Sob a Luz da Escuridão

Sob a Luz da Escuridão Ana Beatriz Brandão

Resenhas - Sob a Luz da Escuridão

Jaqueline @nomundodajale 21/01/2019

Eletrizante
Não nos programamos para a morte. Ela é previsível, embora sua chegada seja imprevisível. Engraçado como uma ou duas letras podem mudar completamente o significado de algo.
Vamos entrar em um mundo pós-apocalítico, já se passou a 3º e 4º guerra mundial e o mundo não é mais o mesmo, a humanidade não tem mais compaixão, pra sobreviver você vai ter que matar.
Lollipop e Jazz são resgataras do instituto e não lembram do seu passado, juntas uma cuida da outra como se fossem irmãs, enfrentam juntas os perigoso e uma ajuda a outra a sobreviver. Até que são levadas por dois homens para um lugar que elas não fazem a mínima ideia.
Elas são levadas até o Evan que é um vampiro e chefe de clã, e aí que a história começa de verdade, pois Lollipop não se lembra mas já conheceu o Evan e a última vez que eles se viram as coisas não foram tão agradáveis.
O livro mistura distopia, fantasia e romance vou ser sincera eu espera ver muito menos romance do que teve, achei que às vezes o foco fugiu e ficou só no romance tirando atenção do tema principal do livro.
Mas a leitura é fluida e os personagens te conquistam, quando você perceber já vai estar devorando o livro e ansiosa para a cena seguinte.
Você consegue ver como os personagens vão evoluindo durante o livro. Mesmo eu já suspeitando do final eu fiquei bem surpresa pois eu esperava que fosse acontecer no decorrer do livro não no final e isso me deixou animada pela continuação.
Será certo vivermos o agora pelo agora, sem pensar nem um segundo em como nossos atos podem afetar nossa vida — e nossa morte? Não era algo que eu podia afirma, mas talvez, se tivéssemos menos medo de aproveitar as chances e oportunidades antes de o fim chegar, pudéssemos curtir um pouco mais a vida. Ou ter menos medo de vivê-la.

site: https://www.instagram.com/p/Bs6mrXiATSR/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1sdj7zsd0lks9

dayolive 21/01/2019

Incrível e eletrizante.
O livro se passa num mundo pós-apocalíptico onde a 3° e 4° guerras mundiais já aconteceram e o que restou foi uma terra com mortes e destruição, afetando também no DNA de todos através da radiação e esses geneticamente modificados são chamados de metacromos e entre eles de singular. Aqui temos então, a duas protagonistas, Lollipop e Jessica que foram resgatadas do instituto (um local onde prendem os metacromos para realizar experimentos) e agora estão tentando se adaptar a esse novo mundo cheio de caos, já que apagaram suas memorias.
⠀⠀⠀
💬Também somos apresentados a mais dois protagonistas, Evan e Sam, lembrando que todos tem poderes, Lolli tem o poder da telecinese, Jessica e Sam de fogo e Evan, é um vampiro milenar que existe há mais tempo que os metacromos.
⠀⠀⠀
💬A estória é um misto de fantasia com distopia e romance, com várias situações de lutas e em algumas partes até chocantes que você começa a ler uma página e quando termina um capitulo, já que outro e outro e outro... hahahaha😂
⠀⠀⠀
💬E não é só tensão que encontramos aqui não, tem cenas icônicas e hilárias onde a gente rir horrores😂🤣 aaah e os romance pra mim foi uma misturas de raiva, desespero, felicidade e amor por todos eles,💕 mas meu casal preferido é Sam e Jess, muito amor por eles. ❤
⠀⠀⠀
💬E MINHA GENTE, QUE FINAL BABADO FOI AQUELEEEE😱 (desculpem), Aninha amor, já quero o segundo livro pra ontem rsrs.
⠀⠀⠀
💬Esse minha primeira experiência com a Ana e já estou super ansiosa para ler outros de seus livros. E meu povo, vamos dar mais valor aos nossos autores nacionais porque eles merecem.

site: https://www.instagram.com/literaladys/

Lary @sonhandoacordadacomlary 21/01/2019

Sob a luz da escuridão
??Olá sonhadores e sonhadoras, tudo bem com vocês?
?Hoje vim trazer a resenha de um livro que li recentemente. Eu era a mais atrasada da leitura coletiva sem dúvida, mas sexta comecei e terminei agora pouco. Queria saber só o porquê de eu não ter lido antes.
Nome: Sob a luz da escuridão
Autora: @
Editora: @
Recebido por: @
Páginas: 336
Nota: 5?'s + ?
?"Às vezes, tudo o que a gente precisa é de um pouco de fé na humanidade, menininha."
?Após a quarta guerra mundial o mundo está destruído, ninguém conhece o bem e todo mundo sabe que para sobreviver precisa destruir o outro. Os humanos já não eram como antes, o seu DNA foi mudado dando origem aos METACROMOS.
?Lollipop acorda e sai correndo enquanto o prédio que estava começa a ser destruído, enquanto tenta salvar sua própria vida encontra um cara (Chris) e uma garota por volta de seus 16 anos (Jéssica). Ao sair de lá eles vão viver juntos para um ajudar o outro.
Lollipop controla as coisas com a mente, Jezz e Sam Controlam o fogo e Evan, bom ele é um vampiro. Vivem no mundo onde ninguém tem medo, e a sobrevivência é o que realmente importa.
?Lollipop e Jazz estão juntas a muito tempo, desde que o instituto usavam elas para pesquisas. Durante uma revolta Chris aparece para ajudá-las. Dois anos se passaram até que eles precisam se afastar e as meninas precisam começar sua vida em outro lugar, mas nada é tão fácil assim e elas são logo sequestradas.
?Sam e um amigo sequestra as meninas para o líder do clã, Evan. Lollipop já fez parte de seu passado, mas ele resolve que não é seguro contar tudo ao mesmo tempo e aos poucos vai revelando tudo o que sabe. Logo no começo percebemos uma química bem forte entre Lollipop e Evan e confesso que é lindinho, mesmo eles estando num mundo destruído.
?As pessoas do clã começam a desafiar o Evan, coisa que ninguém ali tinha coragem de fazer antes. Alguém estava mudando a mente das pessoas ali, havia um traidor, mas ninguém sabe ou imagina quem possa ser.
?Jezz e Sam começam a treinar juntos, já que a menina não sabia o que seu poder era capaz de fazer, e quando ela descobre é uma felicidade. Os dois começam a ficar próximos até que algo a mais acaba acontecendo.
?Jezz é a bebezinha de Lollipop, e Sam de Evan. Vê os dois "pais" ou "irmãos" protetores querendo proteger as crianças e lindo!
?Reviravoltas acontecem a todo tempo no livro, e você não consegue parar por um segundo, você precisa de mais. Eu amei o livro, os personagens e as frases que o livro teve. Gastei meus post-it todos e quando acabei não sabia o que fazer da vida, só sabia que queria continuação do livro. Então LEIAM!
?Essa foi minha primeira experiência lendo livro da @ que recebi para leitura coletiva da @lc e confesso que amei o livro, os personagens são cativamentes e o livro e fluido demais.
??Essa foi a resenha de hoje, espero que vocês tenham gostado.

Ray Freire 21/01/2019

Que livro incrível!
Em " Sob a luz da escuridão " somos apresentados há um mundo pós-apocalíptico, onde a ganância de um homem quase levou a raça humana em extinção, junto com as guerras nasceram metacromos, pessoas com poderes especiais, Lollipop e Jazz são duas amigas que conseguiram fugir de um instituto onde eram mantidas presas e agora juntas vão ter que enfrentar todos os perigos e ainda encontrar um lugar seguro em meio ao caos.
Que livro eletrizante!
Sob a luz da escuridão é uma fantasia misturada com uma distopia repleta de ação e muitas reviravoltas, a Ana soube criar um cenário muito detalhista que faz você perder o fôlego e viajar completamente para dentro do livro, uma leitura viciante que te faz grudar nas páginas e só sair quando chega ao final, e que final foi aquele ? De deixar qualquer um de queixo caído e desesperado para o segundo volume.
O livro é uma fantasia mas com uma pitada de realidade nele, espero sinceramente que a gente não chegue ao ponto que esse livro chegou mais em alguns pequenos detalhes já conseguirmos vê momentos que passamos hoje e isso me deixou muito triste.
Um ponto muito positivos foi que a Ana em meio a todo o caos e tragédia ela conseguiu envolver o romance e amizade no livro na dosagem certa, sou completamente apaixonada no Evan e na Lollipop um casal excêntrico e muito louco que me conquistou desde o primeiro encontro.
Os capítulos são contados por quatro personagens mais em nenhum momento eu me sentir confusa, pelo contrário só me permitiu conhecer mais sobre cada personagem e ter uma visão melhor de tudo que estava acontecendo.
Parabéns @anabiabrandao por nós trazer mais uma história maravilhosa e dona @veruseditora quero a continuação para já 😂😂.

site: @umaviajanteliteraria

Barbara (@quemleumlivro) 21/01/2019

Uma história eletrizante
Lollipop é uma metacromo poderosa que não sabe o tamanho do seu poder. Junto com sua amiga quase irmã Jazz, elas precisam descobrir como sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, aonde não se pode confiar em ninguém. Quando o destino coloca no seu caminho um vampiro irresistível, que ama e o odeia alguém muito parecida com Lollipop, ela precisa conciliar a razão com a emoção e descobrir sobre o seu passado e o de Evan.
Esse livro foi a grande surpresa do meu final de 2018. Uma mistura de suspense, ficção científica e romance que ficou tão perfeita, que faz você não conseguir largar o livro. Mas sem dúvidas, o que eu mais gostei desse livro foi a intertextualidade. A Ana é uma autora super inteligente que faz com que uma fantasia tenha inúmeras ligações com a realidade, e dessa forma coloca o leitor para pensar o que a gente está fazendo com nossa sociedade. Gostei muito dessa leitura e indico esse livro para todos.

Uinayara 21/01/2019

Resenha Sob a luz da escuridão
Depois que um terrível ditador causou a Terceira Guerra Mundial e, suas ações culminam com a Quarta Guerra Mundial, o mundo já não é mais como conhecemos! Grande parte da população foi dizimada e a radiação modificou o DNA de muitas pessoas, fazendo surgir os metacromos, pessoas com poderes extraordinários e temidos por muitos. É nesse cenário que conhecemos Lollipop e Jessica, elas acabaram de fugir da grande instituição que tenta capturar os metacromos e são ajudadas por Chris, pois suas memórias foram alteradas. Mas após um confronto são separados e ela acaba sendo capturada por Evan, uma vampiro milenário que diz que ela faz parte do seu passado. E, agora os dois precisam lidar um com o outro enquanto lutam pela sua sobrevivência.
?????????
Não é a primeira vez que me deparo com um livro nacional extremamente bem escrito e com uma história ricamente construída. Ana Beatriz Brandão nos surpreende com um mundo apocalíptico novo e personagens cativantes. Um livro cheio de ação, romance, brigas e cenas de deixar o queixo caído. E sem falar que o final te deixa em extrema agonia pelo próximo volume! Leiam, meus amores! Apenas leiam!

Malu | @dicas_de_malu 21/01/2019

Um universo interessante e com bastante potencial para a continuação
Uma das coisas que mais gostei em Sob a luz da escuridão foi o universo criado pela Ana Beatriz Brandão. Ela trouxe uma realidade em que o mundo foi totalmente destruído pela arrogância e desejo de poder do ser humano, o que proporciona várias reflexões interessantes. Além disso, é interessante ir compreendendo aos poucos no que o mundo havia se transformado e como as pessoas estavam tentando se organizar para sobreviver.

Outro ponto positivo do livro é a facilidade com que a autora descreve esse mundo. Ela tem uma escrita direta e muito clara, que permite ao leitor entender com facilidade aquela ambientação e a crueldade desse universo pós-apocalíptico. Com isso, as descrições são suficientes para fazer o leitor compreender aquele mundo, mas sem deixar a leitura cansativa ou arrastada. Destaca-se ainda que a trama do livro já começa bastante dinâmica e cheia de mistérios, portanto, não é difícil se envolver com a leitura.

Com relação aos personagens, achei o quarteto principal muito carismático. Todos eles possuem personalidades diferentes, mas conquistam a simpatia do leitor pela situação em que se encontram e pelos laços que vão formando ao longo do livro.

No entanto, por mais que eu tenha gostado do universo criado pela autora e dos personagens, algumas coisas me incomodaram. A principal delas foi o fato de que o romance tira muito o foco da história e, na metade do livro, os casais que se formam passam a ser o centro da trama. Por mais que eu adore um romance e até tenha torcido pelos casais que se formaram, acredito que essa parte acabou ocupando mais espaço na trama que deveria. Também me incomodou o fato de que os conflitos dos personagens foram se tornando repetitivos.

Deste modo, Sob a luz da escuridão foi uma boa introdução a esse mundo pós-apocalíptico criado pela Ana Beatriz Brandão e me deixou curiosa para conferir os próximos livros. Acredito que é um universo que ainda tem muito a ser explorado e, caso o romance seja mais dosado na trama, a leitura do segundo livro tem tudo para ser muito interessante. Assim, estou ansiosa para que ele seja publicado e eu possa descobrir os rumos que a autora dará para essa história.

site: http://www.dicasdemalu.com.br/2019/01/resenha-sob-luz-da-escuridao.html

Jessé 20/01/2019

Se você acompanha a literatura nacional (se não o faz, deveria), sabe que a autora Ana Beatriz Brandão é uma das jovens promissoras dessa geração. Mesmo sendo tão nova, já publicou CINCO livros, e dois deles, O Garoto do Cachecol Vermelho e A Garota das Sapatilhas Brancas serão adaptados para um único filme. Qual autor não quer ter seu livro adaptado para os cinemas?

Seu último livro, Sob a Luz da Escuridão, parece ser o maior desafio da autora, ao criar um mundo pós-apocalíptico com humanos geneticamente modificados. A princípio, um bom plano de fundo. Mas será que funcionou?

O mundo já enfrentou sua Quarta Guerra Mundial, e nada mais é como antes. Tudo fora destruído, e agora, os poucos sobreviventes, formaram grupos. O DNA humano sofreu mutações, e acabou gerando as pessoas conhecidas como metacromos. Cada metacromo tem um poder diferente, como se fossem um super-herói (ou vilão).

No meio disso tudo, estão Lollipop e Jessica, duas amigas resgatadas do Instituto, um lugar que, ao pé da letra, quer ferrar com os metacromos. E, bom, é um mundo pós-apocalíptico, e você tem poderes. O que você faz? Se esconde e treina, pois ninguém sabe ao certo do que o Instituto é capaz de fazer.

Lollipop e Jazz se tornam inseparáveis, e Lolli acaba tomando o papel de irmã mais velha da situação. Por mais que Jazz se faça de durona, também tem suas inseguranças, e precisa de alguém ao seu lado para auxiliá-la.

Por outro lado, Lollipop está cada vez mais perdida, ainda mais quando o líder do clã que as resgataram, Evan, um vampiro milenar, diz que ele e Lollipop já tiveram dois encontros no passado, mas ela possuía. Era como se ela morresse e ressuscitasse, sempre com um nome novo, e sem se lembrar de sua vida anterior. A mente de qualquer pessoa bugaria.

O livro é narrado em primeira pessoa e, mesmo que Lollipop seja a "protagonista", também temos os pontos-de-vista de outros personagens, como Jazz e Evan. A narração não é lenta, mas demora um pouco até pegarmos o ritmo do livro. Aos poucos (bem aos poucos), vamos descobrindo sobre o que houve com o mundo até chegarmos ao dia atual, e demora ainda mais até que saibamos mais sobre as vidas passadas de Lollipop. Afinal, o que poderia estar acontecendo? Era mesmo ela? Ou seria tudo fruto da imaginação de Evan, que imaginava alguém como ela?

Acompanho o trabalho da Ana Bia sempre que posso, e confesso que gosto mais das suas histórias de fantasia. Quando vi Sob a Luz da Escuridão, pensei que seria um puta livro de fantasia, mas me enganei. Por mais que haja os elementos pós-apocalípticos e os metacromos usem seus poderes, o verdadeiro foco da história são os sentimentos, principalmente o romance, marca registrada da autora. Mas também vemos companheirismo, lealdade, medo e vingança.

Não, isso não torna a história ruim mas, num livro pós-apocalíptico onde humanos geneticamente modificados têm poderes, nós esperamos algumas brigas de respeito. Nós queremos poderes voando pelas páginas, coisas explodindo e personagens morrendo.

Felizmente, o livro deixou uma série de ganchos para sua continuação, onde esperamos que cabeças finalmente rolarão.

Fabi @FLeituras 20/01/2019

Sob a Luz da Escuridão
Sob a luz da escuridão é um livro com uma premissa e cenário intrigantes: houve uma grande guerra por poder, metade do mundo foi devastado devido ao uso de bombas nucleares, poucas pessoas sobreviveram a radiação e o DNA humano sofreu uma mutação dando origem aos metacromos (pessoas com poderes). O mundo virou um lugar totalmente hostil onde é cada um por si.

Porém eu definiria esse livro como um romance com cenário pós apocalíptico.

O foco da história fica na personagem Lollipop que teve sua memória apagada e aos poucos vai descobrindo os mistérios que envolvem o seu passado e seus poderes.

Temos outros 3 personagens principais : Jéssica, Evan e Samuel. Todos são bem construídos e com personalidades marcantes, impossível não ser cativado por eles.

Ri bastante com os diálogos, é como se os personagens estivessem falando diretamente com você em alguns momentos expondo seus pensamentos conflitantes e fazendo com que você "converse" com eles.

“Qual é a palavra para descrever duas pessoas que se odeiam, mas gostam de se envolver amorosamente de vez em quando?” 260

O livro intercala cenas de ação e aventura com cenas de um romance leve, há vários acontecimentos que prendem na história e te deixam tenso e com vontade de desvendar todos os mistérios. Há várias reviravoltas que aparecem principalmente no final do livro.

“É que...o que havia entre os dois não era normal. Era uma atração estranha, que chegava a ser quase palpável, como se tivessem esperado muito tempo para que finalmente desse certo entre eles. E tinha mesmo.” 182

Senti falta de mais informações e descrições sobre aquele mundo pós apocalíptico, a maior parte da história é focada no aprofundamento da relação dos personagens e no romance.

A autora termina o livro com alguns mistérios e uma cena cheia de tensão e nos deixa ansiosos pela continuação.

É um livro que traz pensamentos profundos e nos faz refletir sobre atitudes e como elas podem alterar o rumo de todas as coisas. Também nos ensina que devemos expressar o que sentimos e viver com intensidade os momentos.

“Será certo vivermos o agora pelo agora, sem pensar por nem um segundo em como nossos atos podem afetar nossa vida – e nossa morte? Não era algo que eu podia afirmar, mas talvez, se tivéssemos menos medo de aproveitar as chances e oportunidades antes de o fim chegar, pudéssemos curtir um pouco mais a vida. Ou ter menos medo de vive-la.” 134

Eu gostei muito da leitura, senti que há mais foco no romance do que na ação e isto contrariou um pouco as minhas expectativas, porém foi uma experiência boa e diferente.

A leitura é bem fluida, os capítulos bem divididos e a escrita cativante deixa o livro ainda mais especial.

Ale Salvia @estantedaale 19/01/2019

"Sob a Luz da Escuridão" no blog Estante da Ale
A história acontece em um mundo pós-apocalíptico e tem como protagonista Lollipop, uma metacromo que tem o poder de telecinese e que não possui lembrança nenhuma de seu passado. Ela e a melhor amiga, Jéssica buscarão um lugar seguro já que Eles, uma instituição severa quer explorar quem possui habilidades especiais.

Acho que expliquei direitinho, mas mesmo assim, deixei um monte de coisa de fora, porque vocês não tem ideia da complexidade desse enredo!!!! Que inteligente! Muito bem construído e detalhado, a narrativa é feita de forma intercalada com 4 personagens, mas em momento algum fica confuso, muito pelo contrário... Eu me imaginei dentro daquela história a cada momento. Em cenas específicas parece que tudo estava acontecendo bem na minha frente tamanha a riqueza das descrições. Sério, que escrita a da Ana Beatriz Brandão! Sensacional! Até mesmo o prólogo, posso dizer que foi um dos melhores que eu li, porque logo ali eu já comecei a fazer reflexões e a me questionar sobre o rumo que aquilo tomaria.

Uma fantasia que pode muito bem ser possível. O toque de realidade chega a ser assustador, pois o futuro apresentado tem tudo para ser o nosso amanhã! A ambientação da história, o desespero de falta de suprimentos, a maneira como a sociedade é organizada... Tudo é muito bem desenhado e coerente com as possibilidades que um futuro pós apocalíptico nos traz.

Há o equilíbrio perfeito entre distopia e romance. A visão política é sutil, porém com grande relevância e as reviravoltas que o enredo dá te deixarão atônita, querendo mais e mais e mais. Cheeeeio de girl power, mergulhamos nesse novo universo com sentimentos a flor da pele, com muita ação e perigo. Algo que gostei e queria destacar foi a abordagem das amizades na obra, pois elas se misturam muito com o carinho e cuidado familiar. As relações dos personagens vão além do convencional, a dor dilacera e traz consequências inimagináveis.

Jéssica e Sam são os responsáveis não apenas por esses detalhes maternal/paternal/fraternal, eles também nos fazem lembrar de que nem tudo é eterno ou regular. Há instabilidade, há perdas, há fragilidades. E quando digo que a história foi completa, é porque eu consigo enxergar a complexidade de cada personagem, protagonista ou secundário, cada um tem sua relevância e me marcou de uma determinada forma, fazendo a obra ser uma delícia de se ler.

Ah, um dos pontos mais 'engraçados' é que vocês sabem que eu não sou uma fã de vampiros, certo? Gente, se tem uma coisa que eu fujo nessa vida é histórias com sobrenaturais sugadores de sangue, PÓRÉM, nessa obra eu conheci o Evan, um vampiro sexy, ousado, irônico e de atitude. QUE VAMPIRO. Pois é, eu paguei minha língua, porque quanto mais eu lia, mais eu ma apaixonava por ele! rs QUE HOMÃO! HAHAHAAHA Quando os capítulos tinham ele, eu já suspirava... rs.

A leitura foi muito fluída e gostosa. Uma experiência ótima e que gostaria que vocês também tivessem porque eu estou SURTADA, preciso de companhia, rs. O livro termina com um grande gancho para o próximo, eu estou mega ansiosa por mais!!!!!!!!! Já ouvi muitos elogios sobre as continuações (será uma trilogia), então só me resta roer as unhas de ansiedade esperando por mais Evan e Lollipop, meu casalzão da p****.

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/

Bruh Silva 18/01/2019

Sob a luz da escuridão.
Em um mundo apocalíptico, o que conhecíamos antes, já não existe mais. Após a 4ª Guerra mundial, o mundo ficou em completa destruição, tudo por conta da ganância de um homem que quase conseguiu extinguir a raça humana da face da terra.
Com a radiação de bombas nucleares, o DNA humano, sofreu fortes mutações, na qual surgiram novas espécies com poderes extraordinários.
E em meio a toda essa confusão conheceremos Lollipop e Jéssica, que foram mantidas prisioneiras dentro de um Instituto, que as usavam como cobaia para experiências e depois apagavam suas memorias.
Agora tendo que sobreviver sem a ajuda do seu salvador, Lolli e Jazz são resgatadas pelo Clã de Evan, um vampiro milenar que lidera com muita astuta uma das áreas mais poderosas da terra.
E é após sua chegada no Clã que Lolli descobrirá um pouco mais sobre a sua história e Jazz passara a ter um maior controle sobre a sua própria vida.

Com uma escrita fácil, fluida e envolvente, Ana nos leva para uma fantasia distópica totalmente viciante.
Teremos personagens marcantes e envolventes, que iram nos cativar e conquistará os nossos corações. Os personagens são bem construídos e as suas mutações incríveis. Encontraremos quem tenha o poder da telecinese, fogo, super velocidade, voltar no tempo, super inteligência e claro o vampiro mais amado da História.
A cada novo capitulo a autora trás plot twist, que nos deixa de boca aberta, assim trazendo mais dinâmica para a história e claro nos viciando totalmente na narrativa.

Então eu mais que indico essa leitura, para quem gosta de livros de fantasias, distópica, e apocalipse.

Carol | @carolmariotti 18/01/2019

Resenha do blog Leitura Virtual
O mundo ruiu. Leonard Travis Goyle, um ditador terrível tomou o poder e mostrou todo o seu ódio. Uma raça considerada superior foi criada: alta, magra, branca, olhos e cabelos claros. Todos que não se encaixavam nisso deveriam ser eliminados. Terceira Guerra Mundial, morte, horror, medo. O mundo resolveu brigar, se defender. Quarta Guerra Mundial e dois terços da humanidade foi destruída.

"Era tão monstruoso que, em certo momento, a humanidade perdeu o medo de morrer. E deu sua resposta. Assim se iniciou a quarta guerra mundial." p. 20

Agora, Lollipop vive num mundo onde o medo não existe, como também não existe compaixão, amor, empatia. É cada um por si, se defendendo da morte e tentando sobreviver. Todas as guerras, bombas e radiações deram origem aos Metacromos, seres parecidos com os humanos mas com a genética peculiar: Lollipop move coisas com a mente. Jessica e Sam controla o fogo.

Mas toda essa genética rara despertou o interesse dos seguidores de Goyle, que embora tenha morrido, deixou um legado de ódio e destruição. Um instituto foi criado para pesquisar sobre os Metacromos e muitos são torturados e mantidos presos lá dentro. Foi assim que Lolli e Jéssica se conheceram. Elas fugiram juntas com a ajuda de Chris, sem ideia de quem era e como chegou ali, Lollipop teve que aprender a ser alguém naquele mundo assassino.

Tudo muda drasticamente quando o local onde eles moram é invadido e as meninas são obrigadas a deixar Chris para trás, que morre para que elas fujam. Sem saber como viver nesse mundo, e sem a proteção de Chris, as meninas são raptadas e levadas até Evan, um vampiro milenar que tem memórias sobre Lollipop que ela mesma não possuí.

Logo no primeiro encontro nós conseguimos ver a química do casal, que em meio a uma discussão que quase se torna uma briga física, percebem que há sentimentos mal resolvidos entre ambos. Em meio ao caos pós guerra mundial os dois iniciam um romance intenso e Lollipop passa a conhecer mais do seu passado misterioso. Porém, num mundo onde matar e morrer estão diretamente ligados, os dois logo percebem que vão precisar enfrentar muitos desafios se quiserem realmente ficar juntos.

Sob a Luz da Escuridão é o retorno de Ana Beatriz Brandão para a fantasia, depois do grande sucesso de O garoto do Cachecol Vermelho e A Garota das Sapatilhas Brancas, ela nos apresenta uma distopia fantástica com uma proposta inovadora e ousada. Evan é o badboy que amamos odiar ou odiamos amar, quem sabe ao certo? Ele consegue ser irritante e adorável ao mesmo tempo e desperta nossas mais intensas emoções.
Lollipop foge da mocinha indefesa que precisa de um vampiro sanguento para ser salva, mesmo com muitos receios desse mundo que ela pouco conhece ela sabe se defender e defende Jessica como se fosse sua irmã mais velha, mas alguns de seus dilemas pessoais podem ser bem irritantes (como uma outra mocinha que a Ana criou, só que não tanto hehe)
Mas o meu personagem preferido de toda essa história é o Sam, ele foi criado pelo Evan mas manteve uma essência pura que trás uma leveza unica para a história, ter ele em determinadas cenas é tranquilizador.

De maneira geral, Sob a Luz da Escuridão é a introdução de um universo único, que Ana Beatriz nos trouxe com maestria e que vai te fazer suspirar e tremer ao mesmo tempo.

site: http://www.blogleituravirtual.com/2018/08/resenha-sob-luz-da-escuridao-ana.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 18/01/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A história é narrada em primeira pessoa por 4 personagens: Lollipop, Jéssica (Jazz), Samuel (Sam) e Evan, e se passa num futuro distópico, alguns séculos a frente, após mais duas guerras mundiais que dizimaram boa parte da população humana (a primeira causada por um ditador que buscava criar uma raça pura e a segunda pela revolta da população que já não tinha mais nada a perder). Líderes de países não existiam mais, e as poucas fábricas em funcionamento pertenciam ao Instituto, criado pelos "Eles", os seguidores do antigo ditador.

As pessoas se reuniam em “áreas”, pequenas cidades, onde a sobrevivência era um pouco mais fácil que no exterior, e sempre que o Instituto liberava alguns produtos, havia briga para conquistá-los. Por causa da radiação de bombas e armas químicas, pessoas passaram a nascer com características diferentes, Jazz, por exemplo, podia produzir fogo. Quem nascia assim era chamado de singular ou metacromo e era perseguido pelo Instituto para ser usado como cobaia em pesquisas.

Uma jovem acorda num prédio e sai correndo de lá, pois explosões estão ocorrendo próximas ao local, e acaba entrando num carro onde já está Jéssica, outra garota de 16 anos que viveu a vida toda naquele prédio que pertence ao Instituto. Depois de algum tempo, Lollipop (como passou a se chamar, já que não se lembrava de nada do seu passado) e Jéssica, vão acabar parando na Área 4, liderada por Evan, um vampiro (em comum com os vampiros dos livros sobrenaturais, ele tem apenas a necessidade de se alimentar de sangue e a longevidade).

Evan e Samuel parecem ter pouca diferença de idade, aparentando estar na casa dos dezoito anos, mas a verdade é que ele criou Samuel desde que o garoto era um bebê. Além disso, Evan e Lollipop já se desentenderam no passado, mas como isso seria possível, se ela parece ter no máximo vinte anos? Enquanto as duas jovens tentam se inserir na rotina da Área 4, Lollipop também precisará aprender a lidar com Evan e com tudo o que rolou entre eles num passado do qual ela não se lembra, em meio ao risco de o Instituto atacá-los a qualquer momento.

Fui uma dos selecionados para participar da leitura coletiva de “Sob a luz da escuridão” e abracei a oportunidade com entusiasmo, já que era super curiosa para ler algo da Ana, uma escritora de apenas 19 anos, mas que já tem 5 livros publicados e é muito elogiada pelos leitores. Na leitura coletiva, em cada semana leríamos até determinada página e depois tínhamos um debate, o que foi bem legal para ir trocando teorias com outros leitores. Essas teorias eram bem importantes, pois “Sob a luz da escuridão” é um livro cheio de mistérios (foi até difícil fazer um resumo da trama aí em cima, pois nem tudo é o que parece, mas não posso dar grandes spoilers para vocês), tanto sobre os personagens quanto sobre os acontecimentos que levaram a humanidade ao ponto que estava.

Falando nesse ponto, é preciso ter em mente que a vida não é como conhecemos hoje, Lollipop e Jazz se veem inseridas numa sociedade onde as regras são diferentes, mas ainda são apenas jovens com sentimentos e desejos de jovens. A autora não se demora muito na descrição dos acontecimentos que levaram ao futuro distópico, o foco fica, na maior parte, na adaptação das garotas na área 4, na descoberta do passado de Lollipop e sua ligação com Evan, já adianto que os dois vivem se estranhando.

A escrita da autora é bem fluida, e a leitura rende. A narração por 4 pontos de vista nos permite ver a história de uma forma mais ampla. Eu demorei um pouco para me apegar aos personagens, mas acho que leitores da mesma faixa etária deles podem se identificar mais com seus jeitos de ser e de agir. Há bastante romance no livro, mas também tem momentos de tensão, ação e humor. É interessante como muito da sociedade distópica da trama pode servir de reflexão para a nossa realidade, onde mesmo tendo mais organização e tecnologia, continuamos não pensando no coletivo.

Fica a minha recomendação para quem procura uma distopia nacional ou um romance adolescente pós-apocalíptico.

Ps.: no blog tem várias citações do livro, é só acessar o link abaixo e conferir.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/01/resenha-livro-sob-luz-da-escuridao-ana.html

Mari 18/01/2019

Em SALDE vamos conhecer um mundo pós-apocalíptico que passou pela Terceira e Quarta guerra mundial. Lollipop e Jazz vivem nele. As duas são metacromos, pessoas com habilidades especiais, que foram presas dentro do Instituto para serem estudadas e para serem usadas também. Todos os tipos de remédios, antídotos e besteira criada ali dentro são testados nos metacromos ali presentes.

Porém, acordam sem memória e quando fogem de lá são resgatadas por Chris e passam a sobreviver juntos nesse mundo maluco. Ele as treina para que saibam se virar sozinhas quando não puderem mais viver com ele. E quando menos esperam, esse momento chegam e elas precisam fugir do lugar que vivem e o deixar para trás. Lolli e Jazz tentam usar todos os ensinamentos dele, mas parece não ser o suficiente.

Logo elas são raptadas e vão parar em uma das áreas habitadas por um grande clã. Lá elas conhecem Ethan e Samuel. Lollipop é colocada nos holofotes quando precisa encarar Ethan: líder do clã e um vampiro milenar que tem um humor daqueles, mas que a deixa atraída logo de cara. E para piorar, ele parece saber muito mais da sua vida do que ela mesma...

Já conhecia a autora e até tenho um outro livro dela, mas foi a primeira vez que tive contato com a sua escrita. Ela escreveu esse livro quando tinha apenas 16 anos e isso me impressionou bastante. Achei a ideia muito boa e confesso que a forma como os capítulos foram separados para as metas semanais me deixavam louca para saber o que ia acontecer nas próximas páginas.

Apesar de ter capa, sinopse e talvez passe a impressão de ser um livro cheio de ação, mortes e sangue, o livro conta com muito romance. Muito mesmo. Se ele fosse único e não o primeiro de uma trilogia, eu acharia muito estranho, mas levei em consideração que esse é só uma introdução para tudo o que ainda vai acontecer. Claro, ele tem sua importância e serve para conhecermos um pouco mais dos personagens, mas acredito que a verdadeira ação esteja nos próximos volumes.

Essa foi uma das poucas leituras que não me fez ter muita simpatia pela protagonista. Acho que o nome atrapalhou um pouco, porque eu lia Lollipop e me dava vontade de dar risada, porque convenhamos, né? hahaha Tem a explicação dessa escolha e é bem legal, mas achei estranho conforme lia. Porém, Ethan e Samuel foram os melhores personagens que Ana poderia ter criado.

Ethan tem um humor louco, mas que me fez sorrir em diversos momentos. Ele tem um passado muito longo com Lolli e que vamos descobrindo aos poucos. Na verdade, eles se conhecem há séculos e por mais que ela não se lembre de nada, todos os sentimentos dele ainda estão ali. Ele foi um personagem que foi me surpreendendo aos poucos, mesmo com algumas birras de criança que ele fez hahaha Já Sam... Ah Samuel! Que pessoa! Ele traz uma atmosfera de romance e de normalidade ao livro que é impossível de ignorar. Gostar dele não é uma opção e invejei Jazz em alguns momentos. É isso! Ana, não mate o Sam, pelo amor de Deus!!!!

Além de todo o problema que eles tem por simplesmente viverem nesse mundo, existem outros que vão aparecendo conforme as páginas vão passando. Isso não deixa com que a trama fique monótona e cada nova informação nova me prendia mais àquela atmosfera. Sem falar do cliffhanger no final que foi sensacional! Eu até desconfiei um pouquinho, mas mesmo assim, fiquei EITA!

Sob a Luz da Escuridão é um livro rápido, uma ótima introdução para a trilogia e com um final de deixar louco! É impossível não gostar dos personagens, mas não se apeguem tanto ao Sam, porque ele já é meu ;) haha Se está buscando um livro divertido e leve, esse é o certo para você.

site: https://galaxiadosdesejos.blogspot.com/2019/01/sob-luz-da-escuridao-ana-beatriz-brandao.html

@biaentreleituras 17/01/2019

O mundo está um caos e as pessoas vivem em um cenário pós-guerra. Faltam recursos básicos e para consegui-los é preciso arrancar de outras pessoas, roubando ou matando e não há mais leis. Uma civilização foi dizimada por um ditador, quando estourou a Quarta Guerra Mundial e o líder morreu ninguém mais queria partidos políticos, cada um lutava apenas por si mesmo. Assim está o mundo no qual os personagens dessa história se encontram.

Devido ao uso de bombas nucleares começou um problema com radiação e muitas doenças surgiram, sem hospitais ou medicação só restava às pessoas esperar pela morte, após muitos anos os sintomas diminuíram e uma pequena parcela da humanidade possuía alterações em seu DNA que eram quase imperceptíveis, no entanto, no decorrer do tempo essas alterações foram transmitidas entre as gerações e deram origem aos Metacromos. Pessoas geneticamente modificadas que têm habilidades especiais.

Os humanos comuns os chamam de impuros e eles preferem se chamar “singulares”. Há um Instituo que caça os Metacromos para usá-los como cobaias a fim de produzir vacinas para gerar novos humanos modificados. Os que são capturados pelo Instituto são submetidos aos mais terríveis tratamentos. É quase impossível escapar, mas Lollipop e Jazz conseguiram... Na verdade, foram resgatadas.

As amigas não lembram como foram parar no Instituto ou como eram as suas vidas antes dele, mas ao serem resgatas elas descobriram um mundo completamente destrutivo. E os “Eles” não param nunca, estão sempre à procura de metacromos e conseguiram descobrir o refúgio delas, então uma nova fuga começa. Dessa vez sem ajuda de ninguém, apenas as duas.

É quando aparece o Evan, o líder de um dos grupos de resistência. E com ele vem uma história que deixa a cabeça de Lollipop confusa, ela descobre que realmente não sabia nada sobre o próprio passado. Evan lhe conta detalhes de uma vida inteira, nomes, lugares, intrigas e amores. Os dois têm muita história juntos e aos poucos tudo vai vir à tona.

Lollipop e Jazz vão aprender a controlar os seus poderes e ver que são capazes de muito mais, ambas possuem habilidades incríveis. Sam ajuda Jazz com seus treinamentos por ter os mesmos poderes que ela e Evan ajuda a Lolli, ele a conhece melhor do que ninguém, melhor do que ela mesma. E no meio caos no qual o mundo se encontra ainda há lugar para a esperança e o amor. Lolli e Jazz podem estar confusas quanto aos seus sentimentos, mas com o tempo vão se permitindo viver.

*Resenha completa lá no blog > https://goo.gl/r6CGCQ

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/