que fantasia nesse livro, a autora deveria ter explorado bem mais o mundo que criou já que ele é desconhecido para nós. Ela falhou nesse ponto de exploração, se importou demais em construir o relacionamento dos personagens e em alguns pontos senti como se ela tivesse esquecido que eles estão no meio de uma fantasia em um MUNDO PÓS-APOCALÍPTICO.

Como eu disse antes, ela construiu bem a relação dos personagens, não tem como você não se apaixonar por um casal aí... Mas por outro lado, achei algumas cenas em que os protagonistas são bem infantis e imaturos, muitas vezes brigando por coisas bem bobas.

Apesar de tudo que eu citei aqui, recomendo que vocês leiam.
O final foi arrasador e eu fiquei MORRENDO de vontade de ler a continuação.

My | @_pequenabibliotecaria 30/10/2018

Livro com plot twist muito bom
Lollipop e Jessica são jovem que ficaram presas no laboratório do Instituto e que por causa de uma explosão, conseguiram sair. Ao fugir, elas encontram Chris que as ajuda a sobreviver nesse novo mundo em segurança. Após serem encontradas e Chris tentar retardar aqueles que as querem de volta ao laboratório, elas fogem e são obrigadas a começar uma nova vida.

Esse é meu primeiro contato com a autora e foi uma boa experiência apesar de achar algumas partes do livro desnecessárias ou até mesmo enroladas demais. Foi um livro que eu demorei para entender o que estava acontecendo, o que acabou dificultando na minha proximidade com os personagens, mas que depois eu acabei gostando muito.

Os momentos bons do livro começam quando as jovens encontram o vampiro Evan, que já tem uma longa história de reencontros com a Lolli, o que faz com que eles vivem feito cão e gato. Na maior parte do tempo, esse clichê de jovens que se odeiam mais se amam são super legais, engraçados e rápidos de ler, mas em outros, a leitura fica repetitiva. Além deles não saberem conversar, simplesmente.

O suposto casal secundário foi bem mais gostoso de acompanhar. Jovens conhecendo o mundo, sem nunca ter amado e com medo de sentir isso no mundo em que vivem. Gosto de como as coisas se desenvolveram e como elas permaneceram quando finalmente aconteceu.

A ambientação do livro foi algo que gostei muito, mas o motivo do conflito político não me cativou, apesar de entender. Pelo menos nesse primeiro volume, pouco descobrimos sobre a sociedade em si, o básico que nos é informado serve para acompanhar as descobertas das personagens.

O final foi algo que eu imaginei que poderia acontecer, assim que Lolli e Jazz fugiram, mas que ao decorrer do livro, acabei desencanando e achando que a autora não ia colocar esse plot twist, mas aí vem ela e coloca. POR ISSO, NÃO LEIAM A ÚLTIMA PÁGINA.

Apesar de todas essas observações, o livro com um todo é muito rápido e gostoso de ler. Os personagens são cativantes e a história que vai acontecendo é bem instigante. Estou ansiosa pelo segundo para ver como vai se desenrolar o gancho que foi deixado nesse.

site: https://www.instagram.com/_pequenabibliotecaria/

Mah Chagas 15/01/2021

Finalmente tô descobrindo como os autores nacionais são talentosos, e 1 deles sem duvidas é a Ana, adorei a historia e super fluiu, sem falar q ja quero muito pegar a continuação.