A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Dora 09/10/2022

Sabe como consideram Jane Austen a pioneira de diversos enredos literários que vemos até hoje, como o "enemies to lovers" em orgulho e preconceito? Então, acho que Joaquim Manuel de Macedo pode ser considerado nosso Jane Austen brasileiro, afinal em seu livro, considerado o primeiro romance brasileiro, Macedo apresenta paixões impossíveis, personagens misteriosos cuja identidade só se revela no final do romance, brincadeiras de estudantes despreocupados, além de situações equívocas e cômicas. Enfim, suas tramas se desenvolvem a partir de namoros e casamentos e são recheadas de mistérios, desencontros, fofocas, tal qual se encontram ainda hoje em livros e telenovelas.
O autor escreve pensando no gosto do leitor, procurando oferecer-lhe aquilo que ele quer ler, não se preocupando de promover o questionamento e a reflexão no leitor. São os assuntos que interessam às classes alta e média cultas e semi-cultas da capital e das províncias brasileiras que estão nos seus romances. Essa é outra razão do porque desse livro ser tão rápido de se ler e fácil de se entender. A linguagem muitas vezes é coloquial, é realmente o que chamariam de livro do "povo", uma leitura muito mais acessível do que Machado de Assis, por exemplo.
Em poucas palavras, podemos falar de um "romance de entretenimento" cuja função é divertir e fazer sonhar, permitindo ao leitor identificar nos livros não somente um modo de vida semelhante ao dele, mas ainda este mesmo modo de vida pintado com as cores da imaginação. Preocupado em fixar em seus escritos o modo de vida e os costumes da antiga capital da nação brasileira, criou uma obra que tem grande como documentário: nela vamos encontrar o cotidiano fluminense do Segundo Império, em seus mínimos detalhes, um retrato preciso desta época de nossa História. Uma bagagem cultural excelente também.
Mas não é porque ele tem significante importância histórica que devemos só o elogiar. O livro tem aquela diferente de idade bem desconfortável (para mim, pelo menos), característica de diversos clássicos, e também tem o terrível racismo. Mas acho importante também as obras refletirem elementos -mesmo que repugnantes- de costumes passados para assim aprendermos com os erros e não o cometermos novamente como sociedade.

Leticia.Ramos 07/10/2022

Romance de época ótimo, tirando claro falas racistas por ter sido escrito em 18e bolinhas e a grande diferença de idade entre os protagonistas de resto é um livro muito bom

Alessandra Tosti 06/10/2022

A Moreninha
Primeiro romance romântico Brasileiro e ele reune todos cliches românticos dos filmes da sessão da tarde. Não gostei muito, mas é um clássico.

gabisteca 04/10/2022

"? O meu camafeu!"
Comecei a ler sem muitas expectativas e acabei me surpreendendo. A escrita não é difícil e a história é aquele clichê gostosinho! Apesar dos pesares, acabei gostando do casal principal e me apaixonei por Carolina junto com Augusto. O capítulo final foi previsível, mas ainda assim deixou meu coração quentinho.
Eloise.Siqueira 04/10/2022minha estante
É lindinhooo!! Considerado o primeiro livro da Era do Romantismo aqui no Brasil!! Eu achei uma gracinha que eles se ?casaram? naquele dia na praia

Dear Snow 04/10/2022

Fui forçado a ler para um trabalho e me apaixonei completamente. Meu livro de literatura brasileira clássica favorito.

sofia.pontieri 04/10/2022

li pra escola pt2
é um clássico do romantismo brasileiro q retrata o romance juvenil entre augusto e carolina. é um livro divertido apesar de ser muito antigo, tbm é bem "atual" na sua forma romântica . Carolina não é uma garota comum e Augusto é um garanhão, esse livro parece um filme adolescente da netflix kskdkdkd tbm tem reencontro

Cinoo 25/09/2022

Playboys querendo as piveta
Em geral, A Moreninha possui uma promessa bem simples e até atual com parâmetros aos jovens de diferentes gerações, por isso acredito que seja uma boa leitura para quem quer começar a ler livros clássicos, pois além de ter uma simplicidade na escrita relativamente maior que outros títulos, também cai muito em vestibulares gerais (abram o olho). Porém tirando as questões formais do pq a gente tem que ler essa bagaça, na minha opinião o livro é muito sem graça. O bagulho inteiro é basicamente se tu quer iludir ou ser iludido até que tudo se desenrola na pedofi...digo, história do nosso protagonista também sem sal e PUTÍFERO querer brocar uma piveta de 14 ANOS (KKKKKKKKKKKKKKK tankei nada) enquanto tem umas véia empata-fuleiraje e os formandos safados em medicina que de médicos não tem nada. Li por obrigação mesmo pq motivação era 0 pra terminar esse. Paz!
leiturandressa 04/10/2022minha estante
esses caras sao tao médicos quanto eu

leiturandressa 04/10/2022minha estante
uma pedofilia clássica romantizada pra passar a tarde ?

Cinoo 21/01/2023minha estante
Boa tarde andra demorei 4 mês pra lhe agradecer pela sua humildade

leiturandressa 22/01/2023minha estante
KKKKKKKKK

LaVicts 24/09/2022

Acho que a parte que é mais intrigante da história (isso pra não dizer que me assusta) é a diferença de idade do casal e pensar que até hoje adultos namoram com adolescentes e crianças, mas tirando isso o enredo assim como a ambientação do livro é interessante e não é um daqueles clássicos que te deixam entediado ou te fazem querer desistir da leitura.

Vivian 23/09/2022

Linguagem extremamente conplicada, é bom ter um dicionário ou uu idoso por perto! Ébasicamente um romance que ocorre no rio de janeiro.

jubs 12/09/2022

É o segundo clássico que eu leio para a escola, um pouco problemático a diferença de idade mas temos que considerar que se passava em outra época. A escrita não é tão complicada e por mais que a história seja previsível, gostei do final.

rafadakatniss 11/09/2022

reclamei muito do livro enquanto eu lia porque li por obrigação, mas eu achei a história muito interessante no fim das contas!!

Amanda3913 08/09/2022

A moreninha
Mesmo não tendo lido 100% do livro, já que assisti alguns vídeos que resumiam a história de um ponto de vista mais crítico, consegui curtir bastante.

Foi um das poucas leituras obrigatórias que eu realmente curti. Consegui aprender o conteúdo dado, analisar de uma forma mais crítica os acontecimentos da época e até mesmo os temas abordados. Ainda esteve presente toda a emoção do plot twist de descobrir a relação da moreninha com o personagem.

Confesso que achei a história meio demorada e em algumas partes eu particularmente não curti o desenvolvimento da trama. A linguagem mais rebuscada (se comparada a dos livros que costumo ler) não auxiliou muito, porém foi bacana para começar a entrar nesse universo de clássicos da nossa amada literatura brasileira

Esse livro abriu uma porta para a Amandinha começar a investir em livros nacionais!
Kauan.yoshime 11/09/2022minha estante
Leituras obrigatórias = escola

Mat? Matheus Lopes 01/09/2022

Um clássico leve
É um livro gostosinho de le porém nada dms, li por causa da minha avó que me recomendou, soq não é a melhor leitura do mundo soq não é ruim, recomendo.

Lufana 01/09/2022

Eu li na força do ódio
Eu precisava ler esse livro para o colégio e esse foi o único motivo para eu terminar. Eu sei que ele livro é um clássico e muito antigo, mas ele é muito chato e confuso, me dava muita raiva de ficar lendo o mesmo parágrafo duzentas vezes.