Beleza Cruel Rosamund Hodge

Resenhas - Beleza Cruel

marixlzz 17/03/2021

Confuso mas continuei pelo Ignifex.
O plot do livro é simples. Clichê, eu diria. É a mesma formula que já vimos em diversas tantas obras e que ainda nos primeiros capítulos eu vi se tratar de uma releitura de A Bela e a Fera.

A escrita é boa, o ritmo também, mas acima de tudo achei esse livro confuso. Para mim, o castelo em um todo é a parte mais confusa do livro. Sinto que, ao que se diz respeito ao universo, a autora quis se propor a fazer muita coisa em um livro tão pequeno, e isso consequentemente prejudica o final do livro que é muito apressado.

A melhor parte, e a que me fez prosseguir na leitura, com certeza foi o Ignifex. Me apaixonei ainda na primeira cena em que ele apareceu e com certeza é o personagem mais cativante da história, Nyx ficando logo atrás. Ela não me desagradou como protagonista (exceto em um momento que eu tenho certeza que vocês sabem qual é), na verdade tem tudo o que eu admito em uma: é forte, decidida e atrevida.

Carol 08/01/2022

Wtf?
Gente, que surto de livro foi esse? Uma história tão confusa, tão sem pé nem cabeça, achei difícil de absover a história e me envolver com os personagens, bem fraco.

Resenhas0 11/04/2020

Beleza Cruel (3.0)
Saindo mais uma resenha fresquinha...

Beleza Cruel conta a história de Nyx, uma garota que cresceu ouvindo que era a salvação de seu povo e que estava destinada a se casar com o mal que assolava sua terra. Desde pequena, Nyx é treinada para matar aquele que ela chamaria de esposo, mas tudo entra em conflito quando ela se apaixona pelo seu próprio algoz.

Gostaria de começar dizendo que eu AMO releituras de A Bela e A Fera e foi por causa disso que comecei a ler este livro. Entretanto, a obra tinha tudo para ser arrebatadora, mas sinto em dizer que foi bastante decepcionante. Só consigo pensar que se a escrita da autora fosse menos rasa, mais detalhada, teria sido muito melhor.

Eu comecei a obra odiando a Nyx, sua bipolaridade me irritava muito, num segundo ela estava dizendo que odiava a irmã e no seguinte estava querendo se desculpar com ela por ser uma irmã mais velha tão fria mas que não se arrependia de ser daquele jeito e blá blá blá (se decide mulher). Do meio pro final eu acabei gostando mais dela, mas o ranço por conta dessas mudanças constantes de pensamentos chegava a doer meus olhos.
Ignifex, vulgo Lorde Gentil, carregou a obra nas costas, quem não gosta de um personagem com passado sombrio, lindo e sarcástico?
Escuridão só serviu para tentar matar a Nyx e eu não o culpo por isso.

Uma das coisas que eu adorei foi a mitologia greco-romana durante o enredo, foi realmente interessante a autora ter colocado resquícios das lendas dentro da história dos próprios protagonistas.

Não sei o que dizer sobre o final, achei tudo rápido e fácil demais de ser resolvido. Eles tão lá tentando salvar o mundo, várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e do nada, você pisca o olho, e está tudo resolvido. Mesmo assim, a escrita da autora é fluída, você não fica entediada com a obra, a curiosidade para saber o que vai acontecer acaba te prendendo.

Indico para quem tem quedinhas por releituras de contos de fadas, mas digo para não irem com tantas expectativas, pois podem acabar se decepcionando

Bia 13/03/2021

Foi uma verdadeira montanha-russa de sentimentos, mas esse livro me prendeu do início ao fim. Teve momentos que eu precisei largar o livro pra não surtar,mas a escrita foi impecável trazendo humor até nas cenas mais tensas.

Rachel124 07/11/2020

Maravilhoso
Uma das melhores adaptações de a Bela e a Fera, o livro é emocionabte e lindo. Super vale a pena

Fernanda631 05/01/2023

Beleza Cruel
Beleza Cruel escrito por Rosamund Hodge e foi publicado em 28 de janeiro de 2014.
Pra quem não conhece, "Beleza Cruel" se trata de um reconto de A Bela e a Fera, o que por si só já serve pra deixar qualquer fã do conto original com as expectativas meio que divididas.
Nessa recontagem do clássico somos apresentados à Nyx Trikelion, uma jovem de 17 anos prestes a se casar com o Príncipe dos Demônios, ironicamente conhecido como Lorde Gentil. E se você já acha estranho o fato de uma moça tão jovem se casar e, ainda por cima, ser com um demônio, aí vem a pior parte: tudo isso foi arranjado por seu próprio pai antes mesmo de Nyx nascer.
Não está fácil pra ninguém, mas para a pobre da Nyx está pior ainda, sendo obrigada a cumprir um destino cruel imposto pela pessoa que mais deveria amá-la e protegê-la. Isso é o que chamamos de um pai.
Como casar-se contra a sua vontade com um demônio temido por todos na ilha de Arcádia já não fosse ruim o bastante, o querido pai da Nyx acaba arranjando mais uma pra ela: a jovem ficou incumbida de destruir Lorde Gentil.
Apesar de Beleza Cruel ser uma releitura de A Bela e a Fera, ele tem uma trama um pouco imprevisível e repleta de reviravoltas. Nyx, a protagonista, é uma garota cheia de ódio e ressentimento que tem como objetivo de vida matar o monstro de governa sua região. Para isso, ela se casa com tal monstro, mais conhecido como Lorde Gentil (apelido sarcástico), e planeja mil maneiras de matá-lo.
E é partindo daí que a história tem início e vamos conhecendo mais dos personagens e da trama criada por Hodge.
Nyx foi criada desde seu nascimento e prometida para se casar com Lorde Gentil, o ditador e perverso demônio dono de Arcádia, tudo por conta de um acordo sem escrúpulos do seu pai. Nyx foi treinada desde pequena, ciente que aos 17 anos seria entregue a ele, sua missão: vingar sua família e matar o “imortal” e quebrar a maldição de 900 anos. Mas o que ela não esperava, era que ao encontrar com Lorde Gentil séria seduzida pelo charme e mistérios de seu novo marido.
Tudo começou quando...
Arcadia é um país isolado do restante do mundo, onde as pessoas lutam todos os dias pela sua sobrevivência após uma maldição ter caído sobre eles há mais de 900 anos. Onde atualmente o governante é um homem cruel que vive nas sombras e aterroriza a todos. Lorde Gentil vive fazendo negócios com a população, ele é conhecido pelo seu poder das trevas e sempre que alguém precisa de algo, recorre a ele. Mas o que muitos não sabem, é que como moeda de troca sempre haverá mortes envolvidas, ou um favor que deverá ser retribuído algum dia.
Foi no desespero de um senhor que ele foi atrás do Lorde Gentil a fim de fazer um acordo. Sua esposa não podia engravidar e o casal sentia que apenas com filhos eles seriam felizes por completo. Assim, Lorde Gentil disse que sua esposa ia engravidar, mas não de um menino, e sim de duas meninas, e quando uma completasse dezessete anos, seria prometida como sua esposa. Para a imensa felicidade do casal, a mulher engravidou de gêmeas. O nascimento de Nyx foi tranquilo, mas quando Astria veio ao mundo, sua mãe faleceu.
Assim foi dado o destino de Nyx, ela seria a futura esposa do Lorde Gentil e a partir dos seus nove anos, ela já começou a treinar para destruí-lo a fim de vingar a morte da mãe. Nyx cresceu com muita amargura dentro de si, ela não aceitava seu destino cruel enquanto sua irmã crescia na bondade e teria uma vida boa e tranquila, e apenas ela iria pagar o preço. Então, quando completou dezessete anos, foi feita uma cerimônia para o casamento e logo se mudou para o castelo do Lorde.
Nyx está disposta a fazer tudo o que for necessário para honrar a morte de sua mãe, ela passou dezessete anos ouvindo que o Lorde Gentil era a pior das criaturas que podia existir, ela foi treinada para matá-lo. Mas o que Nyx não sabia era que o Lorde poderia mudá-la. Qual será o destino de Nyx? Será que ela irá fazer o prometido e matará seu marido? Será que Nyx irá se apaixonar e tudo mudará de rumo?
Um romance que começa leve e cresce de uma forma que nos tira suspiros com seu desenvolvimento. Somos inseridos através de Nyx e seu desejo de vingança, e sua rebeldia, faz com que ela faça suas escolhas, confesso que houve momentos em que eu vibrei e me peguei pensativo com certas atitudes da protagonista, mas isso logo passou quando, entendi o porque de certas situações. O cenário trazendo a mistura de magia e mitologia grega deram um atrativo, mais do que necessário para que o romance não fosse clichê.
Nyx foi uma personagem parcialmente difícil de engolir. Ela realmente não era uma pessoa incompreendida ou "boazinha no fundo". Nyx poderia, em outras circunstâncias, ter sido uma vilã, tamanho o seu ódio. Ela tinha raiva da irmã, que parecia ser a pessoa mais doce do mundo, do pai, do Lorde e do mundo em geral. Ainda assim, a protagonista tinha algumas qualidades interessantes, sendo extremamente corajosa, dona de um humor sarcástico e independência invejável. Porém, mais do que tudo, ela acreditava ter um "coração negro" e essa foi a característica que realmente a definiu por boa parte do livro.
A história de fato começa muito bem, nos apresentando à Nyx e sua família, o modo como ela sente falta do amor e carinho do pai, a raiva que sente de sua tia, Telomache e, principalmente, todo o ódio e inveja que sente de sua irmã gêmea, Astraia, que, apesar de compartilhar da mesma data de nascimento, não compartilha do mesmo destino que ela.
Achei realmente sensacional a forma como a autora trabalhou os sentimentos da Nyx com relação a própria família e ao destino que seria obrigada a cumprir. A narrativa em primeira pessoa foi muito bem empregada ao retratar a diferença entre o modo como a Nyx respondia e agia com sua família, demonstrando uma atitude educada e conformada, e o que de fato se passava dentro de sua cabeça e coração, preenchidos do mais puro ódio e ressentimento para com cada um deles.
É inevitável para o leitor compartilhar do mesmo rancor e raiva da personagem, já que acompanhamos de perto todos esses sentimentos pela perspectiva da Nyx, não é possível como uma família faz isso. Com uma família dessas ninguém precisa de inimigos.
Um dos pontos que mais se destaca nessa história é o fato da Nyx não ser a típica personagem boazinha e de coração puro. Essa foi a característica que mais me chamou a atenção logo de cara, já que é algo bem raro de acontecer mas, dado o contexto da história e da personagem, não teria como esperar algo diferente sem achar forçado.
Eu realmente gostei muito do quão humanos e complexos eram os sentimentos da Nyx já que, ao mesmo tempo que ela tinha plena consciência do quanto seu coração era tomado pelo ódio, ela também se sentia mal por odiar aqueles que deveria amar.
Eu gostei da maneira como o suspense foi se revelando aos pouquinhos, o castelo de Lorde Gentil é cheio de passagens secretas e significados ocultos. A trama começa em um ritmo lento e introdutório, porém gostei do desenvolvimento, enquanto Nyx vai explorando os segredos por trás do monstro e descobrindo que nem tudo é o que parece. Entretanto, não gostei do final, acho que a conclusão do livro foi bem estranha, a explicação para tudo o que aconteceu ficou confusa.
Os personagens são um misto de emoções, tanto Nyx quanto Lorde Gentil são bem trabalhados e o crescimento de cada um fez a estruturação na trama, os personagens coadjuvantes são essenciais para que a história tenha o seu desfecho.
O Lorde Gentil era um suspense embrulhado em mistério escondido em um enigma. Em outras palavras, toda vez que eu pensava que estava começando a entendê-lo, ele revirava tudo. A irmã de Nyx parecia ser uma ótima personagem, apesar de superficial, assim como seu pai. Escuridão foi um daqueles personagens que você já sabe que não vai gostar na primeira frase, e de fato segui "aturando-o" até o fim.
Entretanto, apesar de ter me sentido fisgada pelo começo dessa história, preciso dizer que nem tudo são flores e a narrativa acaba se perdendo um pouco com o avançar das páginas. Acredito que, por se tratar de uma fantasia de volume único, a autora deveria ter feito um uso melhor de todas as páginas que tinha disponível, afinal, já acho bem ambicioso (pra não dizer um pouco audacioso) querer estruturar todo um novo universo fantástico utilizando apenas 317 páginas para tal feito, então realmente não fez muito sentido para mim ela ter desperdiçado tantas páginas pra não chegar a lugar nenhum e, de quebra, ainda cansar o leitor.
Não me levem a mal, Rosamund Hodge foi extremamente criativa ao pensar em toda a história desse reconto, mas, talvez por ser o seu primeiro livro, ou pela escolha ousada de querer estruturar uma narrativa fantástica com universo próprio em tão poucas páginas, acabou que eu não consegui me conectar com os personagens ou com a história da forma que deveria. Com exceção da raiva que a família da Nyx me despertou, é com muito pesar que digo que fiz essa leitura de modo surpreendentemente apático.
As cenas românticas me despertavam um misto de emoções, num mix de alegria e total de zero emoção, surtos ou sorrisos – o que é essencial em um romance, ainda mais se tratando de um reconto de A Bela e a Fera. Eu me mantive em duvida por boa parte da leitura, com a família da Nyx e os diálogos sarcásticos trocados entre ela e o Lorde Gentil sendo os únicos momentos em que eu esboçava alguma reação.
Isso pra mim foi um grande problema, já que, sem me importar com os personagens ou com a história, a leitura acabou sendo um pouco arrastada.
Eu não sabia que esse livro era inspirado no clássico da Bela e a Fera, Beleza Cruel é formidável, mágico e tentador, que nos seduz de uma forma sutil. Uma história de amor de como desejos e vontades podem mudar completamente nosso destino
Foi um livro bem interessante, apesar das falhas que já citei. Ele poderia ser melhor, mas ainda gostei bastante e não me arrependo de ter lido, especialmente porque não é todo dia que me deparo com uma protagonista com instintos assassinos.

Jk_books 07/11/2021

Pura fantasia com hierarquia política fantasiosa.
Eu tinha grandes expectativas pra esse livro, e isso acabou fazendo eu me decepcionar demais com a realidade.
E uma fantasia, NÃO UM ROMANCE, o romance é totalmente secundário, com poucos flertes, os personagens quase não têm contato, e um livro +12, com um universo onde a autora tava sempre adicionando mais coisa, e eu sempre ficava perdida, principalmente porque eu fui ler ele esperando um romance e não recebi isso.
Você tem que conseguir entender coisas complexas e ideais conturbados pra gostar e ler rápido esse livro.

@lendosonhando 05/02/2020

Beleza Cruel
Eu gostei mas achei cansativa em alguns pontos, a autora poderia ter simplificado algumas passagens, mas recomendo a leitura

Iparisclarke 31/07/2022

Razoável
O livro em si é bem mediano, a protagonista tinha um grande potencial, mas infelizmente isso não foi explorado e o protagonista e o vilão até que foram bons, entretanto pelo final corrido acabou desvalorizando.

12/09/2020

Meio confuso, mas bom
Iniciei a leitura sem expectativas, pois não tinha lido nenhuma resenha e li APENAS a sinopse, que não diz muita coisa.

Pensei que iria ler uma fantasia como as atuais, mais da mesma fórmula de romance arrebatador com mocinha boazinha salvando a pátria, mas encontrei um livro bem diferente.

Nyx está além de ser perfeita, reconhece que tem o coração cheio de ódio, inveja e indignação. Alguns pensamentos dela são bem pesados, mas compreensíveis dados a tudo o que ela passou, tudo o que foi destinada a fazer desde que nasceu.

A história é difícil de engrenar, mas engrena justamente pela curiosidade que deixa no leitor. Quando pensamos que entendemos, estamos longe de entender.

O romance é meio fraco, não me deixou com aquele aperto no peito e coração acelerado, shippando loucamente. Ficou meio sem sal.

Achei a leitura um pouco arrastada em certos pontos, às vezes a história parecia não ter saído do lugar, mas estava tão curiosa que continuei a leitura.

O final me deixou mais confusa que eu estava no começo, e parece ser essa a proposta da autora. Uma história diferente, confusa e sombria.

Parece uma mistura de Alice no País das Maravilhas com a Bela e a Fera.

Gostei da leitura mas não leria de novo.

Clarice Fernandes 18/05/2018

O que está em cima é como o que está embaixo. Tudo é duplo, tudo tem seu oposto.
Termineeeeeeeeei meu Deus! Que tiro de livro, estou sem palavras pra expressar o quanto eu simplesmente, sinceramente, unicamente e inexplicavelmente eu amei esse livro, já entrou pra lista dos meus favoritos com certeza, desde já recomendo!

O livro vai contar a história de Nyx que foi prometida desde o nascimento para se casar com Lorde Gentil, por conta de um acordo entre o seu pai e ele, desde então Nyx vem sendo treinada dia e noite para matar esse Lorde e consequentemente libertar a sua terra de 900 anos de maldição. No meio dessa trama Nyx se vê indecisa entre cumprir o seu dever ou amar o homem que foi instruída à matar pois Lorde Gentil se mostra um homem indecifrável, cativante, tentador, fascinante e completamente irresistível.

O livro é praticamente uma releitura de A Bela E A Fera, gostei muito do desenrolamento da narrativa e de sua evolução conforme fui lendo, mas acredito eu que se fosse uma trilogia ou se tivesse mas umas 200 páginas o romance teria sido mais desenvolvido e mais articulado porque pra mim pareceu ficou faltando alguma coisa, amei a Nyx eu sinceramente não teria as forças que ela teve se estivesse no lugar dela, Nyx têm praticamente tudo que uma protagonista deve ter primeiramente ela não é perfeita, comete erros e deixa isso muito claro na história, desde pequena teve lidar com o peso nas costas de que ela era a única que podia libertar a sua terra e com isso não deixou se abalar, simplesmente aceitou o seu destino, ela tem uma coragem que muitas vezes me deixou de "queixo caído", entrou pra lista das minha personagens favoritas!

Não acredito que li esse livro em um dia e meio!!!!!!!

Isadora 01/06/2018

Era para ser... Mas não foi
O livro tem uma boa sinopse e até uma boa mitologia. Mas a escrita é muito fraquinha, inclusive no desenvolvimento dos personagens. Você dificilmente se importará com alguém que não seja o Ignifax.

A tal da filosofia hermética foi explicada e ficou por ali mesmo porque, no fim das contas, não significou absolutamente nada e não fez nenhuma diferença para a trama.

Todo o resto pareceu uma coisa meio boba, que não dá para gente se interessar. Eu não consegui me importar com a história. Foi um leve entretenimento sem muito mais a declarar.

Helly 20/05/2020

Livro raso, muios furos, personagens irritantes
Então, só pela premissa do livro fui ler sem muitas expectativas. O livro se mostrou ser tudo o que eu já estava esperando. A história é rasa, as coisas acontecem sem justificativas coerentes, o mundo que a autora criou é supérfluo e a fantasia não é corretamente explorada. A minha vontade é isolar o Ignifex ( o único personagem por quem desenvolvi um carinho ) e tirar ele desse livro. É uma pena realmente o livro ter sido tão ruim porque a autora escreve bem. Ela possui o dom da escrita, mas não soube utilizar.