Sob a Luz da Escuridão

Sob a Luz da Escuridão Ana Beatriz Brandão

Resenhas - Sob a Luz da Escuridão

Julia3023 12/09/2022

Não é uma distopia
O livro se passa supostamente em um mundo pós apocalíptico em que Lollipop e Jessica tem que sobreviver após seu Salvador Chris morrer.
Depois disso elas são capturadas por Evan, uma vampiro líder de um clã da área 4.
Agora as minhas considerações, o livro se propõem a ser uma ficção científicap, porém não tem nada disso só tem um romance e do pior tipo possível ela é toda grudenta e ele é tô babaca e depois de fazer mínimo eles se casam.
A história teve seus momentos porém todos clichê demais era um atrás do outro.
Minha última consideração é o único personagem que se salva é o Sam.

Arin 09/08/2022

Simplesmente, ruim.
Li esse aos 14 anos, e mesmo para mim com essa idade naquela época, esse livro pareceu horrível mal escrito, tosco e uma imitação de outras 50 histórias adolescentes que inicialmente não passavam de fanfics mal escritas no wattpad.
Bruna.Liandra 16/09/2022minha estante
To lendo e tô achando a mesma coisa

eli 28/07/2022

É neah?
Não escrevo uma resenha há um bom tempo, mas me obriguei a vir aqui pq mds?

A ideia do livro é muito boa, a premissa me encheu de anseio e o universo parecia espetacular, principalmente por aparentar se passar no Brasil. Mas a execução é péssima.

A autora simplesmente esqueceu o que é worldbuilding kkk e focou num romance broxante, sem química e sem sal, de dois dois casais. E o livro é apenas isso, esse romance.

Não tem desenvolvimento dos personagens. Não tem desenvolvimento dos poderes dos personagens, não faz sentido nenhum o que acontece com a pp Lollipop, ela tem um poder enorme e não é explicado o porque, aliás.

Além desses vários pontos negativos, há muita descrição nisso aqui, descrições inúteis que poderiam facilmente ser retiradas. É uma encheção de linguiça muito grande, sabe?

E o plot mais interessante só vem a ser apresentado no final do livro, no antepenúltimo capítulo. Porque o final final mesmo não tem sentido algum.

Não recomendo. Perdi meu tempo.

Aliel 22/06/2022

Melhor fantasia que li
Da autora de O Garoto do Cachecol Vermelho, Ana Beatriz Brandão conta uma história que, dessa vez tem um cenário pós-apocalíptico.
Experimentos genéticos originaram uma nova espécie, os metacromos (pessoas que desenvolveram mutações genéticas, assim um tipo de poder). O mundo que conheciam havia sido arruinado pelo homem e sua ganancia, onde era quase impossível confiar em alguém.
Lollipop e Jazz, se conheceram em um Instituto que "caçava" metacromos para a realização de estudos torturantes. A primeira possui telecinese, enquanto a outra tem pirocinese (capacidade de controlar o fogo).
As duas conseguem fugir e são regatadas por Chirs, que se torna um tipo de pai para as garotas (mesmo que não por muito tempo, mas sem spoilers). O que elas não contavam era com as perdas da memória, e por isso não se lembram como foram parar lá, o porquê, suas vidas antes e nem de seus nomes.
A partir daí elas precisam recomeçar, construir novas memórias (tentar lembrar das antigas) e treinar, pois sempre serão alvos do Instituto. Sabem que enquanto ELE estiver no poder, nada será seguro.
De repente, seus caminhos se cruzam com os de Evan, um vampiro líder de um dos clãs sobreviventes do mundo pós apocalíptico, e Sam, um garoto metacromo com o poder de fogo.
Ao longo da trama, Lolli e Evan descobrem coisas sobre um passado distante, om
que os unem ainda mais, trazendo também sentimentos "novos". E enquanto isso, as chamas vão se unindo e crescendo.
Achei o livro super bem escrito e detalhado (sem muito ou pouco), tudo sobre a medida certa. A autora (sendo maravilhosa como sempre) consegue nos cativar no início. Adorei como as amizades foram criadas, sendo tão puras e verdadeiras. Há uma mistura incrível de distopia (mundo pós apocalíptico), fantasia (metacromos, vampiro milenar...) e romance.

yasmim294 29/05/2022

"Durante esses cento e cinquenta anos, eu não esqueci você nem por um segundo."
Inicialmente, estava com um leve "preconceito" porque um dos personagens é um vampiro. Enrolei para ler, mas acaba que submergi ao mundo em que a Ana criou.
As pessoas sofreram mutações por conta da radiação, dando origem aos metacromos (singulares), que são seres humanos com poderes, mas cada um tem sua característica. Lollipop, a protagonista, tem o poder da telecinese, ou seja, pode mover coisas com a mente. A descrição dos poderes dela é incrível, assim como da Jazz, a melhor amiga da Lolli, que é basicamente uma tocha humana.
As Guerras, o cenário pós apocalíptico, o modo como as pessoas vão contra seus princípios para sobreviver, O Instituto, Eles, a história do passado do Evan (o vampiro milenar), e o desenvolvimento da Amélia, Destiny, Celena, até se tornar Lolli , me deixou encantada, realmente um enredo único e envolvente. As cicatrizes da Lollipop sendo esclarecidas, a descoberta do que elas realmente são, e aquele final que atiça a curiosidade.
No geral, a história do Evan e da Lolli é muito linda. O Sam e a Jéssica também são uns fofos. Acho que poderia ter um aprofundamento melhor com relação ao Instituto e os metracomos. A história do Liam (irmão do Evan), Violet e Leonard ficou breve, fiquei com algumas dúvidas, espero que sejam esclarecidas no livro seguinte.
Tudo é mais focado no desenvolvimento da relação amorosa dos personagens. Mesmo assim, estou satisfeita com a leitura. Fiquei rindo igual uma criança com as gracinhas dos personagens. Nada como um livrinho nacional!!!

Lá vai algumas frases que marquei:

"Se eles não reconhecem o seu esforço, é porque não merecem a sua atenção."

"Amélia me ensinara o que era amor, e Celena, apesar de tudo, o que era esperança e perdão. Mas nenhuma das duas tinha sido capaz de mostrar que cada uma daquelas coisas valia a pena. Ao contrário de Lollipop. Porque a primeira tinha o meu coração; a segunda, a minha alma; e a terceira tinha tudo o que eu era."

"Eu amo você. E, se for preciso destruir o mundo inteiro ou reconstruí-lo para te provar isso, então é o que eu vou fazer."

"Dicas lendárias arcaicas de moda para ser estiloso até num mundo pós-apocalíptico" (te amo emily, espero que ela tenha mais protagonismo no segundo livro)

"Um vampiro e uma singular, separados várias vezes pelo tempo, mas sempre voltando um para o outro, independente do que se colocasse entre eles."

"Não importa que eu viva mais um dia ou um milênio, desde que você esteja ao meu lado."

"Os covardes morrem várias vezes antes da morte, mas o corajoso experimenta a morte apenas uma vez"

Paty 24/05/2022

Emocionante
Gostei muito da leitura, ela é fluida e te faz querer saber mais sobre o universo
Gostei bastante dos plots twist e não esperava o final, minha amiga me emprestou e não me arrependo de dedicar meu tempo a essa obra prima

Flora Maker 03/03/2022

Nacional né mores
Óbvio que eu ia ler um nacional pós apocalíptico, ta achando oq???? Bom visse, pode ler. Meio fanfic, clichezin mas isso nn que dizer q é ruim. Confia fi

Samuel.falco 31/01/2022

Julguei um livro pela sinopse
Eu levei quase 1 ano para ler esse livro porque eu achei ele muito chato, eu parei de ler ele umas 3 vezes até acabar, mas acho que foi mais culpa das minhas expectativas mesmo.

O livro tem potencial para ser muito bom, tem uns personagens brabos e independentes, mas foi focado muito no romance adolescente, o que tornou o livro enjoado, foi mais do mesmo. O final do livro é um pouco inesperado, se você ainda estiver no hype da leitura você vai gostar do final, mas se você for igual a mim que tava lendo só para acabar mesmo, vai achar o final razoável.

Pra finalizar, ainda não sei se vou ler o segundo livro, talvez eu leia para saber o final da história.

danda 13/01/2022

Achei que não fosse gostar muito do livro,mas me surpreendi.A narrativa é fluída,o livro vai te levando...indico para aqueles que gostam de fantasia com emoção e romance

Vic 23/11/2021

Eu amoo
Nao tem jeito, posso ler os livros da Ana 1000 vezes as 1000 eu vou achar perfeito! Que obra, q fantasia, que casal, que história? eu sou apaixonada todos que gostam de fantasia romântica deveriam ler

madu 21/10/2021

Tentou mas falhou miserávelmente
Ok, vamos começar do começo
A proposta do livro é interessante, principalmente por ser um mundo apocalíptico que esta em constante guerra. Mas, infelizmente a escritora não conseguiu seguir essa linha de raciocínio, focando TOTALMENTE nos casais principais do livro, sendo que, em teoria, esse não é o foco.
Não tem aprofundamento dos personagens, as cenas são muito rápidas e confusas, muitas pontas soltas e coisas sem sentido no universo, que são só jogadas e a autora não explica NADA (um "plot" que seria o principal é HORRÍVEL E MAL EXPLICADO, por sinal). Tem rivalidade feminina por nada (aparentemente pra deixar a personagem principal mais interessante, porque ela é um porre), um abuso que depois é ignorado como justificativa de amor.
As primeiras 50 páginas do livro já apresentam os dois casais principais e isso estraga a experiência do leitor, porque não tem crescimento deles juntos, só é "ai brigamos af/ ai como ele é bobinho hihihi", faça-me o favor né? Não consegue passar a sensação do real caos que esta acontecendo, os personagens são muito estereotipados e rasos, muito difícil de conseguir se identificar.
Ainda tem o livro dois e eu vou ler a base do ódio. Esperava MUITO mais dessa escritora, principalmente por ela ser nacional (o que, inclusive, não vi nenhuma característica que poderia ter sido atrelada ao Brasil, principalmente os nomes, e isso me brochou muito), e por ser uma distopia, deveria ter uma progressão da história nesse quesito da guerra.
Enfim, achei ruim e nem hot tem pra valer a pena.
Sabrina758 21/10/2021minha estante
Li outro livro dela e também não consegui gostar. É como se ela jogasse um monte de coisas para deixar emocionante, mas acaba não trabalhando em nenhuma

miaurban 03/10/2021

Que livro incrível!
Eu sabia! Eu sabia! Eu sabia! Tive certeza desde o início! Preciso confirmar algumas suspeitas, mas também é possível que não aconteça mais, só para me deixar com o coração na mão novamente, assim como durante toda a leitura. Ana Beatriz sabe muito bem como manter o leitor vidrado até a última página, li em um dia e simplesmente preciso dessa continuação, preciso devolver meu coração pro lugar certo do corpo hsushshs. Não consegui largar essa leitura leve, divertida, o tanto que eu ri e surtei, o livro está completamente marcado haushsu, pelo menos consegui conter as lágrimas (mentira!), fiquei sorrindo que nem uma imbecil para as páginas...
Possível. Impossível.
Eu realmente espero ficar com a segunda opção quando penso que podemos estar caminhando para um apocalipse igual. O jeito que ela constrói esse mundo apocalíptico é assustador e incrível ao mesmo tempo, e pensar que em cada cantinho e em cada situação da história vemos o momento atual, eu espero que tenhamos salvação nessa realidade aqui, porque não dá para voltar no tempo, e tempo é o que temos cada vez menos.
Ler esse livro te deixa como o humor do Evan, em uma verdadeira montanha russa! Os seus sentimentos vão mudando em questão de segundos, até que você sinta um misto de raiva, medo, felicidade, animação, curiosidade, e claro o amor, e ver a construção desses casais, é tão lindoo. Eu quero um dia ter esse amor lindo e permanente da Lolli e do Evan, um que dure vidas e que o tempo nem a vida possa destruir, será que nessa realidade, mesmo que eu não viva para sempre, será possível? Espero que sim. Todos os personagens são cativantes, tão cativantes que te fazem querer que haja mais páginas e que o livro não termine tão cedo. Eu morro de rir com o Evan e o Sam, e ele... Esse garoto é muito precioso, bem que poderiam haver mais Sams por aí, mais Evans, mais LolliPops e bem... A Jazz também pois ela é perfeita S2
Depois desse final, eu não vou conseguir dormir até comprar a continuação! Vou imitar um dos leitores e dizer que vou me sentir muito triste se acordar amanhã e não possuir nenhuma alteração no meu DNA, uma alteração legal que me torne uma metacromo, aaa isso seria muito divertido. Leitura 1000% recomendável. Ninguém vai se arrepender.

Vitoria.Marcela 05/09/2021

Eu gostei bastante dessa leitura, os personagens são uns amores todos superando alguma coisa do seu passado e alguns tentando não cometer os mesmos erros.